A qualidade e a quantidade da colheita dependem dos cuidados recebidos pelas plantas. Elas requerem fertilização regular. Os benefícios do fertilizante dependem não apenas de sua composição, mas também do momento da aplicação. Com os cuidados adequados, o solo é enriquecido com microelementos benéficos e protege até mesmo árvores antigas da depleção desses nutrientes. As plantas absorvem nitrogênio, fósforo e potássio, que devem ser adicionados ao solo a cada outono.
Por que nutrir o solo?
Jardineiros iniciantes acreditam erroneamente que a nutrição do solo só é necessária na primavera e no verão. No entanto, o outono é a época em que o solo mais precisa de micronutrientes adicionais. Ao longo de vários meses, ele já liberou todos os seus nutrientes para as plantas, ficando esgotado. Se você não aplicar fertilizante prontamente, a colheita do ano seguinte será visivelmente pior.
Você também pode se interessar por:Os corretivos de solo modernos são projetados para durar mais tempo. Por exemplo, os grânulos podem permanecer no solo, reabastecendo-o gradualmente com fósforo, potássio e nitrogênio. Além disso, nem todos os nutrientes são absorvidos na mesma velocidade. Alguns são absorvidos quase imediatamente. Outros penetram profundamente no solo apenas com a água do degelo. Por exemplo, os fertilizantes à base de fósforo saturam o solo por um longo período e não são lavados na primavera, por isso são aplicados com mais frequência no outono. Existem vários motivos para usar fertilizantes após a colheita:
- selos para árvores afetadas por doenças São produzidas no outono, após o qual necessitam de alimentação adicional para compensar a perda de seiva devido a rachaduras e cavidades;
- A preparação do solo para novos plantios (especialmente para gramados) começa em setembro;
- Para aumentar a fertilidade e a floração na próxima estação.
Quando e com que fertilizante usar?
O outono dura três meses, mas não se pode fertilizar as plantas em qualquer altura. Se começar a cuidar do solo muito tarde, não terá qualquer benefício ou, pelo contrário, poderá ser prejudicial. É importante fertilizar o solo antes da chegada das geadas, caso contrário os nutrientes não terão tempo de ser absorvidos e a humidade danificará as raízes das plantas. O tempo frio retarda significativamente a absorção de micronutrientes pelas plantas, uma vez que o seu metabolismo se torna mais lento. Portanto, o início de setembro é uma altura melhor para fertilizar o solo. Evite fertilizar depois da queda das folhas.
Os fertilizantes fosfatados são mais frequentemente usados no inverno. As plantas os absorvem de forma rápida e fácil, tornando-os úteis mesmo em climas frios. Esse tipo de fertilizante reduz a acidez do solo, acelera o crescimento das árvores e promove o desenvolvimento de novos brotos. Outra vantagem: os fertilizantes fosfatados ajudam as plantas a resistir ao vento, à chuva e à geada.
Fertilizantes à base de potássio são essenciais durante o inverno. Eles aumentam a resistência à geada e protegem as plantas de doenças. As árvores são especialmente vulneráveis aos danos causados pelo clima no inverno, por isso é importante fornecer-lhes nutrientes suficientes. O potássio também promove a formação de açúcar em frutas e vegetais, tornando a colheita ainda mais saborosa. Com o frio, as plantas entram em dormência, interrompendo a absorção de umidade. O fluxo de seiva diminui e só retorna com a chegada da primavera. Durante esse período, as árvores correm o risco de perder umidade, e o potássio ajuda a retê-la. Portanto, o fertilizante ajudará a preparar as plantas para o inverno.
Você também pode se interessar por:Quais fertilizantes não são adequados para o outono?
Jardineiros experientes sabem que os fertilizantes nitrogenados não são adequados para o período pós-colheita. Eles não devem ser aplicados até a primavera, quando todos os vestígios de neve derretida tiverem desaparecido. Isso se deve à disponibilidade de água, que é suficiente para lavar completamente o fertilizante do solo já em abril. No entanto, existem variedades de fertilizantes nitrogenados que podem ser aplicadas no outono. Por exemplo, o nitrato de amônio é benéfico para o solo no outono. Ele é absorvido mesmo em solo congelado e não requer água. O pó é espalhado sobre o solo e nivelado com um ancinho. O sulfato de amônio também é adequado. Ele contém 20% de nitrogênio e enxofre. É usado da mesma forma que o nitrato de amônio, mas para melhor absorção, o solo deve ser bem revolvido.
Fertilizantes de pré-plantio são inúteis no outono, pois a época de semeadura já terminou. A exceção é o transplante de árvores, que geralmente é feito no outono. Nessa época, o solo está melhor preparado. Para isso, utilizam-se adubos orgânicos. Por exemplo, o composto orgânico ajuda as árvores a se estabelecerem mais rapidamente em seu novo local. Fertilizantes com micronutrientes também não são usados no outono. Eles são necessários em situações específicas e tornam-se irrelevantes após a colheita. Jardineiros iniciantes devem consultar jardineiros mais experientes ao escolher fertilizantes para o outono.
Preparar o solo para a nova estação não é difícil. Basta comprar o suplemento adequado em uma loja de jardinagem. As instruções de uso estão na embalagem. Os fertilizantes geralmente são diluídos em água ou espalhados secos sobre o solo. Em apenas um dia, você poderá colher uma safra abundante no próximo ano.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes