Como podar uma cerejeira: um guia ilustrado para iniciantes

Cerejas

A poda de cerejeiras deve ser feita corretamente. Também é importante saber o momento certo para realizar o procedimento. Jardineiros iniciantes frequentemente cometem erros que resultam na morte da árvore. Para evitar essas consequências trágicas, existe um guia que descreve o processo passo a passo e inclui imagens.

Objetivo da poda

As cerejeiras crescem rapidamente e tendem a ramificar-se excessivamente. Como resultado, os galhos começam a quebrar, incapazes de suportar o peso dos frutos. Além disso, há outro fator importante que indica a necessidade de poda: a árvore desperdiça energia no crescimento de brotos desnecessários, o que reduz a produção.

Atenção!
Existe um equívoco comum entre jardineiros iniciantes de que uma árvore não precisa de poda adequada na copa porque quanto mais galhos ela tiver, mais cerejas produzirá. Mas isso é um equívoco.

À medida que os ramos e, consequentemente, as folhas crescem, o ar e a luz solar não chegam a todas as áreas da copa. Isso leva à sua morte. Os frutos também sofrem: tornam-se menores e menos saborosos. A falta de ar fresco cria um ambiente ideal para a proliferação de bactérias. Portanto, os cuidados adequados com a cerejeira são essenciais para garantir seu pleno desenvolvimento.

Tipos de poda

A poda de formação das cerejeiras deve começar no primeiro ano após o plantio. Para isso, o tronco, a estrutura principal e a copa devem ser claramente definidos. O ideal é podar esses elementos na primavera e esperar até o outono para desbastar os galhos. Árvores com mais de cinco anos podem ser podadas em qualquer época do ano.

Existem diversos tipos de procedimentos que diferem entre si em seu esquema e resultado final.

  1. Poda de formação – o período ideal para esta poda é de um a seis anos após o plantio no jardim. Uma árvore com um ano de idade precisa dela com mais frequência. Este tipo de poda é realizado no início de março ou abril, após o derretimento da neve ou antes do surgimento dos brotos. Este procedimento é necessário para criar a forma desejada e dar à copa a densidade desejada. Consiste na remoção de brotos que congelaram ou estão infestados por parasitas.
  2. A poda de manutenção (regulatória) das cerejeiras deve ser feita no outono ou na primavera. É um procedimento anual necessário para manter o formato da copa. Consiste na remoção de galhos em excesso. Quanto mais cedo for feita, menor será o estresse para a árvore.
  3. A poda sanitária é realizada a cada cinco anos, na primavera ou no outono, após a colheita. Por vezes, é possível realizar podas mais frequentes. Este tipo de modelagem da copa é necessário para reduzir o risco de infecção. O procedimento consiste na remoção dos ramos infectados, que são então queimados.
  4. O rejuvenescimento também é realizado a cada cinco anos. No entanto, se necessário, pode ser feito com mais frequência. A melhor época para isso é no início da primavera ou no outono, após a colheita dos frutos. Isso ajudará a corrigir a copa e a remover brotos danificados, secos e infectados. O rejuvenescimento é usado principalmente em plantas mais velhas.

Conhecer essas variedades ajudará você a escolher a poda correta e a realizá-la de acordo com o sistema existente.

Quando se pode podar uma cerejeira?

Para garantir um crescimento saudável e pleno desenvolvimento, é importante saber quando podar sua cerejeira e respeitar o cronograma. É fundamental considerar a idade da árvore. O ideal é realizar a poda da copa em etapas. Se você podar todos os galhos de uma só vez, a árvore sofrerá estresse e concentrará toda a sua energia na recuperação em vez da produção de frutos.

Poda de cerejeiras na primavera

A poda da cerejeira na primavera deve ser feita dentro do período recomendado, pois está relacionada aos processos que ocorrem na planta. Os galhos devem ser removidos antes que a seiva comece a fluir pelas células e os botões comecem a inchar. O momento ideal para isso é em meados da primavera, quando a cerejeira já começou a sair do período de dormência, mas a fase de crescimento ativo ainda não começou.

Atenção!
Se você podar em abril, será menos benéfico, pois nessa altura os botões já estão quase formados.

A poda de primavera não deve ser ignorada — ela serve para dar forma à copa. No entanto, o tipo de procedimento depende da idade da árvore. Por exemplo, mudas são podadas nesta época, e galhos finos são encurtados. Formam-se dois níveis:

  • A parte principal deve permanecer como base, que consiste em 7 a 9 ramos;
  • e na segunda, duas ou três ramificações.

A poda geralmente deve ser feita quando a árvore jovem atingir pelo menos 70 cm. No entanto, se a muda foi plantada em seu local definitivo no outono, espere 1,5 ano antes da primeira poda. A principal diferença entre a poda de plantas jovens e adultas é a quantidade de poda a ser feita na parte superior. Para calcular a distância correta, conte seis gemas a partir do ramo principal.

Uma planta de dois anos precisa ter sua base formada. Para isso, selecione quatro galhos grandes e encurte cada um em 0,5 m. Faça o mesmo com o caule principal, contando os quatro brotos superiores e cortando a ponta.

Uma cerejeira de três anos precisa ser podada em ambos os níveis. Para controlar esse processo, você precisará encurtar os galhos mais finos. O comprimento deles deve ser igual ao do broto mais curto. Brotos jovens que crescem profundamente na copa devem ser completamente removidos. A árvore estará em boa forma se seus galhos crescerem para cima e para os lados, e o ângulo entre eles e o tronco for de 45°.

Uma planta de 4 anos deve ser podada ao nível dos ramos jovens e esqueléticos. O terceiro nível deve ser cortado a 20 cm abaixo do topo, mas seu comprimento não deve ultrapassar 70 cm. Se os brotos do segundo nível não ultrapassarem essa altura, a poda não é necessária.

A poda da cerejeira na primavera evita que ela fique com galhos longos e finos. Com uma copa bem formada, a árvore atingirá uma altura máxima de 3,5 metros, ideal para facilitar a colheita. Após 14 a 20 dias, deve-se realizar o desbaste para permitir uma boa circulação de ar. Conforme a cerejeira cresce, remova os ramos danificados que não produzirão frutos. Essa prática estimula a formação de novos brotos.

Poda no verão

O plano de poda de verão para cerejeiras sugere que ela seja realizada no início de junho, após o período de crescimento, antes que a árvore comece a frutificar. O procedimento deve ser realizado em duas etapas:

  1. Os ramos que já terminaram a floração são podados ligeiramente para estimular um maior alargamento da copa. Os ramos horizontais são mais fáceis de manter e significativamente mais fáceis de monitorar.
  2. A segunda etapa da poda de cerejeiras no verão ocorre após a colheita dos frutos. Deixe a árvore se recuperar por cerca de 7 dias e, em seguida, repita a primeira etapa.

Leia também

Cereja Leningradskaya: Características e Avaliações
Apesar da grande variedade de cerejas, uma das mais populares e procuradas continua sendo a cereja "Preta de Leningrado", que descreveremos, fotografaremos e analisaremos em...

 

Se esse problema for resolvido precocemente, os brotos anuais não ficarão excessivamente crescidos. O desbaste da coroa no verão permitirá que ela fique melhor exposta a diversos fatores ambientais, o que melhorará o sabor e a qualidade da fruta.

Poda no outono

Poda de cerejeiras no outono Isso deve ser feito imediatamente após a queda das folhas, preferencialmente antes da metade do primeiro mês do outono. No entanto, se a planta cresce em regiões de clima quente, o procedimento pode ser adiado até meados de outubro. Adiar a poda dificultará a recuperação da planta.

As cerejeiras são podadas no outono como medida preventiva. Durante esse período, é importante remover galhos danificados, infectados e fracos. Isso ajudará a árvore a sobreviver ao inverno com mais facilidade.

Atenção!
Jardineiros iniciantes cometem um erro comum: usar a ferramenta errada. Especialistas recomendam o uso de uma serra de poda, pois os cortes feitos com ela cicatrizam muito mais rápido.

Todos os brotos que estiverem tortos ou crescerem em um ângulo comum em relação ao tronco devem ser removidos. O desbaste ajudará a manter uma copa saudável e um hábito de crescimento saudável. Uma alternativa à poda no outono é reduzir o comprimento dos brotos de um ano em um terço.

poda de inverno

As cerejeiras não devem ser podadas no inverno, pois não são particularmente resistentes à geada. No entanto, esse procedimento é necessário quando uma árvore mais velha precisa de rejuvenescimento, já que outros métodos não produzem os resultados desejados. Mesmo assim, a poda deve ser feita no máximo a cada três anos.

A poda deve ser feita em fevereiro, quando as temperaturas sobem e as geadas noturnas começam a diminuir ligeiramente. O corte deve ser bem tratado. Para isso, cubra-o previamente com um pano dobrado várias vezes.

Como podar cerejeiras

As cerejeiras precisam ser podadas para que sua copa tenha o formato adequado. No entanto, se os galhos forem removidos incorretamente e as áreas cortadas não receberem os devidos cuidados, você poderá não apenas sofrer uma redução na produção de frutos, mas também levar à morte da planta.

Formação da copa da cerejeira de acordo com seu tipo

Em plantas com porte arbóreo, surgem ramos frutíferos um ano após a formação dos botões. São esses ramos que produzem os frutos principais. A poda é necessária para desbastar a copa ou encurtar os novos brotos. A altura máxima dos ramos deve ser de 2,5 m.

Este tipo de planta deve ser podado em etapas:

  1. Aperte a parte superior.
  2. É proibido realizar qualquer tipo de manipulação em galhos com menos de 20 cm de comprimento.
  3. Elimine os garfos.
  4. Os cortes devem ser feitos nos ramos externos.
  5. Corte os galhos que crescem para cima ou em direção ao poste.
  6. Corte os galhos menores do condutor. Essa prática fortalecerá os ramos principais e os brotos frutíferos.
  7. Elimine os galhos secos e doentes.
  8. Corte os ramos que tiverem poucos ou nenhum botão.

As cerejeiras arbustivas frutificam em ramos de um ano, por isso é importante fazer tudo o que for possível para garantir o seu desenvolvimento adequado. A copa da cerejeira deve ser formada de acordo com o seguinte esquema:

  • Encurte os ramos com as pontas expostas em um terço;
  • Os ramos com um ano de idade não devem ser removidos. Caso contrário, eles morrerão após a colheita dos frutos;
  • Os ramos esqueléticos devem ser podados, deixando à mostra os ramos desenvolvidos que surgem nas laterais e crescem para cima;
  • Corte os rebentos com 55 cm de comprimento. Isto irá estimular o crescimento de novos ramos.

Além disso, a poda deve ser feita não no anel, mas no ramo lateral.

Poda de cerejeiras jovens

A poda adequada de árvores jovens envolve o encurtamento de ramos com um ano de idade. Isso pode ser feito de três maneiras: poda fraca, média e forte. A escolha depende dos hábitos de crescimento de outras plantas, da composição do solo e do clima local.

A poda leve consiste em cortar cerca de 1/4 do comprimento da planta. Isso estimula o crescimento das gemas terminais e força os ramos a se estenderem em um ângulo agudo. A poda média requer a poda de metade da planta: a muda desenvolve mais ramos laterais e a frutificação ocorre mais cedo. No entanto, isso retarda o desenvolvimento dos ramos principais.

Se optar por uma poda drástica, terá de remover a maior parte das mudas. Ramos laterais fortes crescerão a partir das gemas restantes, paralelos ao tronco ou ligeiramente descentrados.

Para jardineiros iniciantes, o processo pode parecer complicado. Mas este vídeo sobre a poda de uma cerejeira jovem vai ajudá-lo a entendê-lo.

Formação da copa de uma árvore frutífera

Para uma árvore em fase de frutificação, o ideal é realizar uma poda sanitária. Após isso, ela passará o inverno significativamente melhor. O seguinte algoritmo de poda se aplica:

  1. Remova galhos quebrados, frutos estragados e galhos doentes.
  2. Corte os galhos que apontam para dentro, em direção à copa.
  3. Garfos afiados também não são necessários.

Se for necessário encurtar o condutor central, isso pode ser feito.

Podando uma velha cerejeira

A poda de uma árvore velha é necessária para corrigir a copa, pois a essa altura já não faz sentido moldá-la. Para essas plantas, utiliza-se a poda de rejuvenescimento, que garante um longo período de crescimento para a cerejeira e também estimula uma colheita abundante.

Além disso, as árvores adultas precisam ser podadas por questões sanitárias, assim como as mudas jovens. A cada ano, a árvore desenvolve mais galhos congelados e, em certas áreas, a casca começa a descascar e até mesmo a sofrer com doenças. Os brotos danificados não produzem mais frutos.

A poda de rejuvenescimento deve ser realizada em clima seco e quente. Posteriormente, trate as áreas cortadas com piche para jardim.

Atenção!
Se os ferimentos forem muito grandes, devem ser envoltos em filme plástico.

Se você tomar as medidas corretas, a cerejeira produzirá muitos brotos novos e a colheita aumentará.

Como dar forma a uma cerejeira

O crescimento da plantação precisa ser constantemente monitorado e moldado. Caso contrário, seu canteiro se transformará em uma planta enorme e descontrolada, e não em uma árvore pequena e bem cuidada. Além disso, a produção de frutos será mínima.

No primeiro ano de plantio

A formação da copa deve ser contínua e necessária, mesmo para uma árvore jovem. Inicialmente, selecione uma seção do tronco que se estenda do colo da raiz visível até a junção dos ramos inferiores. A altura deve ser de 0,7 m. Em seguida, conte cinco gemas, que formarão a estrutura principal. Pode os ramos restantes.

Uma copa esparsa e em camadas é ideal para uma planta anual. Ela consiste em um tronco grosso de 3 a 4 metros de altura e uma série de ramos esqueléticos que se estendem do tronco principal em um ângulo de 40 a 50°. Para obter esse resultado, os brotos jovens devem ser encurtados em 1/3 e os ramos congelados devem ser removidos.

Formação de cerejeiras no segundo ano de plantio.

Após um ano, surgirão brotos, a partir dos quais será necessário criar duas camadas. A árvore já estará adaptada ao seu novo local, portanto o processo será tranquilo. Para moldar a copa de uma árvore de dois anos, siga um padrão específico. Primeiro, remova quaisquer galhos que cresçam para dentro.

Corte os 3-4 ramos inferiores a 0,6 m. Corte o ramo principal a 0,7 m acima do ramo superior. Quatro gemas devem permanecer no ramo principal, que formarão a segunda fileira de ramos.

Nos anos seguintes

Após mais um ano, é necessário realizar uma poda de desbaste, pois a cerejeira já terá crescido consideravelmente. Devem ser removidos os ramos que formam um ângulo agudo com o tronco. Os brotos secundários devem ter aproximadamente 15 cm a menos que os brotos principais.

Atenção!
Se desejar, você pode formar um terceiro nível.

Para fazer isso, você precisará contar 6 brotos a partir do condutor do segundo nível e cortar tudo o que estiver localizado na parte superior.

No quarto ano de vida, tudo deve ser feito para evitar que a árvore cresça demais. O condutor central e todos os outros ramos devem ser encurtados. O terceiro nível deve ser 20 cm mais curto que a estrutura principal.

Aos cinco anos de idade, a copa da cerejeira já terá adquirido a forma desejada. Resta apenas mantê-la. Durante esse período, é necessária a poda sanitária e de rejuvenescimento.

formação de cerejeira kgb

https://youtu.be/x7mgYnbjxM4

O sistema de condução de cerejeiras KGB (Kim Green Bush) foi introduzido recentemente. Este processo moderno é muito mais fácil do que os métodos espanhol ou australiano. Além disso, o procedimento ajuda a remover as copas baixas. Isso é importante porque elimina a restrição do fluxo de ar, que pode reduzir a produção e aumentar o risco de doenças.

Leia também

Quais variedades de cereja autoférteis devo escolher para a região de Moscou?
As variedades de cereja autoférteis distinguem-se pelo facto de a sua polinização ocorrer dentro da mesma árvore. No entanto, este tipo de polinização não afeta de forma alguma a produção. Vejamos as melhores variedades autoférteis...

 

Execução do sistema:

  • Na primeira primavera, corte o tronco a uma altura de 0,5-0,6 m;
  • Vários ramos surgirão no verão. Quando atingirem 60 cm de comprimento, devem ser podados para 15, no máximo 20 cm;
  • Repita o processo um ano depois. Além disso, os brotos que crescem para dentro também devem ser removidos.

Como resultado, surgirá uma planta rasteira no terreno. A vantagem desse arbusto é sua capacidade de regeneração e maior resistência à geada.

Esquema para dar forma às cerejeiras de acordo com o tipo de arbusto australiano.

O método de condução de cerejeiras em "arbusto australiano" é um dos mais convenientes para a colheita de frutos em pomares de porte baixo. Essa técnica é simples e até mesmo um iniciante pode dominá-la após um estudo cuidadoso.

  1. Na primavera seguinte ao plantio, a muda deve ser podada para 0,5 m.
  2. No verão, é preciso dar forma à copa, deixando 4 galhos grandes para esse fim e descartando o restante.
  3. Prenda um prendedor de roupa perpendicularmente ao tronco, acima do ponto de crescimento, quando o esqueleto atingir 5 cm da base. Isso é necessário para garantir que os brotos primários cresçam verticalmente.
  4. Um ano depois, na primavera, corte os botões dos brotos que crescem para dentro, em direção à coroa.
  5. Mais tarde, na primavera, os brotos jovens que aparecem no esqueleto são cortados a 8 cm.

Nos últimos anos, os galhos das cerejeiras precisam ser podados de tempos em tempos.

Formação segundo o tipo de arbusto espanhol

Este método é popular em países com climas quentes. Isso não é surpreendente, já que as árvores cultivadas dessa forma perdem sua resistência à geada. O desenvolvimento de uma cerejeira espanhola segue este padrão:

  1. Na primavera, após o plantio da cultura e a formação dos botões, o tronco deve ser cortado a uma altura de 35 a 75 cm.
  2. Assim que quatro brotos esqueléticos aparecerem no tronco, eles devem ser puxados para trás com cordas amarradas a estacas. Essa técnica resultará em uma copa mais ampla.
  3. Quando atingirem 0,5 a 0,6 m, precisam ser podadas. Devem ficar 15 cm mais altas. O ideal é fazer isso no verão.
  4. No outono, comece a formar os ramos do segundo escalão. Para garantir uma copa reta, fixe-a com treliças e deixe-a assim por um ano. Após esse período, corte os ramos para 25 m.
  5. Forme os ramos da próxima categoria da mesma maneira.

A etapa final exigirá vácuo final.

Erros comuns na poda de cerejeiras

Podem ocorrer erros durante o procedimento, o que pode levar a diversas consequências. Para corrigi-los, é necessário determinar exatamente o que deu errado.

Problema Solução
Os ramos externos não se desenvolvem; em vez disso, os brotos crescem para cima. Forme a copa corretamente e transfira o crescimento para os ramos fortes que crescem nas laterais.
Os brotos crescem, a copa fica mais densa e os frutos aparecem tardiamente. Não há necessidade de encurtar muito os galhos.
Os ramos superiores são mais fortes que os inferiores, os brotos fracos morrem. Forme as camadas corretamente
Os frutos se formam na camada superior. Para evitar isso, o primeiro deve ser colocado corretamente.

Eliminando a causa do problema, você pode obter uma árvore com a copa desejada.

Avaliações de jardineiros

Ivana, Sochi

Eu sempre podo os galhos, independentemente do tamanho, na primavera. Essa é a época ideal para ver quais não sobreviveram ao inverno e precisam ser removidos.

Oleg, Rostov-on-Don

Sempre faço um desbaste na copa se percebo que está ficando muito densa. Para isso, removo todos os brotos desnecessários diretamente do tronco, até o anel de crescimento. Uso uma serra de arco afiada para isso. Depois, aparo o corte com uma faca. Quando eu era iniciante, não conhecia esse método e perdi várias árvores.

Vladimir, Sibéria

Quando comecei a cultivar cerejas, cometi um erro que me custou uma planta. Mas também ganhei experiência. Conduzi a cerejeira para que se parecesse com um arbusto espanhol. Infelizmente, ela não sobreviveu às nossas geadas. Só mais tarde descobri que esse método é ideal para climas mais quentes.

A poda é um procedimento importante que deve ser realizado rigorosamente de acordo com o cronograma estabelecido. Não seguir esse cronograma pode resultar na perda não só da colheita, mas também da própria árvore. Iniciantes podem evitar erros com este vídeo instrutivo e as instruções passo a passo.

poda de cerejeiras
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates