Gerânio no inverno: cuidados em casa, locais de armazenamento, características

Gerânio

O gerânio, ou pelargônio, é uma planta de interior comum que prospera ao ar livre no verão. No inverno, a planta precisa de um período de dormência, que o jardineiro deve proporcionar dentro de casa.

A planta não sobrevive ao inverno ao ar livre; os pelargônios toleram apenas geadas leves; o frio intenso é fatal. Preservar gerânios dentro de casa durante o inverno é bastante difícil; as flutuações de temperatura externas após o outono frequentemente fazem com que a planta adoeça e perca a maior parte de sua folhagem. Os principais desafios de cultivo podem ser superados se você preparar adequadamente seu apartamento para o inverno.

Descrição da planta

O gerânio pertence ao gênero Geraniaceae. Na natureza, a planta cresce na África do Sul. O gênero atualmente compreende mais de 250 espécies, e novas variedades desenvolvidas por criadores são adicionadas anualmente. Sua floração é bastante diferente da usual "bola"; os arbustos se formam naturalmente, não se alongando por falta de luz, mas também seguindo o padrão usual. Os gerânios podem ser podados., garantindo a formação de um belo arbusto.

As plantas deste gênero podem ser divididas em dois grupos:

  • floração - valorizadas pela sua floração exuberante, que agrada ao jardineiro quase o ano todo;
  • Fragrante - esta planta também floresce, mas em comparação com as espécies anteriores, a floração é imperceptível; ela é valorizada pelo aroma que emana de suas folhas, que podem cheirar a limão, menta, abeto e até Coca-Cola.

O sistema radicular da planta é extenso. O caule é ereto ou prostrado em algumas espécies. As folhas são lobadas e cobertas por pelos finos. As flores formam uma inflorescência em forma de racemo, que pode conter mais de 40 botões.

A planta floresce durante todo o ano, desde que haja temperatura e horas de luz adequadas, além da aplicação regular de fertilizantes minerais. Após a maturação da inflorescência, forma-se um fruto em forma de cápsula, contendo pequenas sementes.

Períodos de crescimento e dormência

A planta possui um curto período de dormência, entrando nessa fase em dezembro. O novo ciclo vegetativo começa no final de fevereiro ou início de março. Esse período de dormência é caracterizado por um crescimento mais lento e ausência de floração. Com luz solar suficiente, a planta pode florescer, mas recomenda-se remover os botões, pois o gerânio precisa descansar. A falta de repouso afetará negativamente a floração de verão, resultando em flores menos exuberantes. O período de crescimento começa em março e dura até o final de setembro. Durante esse período, a planta deve ser adubada com um fertilizante contendo níveis moderados de nitrogênio e fosfatos.

Para criar uma copa bonita e maximizar o volume, recomenda-se a poda apical durante a estação de crescimento. O ideal é fazê-la após a floração, para que a planta volte a encantar o seu dono com folhagem densa e flores abundantes. Recomenda-se a poda apical dos pelargônios zonais para estimular a ramificação. Os gerânios de folhas de hera ou rasteiros devem ser podados em cada ramo após a formação da sétima folha.

Cuidando de gerânios em casa

O gerânio é uma planta que adora sol e prospera em parapeitos de janelas voltados para o leste ou para o sul. Suas folhas são delicadas, portanto, proteja-as do sol forte do meio-dia; caso contrário, a folhagem ficará amarela e cairá.

Importante!
Se a luz solar for insuficiente, o melhor é fornecer iluminação suplementar com uma lâmpada de cultivo. Se a luz for insuficiente, os brotos irão esticar, as folhas irão murchar e a floração não ocorrerá.

Se o arbusto estiver se desenvolvendo incorretamente, isso pode ser corrigido aumentando as horas de luz solar. Os resultados serão visíveis no primeiro mês, pois os brotos ficarão mais retos e grossos. Se o gerânio for mantido dentro de casa durante o inverno, ele precisa ser mantido em um local fresco – a temperatura ideal é de 12 a 16 graus Celsius. A planta responde bem ao ar fresco, portanto, o ambiente deve ser ventilado; radiadores ressecam o ar, então é melhor investir em um umidificador.

Temperatura e iluminação no verão e no inverno.

As plantas precisam de uma pausa na floração do verão para redecorar o jardim da frente com suas flores vibrantes no ano seguinte. A temperatura ideal para o cultivo em ambientes internos no verão é de 22 a 26 graus Celsius (72 a 80 graus Fahrenheit), enquanto no inverno recomenda-se reduzi-la para 12 a 18 graus Celsius (53 a 55 graus Fahrenheit). Os vasos de gerânio devem ser protegidos de correntes de ar durante todo o ano, pois a planta possui um sistema radicular frágil.

Os gerânios são exigentes em termos de duração do dia e luminosidade. Sem luz solar, a planta estica e perde suas qualidades decorativas, o caule perde parcialmente as folhas e fica sem folhas. No verão, os gerânios podem ser mantidos no jardim, seja colocando o vaso ao ar livre ou transplantando a planta do vaso para o solo. Coloque-a em uma área parcialmente sombreada. A flor precisa dos raios suaves do sol da manhã; o calor do meio-dia pode ser prejudicial.

Com que frequência devo regar meu apartamento?

Os pelargônios não são plantas que gostam de muita umidade; eles não toleram regas em excesso, e o excesso de umidade no solo é prejudicial. Em casa, devem ser regados quando o solo estiver parcialmente seco; eles toleram períodos de seca melhor do que regas em excesso. No inverno, regue a planta uma vez a cada 10-14 dias e, no verão, a cada 2-5 dias.

Como escolher o substrato e o fertilizante corretamente: como fertilizar adequadamente.

Ao cuidar de uma planta, você precisa lembrar que ela precisa de cuidados adequados em casa e O replantio anual consiste na substituição completa do torrão de raízes. A planta pode ser plantada em qualquer solo rico em nutrientes com adição de perlita e vermiculita. Adicione uma camada suficiente de drenagem no fundo do vaso. A planta prefere vasos espaçosos e cresce rapidamente neles, mas para uma floração vigorosa, o tamanho do vaso deve ser adequado ao sistema radicular. Plantar em um vaso grande resultará no desenvolvimento de uma massa radicular subterrânea excessiva, prejudicando a floração.

Ela cresce rapidamente se fertilizada regularmente do início de março ao final de setembro. Para uma floração abundante, use um fertilizante rico em potássio, aplicado duas vezes por mês na dosagem recomendada. Se o fertilizante for classificado como complexo, preste atenção ao seu teor de nitrogênio, pois doses elevadas levarão ao crescimento rápido da folhagem e impedirão a floração.

Aparar

A poda é uma das etapas mais difíceis no cuidado de qualquer planta, mas os jardineiros que desejam cultivar um arbusto de gerânio bem cuidado e apreciar sua floração não podem prescindir dessa manipulação.

A taxa de crescimento depende da variedade e da qualidade da poda. À medida que os caules se desenvolvem, eles tendem a se alongar e ficar expostos. Nesse caso, a ponta do caule é cortada e replantada, permitindo que a parte exposta do caule e da raiz seja revitalizada. O vaso deve receber cuidados especiais e boa iluminação, para que os brotos dos futuros ramos surjam da parte exposta.

Para evitar que os caules fiquem nus, recomenda-se a poda anual após o término da estação de crescimento. A planta deve ser cortada o máximo possível para despertar os botões dormentes. Como os gerânios não param de crescer completamente, precisam ser podados novamente após o aumento das horas de luz do dia, em março.

Atenção!
A formação de touceiras permite a produção de uma grande quantidade de material de plantio. Estacas retiradas na primavera ou no outono, com os devidos cuidados e enraizamento bem-sucedido, florescerão no verão seguinte. Este método de propagação é melhor do que a semeadura de sementes — todas as plantas manterão as características varietais da planta-mãe. A propagação por sementes acarreta o risco de polinização cruzada.

Preparando-se para o inverno: armazenamento de inverno

No outono, pode a planta o máximo possível, deixando no máximo sete folhas no caule. Remova quaisquer brotos laterais que cresçam nas axilas, pois eles absorverão todos os nutrientes que a planta-mãe precisa para um inverno rigoroso. Para garantir uma floração abundante, os pelargônios devem ser mantidos em local fresco durante o inverno; podem ser armazenados em um parapeito de janela ou em um porão.

O processo de preparação para o inverno inclui reduzir a rega, eliminar a fertilização com diversos fertilizantes e podar, com a remoção obrigatória das hastes florais.

Ao armazenar plantas em um porão, lembre-se de podar cada uma, retirá-las do solo e colocá-las em um recipiente hermético, que deverá ser ventilado pelo menos uma vez a cada duas semanas. O porão deve ser seco e a temperatura não deve cair abaixo de 10 graus Celsius (50 graus Fahrenheit), caso contrário, a planta morrerá.

Locais de invernada para pelargônios

As seguintes condições são adequadas para passar o inverno:

  • varanda envidraçada ou galeria, desde que a temperatura não caia abaixo de 8-10 graus;
  • peitoril da janela quando a temperatura ambiente não ultrapassar 17 graus;
  • adega ou porão - as plantas em vasos são colocadas no local mais iluminado; se não houver luz natural disponível, o método não é utilizado;
  • Na geladeira, sem terra e raízes, restando apenas a parte aérea na forma de um caule, o estado da planta deve ser verificado regularmente.

Para garantir a sobrevivência no inverno, as plantas adultas devem entrar em dormência em boas condições de saúde. No final de agosto, as plantas cultivadas ao ar livre devem ser inspecionadas para verificar a presença de pragas.

Propagação e transplante

Existem dois métodos para propagar a kalachi: por estacas e por semeadura. O primeiro método tem uma desvantagem: é importante selecionar a semente correta. Estacas afetadas por pragas ou doenças não enraízam. A dificuldade com a propagação por sementes reside nos cuidados com as mudas. É importante não regar em excesso as plantas jovens e ventilar a estufa regularmente.

Sementes: como cuidar delas

A Kalachik se propaga bem por sementes, que podem ser coletadas de um arbusto florido ou compradas em lojas. As sementes compradas em lojas devem ter a data de validade verificada; se foram coletadas recentemente, a taxa de germinação será alta.

As sementes são plantadas em solo solto e levemente umedecido, previamente desinfetado com uma solução de permanganato de potássio, e enterradas a uma profundidade de 2 cm. O vaso contendo as sementes frescas é coberto com filme plástico ou de vidro e mantido a uma temperatura de 18-22 graus Celsius. O vidro é removido após a germinação. As mudas são podadas após a formação da quinta folha. Borrife com um borrifador, tomando cuidado para não tocar nas mudas.

Interessante saber disso!
Uma planta cultivada a partir de sementes pode florescer em 6 meses, por isso é melhor semeá-la em fevereiro.

Elas são transplantadas para um vaso separado após a formação de arbustos grandes com 2 a 4 pares de folhas verdadeiras.

Cultivo por estacas

Cultivar uma planta adulta a partir de uma estaca é bastante simples. Utilize os restos da poda de outono ou primavera. O ideal é escolher estacas com caules lenhosos. Existem diversos métodos populares de enraizamento:

  1. Água. Adicione um comprimido de carvão ativado a um pequeno recipiente com água e coloque a estaca dentro. Coloque o recipiente em uma janela bem iluminada e espere as raízes aparecerem. Esse processo leva cerca de uma semana na primavera e mais de um mês no outono. O principal risco desse método é o apodrecimento.
  2. Perlita ou vermiculita. A estaca é enraizada em perlita ou vermiculita úmida, posicionada em um leve ângulo — dessa forma, a planta jovem gastará menos energia se sustentando. A planta é colocada em um local ensolarado ou sob uma lâmpada de cultivo.
  3. Turfa. É conveniente usar um tablete de turfa. Mergulhe-o em água antes de usar. Depois de expandir até o tamanho de um copo, coloque a estaca, cortada em ângulo, no centro. A vantagem deste método é que permite o replantio posterior em vez de ter que replantar. Este método também tem a vantagem de os tabletes de turfa serem desinfetados, minimizando o risco de morte da estaca.
  4. Solo. As raízes da planta crescem no solo, assim como em um bloco de turfa, mas o substrato precisa ser preparado primeiro. Pode ser aquecido no forno ou pulverizado com permanganato de potássio para desinfecção.

As estacas são transplantadas para um vaso definitivo após apresentarem crescimento visível e o surgimento de novas folhas. O ideal é esperar até que as raízes cubram toda a área ao redor da muda.

Pousar

O replantio requer cuidado devido ao delicado sistema radicular da planta. O novo vaso deve ter dois centímetros a mais de diâmetro que o anterior. Evite usar um vaso maior, pois a planta não florescerá. Recomenda-se o plantio de gerânios propagados por estacas ou plantas que sobreviveram ao inverno em abril, durante o período de crescimento e desenvolvimento.

Transferir

Antes de replantar, regue a planta. Isso facilitará a remoção do torrão de terra do vaso. O replantio deve ser feito na primavera ou no outono, após o término da floração. Após o transplante, não fertilize a planta por quatro meses. O substrato contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento.

Possíveis problemas

Ao cultivar gerânios em casa, os jardineiros enfrentam os seguintes problemas:

  • As folhas estão ficando amarelas;
  • ataques de pragas;
  • As folhas estão caindo;
  • O caule fica preto ou apodrece;
  • Aparecem manchas nas folhas.

O aparecimento dos sintomas listados indica, em qualquer caso, um ataque de pragas ou cuidados inadequados.

Por que meu gerânio de interior está morrendo?

Principais causas da morte de uma planta de interior:

  • rega desregulada;
  • ar excessivamente seco;
  • temperatura ambiente elevada;
  • exposição à luz solar;
  • danos ao sistema radicular durante o transplante.

Existem muitas causas possíveis, mas para identificar a verdadeira, é preciso analisar cuidadosamente as mudanças pelas quais a planta passou. Muitas vezes, o problema pode ser resolvido com a troca do solo.

Doenças e pragas: como conservar um pão

Os gerânios raramente são atacados por pragas, portanto, na maioria das vezes, a planta morre quando o dono não segue os cuidados básicos. A morte das folhas mais velhas, localizadas na base do caule, é um processo natural. A causa deve ser investigada se os brotos jovens murcharem ou caírem, ou se aparecer ferrugem na parte inferior das folhas.

  1. Se as bordas das folhas ficarem amarelas, você precisa aumentar a rega.
  2. A perda de turgor indica excesso de umidade.
  3. Queda das folhas - falta de luz solar.
Importante!
A canela-preta é um problema comum em pelargônios e não tem cura. A única maneira de salvar a planta é enraizar rapidamente a estaca apical. Após a morte da planta, o vaso deve ser tratado com um fungicida e a terra descartada.

Propriedades medicinais e benefícios da flor

As folhas do gerânio-zonal liberam óleos essenciais no ar, combatendo vírus e bactérias no ambiente. Recomenda-se manter a planta no quarto de crianças, pois possui efeito calmante e melhora o sono. As folhas são utilizadas para tratar infecções de ouvido, rinite e reumatismo. Uma infusão feita com elas é utilizada para tratar problemas nas gengivas e na garganta.

Segundo a crença popular, gerânios vermelhos em flor num apartamento simbolizam amor e compreensão mútua dentro da família. A planta normaliza a aura e torna o ambiente psicoemocional mais confortável para se viver.

Conclusão

O pelargônio é uma planta de interior simples que até mesmo um jardineiro iniciante consegue cuidar. No verão, ele pode alegrar um canteiro de flores ou o jardim da frente – plantá-lo ao ar livre lhe trará benefícios. Você pode obter flores exuberantes proporcionando um ambiente fresco durante o inverno e podando-o cuidadosamente no outono. Seu pelargônio agradecerá se você seguir essas orientações.

gerânio
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates