Como proteger uma roseira trepadeira no inverno, incluindo a poda e a preparação do arbusto.

Rosa

Todo jardineiro experiente sabe que, se não Cubra uma roseira trepadeira durante o inverno.Ela pode morrer, pois essa planta gosta muito de calor. Mas primeiro, você precisa preparar o arbusto adequadamente e fertilizá-lo abundantemente. realizar a podaTambém vale a pena descobrir qual material é o mais adequado para o inverno.

Preparando o mato

Preparando uma roseira trepadeira

Todas as medidas preparatórias dependem inteiramente do clima da região onde a planta está sendo cultivada. As variedades trepadeiras e híbridas devem ser protegidas da geada. Isso é especialmente importante se as temperaturas de inverno caírem abaixo de -15 graus Celsius e persistirem por períodos prolongados.

Preparando-se para poda A proteção das roseiras trepadeiras durante o inverno começa com a suspensão da adubação nitrogenada. Isso geralmente começa no final de agosto. Se os arbustos estiverem cobertos com vegetação rasteira, os ramos devem ser removidos das treliças. Isso deve ser feito um mês antes da chegada das geadas. Ao mesmo tempo, estão sendo realizados diversos outros eventos, a saber:

  1. No final de agosto, suspenda a aplicação de fertilizantes nitrogenados. Essas substâncias estimulam o crescimento de novos brotos, o que pode enfraquecer a planta. Além disso, a planta fica menos resistente à geada nessas condições. Se novos brotos forem detectados durante a inspeção, devem ser removidos com uma tesoura de poda; caso contrário, o arbusto simplesmente congelará.
  2. Se o fertilizante de outono contiver potássio, aumentará significativamente a resistência da roseira à geada.
  3. Após outubro, pare de podar os botões, dando-lhes tempo para florescer e se desenvolver em frutos. Essas bagas ajudam os arbustos a se fortalecerem, o que significa que as roseiras trepadeiras sobreviverão melhor ao inverno nessas condições.
  4. Em setembro, reduza a frequência da rega; isso também ajuda a fortalecer os caules. A rega deve ser feita apenas quando o solo estiver seco e, assim que o solo começar a congelar, pare completamente.

Ao mesmo tempo, realiza-se a poda sanitária, removendo os ramos mortos, danificados e doentes da planta. A modelagem principal do arbusto ocorre no final de abril — esta época é considerada a mais favorável para a poda de primavera.

Características da alimentação

Os fertilizantes de raiz são ideais para a adubação no outono. Para a primeira aplicação, prepara-se uma composição caseira que inclui os seguintes componentes:

  • Água - 10 litros;
  • superfosfato - 25 gramas;
  • sulfato de potássio - 10 gramas;
  • Ácido bórico - 2,5 gramas (a substância pode ser substituída por bórax comum, mas em uma quantidade de 3,5 gramas).

O procedimento para podar e amontoar terra em roseiras trepadeiras.

Todos os componentes são misturados e homogeneizados. Esta quantidade é suficiente para tratar uma área de quatro metros quadrados. Recomenda-se concluir o procedimento antes de meados de setembro. Para preparar o fertilizante para a segunda adubação de outono, você precisará de:

  • Água - 10 litros;
  • superfosfato - 15 gramas;
  • Fosfato monopotássico - 15 gramas.

Vale ressaltar que essa mistura deve ser usada imediatamente após o preparo, caso contrário, ela simplesmente evaporará e não terá o efeito desejado. Normalmente, um balde da mistura é suficiente para tratar de 3 a 4 arbustos adultos. Fertilize no início de outubro.

Terraplenagem

Antes de cobrir as roseiras trepadeiras para o inverno, limpe a área de ervas daninhas e outros detritos. Isso ajudará a prevenir pragas e doenças no próximo ano.

Para isso, o jardineiro precisa realizar os seguintes passos:

  • Remova todos os galhos quebrados, podas, flores e folhas caídas do solo, assim como ervas daninhas e outras vegetações. Ou seja, após o trabalho, o solo deve estar perfeitamente limpo;
  • Se houver plantas anuais ou murchas crescendo perto do arbusto, elas também precisam ser removidas;
  • A maneira mais prática de remover restos de plantas e folhas é com um ancinho.

Métodos para cobrir roseiras trepadeiras

Não deixe botões de rosa murchos no jardim, pois eles podem abrigar esporos de fungos ou outras infecções, como o mofo preto. Eles podem se tornar um criadouro de larvas de insetos e outros micróbios patogênicos, que simplesmente migrarão para a roseira após o inverno.

Portanto, toda a vegetação e detritos devem ser removidos do local, sendo importante queimá-los em vez de simplesmente descartá-los. O uso desse material como adubo é estritamente proibido, pois pode disseminar doenças e insetos nocivos por todo o jardim.

Procedimento de poda e amontoamento de terra

Em meados de novembro, quando o solo ainda não congelou, é necessário cobrir as plantas trepadeiras. rosas para o inverno Uma camada de 10 a 12 cm de solo bem drenado será suficiente. Na Ucrânia, esse momento pode demorar um pouco mais. Além disso, um monte desse tipo deve ser feito para cada arbusto individual. Depois disso, o solo deve ser coberto com uma camada de cobertura morta; palha, aparas de madeira ou galhos de pinheiro são excelentes opções.

A cobertura morta criará um regime de temperatura ideal para o solo das raízes e também reduzirá o risco de congelamento. A próxima etapa envolve a poda, que é recomendada de acordo com o seguinte esquema:

  1. Usando uma tesoura de poda, corte os galhos mortos; esses brotos são reconhecíveis pela cor preta. Corte em um ângulo de 45 graus, deixando aproximadamente 3 centímetros acima da gema voltada para a parte externa do galho.
  2. Para garantir boa circulação de ar e luminosidade, faça o desbaste da planta, podando quaisquer brotos que estejam crescendo de forma anormal ou se cruzando. Brotos fracos e alongados também devem ser removidos.

A altura da poda depende diretamente da variedade da roseira. As roseiras do tipo chá requerem uma poda relativamente drástica, enquanto as trepadeiras e as roseiras sarmentosas necessitam de uma abordagem mais suave. Todo esse trabalho deve ser feito antes da geada, pois a planta precisa de tempo para se adaptar.

Métodos de abrigo

Instalar proteções para cobrir roseiras trepadeiras.

As roseiras podem ser cobertas de diversas maneiras, mas o posicionamento dos arbustos deve ser levado em consideração. Se forem plantadas em uma única fileira, uma cobertura tipo escudo é a mais eficaz. Se as plantas forem plantadas em grupos, uma estrutura especial deve ser instalada para abrigar as flores durante o inverno.

Se um canteiro de jardim contiver arbustos isolados, o tipo de cobertura deve ser escolhido individualmente, levando em consideração o clima regional e a variedade da rosa. Em invernos moderadamente frios com fortes nevascas, uma simples amontoa de terra e uma cobertura adicional com ramos de pinheiro serão suficientes. Em outros casos, recomenda-se uma pequena estrutura com um espaço de ventilação.

Instalação de escudos

Após as flores serem podadas e desamarradas da estrutura de suporte, elas devem ser cuidadosamente amarradas e dobradas o mais próximo possível do solo. Antes disso, porém, ramos de abeto são dispostos sobre a superfície. Os ramos são fixados ao solo com arame. Em seguida, construa protetores com tábuas ou outro material adequado. Esses elementos devem ter aproximadamente 80 centímetros de largura e o mesmo comprimento da fileira de arbustos.

A estrutura é instalada junto às plantas como uma casa, e depois deve ser fixada de forma firme e segura com estacas de madeira. Não se preocupe se houver pequenas frestas ou furos nos painéis; isso é perfeitamente aceitável.

Coloque uma camada de filme plástico por cima, cobrindo também as laterais. Cubra o fundo com terra e prenda com tábuas. Mantenha o filme plástico ligeiramente aberto até que a geada chegue.

Fazendo a moldura

Se as roseiras não forem plantadas em fileiras, estruturas de suporte são usadas para isolamento. Essas estruturas podem ser montadas de forma rápida e fácil com qualquer material disponível, seja arame ou ripas de madeira.

Se a planta for jovem e ainda não tiver atingido um tamanho grande, você pode isolá-la usando uma caixa de madeira comum.

Assim como no método anterior, primeiro você precisa podar a roseira e removê-la do suporte, depois fixar os galhos com suportes e cordas adicionais, mas faça isso de forma que a planta não entre em contato com a estrutura.

Fazendo uma moldura para cobrir uma roseira trepadeira.

A estrutura da armação é feita de fibra de vidro. Esse material é impermeável e respirável. Uma combinação de tecido não tecido denso e filme de polietileno também pode ser usada para proteger a roseira arbustiva da precipitação.

Independentemente do tipo de cobertura utilizada, é importante removê-la prontamente. Isso deve ser feito gradualmente, levantando o material alguns centímetros por dia para evitar que a planta apodreça e permitir a ventilação. O ideal é remover a cobertura em um dia nublado para reduzir o risco de queimaduras solares.

Preparando rosas trepadeiras Preparar a planta para o inverno é um processo trabalhoso, mas garante que ela não congele. Isso significa que, com a chegada da primavera, o arbusto voltará a produzir flores deslumbrantes com uma fragrância incrível.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates