Como cobrir framboesas para o inverno: Preparando-se para o inverno

Framboesa

A produção de framboesas é fortemente influenciada pelos cuidados de alta qualidade prestados às plantas durante toda a estação de crescimento e além dela. A planta precisa de uma preparação adequada para o inverno, a fim de garantir uma colheita de alta qualidade no ano seguinte. Os ramos devem ser podados no outono, a planta deve ser regada prontamente, o solo coberto com cobertura morta e deve-se fornecer um abrigo adequado contra o frio do inverno. Seguindo essas medidas, a planta sobreviverá ao inverno com sucesso.

Preparação de arbustos no outono

Jardineiros experientes iniciam a primeira etapa da preparação para o inverno ainda no verão. A partir de meados de agosto, aplicam ativamente fertilizantes minerais para promover a maturação da parte lenhosa. Isso é conseguido com o uso de fertilizantes ricos em potássio e fósforo e isentos de nitrogênio. Além de aumentar a produtividade, esses fertilizantes também preparam o sistema radicular da planta para o inverno. A última aplicação de fertilizante é feita no início de outubro, antes da chegada das geadas mais severas.

cobertura morta

Para preservar o sistema radicular da planta, cubra o solo com cobertura morta. Isso aumenta a umidade do solo e promove um bom crescimento. Use matéria orgânica com pH neutro a ácido. Palha, turfa ou folhas em decomposição são boas opções. Evite usar composto para esse fim, pois ele contém mais nitrogênio. Além disso, durante um inverno ameno, o composto pode causar o apodrecimento da parte inferior dos brotos.

https://youtu.be/Q9aRjOKbHMo

A camada de cobertura morta deve ser aplicada em 5 a 10 cm. Menos que isso não cobrirá adequadamente o sistema radicular, e uma camada muito espessa causará o apodrecimento dos galhos. Durante o degelo, uma camada muito espessa de cobertura morta pode levar ao surgimento de doenças fúngicas ou septicemia nos brotos. Antes de aplicar a cobertura morta, regue bem o solo para evitar que as framboesas passem o inverno com as raízes secas.

Importante!
A cobertura morta é especialmente recomendada em áreas onde geadas severas ocorrem frequentemente antes da última nevasca.

Amarrar e abrigo adicional

Após a queda das folhas, os ramos da framboesa são curvados rente ao solo. Para isso, crave estacas de madeira ou hastes de metal no solo e passe um arame por elas. O arame não deve ficar a mais de 20 cm do nível do solo. Com a primeira nevasca, os ramos mais próximos do solo são cobertos pela neve, impedindo que congelem. Os ramos são então amarrados em forma de arco com linha ou fitas de náilon resistentes.

Regar no outono

Todas as framboesas devem ser regadas abundantemente no outono. A rega deve ser feita regularmente a partir do início de setembro. A última rega deve ser feita duas semanas antes da data prevista para a geada. A rega frequente é especialmente importante se houver pouca chuva no outono.

Jardineiros experientes recomendam regar as framboesas pela última vez após a formação de uma camada de gelo no solo. Cada planta precisa de 3 litros de água. Essa quantidade é suficiente para fornecer umidade ao sistema radicular e protegê-lo do ressecamento durante os meses de inverno.

Poda e métodos de sua implementação

Especialistas divergem sobre a época ideal para podar framboesas. Alguns jardineiros acreditam que as framboesas devem ser podadas antes da chegada do frio, pois o fluxo de seiva já terminou e a planta tolera bem a poda. Outros acreditam que os ramos em excesso devem ser cortados após o término da frutificação. Eles argumentam que isso permite que a planta conserve energia para preparar seu sistema radicular para o inverno.

No entanto, a maioria dos jardineiros experientes adota uma posição intermediária e recomenda o desbaste das framboesas no início de setembro. Durante esse período, a planta ainda retém uma boa quantidade de seiva, mas seu ritmo de crescimento já está diminuindo. Ao podar as framboesas, o primeiro passo é remover os ramos velhos que não estão mais produzindo frutos. Galhos doentes e danificados também devem ser completamente removidos.

Importante!
Se seus arbustos de framboesa estiverem crescendo muito densos, você precisará remover os galhos saudáveis ​​e fortes durante a poda. O ideal é deixar no máximo 10 brotos em cada arbusto.

Para evitar que os arbustos de framboesa se espalhem por toda a horta, o sistema radicular também deve ser podado. Para isso, insira uma pá de bucha no solo ao redor de cada arbusto, deixando um espaço de 30 cm. Use-a para cortar as pontas das raízes.

Para melhorar a qualidade da colheita, utiliza-se a poda dupla. Nesse caso, além da remoção usual de brotos indesejados, os ramos jovens são beliscados na parte superior. Isso estimula o desenvolvimento de um novo grupo de gemas-filhas. Com a chegada da primavera, os ramos são encurtados novamente e cortados até a primeira gema totalmente desenvolvida. Para evitar que o plantio fique muito denso, deixa-se um espaço de 30 cm entre os ramos.

cobertura

Após a poda das framboesas, todos os detritos são removidos da área e queimados. Folhas caídas e cobertura morta antiga também são recolhidas e destruídas para proteger as plantas de insetos nocivos que ali se reúnem para hibernar. Para garantir um inverno tranquilo, as plantas mais fracas são fertilizadas. Os nutrientes aumentam a probabilidade de sobrevivência às geadas.

No outono, aplique fertilizantes orgânicos e minerais, alternando-os sazonalmente. Evite usar substâncias que contenham nitrogênio no outono para não estimular o crescimento foliar. Isso é perigoso para a planta, pois os brotos jovens não têm tempo de se fortalecer antes do frio e morrerão com a geada no inverno.

Importante!
Fertilizantes com alto teor de fósforo e potássio são adequados para a alimentação animal.

Você pode usar qualquer um dos seguintes tipos de fertilizantes:

  • Potássio-fósforo na quantidade de 30 g por planta;
  • Superfosfato na quantidade de 60 g por arbusto;
  • Adiciona-se sulfato de potássio na proporção de 40 g por amostra;
  • Monofosfato de potássio 35 g por planta.

O ideal é espalhar os fertilizantes minerais em sulcos cavados a 30 cm de profundidade ao redor do arbusto, formando um padrão circular. Em seguida, cubra-os com terra e regue abundantemente. Prepare framboesas para o inverno.Você pode usar esterco curtido na proporção de 4 kg por metro quadrado, com revolvimento obrigatório do solo.

Prevenção de pragas e doenças

A prevenção de doenças é uma etapa obrigatória na preparação para o inverno. Após a adubação, os arbustos são pulverizados com uma solução especial. Ela é preparada misturando 10 litros de água, 20 gramas de Karbofos e 30 gramas de oxicloreto. Aplique 1,5 litro dessa solução em cada planta. O tratamento também pode ser feito dissolvendo um comprimido de Intavir em 10 litros de água. Se musgo ou líquen crescerem perto do canteiro de framboesas, pulverize as plantas com sulfato de cobre.

Tecnologia e tempo de curvatura das framboesas

Muitos jardineiros inexperientes curvam os arbustos de framboesa após a geada, cometendo um erro. Isso frequentemente causa a quebra dos brotos, danificando a estrutura vascular interna e, em última instância, levando à morte da planta na primavera devido ao suprimento insuficiente de nutrientes ao longo de seu comprimento.

Importante!
Portanto, o melhor é dobrar os ramos das framboesas rente ao chão em setembro, quando os brotos ainda estão bastante flexíveis. No entanto, o sistema radicular da planta já deve estar bem desenvolvido nessa época.

Evite amarrar todos os caules de um mesmo arbusto juntos, pois esse método não protege os caules do frio se estiverem acima da superfície da neve. Antes de amarrar, remova as folhas dos caules passando delicadamente a mão enluvada da base até a ponta. Esse procedimento simples preserva a integridade dos botões e aumenta a produção de framboesas no ano seguinte.

Após remover as folhas, dobre os galhos para baixo. Amarre uma pedra de 1 kg ao feixe de galhos e coloque-o no chão. Variedades de produção contínuaOs ramos de framboesa que crescem em um suporte são simplesmente presos à barra transversal abaixo, garantindo que o cacho resultante não tenha mais de 25 cm de altura. Isso evitará que os caules separados das framboesas cresçam acima da linha da neve e congelem. Além disso, você pode cobrir as framboesas curvadas com spandex. Isso permitirá que as plantas respirem e as protegerá do frio caso não haja neve suficiente.

O momento ideal para cobrir no outono e descobrir na primavera é durante a primavera.

O momento ideal para cobrir as framboesas para o inverno é depois da queda das folhas e antes da primeira neve. Nessa altura, os ramos ainda estão flexíveis e os rizomas já estão bem desenvolvidos.

Com a chegada da primavera, é importante descobrir as framboesas e amarrá-las a suportes o mais rápido possível. Descobri-las muito cedo pode causar queimaduras graves na madeira devido às significativas flutuações de temperatura. Além disso, ventos fortes costumam soprar em março, danificando a madeira.

Os arbustos de framboesa devem ser descobertos gradualmente. Após o derretimento da neve, a camada que os cobre é removida. Isso é necessário para permitir a circulação de ar pelas partes inferiores dos galhos e pela camada de cobertura morta, evitando que apodreçam. Em seguida, os ramos são levantados e amarrados a um suporte. Esse procedimento continua até meados de abril.

Preparando framboesas remontantes para o inverno.

Essas variedades de framboesa são caracterizadas por alta produtividade e pela capacidade de frutificar tanto em ramos de um ano quanto em ramos de dois anos. Para maximizar a colheita, o plantio é realizado em etapas, permitindo que a planta produza frutos por mais tempo.

Mas como a colheita de melhor qualidade é obtida em ramos de um ano, não vale a pena perder tempo e esforço preservando os do ano anterior. Portanto, após a chegada de geadas fortes, toda a parte lenhosa da planta é cortada, deixando apenas pequenos tocos e caules basais. As raízes são protegidas com cobertura morta para garantir sua sobrevivência durante o inverno. A camada de cobertura não deve ser muito espessa, para evitar que a planta apodreça caso o inverno seja ameno.

Sistemas de proteção contra geadas e retenção de neve

Se framboesas crescem em uma área aberta Para evitar que a neve se acumule nos arbustos, instala-se um sistema especial de retenção de neve. Para isso, instalam-se barreiras especiais no lado exposto ao vento. Placas de policarbonato ou madeira compensada enterradas no solo são uma boa opção. O policarbonato é preferível pela sua durabilidade, pois não apodrece nem racha com a geada.

Se for necessário fixar um para-neve, ele é amarrado a um suporte. A estrutura é posicionada de forma que o vento não atinja as framboesas. Portanto, deve ser posicionada longe do vento no inverno. A localização necessária pode ser determinada utilizando a rosa dos ventos do serviço hidrometeorológico local.

Se a queda de neve for insuficiente ou se o vento a levar mesmo com um sistema de retenção de neve, as framboesas são cobertas adicionalmente com um material especial. Lutrasil ou spunbond são usados ​​para isso. Nesse caso, os galhos são curvados até o chão e várias camadas de material não tecido são colocadas por cima. Em áreas com invernos rigorosos e pouca neve, uma camada arqueada de policarbonato celular também é colocada por cima.

Conclusão

Com a preparação adequada para o frio que se aproxima, as framboesas sobreviverão bem ao inverno e lhe presentearão com uma colheita abundante de frutos deliciosos e saudáveis ​​no próximo ano. É importante concluir todas as atividades planejadas e realizá-las dentro do prazo.

Como proteger framboesas durante o inverno
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates