Quando os brotos e as folhas ficam mais finos, o vegetal não consegue crescer e se desenvolver adequadamente — isso indica que as mudas estão muito grandes. Isso pode levar a uma série de problemas, desde o apodrecimento das raízes até vários vírus e até mesmo a morte completa da planta. Uma vez identificadas as causas, você poderá plantar as mudas de pepino corretamente, sem prejudicar a colheita futura. Essas mudas podem ser transplantadas para uma estufa ou para o solo. O crescimento excessivo dos pepinos é causado por cuidados inadequados.
Por que as mudas de pepino cresceram demais?
Cultivar mudas saudáveis e de alta qualidade não é fácil. Elas frequentemente apodrecem, secam, estragam ou crescem demais. É uma pena quando os brotos, conquistados com tanto esforço, não podem ser plantados no solo porque simplesmente não criam raízes.
Quando algo dá errado, é fácil perceber. Nesse caso, é necessário mudar os cuidados. Por que as mudas podem crescer demais:
- Falta de espaço durante o cultivo. Os pepinos são plantas que adoram sol. Para um desenvolvimento normal, precisam de acesso constante à luz. Se os brotos não receberem sol suficiente, eles se esticam em direção à luz, ficando mais finos. Isso geralmente acontece quando a distância entre as plantas não é mantida. O plantio requer concentração e atenção. Mantenha uma distância mínima de 10 cm entre as plantas. Isso permitirá que cada broto tenha espaço suficiente para emergir e florescer, e as folhas não bloquearão o acesso umas das outras ao sol e à luz.
- Os recipientes de cultivo são muito espaçosos. Paradoxalmente, espaço e ar em excesso levam à falta de nutrientes, razão pela qual as plantas não conseguem prosperar.
- Luz insuficiente. Se as mudas estiverem simplesmente em um parapeito de janela em um lado do apartamento que não recebe sol, provavelmente não estão recebendo luz suficiente. Isso causa uma situação semelhante à falta de espaço: as pétalas se esticam e ficam mais finas em busca de luz solar, como pode ser visto no vídeo.
- Nutrição inadequada. Os pepinos precisam de adubação adicional mesmo quando a planta ainda está em desenvolvimento. Nutrição insuficiente leva ao ressecamento, enquanto excesso de fertilizante causa crescimento excessivo e apodrecimento.
- Temperaturas excessivamente altas do ar e do solo. Esta é uma causa comum de crescimento excessivo. Jardineiros frequentemente presumem que nutrientes em excesso são benéficos para o crescimento. No entanto, logicamente, o excesso leva as mudas plantadas a se desenvolverem muito rapidamente e, eventualmente, morrerem. Mesmo em temperaturas acima de 25°C. OOs brotos se curvam, afinam, esticam-se e morrem.
- Colheita precoce. Os benefícios desse procedimento para o cultivo de pepinos ainda são debatidos. No entanto, colher talos que ainda não amadureceram é certamente prejudicial. Consequentemente, pepinos que cresceram demais devido a isso são perigosos para o plantio no solo.
Uma vez identificadas as causas, fica mais fácil resolvê-las. Assim, você poderá escolher a técnica de transplante adequada. O plantio de mudas de pepino muito grandes em solo aberto deve ser feito com cuidado, evitando traumas.
Você também pode se interessar por:Como plantar mudas de pepino que cresceram demais
Plantar mudas de pepino muito grandes no solo não só é possível, como também necessário. Mudas muito grandes caracterizam-se pelo surgimento de brotos alongados muito antes do momento ideal para o plantio em campo aberto. Esses brotos podem atingir de 15 a 20 cm — uma distância considerável. É improvável que essas mudas se desenvolvam em hortaliças vigorosas. Provavelmente, elas nem sequer suportarão o transplante e morrerão nesse ponto. Portanto, ao plantar mudas de pepino muito grandes em estufa ou em campo aberto, é preciso ter extremo cuidado.
Transfira cuidadosamente o ramo para um buraco previamente preparado e cubra com terra. Se as mudas foram cultivadas em copos individuais, você pode envolver o recipiente com uma bandagem pouco antes do plantio. Isso garante que todos os brotos sobrevivam.
Não é necessário retirar o vegetal do copo antes de plantá-lo na terra — basta cortar o fundo e enterrá-lo. As raízes começarão a crescer através desse buraco. As mudas de pepino cresceram demais., necessário:
- Siga o padrão de plantio;
- Realizar o preparo preliminar do solo;
- Proporcionar cuidados de alta qualidade para mudas já plantadas.
Ficou pequeno para mim. mudas de pepino em campo aberto O ideal é plantar no início da manhã ou no final da tarde, após o pôr do sol. Essas condições climáticas reduzem o risco de danos às raízes.
padrões de plantio
Para evitar a morte de mais plantas, é importante escolher o padrão de plantio correto. Isso envolve manter o espaçamento ideal entre as plantas. Existem dois padrões básicos para o plantio de pepinos no solo:
- 70x30 cm. Este formato padrão nem sempre é adequado para o plantio de pepinos que cresceram demais. Deve ser usado apenas em áreas com sol constante durante o dia.
- 80x50 cm. Este é o espaçamento ideal para o cultivo de mudas grandes. Neste caso, você pode plantar as mudas deitadas, pois há bastante espaço. Plantadas a essa distância, as plantas receberão luz solar suficiente, o que significa que irão prosperar.
Você também pode se interessar por:Preparando para o transplante para o solo
Antes de plantar mudas de pepino crescidas demais no solo, elas devem ser preparadas com cuidado. Primeiro, precisam ser aclimatadas. Comece a aclimatação expondo-as a duas horas diárias de luz solar direta. O ideal é que o tempo esteja úmido e nublado. A cada dia, aumente o número de horas ao ar livre até chegar a um dia inteiro. No último dia de aclimatação, as mudas podem até ser deixadas ao ar livre durante a noite, cobertas com plástico.
Em seguida, certifique-se de aparar as duas fileiras de folhas inferiores. Você pode criar uma espécie de tubo de papelão na base do caule.
- dará suporte ao pepino;
- impedirá o crescimento adicional;
- Ao mesmo tempo, novas raízes jovens e fortes começarão a se formar.
Não há necessidade de fertilizar as plantas antes do plantio, isso pode prejudicá-las.
É possível plantar as mudas mais fundo?
Pepinos muito grandes podem ser plantados mais fundo. Este método é mais eficaz se a muda for dobrada em espiral ao longo de toda a largura da cova ou plantada em ângulo, de lado. A profundidade máxima é de 5 a 7 cm; plantar as mudas mais fundo é inútil, pois pode causar danos.
Plantar pepinos em buracos
Os buracos nos canteiros são preparados com antecedência. O solo é afofado e fertilizado com microelementos e minerais benéficos. Cinzas ou repelente de insetos podem ser adicionados ao fundo. A água é adicionada ao buraco, aproximadamente até a metade da sua altura. Após o plantio, cubra-o com terra, criando uma depressão. Isso evita que a umidade evapore muito rapidamente. Para reter o calor e manter a umidade, cubra a parte superior com:
- grama;
- feno.
Em vez de grama, você pode usar um tecido de cobertura especial e respirável. Se usar um material de cobertura, faça furos nele previamente e plante as mudas através desses furos no solo exposto.
Como plantar mudas de pepino em campo aberto
Procedimento:
- Cave um canteiro de tamanho adequado para a área em questão.
- Coloque a terra em um carrinho de mão ou em um local separado.
- Corte três fileiras de folhas inferiores.
- Coloque as mudas nas valas quase completamente na horizontal. Posicione as raízes próximas a elas.
- Insira suportes próximos à parte superior.
- Cubra bem com terra, deixando as partes superiores com folhas expostas ao ar.
- Forneça rega abundante no local onde as raízes estão inseridas.
- Após o plantio, regue somente depois de duas semanas.
Não se preocupe se as plantas crescerem demais e estiverem caídas no chão nu no início. Elas se levantarão depois de se adaptarem.
Como plantar mudas de pepino em uma estufa
Pepinos que cresceram demais são plantados em estufa no início ou meados de maio. No entanto, durante esse período, é importante lembrar que, se a estufa não for aquecida, será necessário providenciar cobertura adicional. A temperatura diurna ideal para o desenvolvimento das mudas de pepino é de 22°C. OC, e à noite – 16. Em uma estufa, o solo requer:
- afrouxar;
- tratar com nutrientes.
A aplicação de húmus, turfa e composto também ajudará. Escolher o local certo é importante. Plantas muito grandes não devem ser plantadas em solo onde vegetais infectados com requeima foram cultivados nas últimas duas ou três temporadas. Areje bem o solo. Espaçamento mínimo de 30 cm entre as plantas na estufa para evitar que interfiram no crescimento umas das outras.
Cuidados pós-plantio para mudas alongadas
Pepinos recém-transplantados e que cresceram demais exigem cuidados mais minuciosos do que os plantios padrão. Aqui estão as orientações básicas:
- O solo não deve secar. Os pepinos adoram umidade; ela os ajuda a se fortalecer e a recuperar suas energias.
- Estaqueamento oportuno. Caules finos e frágeis devem ser amarrados com cuidado logo após o plantio. O ideal é fazer isso por cima, sem puxar com muita força.
- Afofamento e fertilização. A fertilização, o afofamento do solo e quaisquer outras manipulações só podem ser feitos após uma semana. Durante esse período, as plantas se adaptarão ao novo solo.
- Em caso de mudanças bruscas de temperatura e risco de geada, até mesmo os pepinos cultivados em estufa devem ser cobertos com filme perfurado.
- É melhor usar um fertilizante que estimule o crescimento das raízes, em vez da folhagem da planta.
- O ideal é podar a prímula. Isso estimulará um melhor desenvolvimento das raízes.
Para plantar corretamente mudas de pepino que cresceram demais, é preciso seguir todas as regras. Caso contrário, toda a colheita pode ser perdida.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas