Como podar pepinos em estufa: instruções e fotos.

pepinos

Condições mais favoráveis ​​para o cultivo de hortaliças podem ser criadas utilizando uma estufa e o método de formação da copa – pinçamento (remoção das pontas) ou poda apical. Jardineiros experientes sabem disso e usam essa técnica com sucesso em suas hortas. A poda apical é necessária para formar um arbusto frutífero, o que envolve cortar cuidadosamente alguns dos brotos das trepadeiras de pepino.

É necessário podar os pepinos cultivados em estufa?

Em primeiro lugar, para cultivar pepinos deliciosos e com formato bonito, é preciso criar condições favoráveis ​​ao crescimento da planta. Isso requer rega adequada e fertilizante apropriado. Em segundo lugar, amarrar e podar os brotos são essenciais.

Ao criar condições favoráveis ​​em uma estufa, os pepinos podem frutificar mais cedo. Para isso, é preciso organizar o espaço adequadamente e plantar os pepinos de forma que os ramos cresçam de maneira livre e vertical. O cultivo desses vegetais requer alta umidade e regas frequentes. No entanto, se a planta crescer demais, reduzirá a quantidade de luz disponível e impedirá a formação de frutos. A poda apical dos pepinos em estufas ou canteiros aquecidos é essencial.

Arbustos de pepino:

  • precisam ser amarradas para que cresçam para cima;
  • gradualmente formar o arbusto.

Com ramificação e formação de botões caóticas, o sistema radicular não consegue alimentar toda a planta e não produzirá uma colheita abundante. Os pepinos nos talos serão pequenos, retorcidos e amargos.

Observe!
Se muitos caules e folhas se entrelaçarem, o acesso da planta à luz e à umidade será reduzido. Formar o arbusto por meio de beliscões facilita os cuidados posteriores.

Alguns jardineiros desprezam esse método, considerando-o muito complicado e inútil. Mas, com os devidos cuidados, é possível obter uma excelente colheita. Para entender as regras de cultivo de pepinos em estufa de policarbonato, recomendamos assistir ao vídeo e consultar as ilustrações.

Regras de pinçamento

Para podar corretamente os pepinos em estufa, é preciso entender seus padrões de crescimento. Os caules das plantas muito jovens ficam eretos, mas à medida que amadurecem, começam a se arrastar pelo chão e a crescer para cima, caso haja suporte para as gavinhas se agarrarem. Ramos laterais se estendem a partir do caule principal ou da trepadeira. Brotos também se formam nas trepadeiras laterais. As gavinhas se agarram a objetos ao redor, fazendo com que a planta de pepino cresça para cima.

O caule possui nós, ou seja, locais onde outras partes da planta se fixam:

  • folhas;
  • flores;
  • novas filiais;
  • antenas.

Os ramos laterais são, por vezes, bastante curtos, e as folhas rudimentares são discretas. Florescerão e darão frutos mais tarde do que o ramo principal.

À medida que a planta cresce, surgem flores masculinas e femininas. Ambos os tipos de flores participam da polinização, mas apenas as flores femininas são necessárias para a formação do fruto. Nas variedades comuns de pepino, as flores que produzem os pequenos pepinos verdes não se formam no caule principal, mas sim lateralmente, nas axilas das folhas rudimentares superiores dos ramos laterais.

Observe!
Em estufas de policarbonato, onde os insetos polinizadores têm dificuldade em alcançar as flores, as chamadas variedades partenocárpicas, que se desenvolvem sem polinização, produzem frutos melhores. Essas variedades híbridas produzem mais flores femininas do que masculinas.

Beliscando diferentes variedades de pepinos

Qualquer variedade de pepino precisa ser podada para produzir uma boa colheita. Beliscar os pepinos na estufa ao redor do caule principal ajuda a:

  • crescimento ativo de ramos laterais;
  • formação dos ovários desejados.

Portanto, a primeira poda da planta deve ser feita cuidadosamente acima da segunda folha verdadeira, deixando um toco de meio centímetro. Depois disso, surgirão ramos com flores femininas nas laterais.

O padrão de poda deve ser adequado à variedade da hortaliça. Uma variedade pode ser polinizada por insetos ou não. No primeiro caso, tanto as flores masculinas quanto as femininas precisam ser preservadas. No segundo caso, as flores masculinas não são necessárias. Em estufas, o acesso dos insetos às plantas é difícil, portanto, para estufas fechadas, recomenda-se o cultivo de variedades de pepino partenocárpicas que não necessitam de polinização por insetos, pois essas variedades podem produzir frutos sem polinização.

A propriedade única dos híbridos de pepino partenocárpicos permite seu cultivo em estufas, onde frutos verdes podem se formar sem a necessidade de insetos polinizadores. Como esses híbridos produzem predominantemente flores femininas, a poda apical segue um padrão ligeiramente diferente:

  1. Quando o caule da videira, preso à treliça, atingir uma altura de pelo menos 50 centímetros, você pode começar a remover todos os brotos, ovários e flores da parte inferior. Isso criará uma zona de sombra.
  2. Belisque os brotos laterais mais acima no caule, preservando um ovário e um par de folhas.
  3. A uma altura de 50 cm a 1 metro, em dois a quatro nós, podem-se deixar dois ovários com duas a três folhas.
  4. Se o caule do pepino continuar a crescer, atingindo uma altura superior a um metro e meio, pode-se cortar a parte acima da terceira folha, preservando até três ovários.
Conselho!
Qualquer rama de pepino que cresça muito deve ser conduzida sobre uma travessa ou treliça, e os brotos continuarão a crescer para baixo. Quando a distância do solo atingir 20 centímetros, a ponta de crescimento no caule central deve ser removida.

Quais variedades não precisam ser podadas?

As variedades que não necessitam de beliscão podem ser consideradas uma nova geração de pepinos. Sua característica distintiva é que os arbustos crescem com brotos curtos, formando um "buquê". Os melhoristas conseguiram o crescimento desejado de ramos laterais e a frutificação em um cacho característico, com vários pepinos emergindo das axilas das folhas.

Como ponto positivo, essa variedade é resistente a condições climáticas adversas. No entanto, é mais cara e exige conhecimento sobre os cuidados adequados. Por exemplo, os pepinos em maço precisam de adubação mais frequente. Essa variedade não precisa de poda apical, mas seu crescimento deve ser monitorado e os frutos maduros devem ser colhidos o mais rápido possível.

Para obter uma colheita abundante de pepinos, recomenda-se seguir algumas regras simples:

  1. Plante os pepinos a uma distância suficiente uns dos outros para garantir que todos os ramos recebam luz e nutrientes.
  2. O arbusto deve ser fertilizado e adubado periodicamente para aumentar sua produtividade e evitar o esgotamento do solo.
  3. As espátulas para o crescimento vertical das videiras devem ser instaladas com antecedência, antes da formação dos brotos.
  4. O nó deve ser feito com delicadeza, tentando não danificar os caules e as folhas.
  5. Qualquer corda, barbante ou arame pode ser usado como suporte.
  6. No futuro, utilize ligas para separar o caule principal dos brotos laterais.
  7. A primeira poda deve começar quando a planta estiver mais forte e os brotos começarem a se formar.
  8. O plantio não deve ser denso.
formação de pepinos em uma estufa

Na segunda etapa, apare cuidadosamente o caule sem danificá-lo, usando ferramentas especiais ou tesouras afiadas. Corte acima da sexta folha. Assim que os brotos laterais resultantes se desenvolverem em novas trepadeiras, amarre-os também.

Conselho!
Para formar um arbusto com variedades híbridas de pepino, mantenha três brotos e remova o restante.

Para variedades de pepino não híbridas, você pode deixar apenas um broto como caule principal. Ao cuidar de uma planta com três ou um único caule, deixe pelo menos quatro pontos de crescimento em cada um. Preserve as folhas, pois elas fornecem nutrientes para toda a planta. Certifique-se de remover quaisquer folhas deformadas ou fracas com uma ferramenta de corte limpa.

Assim, a chave para o sucesso é dupla: escolher a variedade certa para as condições e implementar no momento certo os procedimentos necessários para moldar a planta. Um guia passo a passo com fotos sobre como podar pepinos em estufa ajudará você a entender todo o processo.

Como podar pepinos em estufa
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates