É possível obter uma grande colheita de pimentas utilizando fertilizantes. Uma de suas variedades é o ácido bórico (fórmula H).3BO3), que é usado por jardineiros. No entanto, as plantas devem ser pulverizadas corretamente, seguindo rigorosamente a dosagem e as recomendações dos especialistas.
Benefícios do ácido bórico
Os produtores de hortaliças utilizam ácido bórico como spray em mudas de pimentão. Esse procedimento produz resultados positivos.
O uso de ácido bórico em pimentões cultivados em hortas apresenta vantagens:
- Sementes tratadas com este produto germinam rapidamente;
- estímulo e aceleração do crescimento;
- Melhoria na liberação de oxigênio, nitrogênio e outros minerais;
- o número de frutas aumenta;
- A pimenta não é afetada por fungos;
- O período de vegetação e formação do ovário é ativado;
- O tratamento de mudas de pimenta com ácido bórico, cultivadas em ambientes fechados, satura as raízes com minerais úteis;
- a vida útil da colheita aumenta;
- A qualidade das frutas melhora;
- O uso desse inseticida para desinfetar as sementes ajudará a prevenir infecções fúngicas no futuro.
Alimentação com ácido bórico Também é benéfico para o ovário: ele se conserva melhor e o número de flores vazias é reduzido.
Deficiência e excesso de boro em plantas
A pulverização de pimentas com ácido bórico deve ser feita com cautela, pois tanto a deficiência quanto o excesso são igualmente prejudiciais à cultura. Você pode reconhecer uma deficiência de boro pelos seguintes sinais:
- As folhas começaram a diminuir de tamanho e a ficar deformadas;
- O crescimento dos brotos jovens parou, e os brotos superiores começaram a morrer;
- O ovário e as flores caem, e novos não se formam;
- A produção agrícola está diminuindo;
- O desenvolvimento dos frutos não ocorre conforme o planejado.
O excesso de boro pode ser determinado pela análise da folhagem:
- Fica amarelo e cai;
- assume a forma de uma cúpula;
- cachos nas pontas.
Para evitar tais consequências, o elemento deve ser usado corretamente, respeitando rigorosamente a dosagem recomendada.
Por que é necessário tratar pimentas com ácido bórico?
Jardineiros utilizam esses fertilizantes para fertilizar diversas culturas em seus jardins, tratar sementes e melhorar o solo. A substância é incolor e inodora, apresentando-se em forma cristalina. Pode ser encontrada em qualquer loja de fertilizantes.
Você também pode encontrá-lo em pó. Nesse caso, o inseticida deve ser diluído em água antes de fertilizar a planta. Siga atentamente as instruções.
Dentre as propriedades positivas do boro na pimenta, podemos destacar:
- repõe a deficiência desse elemento;
- O cálcio é melhor absorvido;
- O oxigênio chega às raízes;
- a produção de substâncias biologicamente ativas é aumentada;
- O número de ovários aumenta e, portanto, o número de frutos;
- melhorar o sabor dos vegetais;
- A vida útil aumenta;
- Combater o excesso de fertilizantes que contêm nitrogênio ou potássio;
- Impede a invasão de parasitas e o desenvolvimento de doenças.
Uma desvantagem do uso de boro é o risco de queimar as folhas se as pimentas forem regadas incorretamente. Para evitar isso, os jardineiros usam um borrifador.
Quando pulverizar pimenta
Ao começar a regar a planta com um produto químico, observe sua aparência. A deficiência de boro fará com que as folhas e os frutos caiam, e a planta não se desenvolverá.
Se você precisar prolongar o período de frutificação e fertilizar a pimenta, então, durante o período de floração, você precisa pulverizar três vezes:
- Durante o período de maturação dos botões, o desenvolvimento será acelerado;
- Quando as primeiras flores aparecerem, os ovários se fortalecerão, o que impedirá que elas caiam;
- Durante o período de amadurecimento, o número de frutos aumentará.
A aplicação de fertilizantes não precisa ser programada. O ideal é observar o desenvolvimento e as condições da cultura. Se houver qualquer piora, você pode iniciar o processo. O horário ideal é no final da tarde ou em um dia nublado e sem chuva.
https://youtu.be/JDJWE4Q0-fo
Preparação de uma solução de ácido bórico
Os produtores de hortaliças diluem o pó para criar uma solução. Isso requer que os cristais se dissolvam completamente. Portanto, a solução deve primeiro ser diluída em uma pequena quantidade de água quente aquecida a 85 °C (175 °F) e, em seguida, mexendo sempre, adicionar líquido frio até atingir o volume especificado nas instruções.
Você pode preparar uma mistura para pulverização com ácido ortobórico e outros compostos. Por exemplo, a combinação do produto com permanganato de potássio tem se mostrado eficaz. Para isso, adicione uma pitada do pó a 10 litros de uma solução fraca de permanganato de potássio.
Você também pode usar glicose na proporção de 10 ml por balde de produto. Adicionar sabão ao fertilizante ajudará na aderência às folhas e prolongará a duração do efeito.
Como usar ácido bórico em pimentas
Os produtores de hortaliças o utilizam para:
- fertilização de culturas;
- Deixar as sementes de molho antes de semear;
- fertilizantes para o solo;
- Combater doenças e parasitas.
O método de aplicação depende da finalidade de uso.
cobertura
O boro não é encontrado em sua forma pura na natureza; ele ocorre como ácido bórico ou seus sais solúveis. Compostos naturais do elemento são encontrados em grandes quantidades em solos de chernozem e castanheiros.
No entanto, eles são quase ausentes em solos compostos de areia ou argila. Portanto, é necessária a fertilização adicional com produtos que contenham boro. Isso pode ser feito de duas maneiras.
Alimentação radicular
Este método é raramente utilizado, apenas em casos extremos: doenças ou deficiência evidente de boro. Para preparar a solução, misture 2 g da substância em um balde com líquido e regue as pimentas com um regador, diretamente na raiz ou entre as fileiras. Este volume é suficiente para tratar uma área de 10 m².2Após o procedimento, afofe a terra.
O valor nutricional da solução pode ser aumentado com a adição de ureia ou verbasco.
Alimentação foliar
Os produtores de hortaliças aplicam ácido bórico durante todo o período de floração. Este método envolve a aplicação de ácido bórico três vezes:
- antes do início da época de crescimento;
- em processo de brotação;
- durante o período de frutificação.
Para pulverizar, você precisará de uma solução a 0,05%. Para isso, misture 5 g de pó em um balde com água. O importante é distribuir a solução uniformemente sobre a folhagem verde. Um pulverizador será necessário para isso.
O procedimento deve ser realizado em tempo calmo e sem vento, pela manhã ou à noite. O fertilizante deve estar fresco antes da aplicação. A taxa de aplicação é de 1 litro por 10 m².2.
Deixar as sementes de molho
Neste caso, para preparar a solução, você precisará de 2 g de H3BO3 por balde de líquido. As sementes ficam de molho nessa mistura por 24 horas. Para uma solução mais eficaz, você pode dissolver a substância não em água, mas em uma mistura de casca de cebola, cinzas e permanganato de potássio. Para isso, você precisará de:
- Despeje 1 litro de água fervente sobre 2 montes de cascas de cebola e deixe em infusão;
- Dissolva um frasco de um litro de cinzas em um litro de líquido;
- Misture as soluções resultantes – você deverá obter cerca de 2 litros;
- Adicione 2 g de permanganato de potássio;
- Dissolva o pó de ácido bórico (0,2-0,4 g) e adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
Processar dessa forma protegerá o material de substituição contra parasitas.
Os jardineiros adicionam um pouco de permanganato de potássio à solução inseticida, pois ele mata todos os patógenos. Isso impede que doenças infecciosas afetem as pimentas.
Você também pode se interessar por:fertilização do solo
Antes de plantar mudas ou semear sementes, os jardineiros também fertilizam o solo. Eles o regam com uma solução previamente preparada de 0,2 g da substância por balde de água, e depois afofam a terra. Algumas horas antes da fertilização, o solo é regado abundantemente com água limpa.
Este método é utilizado para fertilizar solos pobres, ácidos ou pantanosos. Também é aceitável polvilhar ácido bórico sobre o esterco antes de aplicá-lo.
Para combater doenças e pragas
O produto químico mata todos os microrganismos nocivos por ser um poderoso antisséptico. Tratar pimentas com ele ajuda a prevenir infecções fúngicas perigosas, incluindo a requeima e a canela-preta, que são bastante difíceis de tratar.
Para pulverizar plantas já infectadas com requeima, pode-se usar uma solução de ácido bórico, permanganato de potássio e iodo. Modo de usar:
- Pulverize a pimenta com permanganato de potássio.
- Após uma semana, trate com ácido ortobórico na proporção de 2 g por balde de água.
- Após mais 7 dias, pulverize as plantas com iodo.
Você também pode se interessar por:Os produtores de hortaliças também adicionam 1 colher de sopa de sabão líquido e 1 xícara de cinzas à solução de pulverização.
Além das deficiências minerais e fúngicas, infestações por pragas como formigas, pulgões e ácaros também podem reduzir a produção de hortaliças. O ácido bórico em pó pode ser usado para controlar essas pragas.
Para repelir formigas dos pimentões, prepare uma isca. Dissolva 5 g de inseticida, 50 g de açúcar e 1 colher de chá de mel ou geleia em 100 ml de água quente. Misture bem e coloque a mistura em recipientes rasos onde as formigas foram vistas. Adicione mais isca periodicamente.
Levará de 14 a 28 dias para se livrar completamente das formigas.
Os erros mais comuns que os jardineiros cometem
Os produtores de hortaliças frequentemente cometem erros no cultivo de pimentas que são prejudiciais à plantação:
- A deficiência de boro é frequentemente confundida com o excesso desse elemento. Para evitar essa confusão, inspecione cuidadosamente as folhas e entenda os principais sintomas de deficiência e excesso.
- A adubação radicular é aplicada em solo que não foi previamente umedecido;
- Pulverize durante o dia, quando o sol está mais forte. Nesse caso, o ácido bórico causará queimaduras graves na folhagem.
Ao conhecer esses erros, você pode corrigi-los e evitar que se repitam.
Avaliações
Igor, Saratov
Cultivo pimentas há muito tempo, mas só recentemente comecei a mergulhar as sementes em ácido bórico. Notei os resultados quase imediatamente: a germinação melhorou e as plantas ficaram mais fortes e robustas.
Olga, Nizhny Tagil
Já faz um bom tempo que uso ácido bórico para pulverizar minhas pimentas. Faço isso antes da formação dos botões e durante a floração. Isso evita a queda dos botões e garante uma colheita abundante.
Elena, região de Moscou
Há três anos que venho fertilizando minhas pimentas com ácido bórico. Como resultado, as flores e os ovários permanecem intactos e colho muitos frutos bonitos e saudáveis. Aliás, já experimentei esse método em outras culturas da minha horta, mas notei mudanças positivas especificamente nas pimentas.
O uso dessa substância permite obter uma colheita de pimentas saudável e abundante. No entanto, é preciso manuseá-la com cuidado para evitar danos às mudas.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?