As cerejeiras são árvores frutíferas que adoram o calor. Durante muito tempo, seu cultivo foi impossível na região de Moscou. Graças ao trabalho de melhoristas, foram desenvolvidas variedades adequadas ao clima temperado da região central do país. As mudas de cerejeira prosperam na região de Moscou se plantadas corretamente na primavera. Com o local certo e os cuidados adequados, as árvores produzem consistentemente altas safras.
Variedades adequadas para a região de Moscou
As cerejas diferem das cerejas ácidas e de outras árvores frutíferas por sua natureza exigente e alta sensibilidade a baixas temperaturas. Portanto, variedades com boa resistência à geada são selecionadas para o plantio na região de Moscou e em outras regiões com climas temperados. Mesmo as variedades regionais são suscetíveis às geadas de primavera e outono. Para obter uma boa colheita, as cerejas devem ser plantadas em áreas com solo fértil, bem drenado e protegidas de ventos frios. Assim, no desenvolvimento de novas variedades, a ênfase é colocada na adaptabilidade a climas frios e na resistência da planta.
Valery Chkalov
As mudas de cerejeira desta variedade atingem uma altura de 6 metros. As plantas produzem frutos grandes, largos e em forma de coração, com ápice rombo. A casca dos frutos varia do vermelho escuro ao bordô intenso, e a polpa tem a mesma cor e um sabor agradável. Podem ser consumidos frescos, enlatados e usados para geleias de inverno. As árvores toleram temperaturas de inverno de até -30°C. Para uma boa frutificação, as plantas necessitam de proteção contra coccidiose e mofo cinzento. As seguintes variedades são adequadas para polinização:
- Zhabule;
- Bigarro;
- Abril;
- Maturação precoce;
- Início de junho.
Leia também
Coração de touro
As árvores adultas atingem uma altura de 5 m e formam uma copa densa e arbustiva. Os frutos amadurecem gradualmente, não imediatamente. A primeira colheita começa em meados de junho. Cada baga pesa até 10 g. A colheita não é adequada para armazenamento prolongado ou transporte de longa distância, pois estraga muito rapidamente. Os frutos são cobertos por uma casca fina. Para evitar o rompimento da casca, a irrigação é reduzida durante a fase de amadurecimento. Para uma boa frutificação, a variedade requer a presença de polinizadores. As árvores adultas toleram temperaturas de até -25 °C.
Eu coloco
Esta variedade é uma das mais produtivas, sendo parcialmente polinizada. As árvores de porte médio possuem copa piramidal ampla com folhagem densa. Os frutos são maiores que a média e têm formato de coração. À medida que amadurecem, a casca escurece gradualmente, tornando-se quase preta. As árvores produzem consistentemente uma boa colheita e são resistentes a infecções fúngicas. Plantas adultas e mudas desta variedade de cereja toleram bem geadas severas durante invernos prolongados. A única desvantagem é o rachamento da casca devido ao excesso de água.
Frutos grandes
O peso médio dos frutos desta variedade é de 12 gramas, podendo alguns atingir 18 gramas. São cobertos por uma casca fina e densa, o que permite o transporte por longas distâncias e o armazenamento por um longo período. A primeira colheita ocorre no final de junho. As árvores de frutos grandes começam a produzir mais cedo. Os primeiros frutos são colhidos quatro anos após o plantio, com rendimentos que chegam a 55 kg. As plantas desta variedade toleram bem períodos prolongados de seca e baixas temperaturas. Não necessitam de fertilização regular e são pouco exigentes em termos de cuidados e cultivo. Para uma frutificação plena, as cerejeiras da zona central precisam de polinizadores.
Syubarova do Povo
Árvores dessa variedade prosperam em diversos climas. Os exemplares adultos são altos, com um tronco reto e robusto e uma copa bem ramificada. Resistem com sucesso a ventos fortes e suportam o peso da neve no inverno. Mudas dessa variedade podem ser cultivadas até mesmo em solos argilosos ou franco-arenosos. Os frutos têm polpa vermelho-escura e casca densa da mesma cor. Possuem um sabor muito agradável, levemente adocicado.
Francisco José
No cultivo desta variedade, utiliza-se a cereja-da-estepe como porta-enxerto. A árvore cresce bastante, com uma copa esparsa e amplamente oval. Os frutos redondos apresentam um sulco longitudinal distinto no centro. A polpa e a casca dos frutos de tamanho médio são amarelas com um tom âmbar. A frutificação inicia-se no sexto ano. Alguns exemplares produzem a primeira colheita no quarto ano após o plantio. Quando jovem, a árvore produz um número reduzido de frutos, mas a produção aumenta com a idade. Os frutos conservam-se frescos por um longo período e são adequados para transporte a longa distância.
Ovstuzhenka
Esta variedade possui a melhor resistência à geada. Durante o inverno, as árvores podem suportar temperaturas de até -45°C. É condicionalmente autofértil. Sua copa compacta e baixa estatura a tornam adequada para o cultivo comercial. Produz frutos grandes com polpa doce e suculenta. As seguintes variedades são plantadas nas proximidades como polinizadoras:
- Estou com inveja;
- Raditsa;
- Eu coloco;
- Tyutchevka.
Vasilisa
Esta variedade foi desenvolvida por produtores ucranianos. As plantas crescem até 4 metros de altura e produzem frutos grandes, com peso de até 14 gramas. A primeira colheita ocorre no ano seguinte ao plantio. O amadurecimento geralmente começa em junho, mas em climas frios, a frutificação ocorre um mês depois. A variedade tolera bem o inverno e períodos prolongados sem irrigação, sendo de fácil cultivo. Chuvas frequentes de verão podem causar rachaduras nos frutos.
Ciúme
As árvores são de porte baixo, com copa piramidal. Esta variedade é muito produtiva. Embora os frutos sejam pequenos, têm polpa doce e aroma agradável. A cultivar tolera bem a geada. Mesmo durante a floração, as plantas suportam quedas de temperatura de até -5°C por curtos períodos. Os frutos conservam-se bem, mantendo-se suculentos e firmes. Possuem casca cor de vinho e polpa vermelho-escura. Cerejeiras são plantadas nas proximidades como polinizadoras desta variedade.
- Compactar;
- Entrada;
- Venyaminova;
- Tyutchevka;
- Ovstuzhenka.
Tyutchevka
Esta variedade moderna possui muitas características incomuns para esta cultura. As árvores crescem até um tamanho médio, com uma copa pequena e esférica. Tolera bem as temperaturas de inverno e resiste a infecções fúngicas. Os frutos são muito grandes e saborosos, com polpa suculenta e doce. Desprendem-se facilmente do caule. Mesmo as bagas completamente maduras não caem no chão, permanecendo presas ao ramo. Para aumentar a produção, as variedades Raditsa ou Ovstuzhenka são plantadas nas proximidades.
Época ideal para plantar cerejas na primavera e no outono.
Na região de Moscou, as cerejeiras costumam ser plantadas na primavera. Isso é feito o mais cedo possível, antes que os botões inchem. A data exata é escolhida com base nas condições climáticas. Se o clima estiver quente e o solo aquecido, as cerejeiras são plantadas no início de abril. Se o clima estiver frio, o plantio é adiado para o final do mês. A muda dormente é colocada em solo completamente descongelado.
https://youtu.be/mB83bSck0po
Às vezes, as plantas são plantadas no outono. Nesse caso, a época é escolhida para que as árvores tenham tempo de se adaptar e criar raízes antes da chegada do frio. O plantio ocorre de 30 a 45 dias antes de as temperaturas atingirem o ponto de congelamento.
Plantar cerejas em campo aberto.
Muitas variedades modernas são adaptadas ao clima frio da região central da Rússia. No entanto, para que as árvores prosperem, elas necessitam de condições favoráveis. Essa cultura exige muitos cuidados. Para garantir uma frutificação anual abundante, um local adequado é selecionado e o solo é preparado com antecedência. Uma vez plantadas, as árvores recebem cuidados minuciosos.
Selecionando uma muda
O material de plantio é adquirido em viveiros especializados. Mudas de um ano são mais fáceis de plantar. Árvores altas com sistemas radiculares bem desenvolvidos e numerosos ramos não são adequadas, pois têm mais dificuldade em estabelecer raízes. O ponto de enxertia é inspecionado nos exemplares selecionados. Ele está localizado de 5 a 20 cm do colo da raiz e aparece como uma leve curvatura no tronco. A ausência dessa curvatura indica que a muda é uma planta jovem. Essas plantas produzem uma colheita que não corresponde às qualidades varietais declaradas.
Esta planta anual possui de 2 a 4 brotos com até 20 cm de comprimento. A altura da planta não deve ultrapassar 1,5 m. Plantas com raízes bem desenvolvidas e com no máximo 25 cm de comprimento são adequadas para o plantio. Exemplares sem ramificações e com diâmetro do tronco superior a 2 cm prosperam. Após o plantio, a copa da planta deve ser podada 20 cm acima da gema para estimular a ramificação.
Ao comprar, inspecione o sistema radicular da muda. Ele não deve estar muito seco. Não deve haver nenhum crescimento anormal ou outros danos na casca ou na parte subterrânea. Rachaduras e tecido rígido indicam que a muda está ressecada. Também não deve haver folhas desdobradas ou botões inchados.
Selecionando um local
As cerejeiras devem ser plantadas em áreas bem protegidas do vento. Encostas voltadas para o sul, sudoeste ou sudeste são adequadas. O lençol freático não deve estar a menos de 2 metros da superfície do solo. Recomenda-se uma cerca baixa. Estruturas excessivamente altas não são adequadas, pois bloqueiam a luz solar que chega às plantas. Terrenos baixos não são adequados para o plantio de cerejeiras, pois podem acumular água do degelo e ar frio.
A planta cresce bem em solos arenosos ou argilosos. Para garantir uma colheita abundante, plante pelo menos duas árvores próximas uma da outra. As cerejeiras têm copa ampla e sistema radicular bem desenvolvido. Portanto, mantenha uma distância de 4 a 5 metros entre as mudas.
Cerejeiras, com seus extensos sistemas radiculares, não devem ser plantadas perto de macieiras. Essa proximidade faz com que as raízes da macieira penetrem profundamente no solo, resultando em falta de umidade e nutrientes. Damascos não são vizinhos adequados para cerejeiras, pois seu sistema radicular contém muitas substâncias tóxicas. Groselhas e framboesas devem ser plantadas mais longe da árvore frutífera para evitar que sofram com as mesmas doenças e pragas. Culturas da família das solanáceas não devem ser plantadas nas proximidades devido ao risco de murcha de verticillium.
Preparando a cova
Para plantar mudas na primavera, prepare o local com bastante antecedência, começando no outono. Se isso não for possível, prepare o solo alguns dias antes da data prevista para o plantio. Cave bem o local escolhido. O sistema radicular se desenvolve e se fixa melhor em solo solto. Para um bom desenvolvimento das mudas, um solo ligeiramente ácido e de densidade média é essencial. Se o local contiver muita turfa e solo preto, adicione argila. O mesmo procedimento se aplica se o solo contiver muita areia. Se o solo contiver muita argila, adicione uma mistura de turfa e areia.
A área é revolvida várias vezes para garantir uma mistura homogênea dos ingredientes. Em seguida, cava-se um buraco para a muda, com 0,7 a 1 m de diâmetro e 0,6 m de profundidade. Adiciona-se cascalho fino ou areia grossa no fundo para drenagem. Uma mistura nutritiva composta pelos seguintes componentes é colocada por cima:
- 30 litros de húmus;
- 60 g de superfosfato;
- 60 g de sulfato de potássio.
A mistura deve ser mexida até ficar homogênea e regada abundantemente. Forme um pequeno monte sobre a cova de plantio.
Plantar uma muda
Antes do plantio, inspecione cuidadosamente as raízes e remova quaisquer áreas danificadas. Coloque a muda em água por 24 horas. Pouco antes do plantio, mergulhe as raízes em uma mistura de argila e esterco bovino. Essa mistura melhora a taxa de sobrevivência da planta. Após remover a quantidade necessária de terra do buraco, coloque a muda nele. Posicione a planta de forma que o colo da raiz fique 5 cm acima da superfície do solo. Espalhe as raízes sobre o monte. Preencha o espaço vazio com terra. Em seguida, compacte a terra para eliminar bolsas de ar.
Para dar estabilidade, amarre a muda a uma estaca com um nó frouxo feito de um pano macio. Após o plantio, regue a cerejeira com 30 litros de água. Adicione terra por cima, formando uma borda ao redor da cova. Cubra a terra ao redor do tronco com uma camada de 4 cm de húmus seco. Apare os brotos laterais a um comprimento de 50 cm.
Cuidados pós-plantio
Uma vez plantada, a cerejeira requer poucos cuidados. Na primavera, antes do início da produção de seiva, realiza-se a poda para dar forma à copa. Os dois ou três ramos inferiores, ainda esqueléticos, são cortados rente ao tronco, sem deixar toco. O tecido exposto é coberto com piche para jardim ou pintado com tinta a óleo. Caso o período ideal para a poda seja perdido e as gemas da árvore já estejam inchadas, o procedimento é adiado para o ano seguinte.
Quando a temperatura do ar sobe para 18°C, as árvores são tratadas para prevenir infestações de pragas e doenças. Os tratamentos utilizados eliminam as pragas que sobreviveram ao inverno no solo superficial e na casca.
Se todos os nutrientes necessários forem adicionados no plantio, as árvores não precisarão de adubação adicional nos próximos anos. Fertilizantes adicionais de fósforo e potássio são adicionados somente após quatro anos. O nitrogênio é adicionado ao solo anualmente. A primeira aplicação é feita na primavera, após o clima finalmente aquecer. A adubação é repetida no início de junho. O enxerto é feito na primavera, se necessário.
No verão, o solo ao redor do tronco da árvore é afofado a uma profundidade de 10 cm usando um cultivador manual ou enxada. O ideal é fazer isso 24 horas após a chuva ou rega. A rega deve ser feita de 3 a 5 vezes durante o verão. O desenvolvimento da planta é monitorado constantemente. Aos primeiros sinais de doença ou infestação por insetos, a árvore deve ser tratada imediatamente com compostos medicinais.
Em julho, as árvores adultas recebem fertilizantes contendo fósforo e potássio. Um mês depois, o solo é enriquecido com matéria orgânica. Ao longo do verão, a área ao redor do tronco da árvore é limpa de ervas daninhas. No final da estação, após a folhagem amarelar, o solo é revolvido a uma profundidade de 10 cm. A árvore é regada abundantemente enquanto ainda possui folhas. Após a queda das folhas, os restos vegetais são recolhidos e queimados. Em seguida, a árvore é tratada com produtos para proteção contra pragas e doenças.
Reprodução
Assim como outras frutas de caroço, as cerejas não retêm as características parentais quando cultivadas a partir de sementes. Portanto, esse método não é utilizado para propagação. A enxertia é usada para produzir plantas jovens. Isso é mais facilmente realizado por meio da polinização cruzada. Estacas são retiradas de variedades de alto rendimento. Mudas jovens de variedades altamente resistentes são usadas como porta-enxerto. As plantas enxertadas retêm todas as características varietais e produzem uma colheita abundante. As plantas resultantes têm boa resistência à geada.
As cerejeiras também são propagadas por meio de estacas. No entanto, estas apresentam taxas de enraizamento muito baixas. De todo o material plantado, não mais que 5% enraíza. Portanto, esse método raramente é utilizado na prática devido à sua baixa produtividade.
Doenças e pragas
A maioria das variedades de cereja é resistente a infecções fúngicas. No entanto, as seguintes doenças ainda se desenvolvem com mais frequência:
- Quando infectadas com Claterosporium, manchas pretas aparecem nas folhas. O tecido afetado morre. Como resultado, a folhagem cai e os frutos secam.
- À medida que a cocomicose progride, pequenas manchas avermelhadas aparecem na folhagem, coalescendo gradualmente em manchas maiores. A doença se desenvolve em clima frio e chuvoso. As folhas ficam marrons e caem.
- Árvores infectadas com moniliose apresentam folhas e brotos secos, além de podridão dos frutos. A infecção se espalha rapidamente por toda a copa da árvore. É especialmente comum em áreas baixas com alta umidade e plantio denso.
Produtos à base de cobre são usados para combater infecções fúngicas. O produto "Horus" é eficaz no combate a fungos. Uma solução é preparada com 30 g do produto e 10 litros de água. O tratamento é realizado de 3 a 4 vezes, com intervalos de 5 a 7 dias. Antes do tratamento, todas as partes infectadas da planta devem ser cortadas e destruídas.
Os seguintes insetos são os mais perigosos para as cerejas:
- enrolador de folhas;
- mosca-da-cereja;
- pulgão preto;
- torcedor de cachimbo de cereja.
Os insetos atacam o tecido vegetal e se alimentam de sua seiva. Como resultado da infestação, a árvore enfraquece e a produção diminui. Inseticidas são usados para matar as pragas. O tratamento com "Karbofos" ou "Aktara" é eficaz. Para pequenas infestações, elas podem ser controladas com remédios caseiros. As árvores são pulverizadas com uma infusão de farelo de tabaco misturado com sabão de lavar roupa.
Colheita e armazenamento de frutas
As bagas são colhidas quando adquirem a cor escura característica da variedade. Não colha bagas verdes, pois têm um sabor desagradável e azedo. O amadurecimento em ambientes fechados é impossível, pois as bagas muito maduras caem, são comidas por pássaros, apodrecem e atraem insetos. A colheita deve ser feita pela manhã, após o orvalho secar. Se choveu no dia anterior, a colheita deve ser adiada até que o orvalho seque, caso contrário, as bagas não se conservam bem.
As cerejas maduras não se conservam por muito tempo. À temperatura ambiente, mantêm-se frescas por no máximo sete dias. No frio, a sua durabilidade aumenta para três semanas, desde que as cerejas estejam completamente secas. Para as conservar durante o inverno, congelam-se. Antes de as colocar no congelador, lavam-se e secam-se bem. Depois, colocam-se num recipiente e congelam-se. As cerejas descongeladas são utilizadas para fazer recheios de tartes, molhos, compotas e outros pratos.
Avaliações
Elena, 36 anos:
Depois de plantar a cerejeira, por muito tempo duvidei que ela sobrevivesse e desse frutos. Mas, apesar das minhas dúvidas, a árvore criou raízes e floresceu. No ano seguinte, produziu flores e, depois, frutos. Agora a árvore está grande e dá frutos regularmente.
Maria, 44 anos:
Tenho várias cerejeiras no meu jardim. Elas produzem regularmente uma boa colheita. Cada ramo fica coberto de bagas vermelhas brilhantes. No inverno, cubro-as com fibra agrícola para proteção, embora as variedades sejam bastante resistentes à geada.
Para garantir uma frutificação regular na região de Moscou, são plantadas apenas variedades com boa resistência à geada ou adaptadas ao cultivo na Região Central. Criando condições favoráveis e escolhendo a variedade certa, os jardineiros podem colher uma safra abundante.


As melhores variedades de cereja para a Rússia central
Como cuidar das cerejas no outono: preparando-as para o inverno.
Como podar uma cerejeira: um guia ilustrado para iniciantes
Como e quando plantar cerejas na região de Moscou