Como realizar a enxertia correta em uma macieira: características e vantagens dos métodos de enxertia.

Maçã

Macieiras com casca severamente danificada por geadas e roedores são enxertadas utilizando a técnica de enxertia em ponte. Este procedimento simples restaura o fluxo de seiva interrompido. O sucesso do tratamento depende do momento da enxertia, da observância precisa da técnica e dos cuidados adequados com a árvore enxertada.

Quando uma macieira é enxertada com uma ponte

As lebres costumam visitar casas de campo localizadas perto de florestas. Elas destroem árvores frutíferas jovens, tanto de fruto quanto de caroço, roendo a casca ao redor do tronco. Mesmo árvores antigas murcham devido aos ferimentos circulares. Jardineiros experientes não arrancam as macieiras comidas. Eles as salvam por meio de enxertia em ponte. Essa técnica também é utilizada quando a casca foi severamente danificada por geada ou queimadura solar.

Momento ideal para enxertia em ponte de macieiras

As macieiras danificadas durante o inverno são enxertadas antes ou logo no início do fluxo ativo de seiva. Nas regiões sul da Rússia, isso começa em março, enquanto nas regiões central e média, começa em meados de abril ou início de maio. O momento exato depende das condições climáticas. A época da enxertia é determinada por sinais externos:

  • Os botões já incharam, mas não estão crescendo;
  • A casca dos galhos da macieira ficou vermelha;
  • É fácil separar a casca com uma faca, deixando uma fina camada de câmbio sobre ela.
Conselho:
A melhor hora para enxertar é pela manhã. Nesse horário, o câmbio se funde melhor porque o movimento da seiva é mais lento, o ambiente está fresco e as estacas não ressecam. Quanto mais alto o sol estiver no céu, mais intenso será o fluxo de seiva, o que impacta negativamente a qualidade da enxertia.

Uma enxertia feita após o início do fluxo de seiva não criará raízes. A planta em crescimento não aceitará o enxerto como parte de seu corpo, fazendo com que a estaca seja rejeitada. Jardineiros experientes conhecem outro segredo. Ele diz respeito à temperatura média diária do ar. Durante o processo de enxertia, ela não deve cair abaixo de 5°C.

Prós e contras da vacinação

A enxertia em ponte salva a macieira da morte. Essa é sua principal vantagem. Essa técnica não é usada no melhoramento genético. Ela é utilizada quando a casca ao redor do tronco (galho esquelético) está completamente destruída. As causas de uma ferida circular incluem:

  • A casca estava roída por lebres e ratos;
  • A muda foi plantada em profundidade;
  • A casca rachou devido a rachaduras causadas pela geada e queimaduras solares.

É mais fácil obter bons resultados com um tronco grosso. Mudas jovens são muito mais difíceis de trabalhar; ao fazer enxertia por ponte, o diâmetro mínimo do tronco (ou ramo) é de 30 mm.

Preparando-se para a vacinação

Durante o inverno, as árvores frutíferas são inspecionadas periodicamente. Quaisquer feridas encontradas são seladas com uma camada de 1 a 2 mm de piche para jardinagem; isso protege o tecido contra infecções, ressecamento e os efeitos das baixas temperaturas. Nenhuma ferramenta é utilizada; a mistura viscosa é aplicada na ferida manualmente.

O Var pode ser comprado ou preparado em casa seguindo uma receita simples:

  • Pegue 6 partes de parafina e derreta;
  • Adicione 3 partes de resina triturada em pó;
  • Aqueça a mistura até ferver e adicione 2 partes de óleo vegetal.
Comentário!
Grandes feridas podem ser cobertas com tinta a óleo ou óleo secante.

A enxertia em ponte requer um grande número de garfos em uma macieira. Se um galho de 30 mm de espessura estiver danificado, são necessários dois garfos; se o tronco for grosso, são necessários pelo menos oito.

Colheita e armazenamento de estacas para reparo de macieiras.

Jardineiros precavidos sempre mantêm um estoque de mudas de reserva. Elas são colhidas no final do outono, início de dezembro ou fevereiro, caso não tenha ocorrido degelo. Galhos para reparo do tronco podem ser retirados de qualquer variedade de macieira, independentemente da espécie.

Brotos de um ano de idade com diâmetros variados, rebentos radiculares e ramos selvagens são usados ​​como material de enxertia. Ramos finos, com menos de 4 mm de diâmetro, são usados ​​para restaurar a casca em feridas com no máximo 5 cm de espessura; para danos mais severos, utilizam-se ramos maiores.

Leia também

Como enxertar corretamente uma macieira no outono
A enxertia de macieiras não é um procedimento obrigatório. No entanto, muitos jardineiros experientes e moradores de veraneio se esforçam para realizá-la anualmente. Os objetivos da enxertia de árvores variam. Para obter resultados positivos…

 

Armazene o material de enxertia em condições de alta umidade, longe da luz e a uma temperatura próxima de 0°C. É importante garantir que os ramos não sequem ou comecem a brotar novamente durante o inverno.

Método de armazenamento de mudas Descrição
Na neve Primeiro, despeja-se uma camada de neve de 50 cm de espessura sobre os galhos cortados, depois uma camada de serragem e, por fim, uma camada de palha.
Em serragem Serragem úmida é despejada em um recipiente, e galhos amarrados em feixes são colocados em cima dela.
Elas são cobertas com aparas úmidas, colocadas no frio e, quando a camada superior congela, serragem seca é despejada em uma camada de 0,4 m.
Até a primavera, o recipiente com as mudas é envolto em filme plástico.
Na adega Se o material de enxertia estiver armazenado em serragem, o substrato é então colocado em sacos pretos e as estacas de galhos são imersas nele.
Se o material de enxertia for armazenado em areia, os feixes de ramos são colocados em caixas e, em seguida, cobertos com um substrato úmido.

Ferramentas e materiais

São necessários materiais e instrumentos para a vacinação. O kit necessário inclui:

  • faca de enxertia (brotação);
  • tesouras de poda afiadas;
  • variedade de jardim;
  • Material para cintas.
Conselho:
Se a massa de jardinagem não se espalhar facilmente, seja por estar muito dura ou muito mole, derreta-a. Adicione óleo vegetal para amolecê-la e, para torná-la mais viscosa, despeje parafina líquida.

Os jardineiros utilizam diversos materiais para fixar o enxerto e selar o local da enxertia: fita adesiva, filme plástico, fita isolante, barbante e bandagens de tecido compradas em farmácias.

Preparação do porta-enxerto

O material de enxertia é levado previamente para um ambiente aquecido para atingir a temperatura ambiente. A ferida circular no tronco da macieira é limpa da massa aplicada durante o inverno, tomando cuidado para não danificar a madeira. As bordas da ferida são aparadas com uma faca e o tronco é limpo com um pano úmido.

Todas as gemas são removidas das estacas; elas são desnecessárias. O enxerto atuará como um condutor, levando a seiva da planta das raízes até a coroa. As folhas que surgirem das gemas absorverão os nutrientes, retardando a fusão dos tecidos.

Leia também

Como e por que enxertar árvores frutíferas para o inverno: os benefícios da enxertia
Cultivar frutas por enxertia é uma ótima maneira de obter a variedade de planta desejada. Não é preciso esperar até a primavera para fazer isso. Jardineiros experientes preferem…

 

O enxerto deve ser mais comprido que a ferida, portanto, primeiro, os ramos são cortados no comprimento desejado e, em seguida, suas extremidades são cortadas em um ângulo de 15°. O corte é feito a 4 cm da borda (superior ou inferior). Para garantir uma superfície lisa, a faca é movida de forma suave e uniforme, sem interrupções.

Como fazer um enxerto de ponte em uma macieira corretamente

Enxertar uma macieira danificada por roedores pela primeira vez pode ser um desafio para um iniciante. É preciso saber como fazer cortes em forma de T na casca, inserir as estacas corretamente e não confundir qual é a parte de cima e qual é a de baixo. O primeiro corte em T é feito na base da ferida anular e o segundo, diretamente acima dele.

As estacas preparadas são inseridas uma a uma sob a casca. Para mudas finas, duas estacas são suficientes; para troncos grossos, são necessárias cerca de oito. As estacas são inseridas nos cortes em forma de T de modo que as camadas de câmbio do enxerto e do porta-enxerto fiquem alinhadas.

O próximo passo é a amarração. Primeiro, as extremidades inferiores das estacas são fixadas com filme plástico, barbante ou outro material de amarração, envolvendo firmemente o tronco no local da enxertia. Em seguida, o processo é repetido com as extremidades superiores das estacas. Uma vez concluída a enxertia em ponte, a área exposta é selada com massa de vidraceiro.

Cuidados pós-enxerto de macieiras

Imediatamente após o enxerto, os ramos da macieira são podados. Até que a "ponte" esteja estabelecida, a copa ficará sem nutrientes. As mudas finas são protegidas contra quebras com a cravação de uma estaca no tronco da árvore, amarrando-se a macieira a ela. O suporte impede que o tronco se dobre, evitando que as mudas caiam da estrutura.

Comentário!
O sucesso da operação será evidente em 2 a 3 semanas pelo aumento da espessura dos enxertos e pela condição da casca. Se o enxerto não pegar, a casca estará seca e enrugada.

No verão, monitore o local da enxertia, removendo quaisquer folhas que tenham surgido nos enxertos de ponte. Regue a macieira regularmente, afofe a terra e aplique cobertura morta. Proteja o local da enxertia das intempéries com um pedaço de juta ou plástico.

Leia também

Macieira "Candy": características de cultivo e cuidados
variedade de macieira

 

No final de agosto ou início do outono, as macieiras são fertilizadas. O consumo de fertilizante é calculado com base no tamanho da copa e na idade da árvore.

Idade Superfosfato (g/m²) Cloreto de potássio (g/m²)
Até 12 anos de idade 130 40
Mais de 12 anos de idade 150 50

Assim que as estacas da ponte criarem raízes, as hastes são removidas. A cada ano, elas aumentarão de diâmetro, fornecendo regularmente seiva à copa da árvore. Se a operação não for bem-sucedida, as folhas da macieira ficarão amarelas. Nesse caso, o enxerto é repetido um ano depois. Frequentemente, os jardineiros cortam o tronco da árvore na base da ferida, e uma nova copa se forma a partir dos brotos jovens que cresceram.

Avaliações de jardineiros

Boris Evgenievich, 53 anos, Podolsk

Há uns três anos, ratos roeram o tronco de uma macieira Orlik jovem. Fiz três enraizamentos com estacas, todas enraizaram, estão crescendo e já estamos colhendo maçãs. Derrubei uma das estacas, mas ela também criou raízes.

Sergey Mikhailovich, 47 anos, região de Orenburg

O inverno foi rigoroso e sem neve, e a casca do tronco rachou e descascou. Após a limpeza, formou-se uma grande ferida circular. Selei-a com uma mistura de verbasco e argila. No final de abril, selecionei um ramo com cerca de um lápis de diâmetro e enxertei a estaca nas bordas da ferida. No outono, ela havia triplicado de espessura.

Irina Petrovna, 60 anos, Ecaterimburgo

Há alguns anos, o tronco da minha macieira de sete anos foi completamente roído por ratos. No início de maio, cortei alguns galhos da copa, mas os brotos ainda não tinham começado a se desenvolver. Fiz oito enxertos no tronco de 15 cm de diâmetro. Destes, apenas quatro sobreviveram, todos no lado norte. Agora a árvore dá frutos apenas no lado onde os enxertos foram bem-sucedidos.

enxerto de ponte
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates