Como amarrar pepinos em uma varanda: regras e diagramas

pepinos

Para obter uma colheita farta de pepinos cultivados em casa, é preciso seguir as mesmas regras e criar as mesmas condições que se usa para cultivar hortaliças em estufa ou jardim. Quando a planta tiver de 6 a 8 folhas maduras, amarre os pepinos na varanda ou alpendre para permitir que a planta se desenvolva ativamente, forme ramos e estolões, floresça e dê frutos. Jardineiros experientes utilizam diversos dispositivos para amarrar plantas da família das abóboras.

Por que amarrar pepinos na varanda e no jardim?

Colocar tutores para pepinos em parapeitos de janelas ou varandas é essencial para garantir o desenvolvimento uniforme de suas trepadeiras, folhas e gavinhas. À medida que crescem, as plantas se esticam para cima, agarrando-se com ramos flexíveis e finos aos troncos e caules adjacentes. Sem suporte, os pepinos se espalham pelo chão ou impedem o crescimento de outras plantas. Quando expostos ao solo, as plantas verdes e os frutos apodrecem, tornando-se vulneráveis ​​a roedores, pragas e doenças fúngicas.

As trepadeiras de pepino precisam ser amarradas para:

  • O broto cresceu uniformemente para cima, e todos os seus segmentos receberam luz suficiente;
  • o jardineiro podia cuidar confortavelmente das plantações, tratar os arbustos (capinar, afofar a terra, fertilizar);
  • Os pepinos não entraram em contato com o solo, amadureceram e foram colhidos no momento certo;
  • ter a oportunidade de plantar mais vegetais em uma área limitada;
  • Evitar danos às partes verdes do arbusto e às plantações próximas;
  • a cultura desenvolveu mais inflorescências para produzir mais frutos;
  • Plantações bem iluminadas produzem mais frutos;
  • Os arbustos não competiam entre si.

Plantas sem suporte formam um canteiro denso e caótico, difícil de manter. Você pode ajustar o padrão de crescimento dos vegetais para manter o canteiro organizado, criando não apenas uma horta caseira arrumada, mas também um elemento decorativo para janelas ou varandas.

Quando amarrar as plantações de pepino

De acordo com as diretrizes agrícolas, as trepadeiras de pepino geralmente são amarradas assim que a planta produz a 6ª à 8ª folha madura. Nesse ponto, a planta atinge pelo menos 30 cm e começa a formar gavinhas que sustentarão o longo caule enquanto ele se move em direção à luz.

Considere as seguintes recomendações para escolher o momento ideal para colocar a liga:

  • Os pepinos não devem ser amarrados antes do surgimento da 4ª ou 5ª folha. Durante esse período, a planta fica vulnerável a danos mecânicos. As partes verdes e os caules ainda têm uma superfície fina e delicada.
  • Utilize materiais duráveis ​​ou crie estruturas confiáveis ​​para que correntes de ar ou vento não deformem o tronco, as folhas ou as inflorescências;
  • Faça o nó da liga na primeira metade do dia;
  • Escolha um dia fresco;
  • Prenda os arbustos à segunda folha na base e coloque as ligas em intervalos de 30-40 cm à medida que os brotos crescem;
  • Não regue a planta imediatamente antes ou depois do procedimento.
Importante!
Ao plantar mudas em caixas ou vasos, utilize suportes para as plantas. Isso evitará danos ao sistema radicular do pepino. Planeje com antecedência o método de suporte que utilizará para o cultivo de pepinos em ambientes internos.

O melhor momento para tutorar cada variedade de pepino varia. Depende da taxa de crescimento da planta. Monitore suas plantas para determinar a melhor época para colocar as estacas.

Como amarrar pepinos em uma varanda ou peitoril de janela

Para amarrar pepinos corretamente sem danificar os caules, folhas e partes verdes, utilize materiais disponíveis e ferramentas de jardinagem prontas. Jardineiros experientes cultivam pepinos em ambientes internos utilizando estacas tanto na vertical quanto na horizontal.

Para amarrar as trepadeiras de pepino, os jardineiros usam:

  • treliçaO dispositivo consiste em dois postes verticais com barras transversais espaçadas. O produtor pode apoiar a planta na estrutura, colocar os frutos em maturação nas barras perpendiculares e guiar os ramos rastejantes na direção desejada. Utilize uma treliça comercial ou faça a sua própria com materiais reaproveitados (galhos, corda, arame). Para cada planta, instale uma treliça com pelo menos 20 cm de largura e 50-60 cm de altura. A parte superior é fixada com corda.
  • Cordas. Um dos métodos mais comuns e fáceis de implementar para amarrar arbustos. Uma corda é amarrada a um suporte enterrado no chão e fixado acima dele. Uma planta trepadeira ou alta é posicionada ao redor do suporte. Para pepinos, eu uso varal, barbante ou barbante trançado de algodão comum ou tecido de malha. Amarrar trepadeiras em nylon ou nylon não é recomendado. O material tende a esticar, o que impedirá que a planta fique presa com segurança. As pontas da corda de cada planta são fixadas a uma cornija improvisada sob o teto, usando pregos ou parafusos.
  • Estacas. Estacas de metal, plástico ou madeira são instaladas ao plantar mudas em seu local definitivo ou ao semear. Usam-se hastes longas ou estacas retráteis, que são estendidas à medida que a trepadeira de pepino cresce. Quando a 6ª à 8ª folha aparecer, a planta é encostada no suporte e os estolões que surgirem são direcionados para cima e ao redor. Instale estacas para cada planta separadamente. Se a estrutura não for longa o suficiente, ela pode ser estendida usando uma corda presa ao teto.
  • gradesPara conduzir o crescimento de pepinos, você pode usar uma tela pré-fabricada de polipropileno ou metal. Instale a estrutura na parte interna de uma janela, varanda ou sacada. Guie as trepadeiras ao longo da estrutura na direção desejada, de modo que as gavinhas flexíveis sustentem a planta. Deixe um espaçamento de 20 a 30 cm entre as trepadeiras para evitar que elas compitam entre si.

Conselho!
Ao amarrar pepinos, você pode usar não apenas os métodos padrão de dispor o vegetal em um elemento de suporte, mas também criar composições complexas e figurativas.

Métodos para amarrar pepinos na varanda

Os principais métodos para amarrar plantas de pepino são a estaqueamento vertical e horizontal. Os princípios da amarração de ramas em desenvolvimento são explicados detalhadamente no vídeo em anexo.

Escolha o método mais adequado para a manutenção da sua plantação de pepinos:

  • O tutoramento vertical consiste em dispor estruturas de suporte para que o arbusto cresça para cima. Treliças, cordas, arame ou telas podem ser usados ​​para esse fim. Instale as guias ao semear as sementes ou plantar as mudas. Quando a planta atingir 30 cm de altura, construa uma estrutura completa para que os estolões se agarrem.
  • O tutoramento horizontal consiste em organizar as trepadeiras de pepino de forma que cresçam lateralmente. Este método é adequado para plantações em vários níveis ou viveiros com altura limitada. Suportes são colocados ao longo das bordas do parapeito da janela e cordas são amarradas a eles em várias alturas, paralelas ao chão, ou travessas são utilizadas. As trepadeiras em crescimento são guiadas lateralmente ao longo dos suportes para garantir o pleno desenvolvimento e frutificação.

Planeje com antecedência o plantio em sua varanda, peitoril da janela ou alpendre para criar um jardim doméstico organizado e esteticamente agradável, que não só produzirá frutos, mas também servirá como decoração para a janela.

Formas interessantes de amarrar pepinos em um parapeito de janela

Além dos métodos tradicionais para amarrar pepinos em vasos dentro de casa, confira algumas técnicas interessantes de amarração decorativa. A foto mostra arranjos inusitados de trepadeiras que, quando combinadas, criam composições decorativas perfeitas para enfeitar o parapeito de uma janela.

Formas inusitadas de amarrar pepinos podem ser utilizadas com a ajuda de:

  • Arame. Ao plantar a muda de pepino, insira um pino de metal no solo a uma profundidade de 15 a 20 cm. A uma distância de 30 a 35 cm da superfície do vaso, crie a estrutura que desejar para o seu crescimento — um formato de cano de água, ziguezagues, curvas aleatórias, etc. Amarre as trepadeiras, que seguirão o contorno das guias à medida que crescerem.
  • Cordas. Se for cultivar pepinos em um parapeito de janela largo ou em uma mesa, coloque as mudas próximas umas das outras. Levante as cordas pela base e prenda-as em um ponto, de modo que as plantas formem uma espécie de tenda verde.
  • Arcos. Utilize guias curvas feitas de plástico resistente ou metal para direcionar as trepadeiras. Plantas de pepino maduras formarão arcos verdes encantadores. Todas as partes da planta receberão luz suficiente, e a planta será fácil de cuidar e colher à medida que amadurece.
Conselho!
As trepadeiras de pepino são plantas flexíveis e fáceis de cultivar. Com adubação e os cuidados adequados, crescem rapidamente e seguem os suportes na direção que você as direciona. Use a criatividade para amarrar suas cucurbitáceas e garantir que sua horta na janela não só produza uma colheita abundante, como também fique com uma aparência organizada.

A colocação oportuna de estacas nas trepadeiras de pepino é essencial para garantir que a planta desenvolva ativamente partes verdes, produza inflorescências e frutos suculentos. As estacas ajudam todos os segmentos da planta a receber luz e ar. Assim que a 6ª à 8ª folha madura surgir, os pepinos na varanda devem ser fixados com estacas, treliças ou cordas. Siga as instruções padrão ou crie arranjos decorativos com esta hortaliça trepadeira.

métodos de amarrar pepinos
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates