Como proteger frutos silvestres de pássaros: regras para o uso de redes

Doenças e pragas

Os pássaros não gostam de espaços fechados, por isso sempre preferirão devastar um jardim sem proteção visível. Instale uma rede bem visível para afastá-los, usando cores vibrantes. A proteção mecânica é uma forma eficaz de manter as pragas voadoras afastadas. O número de pássaros depende da espécie da planta, mas todas as plantas são suscetíveis ao ataque. Para combater as pragas, é importante escolher o método de instalação correto.

informações gerais

As telas permitem proteger as plantas sem bloquear a água, o ar ou a luz. Ao escolher uma tela, considere a paleta de cores. Cores vibrantes como branco, laranja, amarelo e verde são frequentemente utilizadas. As aves têm excelente visão, por isso conseguem avistar uma cerca visível à distância.

Como proteger os morangos dos pássaros

A rede é feita de fios sintéticos, por isso dura muito tempo e mantém a sua qualidade. Por vezes, utiliza-se nylon ou plástico como material.

Antes de comprar, meça as dimensões do seu arbusto ou árvore de frutos silvestres. Para árvores pequenas e isoladas, um tamanho de 4x10 metros é o mais adequado. A malha é pequena, com cerca de 1 cm, e retangular ou em formato de diamante. Isso permite a entrada de pequenos insetos, mas não de pássaros. Esse tipo de cerca não interfere na irrigação foliar ou na fertilização das plantas de frutos silvestres.

Observação!
Em vez de redes para morangos, morangos silvestres e outras frutas vermelhas semelhantes, você pode usar lençóis velhos e finos. Este método é adequado para substituições de curto prazo.

Características da utilização de uma rede de proteção

As frutíferas de porte baixo podem ser cobertas com redes fixadas em estacas curtas. No entanto, isso pode causar flacidez. Para evitar esse problema, utilize postes altos. A estrutura é feita de postes de aço ou bambu, espaçados a 70 centímetros de distância. Os próprios postes são posicionados a uma altura de 30 cm. É recomendável fixar a estrutura com algum peso nas laterais. Os canteiros são feitos de tábuas, dimensionadas para se ajustarem às dimensões dos canteiros.

Para árvores de porte médio e alto, o ideal é utilizar uma escada ou um suporte em T. Para vinhedos, é necessário criar uma estrutura completa com postes e cabos. Nesse caso, um bom conhecimento teórico ou a orientação de jardineiros experientes é fundamental. Recomenda-se a instalação de uma rede de proteção para evitar chuvas fortes. Uma agrofibra de baixa densidade é uma alternativa.

Prós e contras da grade

O uso desse tipo de proteção apresenta vantagens e desvantagens. O lado positivo é a facilidade de instalação do sistema. Ele também possui uma longa vida útil, mantendo o acesso à água, luz e insetos polinizadores. As desvantagens incluem:

  1. Material de revestimento selecionado incorretamente. São necessárias dimensões e composição corretas.
  2. O impacto mecânico reduz a vida útil da malha.
  3. Esse método de proteção é significativamente mais caro do que dispositivos feitos com materiais improvisados.

Jardineiros frequentemente se deparam com o problema de pequenos pássaros que ficam presos em frestas. Libertá-los pode ser perigoso para os humanos, pois há risco de ferimentos.
zaschita ot ptic

O material de cobertura também prejudica visualmente a aparência de um jardim ou horta. Quando chega a época da colheita, gasta-se mais tempo, pois a estrutura precisa ser aberta a cada vez para colher os frutos.

Importante!
Para proteger as bagas dos pássaros, é importante escolher o material de cobertura adequado. Cores variadas e alta densidade impedirão que as pragas cheguem aos frutos.

É necessário escolher o método correto de instalação da rede de proteção, dependendo do tipo de cultura.

pardais em cerejas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates