Como podar macieiras antigas no outono: características da poda

Maçã

Na maioria das regiões da Rússia, a poda de macieiras antigas é feita no outono, após a queda das folhas. Nessa época, as árvores se preparam para o período de dormência invernal; o fluxo de seiva diminui e as feridas secam e cicatrizam mais rapidamente. As copas das árvores antigas requerem cuidados especiais e, se a produção diminuir drasticamente, precisam ser rejuvenescidas.

Por que podar macieiras velhas?

Com o tempo, a ligação entre a parte aérea da árvore e o seu sistema radicular fica comprometida, causando o envelhecimento da copa. As partes apicais dos ramos, localizadas mais distantes das raízes, são as primeiras a sofrer alterações relacionadas à idade, seguidas pelos ramos superiores e pelo tronco.

Sinais de envelhecimento:

  • crescimento lento dos ramos esqueléticos;
  • morte de galhos que cresceram demais;
  • diminuição na produção agrícola;
  • Alternância frequente de épocas férteis e épocas de escassez.

Normalmente, quando esses sintomas aparecem, os jardineiros decidem podar a copa de uma macieira velha para restaurar a produção de frutos. Além disso, árvores frutíferas maduras podem ter seu crescimento atrofiado com o corte da nervura central. Isso é feito levando em consideração as características da variedade e o tipo de porta-enxerto. A altura ideal para macieiras em porta-enxertos vigorosos é de 3 a 5 metros, enquanto para porta-enxertos de porte médio, é de 2,5 a 4 metros.

Qual é a melhor época para podar uma macieira velha?

A Rússia é um país vasto, e o clima varia bastante entre as suas regiões, por isso os jardineiros determinam a data ideal para a poda de outono com base nas condições climáticas locais. As feridas demoram várias semanas a cicatrizar, portanto, a melhor altura para podar uma macieira velha no outono é 3 a 4 semanas antes da chegada das geadas.

Região Época da poda de outono
Krai de Krasnodar Até meados de novembro
Crimeia
Krai de Stavropol
Rússia Central de 10 de outubro a 30 de outubro
Regiões do sul da Sibéria e Altai Fim de setembro

Regras básicas de poda

Jardineiros passam anos aprendendo a podar macieiras corretamente. Os erros que cometem afetam a produção e a vida útil da árvore. Durante os primeiros anos, do segundo ao quarto, a poda dá forma à copa. Ao longo de quatro anos, os galhos criam uma estrutura de três a quatro camadas.

Ao podar galhos, siga estas regras:

  • O trabalho começa quando a macieira perde as folhas;
  • Ao remover completamente um galho, ele é cortado em forma de anel, sem deixar nenhum toco;
  • Ao desbastar a copa, os brotos são encurtados até a gema localizada na parte externa;
  • Para engrossar a copa ou elevar o ramo, o corte é feito no broto interno.

Em qualquer esquema de poda, segue-se a regra da subordinação dos ramos. De acordo com essa regra, os ramos inferiores devem ser mais fortes e mais compridos do que os superiores. As regras também se aplicam ao grau de poda, que depende da idade da árvore.

Idade Grau Descrição
1 a 4 anos Fraco No outono, os brotos jovens que se formaram durante o verão são encurtados em ¼ do seu comprimento.
5 a 7 anos Média No outono, os brotos jovens que se formaram durante o verão são encurtados em ⅓ do seu comprimento.
Mais de 8 anos de idade Forte A copa é desbastada no outono, removendo-se 50% dos brotos que se formaram durante o verão.

Como e o que usar para podar uma macieira velha.

A tesoura de poda é a principal ferramenta do jardineiro para remover brotos e galhos com menos de 2,5 cm de diâmetro. Galhos grossos com diâmetro entre 2,5 e 5 cm, e galhos localizados no topo da copa de uma macieira antiga, são cortados com um podador de cabo longo.

Ao podar macieiras drasticamente, é necessário remover galhos grossos e troncos com diâmetro superior a 5 cm. Galhos grandes não podem ser cortados com tesouras de poda ou podadores de cabo longo, sendo necessário serrá-los com uma serra manual.

Se um galho seco for cortado incorretamente, pode formar-se uma cavidade. Para evitar isso, o galho é podado em três etapas:

  • O primeiro corte é feito sob o galho, ligeiramente afastado do anel do tronco;
  • O segundo corte é feito por cima, um pouco mais afastado do anel do tronco;
  • O terceiro corte conecta os cortes superior e inferior;
  • O toco restante é cortado com uma serra de arco ao longo do anel.
Comentário!
As feridas em árvores frutíferas são desinfetadas com uma solução de sulfato de cobre a 3%.

Antes de iniciar o trabalho, as ferramentas de jardinagem são limpas da sujeira e as superfícies de corte são tratadas com uma solução desinfetante.

Esquemas para a formação de macieiras antigas

O padrão de poda para macieiras antigas no outono depende do formato da copa. Este é determinado pelo tipo de porta-enxerto (clonal semianão, de semente), pelas características da variedade e pelo clima. Uma copa esparsa e em camadas é típica da macieira e é utilizada no cultivo de variedades de porte médio a vigoroso.

As variedades de porte baixo são conduzidas em forma de taça. Em condições siberianas, as variedades europeias de maçã com baixa resistência ao inverno são cultivadas em formas rastejantes e arbustivas. A copa das macieiras colunares assemelha-se à de um cipreste e requer poda anual mínima para manter a frutificação.

Macieiras colunares

Quando o espaço para árvores frutíferas é limitado na casa de campo, plantam-se macieiras colunares. Devido à natureza da sua copa, ocupam uma área pequena, mas frutificam por no máximo 15 a 20 anos. As suas copas requerem cuidados especiais, incluindo poda anual de acordo com o seguinte esquema:

  • No outono do primeiro ano de vida, todos os brotos formados durante o verão são encurtados em 2 gemas;
  • No outono do segundo ano de vida, todos os ramos que crescem horizontalmente são encurtados para 30 cm, os que crescem verticalmente são encurtados em 2 gemas;
  • Nos anos subsequentes, a poda é repetida de acordo com o mesmo esquema, além disso, os ramos que deram frutos, os fracos, danificados e secos são cortados.
Comentário!
A gema apical de uma macieira colunar não deve ser removida. Isso irá prejudicar seu crescimento, estimular a formação de brotos laterais, reduzir a produção e afetar o tamanho e o sabor da fruta.

Macieiras rastejantes

A copa das macieiras trepadeiras tende a crescer rapidamente, por isso a poda de desbaste é realizada regularmente:

  • Em junho e julho, faça a poda apical dos brotos que crescem verticalmente e estão localizados na parte central da coroa;
  • Os galhos danificados, doentes e excessivamente crescidos são cortados.

A poda de rejuvenescimento é realizada quando a produção diminui ou o crescimento vigoroso é perdido. Todos os ramos da parte produtiva da copa são podados até o ramo inferior, o que estimula a formação ativa de novos brotos. A poda para substituir os ramos estimula o crescimento da árvore e restaura a frutificação.

Uma opção simples para revitalizar macieiras antigas.

Quanto mais velha a macieira, mais difícil é a colheita. Os frutos se formam na parte superior da copa, onde se concentra a maior parte da madeira frutífera. O rejuvenescimento da macieira é realizado no outono.

  • A uma altura de 2 a 3 metros do solo, o condutor central é cortado;
  • Todos os ramos esqueléticos são encurtados fazendo-se um corte acima de um broto forte posicionado corretamente;
  • Os ramos que engrossam a copa, os ramos que crescem para baixo e os rebentos aquáticos são cortados.
Para evitar que a macieira morra devido a múltiplos ferimentos, realiza-se a poda de rejuvenescimento tradicional a cada 2-3 anos. Não são removidos mais do que 2-3 ramos esqueléticos com mais de 7 cm de diâmetro por ano.

Após o rejuvenescimento, a coroa capilar fica com formato triangular. Com a abordagem correta, leva de 3 a 4 anos para se formar completamente.

Uma forma moderna de rejuvenescimento

Uma macieira antiga pode ser rejuvenescida usando este método em duas etapas, com alguns anos de intervalo. A copa leva de 6 a 8 anos para se recuperar completamente. No primeiro ano, alguns galhos do lado sul da copa são completamente podados, e os galhos restantes são encurtados, sendo transferidos para brotos que crescem em uma direção favorável.

Comentário!
Forte poda de árvores antigas Isso é feito quando a madeira dos ramos inferiores está severamente danificada. Nesses casos, a poda da copa é realizada a uma altura de 0,6 a 1,5 m. O nível depende da condição da copa.

Ao longo de 2 a 3 anos, forma-se a nova copa, deixando os rebentos mais fortes, respeitando a regra da subordinação. Após a primeira colheita na parte sul da copa, realiza-se o processo de rejuvenescimento na parte norte.

Poda máxima e quando necessário

Os rebentos de água são úteis para rejuvenescer árvores frutíferas antigas. São rebentos que não produzem frutos e crescem verticalmente para cima. O seu aparecimento pode ser estimulado artificialmente através de uma poda drástica da macieira no outono.

  • encurtar o condutor central ao nível do 3º nível;
  • Corte os ramos laterais em forma de anel;
  • Trate as feridas com uma solução de sulfato de cobre a 3% e cubra com piche de jardim.

Na primavera, a árvore começará a restaurar sua copa perdida, os brotos dormentes despertarão e, durante o verão, brotarão deles, alguns exemplares serão cortados e outros, restantes, rebrotarão. começam a formar uma nova coroaAlgoritmo do processo passo a passo:

  • No primeiro outono, reduza o comprimento em um terço;
  • No segundo outono, os ramos que crescem horizontalmente são deixados, e os que crescem verticalmente são podados.

Para transformar o broto aquático em um ramo frutífero, os ramos são curvados para trás na primavera e presos em uma posição pendente com cordas.

Poda sanitária de macieiras

Para evitar que a copa de uma macieira frutífera fique descuidada, realiza-se uma poda sanitária todos os outonos. Esta poda é feita quando a temperatura sobe acima de zero após a queda das folhas. Os ramos com danos extensos sofridos durante o verão são removidos primeiro. Quebras em ramos estruturais causadas por ventos fortes ou pelo peso excessivo dos frutos também são reparadas em primeiro lugar.

Poda de macieiras negligenciadas

São necessários anos para restaurar a copa de uma árvore madura ao seu estado normal. O rejuvenescimento produz bons resultados se a árvore estiver saudável. A condição da madeira é avaliada examinando-se o corte, sua cor e textura.

Se a superfície cortada estiver escura e afetada por apodrecimento ou besouros da casca, é mais fácil cortar a árvore. Se a superfície estiver saudável, inicie a poda de rejuvenescimento, espaçada ao longo de três anos. No outono do primeiro ano, remova os galhos rachados, secos e quebrados. Limpe o tronco de líquen e musgo.

Segundo ano

O segundo ano envolve um trabalho considerável. Primeiro, realiza-se o desbaste da copa. Quase todos os rebentos são removidos, deixando no máximo 10 em toda a árvore. Em seguida, os ramos que crescem em direção ao centro da copa e que se esfregam uns nos outros são cortados. Por fim, o centro da copa é exposto. Para isso, o tronco da macieira é cortado a uma altura de 3 a 3,5 metros.

Terceiro ano

No terceiro ano, uma nova copa propriamente dita começa a se formar. Três a quatro ramos são deixados em cada nível. Espécimes saudáveis ​​que se estendem do condutor central em um ângulo próximo a 90 graus são selecionados para formar a estrutura principal.

Mantenha uma distância de 50 a 60 cm entre os níveis. Todos os galhos dentro desse espaço devem ser cortados. Três galhos esqueléticos devem ser deixados no nível superior. Durante essa poda delicada, a macieira continua a produzir frutos.

Após a formação de uma copa adequada, a produção da macieira aumenta. A qualidade dos frutos melhora. Após a poda de rejuvenescimento, a árvore frutifica por mais tempo e fica menos suscetível a doenças. Abaixo, você encontra um vídeo para jardineiros iniciantes sobre a poda de outono de árvores.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates