Para enobrecer casa de verãoUma fonte decorativa ajudará a criar um oásis acolhedor e uma bela área de relaxamento. O som da água é calmante e proporciona uma sensação refrescante em dias quentes. Construir uma fonte na sua dacha não exige habilidades especiais de construção. Este elemento decoração de paisagem É fácil de construir e pode ser usado para decorar qualquer jardim. Um oásis fresco com uma fonte cria uma atmosfera tranquila para relaxar.
Tipos de fontes para casas de veraneio
Especificidade casa de veraneio O objetivo não é apenas movimentar a água, mas criar belas linhas. O fluxo pode ser controlado por compressores e sistemas de abastecimento de água. Existem diversos tipos de fontes disponíveis no mercado.
Ao escolher uma bomba, considere o volume de líquido a ser bombeado e a altura do jato, que determinarão a potência necessária da bomba. Por exemplo, para uma altura de jato de 1,2 m, é necessário um compressor capaz de fornecer 800 litros por hora.
Fonte submersível
Este modelo é colocado diretamente no fundo do lago. É adequado para bacias menores. A praticidade de um sistema submersível reside na facilidade de instalação e remoção, se necessário. A potência do dispositivo é suficiente para criar uma tubulação de até dois metros de altura.
Para instalar a estrutura, você precisará de substratos e cascatas para proteger o sistema de areia, lodo e outros detritos. O líquido é retirado da camada inferior do lago e descarregado através de um bocal. Uma mangueira pode ser conectada a ele, permitindo que o fluxo seja direcionado para qualquer lugar, criando um efeito mais decorativo.
O sistema funciona ligado à rede elétrica, portanto toda a estrutura deve ser aterrada. Dispositivos pequenos requerem 24V, fornecidos por um transformador. Bombas de alta potência devem ser alimentadas pela rede elétrica, com o cabo elétrico revestido com material impermeável.
Fonte estacionária
Requer estruturas e equipamentos adicionais. Toda a estrutura é um sistema fechado no qual a água circula em movimento circular. Com um sistema de limpeza adequado e materiais de alta qualidade, a fonte funcionará por muito tempo sem necessidade de manutenção.
Uma estrutura permanente requer uma base sólida e uma bomba confiável. O sistema geralmente é instalado nas proximidades e escondido atrás de elementos decorativos.
Fonte de Água Cadente
Ideal para quem aprecia o design de paisagens naturais, a estrutura geralmente apresenta um tobogã alpino, uma simulação de riacho de montanha ou uma parede rochosa. Pedra e concreto são os materiais principais. Há também uma opção para os amantes do design contemporâneo. Cachoeira São construídas em forma de parede ou outra estrutura por onde a água flui. Esse design é impressionante, especialmente com a iluminação adequada.
Um guia passo a passo para instalar uma fonte na sua casa de campo.
Uma fonte única na dacha com suas próprias mãos Pode ser construído utilizando materiais baratos. A opção mais simples é construir um elemento decorativo com pedras. No entanto, você também pode deixar sua imaginação fluir e criar uma estrutura original para decorar seu jardim.
Escolher a localização de uma fonte
Ao escolher a localização, leve em consideração o propósito estético da estrutura. Considere o tamanho do lago, a direção dos jatos d'água e quaisquer elementos decorativos ao redor.
Recomendações para escolher uma localização:
- Não coloque perto de arbustos e árvores, pois a queda de folhas pode obstruir a água, o que pode causar a quebra da bomba, e o sistema radicular também pode danificar estruturas de concreto;
- Não é recomendável instalar um reservatório de água e um sistema de aspersão perto de uma casa ou outros edifícios, para não danificar a fachada do prédio;
- É aconselhável escolher um local onde o vento sopre menos, caso contrário você precisará limpar o lixo com frequência e, em vez do som da água caindo, ouvirá o barulho do vento e gotas de água voarão em diferentes direções;
- Não deve ser instalado em área aberta para evitar o superaquecimento da água e o florescimento prematuro, além de impedir que as plantas sequem.
Preparando o tanque
No local escolhido para o lago, vale a pena demarcá-lo. Cave um buraco seguindo o contorno, mas mais profundo que a bacia e 5 cm maior em todo o perímetro. Será necessária uma depressão adicional de pelo menos 40 cm na direção da drenagem.
A preparação do reservatório de água é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Coloque o geotêxtil no fundo e ao redor do perímetro do recipiente;
- Despeje uma camada de drenagem de areia grossa, nivelando-a de modo que a areia tenha 5 cm de espessura em toda a superfície;
- Coloque um recipiente com água no buraco.
É fácil criar tanques com formatos únicos usando argamassa de cimento. O processo de concretagem e cura leva cerca de três semanas. A construção de um tanque desse tipo consiste nas seguintes etapas:
- Cavar um buraco, mas 20 cm mais profundo e 20-30 cm mais largo;
- Cubra a vala com geotêxtil ou filme de PVC espesso;
- Despeje uma camada de 10 cm de pedra britada no fundo e 5 cm de areia por cima;
- Reforçar as paredes e o fundo com malha reforçada;
- Preencha o fundo com concreto e espere até que ele endureça completamente;
- Em seguida, construa a fôrma nas paredes e preencha com concreto;
- Aguarde até que o concreto esteja completamente endurecido.
Instalação da bomba
O sistema de circulação de água da fonte depende do tipo e da potência da bomba. O princípio geral de funcionamento é o seguinte: o líquido entra no reservatório através de um bocal, percorre um tubo, é purificado e retorna ao bocal. O líquido é movimentado sob pressão e, dependendo da potência da bomba, jatos de água de grande altura podem ser produzidos.
Dois tipos de bombas são usados para reservatórios:
- O sensor submersível é posicionado no centro de um pequeno tanque e colocado no fundo. Não são necessários fixadores para a instalação, pois o dispositivo é pesado e permanece no lugar por conta própria;
- Uma bomba de superfície é instalada ao lado do reservatório, no solo. O dispositivo é potente e garante a circulação de fluidos em estruturas complexas e de grande porte. Um sistema de bombeamento requer uma tubulação construída com tubos de plástico.

Decoração e iluminação da fonte
A etapa final do projeto de uma área de lazer é a decoração. Os elementos decorativos para o lago incluem figuras de barro, plantas, pedras de diversos formatos e texturas, figuras de vidro e muito mais. Eles são selecionados para combinar com o estilo da propriedade e de todo o jardim. Todos os elementos são escolhidos pelos proprietários com base em suas preferências pessoais de estilo.
A iluminação é uma forma interessante e vibrante de decorar fontes e espelhos d'água. Algumas opções adequadas para fontes e espelhos d'água incluem:
- Fitas de LED;
- luzes subaquáticas;
- lanternas flutuantes;
- Lâmpadas de chão;
- Abajures decorativos.
Os elementos de iluminação podem ser combinados para criar a composição perfeita para uma fonte. As luminárias devem ser seladas, com os contatos cobertos por uma vedação à prova d'água confiável. Isso garante o uso seguro dos dispositivos elétricos.
Você pode construir uma fonte no seu quintal por conta própria, com um orçamento modesto. Primeiro, crie um plano de construção e siga-o. Ao construir um lago ornamental, escolha materiais de alta qualidade. Não há restrições quanto à decoração, então você pode experimentar e modificar o design. Isso garantirá que o lago seja uma fonte de alegria duradoura e de emoções positivas.
