O que são fungicidas para uvas: tipos e como usar

Uva

As videiras são frequentemente afetadas por diversas doenças fúngicas, nem sempre curáveis. Portanto, recomenda-se o tratamento regular das videiras com fungicidas — produtos químicos utilizados para suprimir infecções. Todos os pesticidas contêm ingredientes ativos que bloqueiam as funções vitais dos patógenos e causam sua morte.

Fungicidas para uvas

Todos os medicamentos modernos são divididos em três grandes grupos de acordo com seu modo de ação:

  1. Contato.
  2. Sistêmico.
  3. Complexo.

Cada produto possui seu próprio algoritmo de ação. A eficácia de um fungicida depende da fase de crescimento da videira e do estágio da doença. Se a doença ainda não afetou as uvas, certos produtos são utilizados, enquanto outros são aplicados quando os focos de infecção aparecem.

Contato

Os produtos deste grupo devem ser usados ​​como medida preventiva, pois não são capazes de combater a doença depois que ela já se instalou. Os fungicidas de contato são confiáveis. proteja plantas saudáveis Durante uma infestação descontrolada no jardim, a principal vantagem dos fungicidas de contato é que as plantas não desenvolvem imunidade a eles, permitindo pulverizações benéficas várias vezes (3 a 6 vezes) por temporada. Entre as desvantagens desses fungicidas, destaca-se a curta duração de ação — protegem as plantas por cerca de 10 a 12 dias, após os quais é necessário reaplicar o produto. Além disso, as plantas devem ser pulverizadas novamente imediatamente após a chuva, pois a precipitação remove facilmente o produto das folhas.

Os pesticidas de contato atuam impedindo que seus ingredientes ativos penetrem na planta, criando uma película protetora na superfície que impede a entrada de fungos, vírus e bactérias. Como toda a massa permanece na superfície da planta, esses pesticidas também são chamados de pesticidas locais. O tratamento deve ser completo, pois se houver alguma área sem tratamento, a infecção se aproveitará rapidamente da situação e penetrará no caule. Todas as partes aéreas da planta — caules, ramos, folhas e troncos — são pulverizadas.

Os tratamentos com fungicidas começam o mais cedo possível, geralmente no início da estação, antes mesmo do surgimento de infecções no vinhedo. A pulverização completa das videiras é realizada antes do início da formação dos botões. Soluções contendo cobre não devem ser usadas durante a floração, pois esse elemento pode se acumular em diversas partes da planta.

Atenção!
Os pesticidas de contato são preventivos. Eles não tratam a planta, mas sim a protegem da infecção.

Sistêmico

Se a infecção já tiver penetrado na planta, utilizam-se fungicidas sistêmicos para o tratamento. Seus ingredientes ativos penetram facilmente no tecido vegetal, de onde atuam sobre o patógeno. O ingrediente ativo começa a combater o patógeno imediatamente após entrar em contato com a fonte da infecção. O tratamento bloqueia a capacidade do fungo de se reproduzir, impedindo seu crescimento e, eventualmente, eliminando-o completamente. Os fungicidas sistêmicos podem ser utilizados em todos os estágios de desenvolvimento da planta e progressão da doença. Sua duração de ação é praticamente independente das condições climáticas, pois não são removidos pela chuva nem evaporados pela luz solar.

No entanto, isso depende da imunidade do fungo e de sua taxa de reprodução. Normalmente, o efeito terapêutico dura de 2 a 3 semanas, após as quais o tratamento deve ser repetido. Contudo, o uso excessivo de produtos químicos agressivos é indesejável, pois pode levar à supressão da planta. Uma desvantagem dos tratamentos sistêmicos é a rápida tolerância dos patógenos a eles. Portanto, tratamentos repetidos com esses produtos não são recomendáveis, pois serão ineficazes. Recomenda-se alternar fungicidas com diferentes princípios ativos.

Observe!
Os fungicidas sistêmicos funcionam bem nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença.

Complexo

Esses produtos também são chamados de produtos combinados, pois combinam as propriedades de fungicidas de contato e sistêmicos. Embora sejam altamente eficazes no combate a doenças disseminadas, os produtos combinados não estão isentos de desvantagens:

  • São tóxicos para humanos e animais;
  • Eles não podem ser usados ​​durante o período de frutificação e maturação;
  • A maioria dos medicamentos consegue combater um tipo específico de fungo.

As drogas mais populares

Cada fungicida "funciona" em sua própria direção, tratando certas doenças e afeta o fungo à sua maneira. Portanto, é necessário primeiro determinar a doença específica que afeta as uvas e, em seguida, selecionar o tratamento mais adequado para essa condição específica.

Estroboscópico

Princípio de funcionamento. Um fungicida sistêmico cuja eficácia reside na rápida penetração do seu ingrediente ativo no tecido vegetal, atacando o patógeno de dentro para fora. As estrobilurinas sintéticas (um membro da família dos fungos) utilizadas na formulação inibem a viabilidade do patógeno, prevenindo assim o crescimento do micélio e dos esporos secundários. O produto é utilizado no combate a doenças fúngicas, particularmente oídio e míldio.

Atenção!
Strobi pode ser usado em vários estágios da doença e como medida preventiva. No entanto, o medicamento produz os melhores resultados quando a doença acaba de se manifestar.

Peculiaridades. O Strobi é popular devido à sua eficácia e baixa toxicidade. Não se acumula no solo ou na água e é inofensivo para as abelhas. Além disso, a pulverização repetida não prejudica as plantas — podendo ser aplicado até mesmo durante a floração. O produto não é removido pela chuva. Pode ser usado em temperaturas de até -4 graus Celsius.

Como se candidatar. Durante a temporada, o tratamento Strobi é realizado de 2 a 3 vezes. A primeira pulverização preventiva Aplique na primavera, quando os botões estiverem inchando. O tratamento pode ser repetido antes e depois da floração. O produto está disponível em grânulos solúveis em água. Para preparar a solução, dissolva 2 gramas do pó em 6 litros de água. Pulverize toda a planta com a mistura resultante.

Por falar nisso!
Dentre os análogos de Strobi, destacam-se Trichodermin, Topsin M e Prestige.

Quadris

Princípio de funcionamento. Um produto suíço desenvolvido para inibir a reprodução de fungos. Seu ingrediente ativo, a azoxitrobina, é uma estrobilurina. Ao ser aplicado na área afetada, o produto começa imediatamente a atacar todos os patógenos nocivos indiscriminadamente (especialmente aqueles que causam mofo, oídio e míldio), preservando a microflora benéfica. Isso torna o Quadris adequado para uso contra todas as doenças fúngicas.

Atenção!
Quadris possui um efeito antiesporulante claramente direcionado.

Peculiaridades. Os componentes do fungicida são inofensivos para a flora e a fauna. Decompõem-se rapidamente no solo e não se acumulam nas bagas. O líquido medicinal acumula-se apenas nas folhas, praticamente não penetrando nos caules e frutos. O efeito protetor e terapêutico dura até 21 dias. A eficácia do Quadris não é limitada pelas condições climáticas. É altamente eficaz em temperaturas entre 4 e 30 graus Celsius.

Como se candidatar. Os fungos se adaptam rapidamente ao produto, portanto, ele deve ser aplicado na mesma área no máximo duas vezes, com um intervalo de 10 a 14 dias. Recomenda-se alterná-lo com fungicidas de base química diferente. Quadris está disponível em suspensão em frascos de 6 mililitros e 1 litro. Para preparar uma solução de trabalho, dilua 60 mililitros da suspensão em 10 litros de água. Um litro da solução preparada é suficiente para tratar um metro quadrado. Como medida preventiva, as videiras devem ser pulverizadas antes da floração e novamente após a colheita. O tratamento com Quadris deve ser interrompido de 16 a 20 dias antes da maturação dos frutos.

Skor

Princípio de funcionamento. Este fungicida trata doenças da videira como oídio, rubéola, podridão e Phomopsis. Seu ingrediente ativo, o difenoconazol, é um triazol. Essa substância é totalmente absorvida por todas as partes da planta e age sobre os fungos por contato direto. Inibe o desenvolvimento dos fungos, interrompendo o crescimento micelial e eliminando completamente a possibilidade de infecção secundária.

Fato!
O Skor “não funciona” se a esporulação já tiver se formado na planta.

Peculiaridades. Skor penetra no tecido vegetal em até duas horas após a aplicação. Sua duração de ação não é afetada pela chuva ou pelo vento. A temperatura do ar pode afetar sua eficácia – Skor é mais eficaz em temperaturas entre 14 e 25 graus Celsius; caso contrário, seu efeito terapêutico é fraco. A proteção dura de 7 a 10 dias, após os quais a aplicação deve ser repetida.

Como se candidatar. O produto é líquido e está disponível em ampolas ou frascos. Para tratar as uvas, são necessários 5 mililitros do produto e 10 litros de água. O consumo da solução de trabalho é de 500 a 800 mililitros por planta (não mais que um litro). O número máximo de tratamentos é quatro.

Topázio

Princípio de funcionamento. Topaz é um produto de componente único cujo ingrediente ativo é o penconazol. Quando aplicado ao micélio, o penconazol inibe completamente a atividade do fungo, impedindo o crescimento de seus esporos. Após um período, os esporos morrem dentro da planta. Topaz é mais eficaz nos estágios iniciais da doença, suprimindo rapidamente a infecção primária. É eficaz contra doenças como oídio, ferrugem e míldio.

Peculiaridades. O ingrediente ativo é absorvido instantaneamente pelas folhas e caules. Não é removido pela chuva ou pelo vento. Sua eficácia permanece inalterada mesmo com variações de temperatura. A pulverização pode ser realizada em temperaturas de até -10°C. O produto permanece eficaz por 14 a 18 dias.

Como se candidatar. Para preparar uma solução terapêutica, misture 2 mililitros da emulsão em 10 litros de água. Para infecções severas, trate as videiras duas vezes por temporada, alternando com fungicidas de contato.

Por falar nisso!
A taxa de aplicação do produto é muito baixa – um sachê é suficiente para vários tratamentos do jardim.

Falcão

Princípio de funcionamento. Um fungicida sistêmico complexo. É composto por dois ingredientes ativos (spiroxamina e tebuconazol) e um adjuvante (triadimenol). Esses ingredientes causam destruição tecidual e morte rápida dos patógenos. Altamente eficaz contra o oídio.

Peculiaridades. O Falcon, em comparação com seus análogos Topaz e Horus, é menos caro, praticamente inofensivo para humanos, animais e plantas, e não causa dependência em microrganismos patogênicos.

Fato!
O Falcon perde sua eficiência em temperaturas acima de +25 graus.

Como se candidatar. Para prevenir oídio e oídio, prepare uma solução com 3 mililitros do produto e 10 litros de água. Quanto mais velha a planta, maior a concentração. Quando os sintomas aparecerem, prepare uma solução terapêutica com 6 a 10 mililitros da suspensão e 10 litros de água. O consumo aproximado da solução preparada é de 100 mililitros por metro quadrado. O número máximo de aplicações é quatro.

Fundazol

Princípio de funcionamento. Fundazol é um medicamento sistêmico à base de benomil, que é absorvido pelas folhas e caules, tratando a doença de dentro para fora. O princípio ativo destrói os núcleos celulares dos microrganismos nocivos. Parte da suspensão permanece na superfície, formando uma camada branca e oleosa. Fundazol é usado para prevenir e combater manchas foliares, diversas podridões, oídio e infecções radiculares.

Por falar nisso!
Fundazol é utilizado para o tratamento de material de sementes.

Peculiaridades. O produto executa simultaneamente duas funções: cura e protege a planta. Prevenção do crescimento de fungos. Fundazol é eficaz em qualquer clima, com duração de até 10 dias. Também pode ser usado como inseticida, eliminando pulgões, ovos de mosca-branca e besouros das folhas.

Como se candidatar. O produto está disponível na forma de um pó branco com odor desagradável. O uso frequente de Fundazol pode causar resistência em patógenos, por isso recomenda-se a aplicação do pesticida a cada dois anos. As plantas devem ser tratadas com o fungicida no máximo duas vezes por temporada. Uma planta deve ser pulverizada com uma solução composta por 10 gramas do produto e 10 litros de água.

Jato Thiovit

Princípio de funcionamento. O produto contém 80% de enxofre, que tem um efeito negativo sobre vários fungos e insetos nocivos. É um produto de contato, o que significa que a solução medicinal reveste todas as áreas da planta com uma película, tratando-as diretamente de fora para dentro. Quando aplicado nas áreas infectadas, o enxofre danifica as células patogênicas, causando sua morte. Este produto é eficaz contra míldio e oídio.

Observe!
Os análogos da droga são Thanos e enxofre coloidal.

Peculiaridades. O Thiovit Jet é eficaz a uma temperatura específica: entre 20 e 28 graus Celsius. Em condições ambientais ideais, o Thiovit dura até 10 dias, proporcionando proteção confiável às plantas. Além disso, o Thiovit não causa tolerância em microrganismos, podendo, portanto, ser utilizado anualmente.

Como se inscreverO produto está disponível em pó granulado que se dissolve facilmente em água. Uma solução de trabalho consiste em 40 gramas de pó e 8 a 10 litros de água. A mistura resultante é suficiente para tratar de 2 a 3 arbustos.

Shavit

Princípio de funcionamento. O fungicida é composto por dois componentes. Ele combate diversas doenças fúngicas (oídio, mofo cinzento, míldio, podridão branca e infecções fúngicas). Quando aplicado na planta, o Shavit interrompe a atividade dos patógenos, impedindo a progressão da doença.

PeculiaridadesAs vantagens do Shavit incluem: ausência de resistência, ação prolongada (até 16 dias), segurança para pássaros e animais e inofensividade para as plantas.

Como se inscreverO pó, em forma de grânulos finos, é dissolvido em água (0,2 gramas por balde de água). O primeiro tratamento é realizado antes da floração, como medida preventiva. As plantas são pulverizadas novamente quando a esporulação aparece. O procedimento é repetido de 2 a 3 vezes, com intervalos de duas semanas.

Cuprozan (oxicloreto de cobre)

Princípio de funcionamento. Cuprozan é um produto químico alemão desenvolvido para o tratamento de plantas contra infecções fúngicas. É uma mistura de oxicloreto de cobre e zineb. Age sobre o patógeno por contato e combate uma variedade de organismos nocivos.

Peculiaridades. Cuprozan possui toxicidade moderada. É eficaz contra todas as doenças da videira. Pode ser usado como medida preventiva contra infecções na videira durante o verão.

Por falar nisso!
Os fungicidas Euparen, Fitaa e Anthracnol têm efeito semelhante.

Como se inscreverPara preparar a solução de pulverização, dilua 40 gramas do produto em um balde de água. A taxa de aplicação é de 6 litros por 10 metros quadrados. O fungicida pode ser usado em todas as fases de crescimento da planta. Podem ser feitas até seis aplicações por safra.

Capota conversível

Princípio de funcionamentoO produto contém os princípios ativos metiram e piraclostrobina. A piraclostrobina penetra profundamente nos tecidos e células vegetais, inibindo o crescimento de fungos. Ela também atua como uma barreira protetora para as células vegetais. O metiram ataca a infecção externamente.

Por falar nisso!
O produto também destrói insetos nocivos.

PeculiaridadesCabrio Top é eficaz por 18 a 20 dias. Pode ser usado tanto para prevenção quanto para tratamento. Não é removido pela chuva. Possui baixa toxicidade para microrganismos e plantas, mas é perigoso para humanos. É usado para tratar antracnose, micoses e escoriação.

Como se candidatar. O tratamento é realizado durante a floração e a frutificação. A taxa de aplicação é de 0,2 gramas por metro quadrado. A frequência de tratamento pode ser de até três vezes.

Paracelso

Princípio de funcionamento. Um fungicida combinado. Trata e protege as plantas contra fungos e regenera o tecido danificado. O ingrediente ativo é o flutriafol. Este componente começa a agir imediatamente no micélio, destruindo as células do patógeno com seus vapores.

Observe!
Análogos da droga - Znakhar, Scalpel, Cornet.

Peculiaridades. O período de proteção do pesticida é de até 35 dias. É atóxico e não causa resistência aos fungos. Protege as plantas tanto interna quanto externamente. Combate doenças da videira, como oídio e míldio, em qualquer estágio de desenvolvimento.

Como se candidatar. Para tratar cem metros quadrados de videira, dissolva 5 mililitros da suspensão em 5 litros de água. O primeiro tratamento deve ser realizado antes da floração, assim que aparecerem as primeiras manchas da doença. Tratamentos subsequentes devem ser aplicados durante a frutificação.

Policromo

Princípio de funcionamentoUm fungicida complexo. Altamente eficaz contra oídio. É composto por dois ingredientes ativos: policarbacina e oxicloreto de cobre. Além de atuarem sobre o micélio, essas substâncias também repelem certos insetos.

Peculiaridades. Este produto possui alto poder de proteção. Combate todos os tipos de doenças fúngicas. É resistente à chuva e pode ser aplicado em diversas fases de desenvolvimento da planta. É compatível com pesticidas e não é tóxico para insetos polinizadores.

Como se candidatar. Podem ser realizados até quatro tratamentos por safra. O primeiro tratamento é feito antes da floração e o segundo após a floração, até o início da maturação da cultura. A dosagem recomendada é de 30 gramas por 10 litros de água.

Acrobata

Princípio de funcionamento. Um produto sistêmico e de contato de nova geração. Atua tanto dentro quanto fora da planta. Os dois ingredientes ativos do Acrobat, dimetomorfo e mancozeb, destroem os esporos de fungos e criam uma barreira protetora contra patógenos.

Fato!
O medicamento é eficaz apenas nos estágios iniciais da doença.

Peculiaridades. Este produto possui efeitos terapêuticos e protetores de longa duração. É seguro para o meio ambiente e para os seres humanos, além de ser compatível com outros produtos químicos. Apresenta alta eficácia em temperaturas entre 17 e 25 graus Celsius.

Como se candidatar. O produto é comercializado em pó granulado, em sachês de 20 gramas, 1 quilograma e 10 quilogramas. Para preparar a solução, dilua 20 gramas do fungicida em 10 litros de água. A solução preparada é suficiente para pulverizar até 100 metros quadrados. Esta solução pode ser aplicada de 2 a 3 vezes por temporada.

Medidas preventivas contra doenças fúngicas

Infelizmente, uma vez que a doença começa a se espalhar pela videira, pode ser muito difícil curá-la. Portanto, recomenda-se a adoção de medidas preventivas, incluindo inspeções preventivas em todas as áreas da videira, pulverização com produtos benéficos e tratamento do solo.

Observe!
Deve-se ter um cuidado especial com as variedades de plantas sensíveis a doenças. Elas requerem tratamentos fungicidas mais frequentes e outras medidas de proteção.

Inspecione regularmente as videiras e as folhas, removendo prontamente quaisquer áreas apodrecidas ou ressecadas. A primeira pulverização preventiva deve ser feita imediatamente após a remoção da cobertura de inverno, antes que os botões comecem a inchar.

Conselho!
Para o primeiro tratamento, você pode usar 3% de calda bordalesa, sulfato de cobre ou qualquer fungicida "fraco".

A poda sanitária permitirá que a planta concentre sua energia no crescimento de brotos saudáveis. A remoção de galhos em excesso que se aglomeram no arbusto permitirá uma melhor circulação de ar, reduzindo significativamente o risco de excesso de umidade e crescimento de fungos. Também é importante manter o solo limpo: remova prontamente as ervas daninhas que possam transmitir infecções e afofe o solo para saturá-lo com oxigênio. aplicar fertilizantespara aumentar a imunidade das uvas.

Conclusão

Você também deve se lembrar das regras de processamento:

  • Toda a pulverização é realizada no início da manhã, em tempo calmo e seco;
  • Durante o processamento, é necessário utilizar equipamento de proteção;
  • Não é possível tratar as plantas enquanto os frutos estão amadurecendo;
  • Se as bagas forem contaminadas por veneno, só poderão ser consumidas após 2 a 3 semanas.

Ao aplicar tratamentos fungicidas, leia atentamente as instruções. Pesticidas concentrados podem não apenas falhar no combate à infecção, como também matar a própria planta.

Uvas Oidij
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates