Como preservar adequadamente as videiras no inverno

Uva

Informações sobre como preservar as videiras durante o inverno ajudarão os jardineiros a evitar perdas. Esta baga aromática é originária do sul, mas com cuidados constantes, mesmo na Rússia central, produz uma boa colheita. Os ramos da videira podem suportar geadas até -20°C (-4°F) e as raízes até -8°C (-8°F). É necessária proteção adicional para os vinhedos em regiões onde as temperaturas caem abaixo de -30°C (-30°F). O preparo do solo para o inverno começa no outono. Na região central do país, isso ocorre em outubro e, no sul, nos primeiros dez dias de novembro.

O efeito do frio nas vinhas

O frio é o inimigo das videiras. Quanto mais tempo elas permanecem expostas a ele, menores são as chances de uma boa colheita. Botânicos identificaram diversas consequências da exposição a baixas temperaturas nas uvas:

  • destruição de mangas perenes;
  • desaceleração do crescimento anual;
  • destruição da parte acima do solo;
  • destruição dos rins.
Observação!
A velocidade com que os efeitos negativos ocorrem depende da variedade da uva e da duração da exposição ao frio.

Quais variedades escolher para o inverno?

A escolha do material de plantio adequado ajudará a reduzir a probabilidade de resultados negativos. Botânicos recomendam o armazenamento de variedades específicas de uva durante o inverno:

  • Alden;
  • Mascate de Alexandria;
  • "Moldávia";
  • "Em memória de Negrul";
  • Senso.

Os cientistas concluíram que os cachos dessas variedades são resistentes a patógenos fúngicos. Após o inverno, as uvas mantêm seu sabor e cor. Uma terceira vantagem é que essas variedades suportam o transporte de longa distância.

Como cobrir as trepadeiras no inverno

Recomendações para preservação

A preservação adequada de uvas aromáticas durante o inverno exige atenção cuidadosa. A preparação inclui a inspeção das plantações. A presença de videiras danificadas ou doentes é um forte indício de que a poda deve ser feita imediatamente. Durante o inverno, a planta gasta energia para manter suas funções vitais. Quanto menos seiva for desperdiçada em galhos mortos, maior a chance de uma boa colheita.

A poda de raízes no outono é um procedimento que fortalece o sistema radicular. É realizada da seguinte forma:

  • Uma vala com até 20 cm de profundidade é cavada ao redor dos troncos das videiras;
  • Remova todas as raízes que estejam localizadas no mesmo nível que a raiz principal;
  • comprar sulfato de cobre;
  • Prepare uma solução na proporção de 2 partes de água para 1 parte de sulfato de cobre;
  • São utilizados até 50 g de solução para cada corte;
  • A vala está cheia de areia seca.

O armazenamento de inverno será tranquilo se a terra ao redor dos arbustos for afofada. O passo final é uma rega abundante. Cada arbusto precisa de até um balde de água. A temperatura da água não deve ser inferior à temperatura ambiente.

preservar videiras no inverno
Observação!
A rega deve ser feita no final de novembro ou uma semana antes da primeira geada. Se chover de 3 a 5 dias antes da geada prevista, não é necessário regar novamente.

Podar as videiras

O plantio requer arbustos com um sistema radicular bem desenvolvido. O jardineiro deve garantir que a gema mais baixa esteja abaixo do nível do solo e a gema mais alta acima do nível do solo. As seguintes recomendações ajudarão a otimizar o armazenamento das uvas durante o inverno:

  • Após a amontoa, as videiras são cobertas com terra - até 6 cm;
  • Corte o caule a 15 cm de distância - não deve haver mais de 2 botões nele;
  • No verão, brotos se formarão a partir de 2 gemas;
  • Os brotos laterais devem ser removidos;
  • Deixe algumas folhas;
  • Após a queda das folhas, podem permanecer até 4 botões;
  • A cobertura é feita depois que as folhas terminam de cair.

O segundo ano de desenvolvimento da videira exige atenção igualmente cuidadosa. O armazenamento adequado da videira envolve a poda, deixando apenas duas gemas. Os ramos restantes são removidos. No outono, até quatro novos brotos se formarão a partir dos ramos preservados. Estes são podados, deixando apenas três gemas. O procedimento a seguir ajudará a acelerar a formação de brotos frutíferos:

  • Em cada nó frutífero, o jardineiro deixa 1 trepadeira;
  • A videira é cortada deixando 8 gemas;
  • O ramo excedente da videira é cortado deixando 2 gemas.

No outono, os ramos frutíferos são removidos. As videiras são cobertas.

Cortar a videira

poda das videiras

Após a poda, o jardineiro inicia a etapa final. O preparo será mais eficaz se começar em meados do outono. Outubro é o mês em que as mudas apresentam os níveis mais altos de nutrientes. A primeira regra é trabalhar apenas com estacas frutíferas. Outros ramos não podem ser utilizados devido ao seu desenvolvimento insuficiente. O diagrama a seguir ajudará a minimizar a probabilidade de erros:

  • Espessura de corte recomendada – 8 mm;
  • Você pode usar um diâmetro menor se a videira estiver bem desenvolvida;
  • É proibido dividir a videira em partes na região dos entrenós;
  • A divisão é realizada 3 cm acima do entrenó;
  • Como resultado, todos os ramos cortados terão recursos suficientes para realizar o enxerto;
  • Plantas que não apresentarem manchas escuras na área cortada sobreviverão ao armazenamento de inverno;
  • Não utilize uma trepadeira que esteja visivelmente torta.

Este último fato é controverso entre os botânicos. Não há consenso claro sobre se as trepadeiras retas são melhores para armazenamento do que as tortas. Cada jardineiro decide por si qual opção lhe convém melhor.

https://youtu.be/bdanHjxeh-A

Fase preparatória

O comprimento das estacas podadas é um fator crucial para garantir a segurança das mudas durante o inverno. O comprimento recomendado é de 1 metro. Outro fator importante é a rega regular e controlada. O teor de água nas videiras não deve ser inferior a 45%. Assim que as mudas forem cortadas, os jardineiros devem inspecioná-las. Elas devem estar visivelmente maduras. Mesmo um único ramo "fraco" pode levar a uma queda na produção, por isso é melhor removê-lo precocemente.

Observação!
A taxa diária de perda de umidade é de 3%. O jardineiro faz um cálculo aproximado para repor prontamente a umidade deficiente. O intervalo de rega recomendado é de uma vez a cada 10 dias. Se a taxa de desidratação for maior, regue com mais frequência.
videira no inverno

Local de armazenamento adequado

Seguindo algumas regras, você conseguirá conservar uvas aromáticas por mais tempo durante o inverno.

Local de armazenamento para mudas
Trincheira Geladeira Porão
A adega é utilizada para armazenar um grande número de videiras durante o inverno. Dá-se preferência ao compartimento do congelador, onde se armazenam os vegetais. Caso este não esteja disponível, utiliza-se a prateleira inferior do frigorífico. Se o jardineiro tiver apenas uma pequena quantidade de sementes, ele as despeja em um recipiente adequado. Por cima, adiciona-se uma camada de areia limpa com 10 cm de espessura.
A profundidade da vala é 10 cm maior que o comprimento do maior corte. As laterais e o fundo da vala são tratados com uma solução de cal. A temperatura não deve ser inferior a -5°C. As mudas preparadas são dispostas de forma que não se toquem.
O fundo é coberto com areia, numa camada de 10 cm de espessura. Sobre a areia, adiciona-se solo fértil, também com 10 cm de espessura. A base das mudas é envolvida em papel úmido e torcido. O próximo passo é embalar as mudas em um saco plástico, que é amarrado com barbante. Os recipientes com mudas não devem ser colocados sob luz solar direta, caso contrário, o material de plantio queimará rapidamente.
Se tudo for feito corretamente, o nível do solo ficará ligeiramente acima da vala. Se necessário, adicione mais solo fértil. É proibido envolver completamente as mudas. Caso contrário, o risco de apodrecimento aumenta significativamente.

As mudas são inspecionadas a cada quatro dias. Se o solo secar, ele é umedecido.

 

 

 

Valas são abertas junto a cada elevação. Elas são necessárias para o escoamento da água.

 

 

O estado das mudas é verificado uma vez por mês.
Uma vez por mês, elas são limpas com um cotonete embebido em uma solução de permanganato de potássio.
Após a secagem das sementes, elas são devolvidas ao refrigerador, já embaladas conforme descrito acima.
Observação!
 Armazenar em vala é o método menos eficaz de todos. O jardineiro não tem como monitorar a condição das sementes.

O frio é o inimigo das uvas, por isso os viticultores preparam as mudas para o inverno com antecedência. Elas são armazenadas a temperaturas de até -5°C. Em uma casa, utiliza-se um porão, enquanto em um apartamento, usa-se uma geladeira. Antes do armazenamento prolongado, os galhos doentes e quebrados são removidos. Estes consomem muitos recursos e não produzem frutos. Independentemente do método de armazenamento escolhido, a condição das mudas é verificada a cada 5-6 dias.

Como preservar as vinhas no inverno
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates