Como preparar as íris para o inverno: poda, adubação, replantio e proteção invernal.

Íris

Os cuidados regulares com as íris no outono garantirão sua floração na primavera e no verão. Os botânicos as consideram entre as plantas menos exigentes do reino floral, necessitando de cuidados mínimos. Isso inclui preparar as íris para o inverno no outono, com podas, adubação, proteção contra o frio e replantio. Este último procedimento é necessário em regiões com invernos rigorosos. Os demais procedimentos são obrigatórios.

A poda eliminará as partes secas.

No inverno, as íris concentram toda a sua energia na manutenção das suas funções vitais. Quanto menos folhas mortas tiverem, mais fácil será para esta representante do reino vegetal sobreviver ao frio. Assim que a floração termina, elas são podadas. Em climas temperados, isso geralmente ocorre no início de outubro e, em regiões mais ao sul, no início de novembro. Independentemente da região, a poda deve ser feita 1,5 semana antes da primeira geada. As folhas verdes não devem ser tocadas. Elas estão em plena fotossíntese, o que é essencial para a sobrevivência da planta.

Observação!
As partes secas, as hastes florais, os caules e as vagens de sementes maduras devem ser removidos.

Regras para poda

Use tesouras afiadas. Precisão é a chave do sucesso. Mesmo pequenos danos podem levar ao apodrecimento e à propagação de doenças. A segunda regra é evitar colher manualmente folhas e flores secas. Outras recomendações são as seguintes:

  • Os talos das flores são removidos até a base;
  • Comprimento máximo permitido da haste – 3 cm;
  • Caules com mais de 3 cm de comprimento são removidos;
  • Nos primeiros dez dias de outubro, corte as folhas secas a um nível de 15 cm;
  • A planta recebe a forma de um cone.

Após a poda, não regue nem fertilize as íris. Nutrientes orgânicos como esterco e cama de galinha são proibidos.

íris

Cuidados após a poda

Botânicos recomendam o uso de fertilizantes complexos 14 dias antes da poda e duas semanas depois. Esses fertilizantes contêm superfosfato e sais de potássio. Ao escolher os nutrientes, leve em consideração o clima da região.

  1. Durante um inverno ameno, o potássio e o fósforo são essenciais, pois fortalecem a imunidade da íris. Assim que a floração começa, os botões se formam mais rapidamente. Para cada metro quadrado de jardim, aplique 30 gramas de sal de potássio e 60 gramas de superfosfato. Antes de fertilizar, regue as flores e afofe a terra.
  2. Durante um inverno rigoroso, use qualquer solução nutritiva. Compre-a em uma loja de jardinagem. Adicione 100 g da mistura nutritiva a um balde de água. Use a solução para regar as plantas. Aplique ¼ de um balde por flor.

Os botânicos aconselham fertilizar ligeiramente menos do que o recomendado, em vez de exceder a dosagem indicada.

Replantio e plantio de outono

Isso é feito de 7 a 8 semanas antes da chegada da geada. O ponto de partida é a condição das folhas da íris. Assim que secarem, podem ser replantadas. Os jardineiros seguem o seguinte procedimento:

  • desenterre o rizoma;
  • Limpe-o da terra;
  • Separar o bebê;
  • O material de plantio é colocado em um recipiente plástico seco;
  • É colocado em local fechado por 30 dias para secar;
  • Assim que se passar 1 mês, A íris é transplantada para o solo.;
  • Para o plantio, escolha uma área do jardim que receba bastante luz solar;
  • Não deve haver água parada no local.

Uma vez concluído o trabalho, a vegetação é preparada para o inverno. Independentemente de o jardineiro ter plantado íris bulbosas ou de porta-enxerto, elas devem ser cobertas durante o inverno. Caso contrário, a vegetação morrerá na primavera.

Abrigo para o inverno

Em regiões com invernos rigorosos, plantam-se variedades resistentes à geada, que são cobertas durante o inverno. As seguintes variedades de íris demonstraram ser bem-sucedidas:

  • "Vinogradova";
  • "Danford";
  • "Reticulado";
  • "Britânico";
  • "Siberiano".

Não existem tais restrições para as regiões do sul. As seguintes recomendações ajudarão a minimizar erros durante o abrigo:

  • As variedades resistentes à geada são cobertas nos dias em que a temperatura cai abaixo de -10°C;
  • Se as flores foram transplantadas 2 semanas antes do início do tempo frio, elas devem ser cobertas;
  • O sistema radicular dos híbridos e das íris resistentes ao inverno deve ser coberto;
  • O solo num raio de 20 cm da base da íris é coberto com uma camada de 25 centímetros de cobertura morta (solo seco, turfa de planície ou húmus);
  • A parte acima do solo está coberta com galhos secos de abeto.
Observação!
Evite usar feno e palha como cobertura morta. Folhas secas ou em decomposição também são proibidas, pois esses elementos aceleram o crescimento de fungos e mofo.
Cuidados com íris no inverno

Características regionais de abrigo

Jardineiros têm muitas dúvidas sobre a necessidade de cobrir as íris. É um erro presumir que a decisão deva ser baseada apenas no clima da região e nas necessidades da variedade. Moradores de regiões mais ao sul geralmente têm menos preocupações. Muita neve, um inverno ameno e umidade moderada são fatores que preservam as íris até a primavera. A cobertura de neve funciona como um amortecedor, impedindo que as raízes derretam até a primavera. Os jardineiros precisam apenas cobrir o sistema radicular usando um dos métodos listados acima.

Os moradores de regiões com clima instável são obrigados a dedicar mais tempo e esforço ao preparo de seus espaços verdes. Isso se aplica à Sibéria e aos Montes Urais. A região de Moscou e a Rússia central também são afetadas, com algumas ressalvas. Geadas severas são raras, mas os jardineiros devem estar preparados para elas. O principal problema nessa região é o risco de grandes diferenças entre as temperaturas diurnas e noturnas. Não presuma que uma estufa protegerá as íris. As flores precisam ser cobertas.

Um material denso é adequado. Sua estrutura não deve permitir a passagem de ar frio. Uma camada de cobertura morta é colocada sob a cobertura. Botânicos recomendam que moradores da Sibéria e dos Urais evitem plantar variedades híbridas. A probabilidade de vê-las na primavera é baixa. A floração da íris tende a "zerar".Dá-se preferência a espaços verdes que foram especificamente desenvolvidos para plantio em regiões do norte.

Cuidados com íris no inverno

Procedimento em caso de emergência

Jardineiros iniciantes e profissionais têm dificuldade em proteger as flores do frio. Assim que percebem danos causados ​​pela geada em suas plantas, eles agem imediatamente:

  • Remova cuidadosamente as folhas mortas;
  • Remova a "pasta" resultante;
  • A limpeza é realizada até que o tecido vegetal sólido apareça;
  • O corte é tratado com uma solução de permanganato de potássio a 3% - quanto mais intensa a cor, melhor;
  • As "feridas" são polvilhadas com cinzas - que podem ser substituídas por carvão triturado.
Observação!
As manipulações listadas são eficazes quando o problema é identificado em um estágio inicial.

A íris é uma planta perene que prospera em praticamente todas as zonas climáticas. O plantio deve levar em consideração a amplitude térmica entre o dia e a noite, a umidade e os níveis de nutrientes do solo. Botânicos recomendam variedades resistentes à geada. Nas regiões mais ao sul, essas restrições não se aplicam. O replantio, o plantio e a poda devem ser feitos pelo menos três semanas antes da chegada do frio. Depois disso, regue, fertilize e cubra a íris.

Cuidando das íris no outono
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates