Vamos descobrir qual tipo de repolho é considerado o mais benéfico para os seres humanos.

Cozinha campestre

O repolho é um vegetal popular que, além de delicioso, contém uma enorme quantidade de nutrientes.

Devido à grande variedade dessa fruta, é fácil escolher a errada, o que pode causar sérios danos. Portanto, recomenda-se conhecer cada tipo.

Composição do repolho

Este vegetal contém uma enorme quantidade de nutrientes, que têm um efeito benéfico no corpo e na saúde. O repolho é rico em micro e macronutrientes, cálcio, flúor, fósforo, potássio, vitaminas U, B e C, fibras, carboidratos, lactose, ferro, frutose e glicose. Devido ao seu alto teor de água, contém apenas 26 kcal por 100 gramas.

Beneficiar

Este produto é, sem dúvida, benéfico para a sua saúde. Ele pode:

  • Remove o colesterol e as toxinas do corpo, limpa os vasos sanguíneos;
  • proteger o trato gastrointestinal;
  • Reduzir a acumulação de gordura, combater o excesso de peso;
  • Tratar hematomas, articulações e inflamações;
  • Combate doenças hepáticas e aterosclerose;
  • Reduz a glicose no sangue;
  • restaura a força;
  • O suco de repolho previne a flatulência.

Contraindicações

Para usá-lo corretamente e com sabedoria, é importante entender os danos que ele pode causar:

  1. Comer em excesso pode causar escurecimento da visão por um período.
  2. Não é recomendado o consumo em caso de doenças da tireoide, úlceras estomacais ou problemas gastrointestinais.
  3. Os homens podem começar a apresentar problemas de saúde.
  4. Se você tiver inflamação no duodeno, também deve evitar o uso excessivo deste produto.

 

Conselho!

Para reduzir a quantidade de sal no chucrute, você pode enxaguá-lo.

 

Tipos de repolho

Existem inúmeros tipos diferentes de repolho, mas há 13 variedades mais populares.

repolho branco

Esta variedade é bem conhecida. Distingue-se pela sua cabeça grande, redonda e branca como a neve, localizada no centro da roseta, sob as folhas verdes. Existem diferentes subespécies: variedades precoces, adequadas para saladas e com maior teor de vitaminas; variedades de meia estação, para conservas; e variedades tardias, que conservam o seu valor nutricional até ao inverno. A sua principal vantagem é a presença de vitamina U, muito rara noutros alimentos. No entanto, tem uma composição relativamente modesta e, por isso, é económico. O repolho é melhor consumido cru, descartando o talo central.

Bruxelas

Sua aparência lembra pequenos repolhos brancos, que crescem ao redor de um caule central. As folhas vêm em vários tamanhos: alongadas, redondas, onduladas, lisas, soltas e densas. Variedades conhecidas incluem Casio, Gurkules e Rosella, que são as mais resistentes à geada e pouco exigentes; no entanto, demoram a amadurecer e são difíceis de cultivar. A couve-de-bruxelas contém proteínas, fibras, vitaminas C, B6, B9, B1, PP e B2, enzimas e aminoácidos. Ela ajuda a restaurar a visão, normalizar o sistema cardiovascular, reduzir o colesterol, melhorar a digestão e fortalecer o sistema esquelético. É recomendada para gestantes. Pode ser consumida cozida, refogada, fresca, seca, em conserva ou congelada. Para reduzir o amargor e dar um sabor de nozes, pode-se regar com suco de limão ou adicionar sal. No entanto, se você tem acidez alta, atrofia intestinal ou enterocolite, não deve incluir a couve-de-bruxelas na sua dieta.

repolho roxo

Uma variedade de repolho, possui folhas vermelho-púrpura, ligeiramente mais firmes e menos suculentas. Prospera em ambientes úmidos e ensolarados, tolera bem o frio e pode ser armazenado por longos períodos. Existem aproximadamente 45 variedades, sendo as mais populares Mikhneevsky, Gako e Primero. Contém antioxidantes, altos níveis de açúcares, potássio, fibras, fibras alimentares e vitaminas A e C. É recomendado para pessoas com doenças cardíacas e sistema imunológico enfraquecido. Pode ser consumido cozido ou fresco. Quando cultivado em locais com sol constante, a pigmentação vermelha se intensifica.

Couve-rábano

Sua aparência peculiar é caracterizada por um caule largo, semelhante ao do repolho branco. As variedades incluem Gigante, Viena Branca e Violeta. Seu sabor é suave, adocicado e delicado. O segredo é colhê-la no momento certo e não cozinhá-la demais. A polpa contém fibras, potássio, ferro, ácido ascórbico e vitaminas PP, B2 e B1, que ajudam a reduzir o colesterol, toxinas e resíduos, melhoram o apetite e promovem a cicatrização de úlceras. O ácido tartárico previne a formação de gordura, razão pela qual o repolho é recomendado para crianças, gestantes e para fins dietéticos. Como o cozimento destrói praticamente todos os nutrientes benéficos, ele é consumido cru.

Colorido

Depois do repolho branco, a couve-flor é o segundo vegetal mais cultivado no mundo. Ela pode ser encontrada nas cores vermelha, branca, roxa e amarela, e se assemelha a inúmeras inflorescências reunidas em um único buquê. Existem diversas variedades, que variam em tamanho, cor, densidade e época de cultivo. As mais conhecidas são Amerigo, Garantiya e Belaya Krasavitsa. Este vegetal tem polpa macia devido ao seu baixo teor de fibras, é facilmente digerível, hipoalergênico e também contém ácido ascórbico, mais proteína do que o repolho branco, vitamina B, pectina e biotina. O consumo regular deste vegetal pode rejuvenescer a pele e melhorar a condição das pernas e do cabelo. No entanto, não é recomendado para pessoas com cálculos renais ou pressão alta.

 

Importante!

Se a couve-flor estiver rodeada de folhas verdes, então é de boa qualidade.

 

Folha

Este tipo de repolho é conhecido por muitos nomes: couve-galega, couve-de-folhas, couve-crespa, couve-de-folhas-encaracoladas e couve-de-folhas-brancas. É cultivado não só como fruto comestível, mas também como planta ornamental. A couve-galega supera todos os outros tipos de repolho em seu teor de proteína magra, cálcio e vitaminas A, C e K, auxiliando na digestão e reduzindo reações alérgicas. Variedades populares incluem Redbor, Reflex e Black Tuscany. A desvantagem dessas variedades é que elas não têm uma longa vida útil e podem ser congeladas para prolongar seu tempo de conservação.

Brócolis

Muito semelhante à couve-flor, o brócolis contém mais vitaminas A, C e K do que outros vegetais, além de cálcio, proteína vegetal e clorofila. Esses elementos ajudam a prevenir a morte celular prematura, o câncer, a catarata e o colesterol alto, e combatem a baixa acidez. Existem aproximadamente 35 variedades de brócolis, incluindo Fiesta, Batavia e Crespa. Eles toleram bem geadas, sol e calor. Deve-se consumir os floretes, que ainda não se abriram, e não as folhas. Este vegetal pode ser cozido, branqueado, assado, frito, em conserva ou congelado, mas não deve ser cozido em água fervente.

Pequim

Possui folhas delicadas, verde-claras, suculentas e alongadas, além de uma cabeça longa e cônica. Contém lisina, grande quantidade de vitaminas B e C, bem como fósforo, cálcio e ácidos orgânicos, que ajudam a fortalecer o sistema nervoso, a lidar com problemas gastrointestinais e cardíacos, a aumentar a imunidade, a reduzir o inchaço e a estabilizar a pressão arterial. Variedades conhecidas incluem Hydra, Nika e Autumn Jade. No entanto, pessoas com constipação, úlceras, disbiose e inflamação do fígado devem evitar o consumo de repolho chinês.

Saboia

Assim como o repolho branco, este tipo de repolho produz cabeças relativamente grandes, porém menos firmes, com folhas mais macias, finas e escuras. Ele não conserva o frescor por muito tempo e tem baixa produtividade. As variedades Vertu, Petrovna e Kruzhevnitsa se destacam pelo alto teor de vitamina C e proteína, além de níveis elevados de ácido ascórbico e caroteno. O repolho-de-sabóia tem um sabor mais adocicado devido ao álcool manitol e é praticamente isento de fibras duras e amargor. É recomendado para diabéticos por ser livre de açúcar. Não é recomendado para conservas ou picles. Seu melhor uso é em tortas, sopas e saladas. Não deve ser consumido por pessoas com úlceras, alta acidez ou que tenham passado por cirurgia intestinal.

chinês

A couve-chinesa assemelha-se a um nabo, formando uma roseta de folhas em amentos grossos. Não possui cabeça nem raiz. Na China, essa variedade é usada para fazer óleo, além de ser cozida, em conserva, frita, salgada e utilizada em saladas e charutos de repolho recheados. A couve-chinesa contém cálcio, proteína, magnésio, gorduras, ferro e vitaminas A e C. No entanto, deve-se ter cautela ao consumi-la, pois, embora possa prevenir o câncer, é tóxica em grandes quantidades.

Romanesco

Essa variedade foi desenvolvida na Itália. Apresenta inflorescências verde-escuras que lembram pinhas pontiagudas, conchas, cones espinhosos ou uma espiral logarítmica. Possui um sabor suave, com notas de nozes e textura cremosa, além de ser rica em vitaminas K e C, carotenoides e fibras alimentares. Variedades populares incluem Emerald Cup, Pearl e Puntoverde. Sua composição é bastante similar à da couve-flor e do brócolis. Ao prepará-la, evite frituras ou fervuras prolongadas, pois isso pode fazer com que perca o sabor. No entanto, o consumo excessivo pode causar flatulência ou inchaço.

Decorativo

É usada para decorar o jardim depois que todas as outras hortaliças param de crescer. Forma uma roseta incomum, semelhante a uma flor, que pode ser amarela, verde, roxa ou branca. Esta variedade tem um sabor bastante característico, mas é incrivelmente saudável. Devido ao seu alto teor de selênio, a couve ornamental pode ser excelente para fortalecer o sistema imunológico.

 

Interessante!

Após as primeiras geadas, as cores da couve ornamental tornam-se ainda mais expressivas, vibrantes e brilhantes.

 

japonês

A couve japonesa não se parece em nada com a couve comum, podendo ser facilmente confundida com ela. As folhas dessa variedade são elevadas ou horizontais, com bordas serrilhadas e superfície ondulada. Sua composição é muito semelhante à da couve branca. É recomendada para pessoas com deficiência de vitaminas, câncer e doenças cardiovasculares. Seu sabor é bastante delicado e nada picante.

Popa

Este repolho se assemelha a uma pequena palmeira e pode crescer até 1,9 m. Contém proteína, ácido ascórbico, vitamina B, açúcar e caroteno. É fácil de cultivar e produz um alto rendimento. Quando fornecido ao gado, aumenta a produção e o teor de gordura do leite, reduzindo os custos com ração.

O repolho mais saudável

https://youtu.be/qDIko62CnEo

As variedades de repolho listadas acima, sem dúvida, oferecem apenas benefícios para a saúde. De todas as variedades mencionadas, o brócolis é o mais benéfico, enquanto o repolho branco é o menos benéfico. No entanto, todas elas ajudam a reduzir o colesterol, fortalecer o sistema imunológico, auxiliar na perda de peso, aumentar o apetite, fortalecer as unhas e o cabelo e aliviar a inflamação estomacal.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates