A tangerineira é originária da China ou do Japão. Suas flores são autopolinizáveis, não necessitando de abelhas para a polinização. É uma árvore de frutificação precoce e produtiva, que produz frutos doces, em sua maioria sem sementes. Variedades híbridas são utilizadas para decorar casas, jardins, terraços e varandas. Variedades anãs em miniatura são preferidas para cultivo em ambientes internos.
Informações básicas
A árvore cítrica pertence à família Rutaceae. As plantas híbridas são anãs, não ultrapassando 2 metros de altura. Na natureza, pode atingir de 4 a 5 metros. Os ramos são pendentes e a casca é cinza-clara. As folhas são ovais, verde-escuras e densas. A árvore floresce uma vez por ano, na primavera.
A frutificação é abundante e anual, ocorrendo de 3 a 6 anos após o plantio. Na natureza, uma única árvore pode produzir de 600 a 800 tangerinas por ano. Os frutos são esféricos, com 4 a 6 cm de diâmetro, e a casca se separa facilmente da polpa. A fruta é doce e rica em açúcar, ácidos orgânicos e vitaminas. A polpa madura consiste em numerosas bolsas de suco.
Cuidados no inverno, primavera, verão e outono
Imediatamente após a compra, a tangerineira deve ser transplantada para um vaso diferente. Prepare um substrato com esterco bovino curtido, grama, areia de quartzo e terra para floresta decídua na proporção de 1:2:1:1.
Não é recomendável plantar uma árvore num vaso grande de imediato: aumente gradualmente o diâmetro do vaso à medida que a muda cresce. Deve-se providenciar drenagem no fundo do vaso utilizando tijolos quebrados, argila expandida ou pedras.
Como cuidar na primavera e no verão:
- Leve a árvore para fora, para um local com ar fresco e coloque-a na sombra. Evite a exposição prolongada à luz solar direta, pois isso pode causar queimaduras nas folhas.
- Regue com água decantada à medida que o solo seca. Para determinar se é necessário regar, teste o solo com os dedos: se a terra grudar, não regue.
- Em dias quentes, borrife as folhas com água usando um borrifador uma vez por semana.
- Para evitar o aparecimento de pragas, lave as folhas com uma esponja embebida em água com sabão.
- A adubação é feita em várias etapas. Na primavera, incorporam-se ao solo superfosfato, sulfato de potássio e sal de potássio. Durante a formação dos frutos, utilizam-se os fertilizantes Fertika, Nitroammophoska e Bona Forte.
- Para o cultivo, a faixa de temperatura recomendada é de +15 a +18°C, com umidade do ar não superior a 70%.
Na primavera, a planta precisa ser replantada. Árvores jovens devem ser replantadas anualmente. Mudas a partir do terceiro ano devem ser replantadas a cada três anos. O replantio é feito por transbordo; o colo da raiz não deve ser enterrado.
O período de frutificação depende da variedade, mas normalmente ocorre de outubro a dezembro. Quando os frutos adquirem uma cor laranja brilhante, estão prontos para a colheita. A planta entra em dormência durante o inverno e o outono.
Principais eventos:
- Iluminação por pelo menos 8 horas. Se não houver luz solar suficiente, instale uma lâmpada de cultivo.
- Umidade do ar não superior a 60%, temperatura +5…+10°C.
- Rega moderada. Se a temperatura e a umidade forem ideais, regar a planta uma vez a cada 10 dias é suficiente.
Periodicamente, mova o vaso da árvore para diferentes locais do cômodo para garantir um crescimento uniforme e evitar que ela fique com caules longos e finos. Evite fertilizar durante o inverno. Ventile o cômodo regularmente, mas evite correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Como cultivar a partir de sementes
Escolha frutos maduros e retire algumas sementes. Selecione material de plantio saudável — as sementes não devem estar secas ou escurecidas. Envolva-as em gaze úmida e deixe-as de molho por 7 a 10 dias. Adicione umidade periodicamente para evitar que o material de plantio seque.
Após o surgimento dos brotos:
- Plante-as em solo neutro com pH entre 6,5 e 7. Se não conseguir comprar solo pronto, use uma mistura de húmus, areia de rio e terra de árvores de folha caduca na proporção de 2:1:2.
- Forneça às mudas um regime de temperatura de +18…+20ºC e umidade do ar não superior a 70%.
- Regar e pulverizar as folhas - as regras são as mesmas que para mudas adultas.
- O transplante deve ser feito quando a planta tiver formado quatro folhas verdadeiras. Ao replantar, descarte as mudas fracas e inviáveis.
Quando propagada por sementes, a tangerineira cresce lentamente. Leva vários anos para a planta florescer. A primeira frutificação ocorre após 5 a 7 anos. O fruto pode não ter o mesmo sabor daquele de onde a semente foi retirada. Para reproduzir a mesma variedade, a árvore deve ser propagada vegetativamente.
Por que as folhas ficam amarelas e o que fazer?
O amarelecimento das folhas pode ocorrer devido a cuidados inadequados, doenças ou pragas. Use estas dicas para determinar a causa:
- Se as folhas da árvore estiverem amarelando por completo, é devido à falta de luz solar. Esse problema ocorre com mais frequência no inverno. Melhore a iluminação movendo a árvore para mais perto de uma janela.
- Se as folhas ficarem amarelas após o replantio, o colo da raiz está muito fundo. Replante a planta.
- Folhas amareladas podem indicar deficiência de nutrientes — nitrogênio, ferro ou potássio. Adube a árvore com um fertilizante mineral completo.
- Ácaros. Esses insetos se alimentam da seiva das plantas, fazendo com que as folhas amarelem e caiam. Se houver poucos insetos, limpe as folhas com uma solução de sabão. O ideal é usar sabão de lavar roupa. Se houver muitos insetos, use produtos como Akarin ou Apollo.

A podridão radicular também acompanha o amarelecimento das folhas. A infecção fúngica pode ser reconhecida pela aparência da planta: a parte inferior do tronco escurece e desenvolve um odor desagradável.
A árvore precisa ser replantada, as partes danificadas das raízes devem ser removidas e os cuidados adequados devem ser restabelecidos. O sistema radicular e os brotos devem ser pulverizados com soluções de Penncozeb, Maxim e Skor.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples
Natália
Bom dia! Tenho uma tangerineira de três anos. Recentemente, ela foi atacada por algumas pragas e demorei bastante para me livrar delas… Mas o resultado valeu a pena… Logo as folhas começaram a cair, deixando apenas duas tangerinas verdes. Colhi-as ontem. A árvore está sem folhas; cortei os galhos secos e fiz uma poda leve. Parece estar viva. No ano passado, as tangerinas também estavam verdes. O que devo fazer agora? A terra não tem cheiro de podre…
Administrador
Se o problema for causado pelo excesso de água no solo, a rega deve ser interrompida temporariamente. Assim que o solo secar, a árvore deve ser desenterrada e o sistema radicular inspecionado para verificar a presença de doenças e danos. A tangerina deve então ser replantada em solo novo e desinfetado. Recomenda-se regar a árvore inicialmente colocando água em um prato sob o vaso, em vez de diretamente na planta.
Se o solo estiver seco há muito tempo, evite regar a tangerineira em excesso de uma só vez. Adicione água gradualmente, respeitando intervalos de duas horas entre as regas. Após dois dias, comece a regar a tangerineira de acordo com o cronograma correto.
Normalize a temperatura do ambiente. Coloque a planta em uma janela voltada para o sul.