As formigas são uma grande praga para os jardineiros. Aparecendo em estufas e canteiros, elas minam as raízes das plantas e comem as mudas. As plantas afetadas ficam atrofiadas e suas colheitas são reduzidas. Para como se livrar das formigas Existem muitos preparos e receitas populares que utilizam pepinos.
Razões pelas quais as formigas aparecem
Antes de começar a combater os insetos, você precisa descobrir por que eles escolheram esse local. Há vários fatores a serem considerados:
- A principal causa pode ser o desenvolvimento de um formigueiro próximo ao canteiro de pepinos. As temperaturas elevadas do ar e do solo na estufa de pepinos criam condições favoráveis à reprodução dos pulgões. As formigas dispersam os pulgões entre as plantas e depois retornam à estufa para se alimentar dos excrementos dos pulgões.
- Não é incomum que insetos construam ninhos nos próprios canteiros. O solo solto e a folhagem exuberante criam um ambiente confortável para eles. Pragas de jardim não constroem grandes "cabanas", então encontrar seus ninhos pode ser difícil. Normalmente, pequenas tocas são visíveis na superfície, enquanto o ninho principal fica no subsolo.
Ajuda e malefícios das formigas no jardim
Os insetos que se instalam em um canteiro de pepinos não apenas causam danos, mas também beneficiam as plantas.
Ajuda das formigas no local:
- Os excrementos de insetos enriquecem o solo com nitrogênio, fósforo e potássio. Esses nutrientes são adicionados ao solo em uma forma facilmente absorvida pelas plantas;
- Durante a construção do formigueiro, os insetos afrouxam o solo, melhorando sua estrutura;
- Em seus habitats, as formigas destroem besouros e lagartas que prejudicam as plantas.
Você também pode se interessar por:Danos causados por formigas no jardim:
- Muitas espécies de formigas criam pulgões, que sugam a seiva das plantas. Uma infestação desses insetos sugadores é especialmente perigosa em estufas ou canteiros aquecidos;
- Os insetos comem as plantas cultivadas na horta, destruindo as sementes de pepino. As formigas também podem comer as mudas;
- Os insetos espalham sementes de ervas daninhas por toda a área;
- Em áreas onde vivem formigas, o solo torna-se ácido. Isso inibe o crescimento das plantas;
- Durante a construção do ninho, as formigas comem raízes de plantas;
- As picadas de insetos são perigosas para a saúde. São muito dolorosas e podem causar reações alérgicas.
O que fazer se aparecerem formigas em uma estufa de pepinos? Os benefícios que esses insetos trazem são muito menores do que os danos que causam, por isso os jardineiros tentam se livrar dessas pragas.
Métodos de controle de insetos
Ao longo dos anos, muitos métodos de controle de insetos foram desenvolvidos. Eles podem ser divididos em vários grupos. Cada método é eficaz à sua maneira, e os jardineiros escolhem o mais adequado para salvar suas plantações.
Métodos mecânicos
Elas se baseiam na destruição do formigueiro. Para isso, faça o seguinte:
- Os insetos são atraídos pelo cheiro de madeira podre, ardósia e feltro para telhados. Remover esses materiais atrativos do solo pode ajudar a eliminar os insetos.
- Ao descobrirem um ninho, elas o desenterram e destroem a rainha, resolvendo o problema de forma radical.
métodos de controle químico
Ao utilizar métodos químicos para controlar formigas em uma estufa de pepinos, o solo é tratado com substâncias tóxicas que destroem rapidamente os insetos. Altas concentrações de pesticidas podem danificar as plantas da horta. Alguns produtos são tóxicos para humanos e animais e não devem ser usados durante o período de maturação dos pepinos.
Os medicamentos mais comuns:
- Dr. Kiaus Insect Super. Este produto é vendido pronto para uso, embalado em frascos. Um pulverizador ou mangueira é conectado à extremidade rosqueada do frasco. Este produto mata eficazmente formigas e suas larvas em estufas de pepino.
- Pó Antiformigas Delicia. Este produto foi desenvolvido para o tratamento do solo e controle de insetos em casas de veraneio e apartamentos. O pó é utilizado para cobrir formigueiros e caminhos usados por formigas, ou para misturar em soluções para matar formigas em estufas de pepino. Após a aplicação, os insetos morrem em 10 a 15 dias.
- Karbofos. Este pesticida clássico tem um odor forte e desagradável e mata todos os insetos de forma eficaz em até três horas. Para eliminar formigas de uma estufa com pepinos, dissolva o pó em água conforme as instruções e pulverize o solo no canteiro de pepinos. O efeito da pulverização dura de 5 a 15 dias.
- Murav'in. Para eliminar formigas em uma estufa de pepinos, grânulos de Murav'in são espalhados ao longo dos caminhos dos insetos. Os insetos se alimentam da isca e a levam de volta para o formigueiro da rainha. Após 20 dias, a colônia morre por envenenamento. O Murav'in não tem odor forte e é inofensivo para plantas e outros insetos.
- Muratox. Para eliminar pragas, adicione uma colher medidora de pó de Muratox à água e misture. Despeje a solução em tampas de frascos rasos e deixe-as ao longo do caminho dos insetos. O sabor adocicado da isca atrai as formigas. A morte em massa das pragas começa em três dias. A solução preparada permanece eficaz por um mês.
https://youtu.be/f00Ka39RcCU
Ao utilizar produtos químicos, é necessário seguir as normas de segurança:
- Ao aplicar soluções e tratar o solo e as plantas, a pele deve ser protegida com um pano grosso, devem ser usadas luvas nas mãos e uma máscara no rosto;
- Os pesticidas são usados antes que os pepinos comecem a florescer e amadurecer;
- Após trabalhar com substâncias tóxicas, você deve lavar as mãos e tomar um banho.
Métodos combinados de controle
Eles combinam métodos mecânicos e químicos e visam destruir o ninho. Para isso, siga estes passos:
- Coloque uma esponja embebida na solução açucarada dentro de um balde. Cubra o recipiente com um pano preto e coloque-o próximo ao formigueiro no canteiro de pepinos. Em breve, a rainha e seu formigueiro se mudarão para o balde. Em seguida, elimine as pragas com água fervente.
- Adicione 2 xícaras de vinagre, 2 xícaras de óleo vegetal e 2 xícaras de xampu a um balde com água. Misture bem e despeje a mistura no formigueiro. Cubra a terra com um pano preto. Depois de uma semana, os insetos irão embora.
métodos populares
Esses métodos são usados para repelir insetos das plantações. Eles não contêm pesticidas e não prejudicam os insetos benéficos. Remédios caseiros para formigas Pode ser utilizado durante o amadurecimento da colheita. Os seguintes métodos são utilizados:
- Os túneis das formigas são encharcados com água fervente, destruindo os insetos;
- Os insetos evitam áreas onde crescem plantas aromáticas. Para repelir esses insetos da estufa e proteger os pepinos, plante absinto, salsa e alho entre as plantas.
- Para repelir formigas dos canteiros de pepino, coloque regularmente objetos aromáticos perto dos formigueiros. Entre eles, folhas de anis, serragem misturada com alho amassado, cabeças de peixe defumadas ou panos embebidos em querosene.
- Para matar um grande número de formigas de uma só vez, coloque uma chapa de ferro ou tijolos embebidos em uma infusão de estrume perto da entrada do formigueiro. Após alguns dias, levante o ferro e despeje água fervente sobre os insetos reunidos embaixo.
- Uma pequena quantidade de fermento é diluída até obter uma consistência pastosa com uma infusão doce de açúcar e mel. A mistura é vertida em frascos rasos, protegidos do sol, e colocados em áreas onde apareceram formigas. Depois de algum tempo, os insetos deixarão a área;
- Em um pires pequeno, misture 50 ml de água, 50 g de açúcar e 6 g de bórax. Despeje a mistura em potes rasos, proteja-os do sol e coloque-os em locais onde há formigas. Depois de provarem a calda doce, as formigas morrem em massa em dois dias.
- Adicione 20 g de fermento biológico e 5 g de ácido bórico a ½ litro de geleia. Coloque a mistura em áreas onde há insetos. As pragas morrerão em dois dias.
- O fundo de uma garrafa de 1,5 litro é cortado. As laterais são revestidas com mel ou geleia. Para se livrar das pragas, a armadilha é colocada perto de um formigueiro em um canteiro de jardim. Atraídas pelo cheiro doce, as formigas entram e se fixam nas paredes. Depois de alguns dias, a garrafa é enchida com água fervente, matando as pragas.
- Grãos de painço são espalhados perto do ninho. Os insetos os comem ativamente e morrem de indigestão;
- 14 dias antes do plantio, regue o solo com uma mistura de 1 litro de água, 5 g de bicarbonato de sódio e 30 g de óleo de linhaça. Após o tratamento do solo, os insetos deixarão a estufa;
Prevenção de Insetos
As formigas escolhem locais onde os pulgões prosperam. Portanto, prevenir o surgimento de um formigueiro em um canteiro ou estufa envolve o controle regular de pragas. Para isso, você deve:
- Ao cuidar das plantações, remova regularmente os restos de plantas. Queime as plantas doentes e armazene as ervas daninhas em pilhas de compostagem.
- Remova regularmente as ervas daninhas que servem de alimento para os pulgões;
- Os canteiros de pepino devem ser localizados longe de plantas que são as preferidas dos pulgões: papoula, viburno, malva, tília;
- Inspecione regularmente as trepadeiras de pepino em busca de insetos sugadores. Se necessário, trate as plantas com um repelente de pulgões.
- Os pulgões prosperam e se reproduzem melhor em um ambiente quente e úmido, portanto, a estufa deve ser ventilada periodicamente;
- Para eliminar as larvas de pulgões, trate todas as partes de madeira com soda cáustica ou água sanitária antes de usar a estufa. Após a colheita, trate a estufa com uma mistura de inseticida e solução de formalina a 40%.
Infestações de formigas são um problema sério em canteiros de pepino. Esses insetos podem destruir sementes e danificar mudas de pepino, por isso é essencial... realizar o controle contínuo de pragasVocê pode escolher qualquer método para eliminar insetos, o importante é não prejudicar as plantas e as plantações.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas