Métodos e tecnologias para o rejuvenescimento de macieiras por meio da poda.

Maçã

As árvores frutíferas perdem gradualmente a capacidade de produzir uma colheita saudável e abundante. As árvores enxertadas têm um período de frutificação ativa particularmente curto. Portanto, é importante rejuvenescer as plantações através de podas adequadas e estímulo ao crescimento. As macieiras também requerem esse cuidado especial. As técnicas de tratamento variam e devem ser selecionadas com base nas características da árvore, nos objetivos e no clima.

Objetivos e resultados

A poda de rejuvenescimento pode produzir melhorias significativas na saúde de uma planta se realizada corretamente. No entanto, não é uma solução milagrosa: árvores muito velhas e doentes nem sempre podem ser recuperadas. Portanto, é importante entender o propósito da poda de plantas de jardim e estar ciente dos possíveis efeitos negativos.

O objetivo do procedimento

As macieiras necessitam de rejuvenescimento aproximadamente a cada 25-30 anos, se as condições de cultivo forem favoráveis. Algumas variedades entram em dormência muito mais cedo, especialmente se cultivadas em regiões com climas inadequados ou em solos pobres em nutrientes. A poda específica de macieiras existentes pode ser realizada para os seguintes fins:

  • estimular o crescimento de novos ramos;
  • aumento da produtividade agrícola;
  • Eliminar o volume desnecessário de ramos "vazios";
  • formação de uma bela coroa;
  • Melhorando o sabor das frutas.
Observação!
O rejuvenescimento de uma macieira antiga é especialmente importante se a sua variedade produz frutos grandes, de cores vivas e com alto teor de açúcar. Esses híbridos perdem rapidamente suas qualidades.

Prós e contras

As árvores frutíferas, quando tratadas adequadamente nos locais de poda, desenvolvem rapidamente novos pontos de crescimento. Após essa poda, as macieiras formam novos ramos flexíveis, resistentes e viáveis. Esses ramos podem não produzir frutos nos primeiros anos, mas posteriormente produzirão uma colheita com sabor excepcional. Os ramos cortados deixarão de ser uma fonte de infestação para as plantas. O risco de infestação por pragas no jardim também é reduzido, uma vez que elas atacam principalmente árvores mais velhas e doentes. Se o padrão de poda for escolhido corretamente, a copa ficará com o formato adequado. Isso não só é esteticamente agradável, como também benéfico. Não há sombreamento desnecessário, a circulação de ar é livre e os frutos recebem luz suficiente, inclusive perto dos troncos.

É importante realizar a poda de rejuvenescimento de uma macieira de forma adequada e cuidadosa, pois esses procedimentos são sempre estressantes para a árvore. Se o procedimento não for seguido corretamente ou o momento não for respeitado, há um alto risco de infecção e comprometimento do crescimento da árvore. Em alguns casos, a cicatrização dos cortes é lenta, abrindo caminho para bactérias, fungos e insetos. As desvantagens da poda de rejuvenescimento e formação incluem: poda de macieira Uma possível redução na produtividade é observada nos dois primeiros anos após o tratamento. Esse período pode ser necessário para acumular a energia vital para o crescimento ativo.

Regras básicas

Árvores adultas devem ser tratadas com extrema cautela. Frequentemente, já apresentam danos no tronco ou nos galhos principais. Antes do período de crescimento ativo, a macieira precisa de tempo para desenvolver uma camada protetora nas superfícies cortadas; caso contrário, há um alto risco de morte ou infecção. Portanto, para rejuvenescer verdadeiramente uma macieira, é importante seguir algumas regras.

Inventário

A ferramenta é selecionada com base na condição das árvores, sua idade e o número e espessura de seus galhos. Para uma grande variedade de plantios, as seguintes opções serão suficientes:

  • serra de jardim com dentes pequenos;
  • tesouras de poda afiadas;
  • faca de jardim.
ferramenta

Em casos raros, é necessário o uso de uma motosserra. Galhos maiores devem ser removidos com uma serra manual comum ou uma serra de arco. Ferramentas com dentes grandes não devem ser usadas, pois deixam cortes profundos que retardam a cicatrização da árvore. Brotos pequenos devem ser removidos com tesoura de poda e galhos de tamanho médio com uma faca. É importante desinfetar todas as ferramentas imediatamente antes do uso.

Observação!
Quanto mais afiada for a serra, a faca ou a tesoura de poda, maiores serão as chances de uma rápida recuperação da macieira. Objetos sem fio rasgam o tecido da planta em vez de cortá-lo.

Prazos

Somente um rejuvenescimento oportuno será bem-sucedido. A poda pode ser feita na primavera ou no outono, mas deve ser realizada após o clima aquecer. As geadas tornam a madeira quebradiça, dificultando a poda cuidadosa. A melhor época é considerada meados ou início da primavera, dependendo do clima da região. Durante esse período, o fluxo de seiva ainda não começou e o risco de geada já é baixo. Ao longo do verão, a árvore se recuperará completamente e será capaz de sobreviver ao inverno normalmente, além de formar novos ramos saudáveis ​​que produzirão frutos no próximo ano.

Se o rejuvenescimento não for bem-sucedido na primavera, você pode adiar o procedimento para o outono. A poda deve ser feita após a árvore entrar em dormência, mas antes da primeira geada. O ideal é esperar até que as folhas e os frutos tenham caído completamente. Após a poda, deve-se dar atenção especial ao tratamento dos cortes e ao isolamento das raízes, pois a árvore estará mais vulnerável. O rejuvenescimento no outono não é adequado para híbridos que gostam de calor ou híbridos não regionais.

cuidados adequados

Os cuidados subsequentes garantirão a rápida cicatrização dos cortes. O primeiro passo deve ser selar os cortes com piche de jardim ou outro desinfetante. É melhor fazer isso imediatamente durante o tratamento; depois, é fácil deixar passar vários pontos de entrada para bactérias e parasitas.

Leia também

Macieira "Glória ao Pobeditelyam": características e descrição

 

Os fertilizantes ajudam a acelerar a cicatrização, a recuperação e a estimular o crescimento de novos brotos. Devem ser aplicados na primavera, mesmo que a poda tenha sido feita no outono. No inverno, qualquer nutriente será inútil. Fósforo e potássio são especialmente importantes para as macieiras durante o período de recuperação. Você pode preparar uma mistura ativa com os seguintes ingredientes:

  • 20 g de ureia;
  • 15 g de superfosfato duplo;
  • 20 g de cloreto de potássio.

É benéfico aplicar cinzas de madeira na árvore na proporção de 150 a 200 gramas por metro quadrado de solo ao redor do tronco. Todos os fertilizantes orgânicos são mais eficazes quando aplicados no outono. Eles se decompõem gradualmente durante o inverno, enriquecendo o solo com nutrientes. Imediatamente após a poda, reduza a rega para evitar o aumento do fluxo de seiva. Afofar o solo e aplicar cobertura morta são medidas benéficas, pois melhoram a nutrição das raízes e aceleram o processo de cicatrização.

Observação!
As próprias folhas da árvore não devem ser usadas como cobertura de raízes ou adubo, pois podem ser uma fonte de doenças.

Padrões e métodos de poda

Jardineiros utilizam três métodos para rejuvenescer árvores frutíferas. A poda única, ou poda de choque, é a melhor opção para as plantas mais jovens, fortes e saudáveis. Ela produz resultados mais rápidos, mas, se não for realizada corretamente, pode destruir a árvore inteira. A poda gradual, ou poda a cada três anos, é mais suave e adequada para as macieiras mais sensíveis e antigas. A principal desvantagem da poda gradual é a falta de resultados imediatos e o alto custo da mão de obra. O terceiro método é considerado moderno, mas era anteriormente conhecido como "meia poda". Ele combina as técnicas de poda de choque e poda suave, mas exige bastante habilidade do jardineiro.

Um plano suave de três anos

O primeiro passo é remover os galhos mortos e doentes, prática conhecida como poda sanitária. Isso permitirá que a macieira se recupere antes de um rejuvenescimento mais radical. Primeiramente, remova os galhos que:

  • quebrado;
  • secou;
  • apresentam sinais de congelamento;
  • comido por insetos;
  • têm manchas pretas;
  • direcionado para a coroa;
  • significativamente deformado.

O próximo passo é moldar a nova copa no formato e tamanho corretos. A altura é reduzida em 1/3, garantindo que a camada inferior não fique completamente encoberta pela superior. Além disso, a densidade é reduzida no lado sul, onde o crescimento será mais vigoroso. É importante dar suporte aos ramos voltados para o norte, pois eles suportarão a maior parte da carga.

No segundo ano, é importante remover o excesso de galhos, reduzindo o peso total. Para isso, reduza o comprimento em mais um terço. O crescimento vigoroso deve ser cortado pela metade. É importante podar para criar um formato triangular. Isso permitirá que a copa se regenere ativamente, garantindo também que os níveis inferiores recebam luz suficiente. É útil observar fotos de exemplos de poda semelhantes, pois elas mostram claramente o formato. Além disso, remova os brotos, incluindo os jovens. Eu deixo um dos brotos com formato mais regular em cada galho. Você também pode selecionar os brotos com base na direção do crescimento, focando no formato desejado para a copa. Se os brotos estiverem ligeiramente tortos, eles podem ser fixados horizontalmente para a próxima temporada.

O terceiro ano é um período de manutenção preventiva e formação final da copa. Outra metade dos ramos restantes é removida, selecionando-se os mais fortes. Todas as braçadeiras são retiradas. Os galhos são inspecionados novamente para verificar a presença de doenças que possam ter afetado a macieira nos anos anteriores. É melhor deixar as partes esqueléticas da árvore intactas, caso ainda estejam vivas.

Observação!
No terceiro ano, uma macieira desse tipo produzirá uma colheita abundante. É por isso que a poda gradual é tão popular.

Choque ou método extremo

Esta opção de rejuvenescimento é adequada se a árvore parou repentinamente de produzir frutos e começou a murchar e secar. O tratamento de choque também vale a pena para restaurar um pomar negligenciado à sua condição ideal. As macieiras mais fracas e inviáveis ​​não sobreviverão a este tratamento, portanto, não há necessidade de perder tempo e esforço com elas no futuro. O rejuvenescimento extremo é necessário para árvores onde a massa de frutos migrou para os galhos externos. Isso não só leva a uma diminuição na produção, como também ameaça a perda total da árvore.

O principal objetivo da poda de choque é estimular o crescimento ativo da árvore e a frutificação. O formato da copa não é o objetivo aqui. A primeira etapa é a poda do tronco. Localize o broto principal, meça 2 metros a partir da base da árvore e pode o restante. Essas medidas radicais permitirão que a planta forme rapidamente uma grande massa de ramos jovens. Além disso, todos os outros brotos são encurtados. O anel da copa não deve ter mais de 3 metros de diâmetro. Nenhuma outra poda é necessária durante esta primeira etapa; apenas os galhos velhos e mortos precisam ser removidos. Ao longo da estação, remova os brotos concorrentes e reduza a quantidade de vegetação rasteira.

Método moderno

Este método de poda é um processo em duas etapas e requer certo nível de habilidade no trabalho com árvores frutíferas. A essência do método moderno é rejuvenescer alternadamente os lados norte e sul. Começa-se pelo lado sul, pois é ele que suporta a maior parte da carga de frutos. Todos os ramos e brotos são podados em um setor com no máximo 3 metros de altura e 2 metros de largura. As raízes são então encurtadas para um comprimento de 70 centímetros no mesmo lado. Os cortes maiores dos ramos principais são cobertos com plástico preto opaco e descobertos após um ano. Os pontos de poda restantes são generosamente tratados com piche para jardim.

Leia também

Macieira Zhigulevskaya: características de cultivo e cuidados

 

No segundo ano, o mesmo procedimento é repetido do outro lado. É importante minimizar o número de cortes. Variações ligeiras nas dimensões da secção são aceitáveis. Com este tipo de rejuvenescimento, a macieira atingirá a sua produção máxima já no quarto ano. Haverá sempre frutos em pelo menos um dos lados. Este tipo de poda deve ser combinado com a poda sanitária; a poda de formação deve ser realizada no quarto e quinto anos. A poda em anel, adequada tanto para ramos grandes como pequenos, produz bons resultados.

Padrões de primavera e outono

Se a árvore não estiver negligenciada e não apresentar problemas óbvios, mas a produção de frutos tiver diminuído e perdido o sabor original, pode-se realizar uma poda de rejuvenescimento sazonal. O cronograma de poda dependerá da época do ano. Na primavera, é melhor não deixar os ramos principais centrais intactos, especialmente se a seiva estiver prestes a começar a fluir. É importante remover quaisquer brotos muito altos e brotos laterais, ou seja, os chamados competidores. É importante preservar a parte central da árvore, que contém o crescimento mais vigoroso e que provavelmente dará frutos nesta temporada.

Observação!
Após a abertura dos botões, é necessário realizar uma inspeção adicional e, em seguida, remover tudo o que estiver congelado.

Uma revitalização mais radical é possível no outono. Durante esse período, todos os ramos que crescem na direção errada devem ser removidos. Qualquer crescimento secundário que tenha se formado durante o verão também deve ser podado. Um ou dois ramos laterais devem ser deixados como ramos principais para a próxima estação.

As macieiras requerem atenção especial. Elas desenvolvem rapidamente brotos laterais, que não só prejudicam a aparência da copa, como também impedem que a planta concentre toda a sua energia na produção de uma grande colheita. O rejuvenescimento por meio da poda produz excelentes resultados se a técnica for seguida corretamente. Para isso, é preciso escolher o momento certo, o método adequado e preparar as ferramentas. É importante escolher um padrão de poda com base nos objetivos do tratamento e na condição da árvore.

poda de macieiras
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates