Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.

Árvores

Jardineiros experientes recomendam a poda de árvores e arbustos frutíferos no inverno, pois estes ficam sobrecarregados por ramos velhos, o que reduz a produção de frutos na primavera. Nessa época, as folhas caem e toda a copa, incluindo as áreas mais inacessíveis, fica bem visível. Variedades de pereiras e macieiras de verão e inverno, bérberis e outras frutíferas são podadas durante esse período do ano.

Vantagens

A condição mais importante para este procedimento é que a árvore esteja dormente. Caso contrário, a árvore ficará fraca, perdendo uma quantidade significativa de nutrientes a cada galho podado.

A poda no início do outono ou no final da primavera, quando a seiva já está fluindo, afetará negativamente a saúde das plantas. Nessas épocas do ano, o jardim fica muito movimentado e nem sempre é possível fazer uma poda adequada, enquanto no inverno praticamente não há trabalho a ser feito.

Durante o tempo frio, as pragas e os patógenos não estão ativos, e o corte e a poda de galhos não podem ser feitos sem abrir feridas recentes.

Se o procedimento for realizado em clima quente e mal executado, insetos podem penetrar nos tecidos e infectar as plantas, pois um grande número de microrganismos nocivos começa a se multiplicar ativamente. Durante o inverno, esses microrganismos ficam inativos, e a ausência de folhas tem um efeito positivo na qualidade da poda. Podar madeira congelada é mais fácil e a qualidade do corte é muito melhor. Além disso, o risco de rasgar a casca ao usar serra ou tesoura de poda é significativamente reduzido.

Atenção!
Embora as pereiras e macieiras possam ser podadas em qualquer mês, as ameixeiras-cereja, as ameixas, as cerejas e as ginjas podem apresentar gomose mesmo em dezembro.

É importante ressaltar que os proprietários de jardins raramente recorrem a esse procedimento devido a uma série de restrições e algumas desvantagens, como neve, geadas severas, etc.

Metas

  1. Para rejuvenescer árvores antigas e dar forma às copas de mudas jovens. Se feito corretamente, o jardim produzirá colheitas abundantes por muitos anos.
  2. O procedimento também tem uma finalidade prática. Árvores bem podadas ocupam menos espaço, permitindo uma densidade de plantio significativamente maior.
  3. Como os invernos não são estáveis, quando ocorre uma onda de frio repentina seguida de degelo, os galhos sofrem grande estresse devido à crosta de gelo resultante.

Se forem muito compridas ou jovens, correm o risco de quebrar. Muitos preferem podar as árvores jovens durante a estação fria para reduzir a produção de frutos, já que uma colheita abundante nem sempre é benéfica para as plantas. Muitas vezes, depois de frutificarem durante dois ou três anos, entram num período de repouso e recuperação.

Regras

No inverno, não é recomendável podar mudas de um, dois ou três anos que ainda não desenvolveram resistência à geada. Para as demais mudas, remova galhos desnecessários, doentes e mortos. É necessário podar todos os brotos que crescem na base, bem como os que crescem para dentro. Para melhorar a circulação de ar na copa, remova os brotos que estão crescendo muito densamente.

Atenção!
Elas são podadas, restando no máximo 1/4 do número total, caso contrário, devido à poda drástica, novas plantas começarão a crescer.

Os ramos que surgiram no ano passado são encurtados em 1/3, cortando-os logo acima de uma gema. Essa técnica garante que a árvore tenha uma boa aparência e estimula o desenvolvimento mais rápido de novos brotos frutíferos. Quanto aos ramos jovens, aqueles que estão muito próximos dos ramos principais ou que crescem para dentro são podados.

Se precisar remover mais de um galho grande, o procedimento deve ser distribuído ao longo de dois ou três invernos. Se a árvore estiver crescendo muito rápido, além da poda durante a estação fria, alguns brotos podem ser podados no verão.

Em climas frios, ninhos de mariposas e lagartas são facilmente visíveis nos galhos; estes devem ser cortados ou removidos manualmente. No inverno, recomenda-se inspecionar a árvore em busca de:

  • estranho escurecimento;
  • lesões abertas;
  • crescimentos anormais.

Qualquer depósito detectado deve ser removido imediatamente. Recomenda-se realizar os procedimentos com instrumentos limpos e esterilizados. Para o tratamento, utiliza-se uma solução de álcool a 10%, preparada dissolvendo-se 2 colheres de sopa de álcool em um copo de água.

As áreas cortadas devem ser tratadas com piche para jardim, que pode ser substituído por tinta a óleo. Caso contrário, há risco de a superfície danificada congelar.

A melhor época para a poda é considerada entre janeiro e março. Ao planejar o procedimento, é importante levar em conta a temperatura. Especialistas recomendam podar árvores frutíferas lenhosas quando o termômetro marcar acima de 7°C.

Não se deve cortar o cabelo em condições de geada severa, pois isso pode causar ferimentos graves.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates