Cultivar vegetais que gostam de calor em regiões do norte é muito difícil, mas alguns jardineiros se orgulham de obter boas colheitas. Isso é possível com os devidos cuidados e a seleção de variedades resistentes.
Para obter frutos de alta qualidade em áreas com climas rigorosos, é importante entender quando plantar mudas de pimenta na Sibéria.
Fatores que afetam o momento do plantio
Para evitar erros no momento do plantio, é necessário levar em consideração o período de germinação das sementes, a formação de flores e frutos e o momento ideal para a colheita.
Vamos listar os fatores que determinam a época ideal para o plantio de sementes para mudas:
- A área onde o vegetal será cultivado (uma estufa, uma casa de vegetação ou um canteiro aberto). A planta é replantada antes do início da floração, ou seja, 60 dias após o surgimento dos brotos. A temperatura do solo deve ser de 15°C (59°F). Essa temperatura é atingida primeiro na estufa, depois no canteiro aberto e, por fim, no solo aberto. Portanto, o material de plantio em estufa é germinado duas semanas antes.
- Maturação precoce da variedade. As pimentas mais precoces frutificam 100 dias após o surgimento dos primeiros brotos, as variedades precoces após 120 dias, as de meia estação duram 4 meses e as tardias levam 5 meses. Como a Sibéria carece de sol, o cultivo de variedades tardias não é rentável, mas as variedades de meia estação e precoces são adequadas.

Que outros fatores devem ser levados em consideração ao escolher a época ideal para plantar mudas de pimenta?
- A primeira folha aparece 15 a 20 dias após a formação dos brotos.
- Os botões se formam em cerca de 45 a 50 dias.
- O primeiro fruto amadurece um mês após o término da floração, ou seja, entre 80 e 130 dias após a germinação.
Digamos que exista uma variedade que frutifique quatro meses após a germinação, e a colheita esteja prevista para 1º de agosto. Conte 120 dias para trás a partir dessa data, chegando a 3 de abril. Subtraindo mais duas semanas, obtemos a data desejada: 20 de março. Nesse dia, você deve começar a germinação das mudas e, em 3 de abril, deve começar a plantar as pimentas como mudas.
O clima siberiano é instável, portanto é possível que as plantas estejam prontas para o plantio, mas o solo ainda não tenha atingido a temperatura ideal. Não espere pelas condições mais favoráveis, pois as pimentas podem crescer demais, não se adaptar bem ao novo local e não produzir frutos.
Muitos jardineiros usam o calendário lunar para plantar sementes.
Como preparar pimenta?
É possível cultivar essa planta com o material de plantio, o recipiente e o solo adequados. Vejamos todas as etapas de preparação:
- Seleção de sementes. Remova quaisquer sementes inadequadas para o plantio (deformadas ou fracas). Você pode determinar a qualidade das sementes mergulhando as mudas em uma solução salina a 5% por 10 minutos. As sementes inadequadas flutuarão. Melhor ainda, em um momento aleatório antes da semeadura, plante algumas sementes do pacote para teste, mas não as germine. O número de brotos indicará quais sementes são de alta qualidade, quando semear e quando os brotos aparecerão.
As sementes próprias para plantio são tratadas para prevenir o ataque de fungos. Coloque as sementes em um saco de gaze e mergulhe-as em uma solução concentrada de permanganato de potássio por 30 minutos. Em seguida, lave-as sem retirá-las da gaze. Às vezes, as mudas já são vendidas tratadas. Leia as instruções atentamente.
Se não tiver certeza se as sementes germinarão sozinhas, inicie a germinação. Coloque-as sobre um pano úmido dobrado ao meio, bem espaçadas. Cubra as sementes para evitar que o líquido evapore imediatamente. Coloque-as em um local aquecido, com temperatura de aproximadamente 25°C (77°F). Não deixe as sementes germinarem mais de 1 mm, caso contrário, as pontas podem quebrar durante o plantio. Isso pode resultar na ausência de frutos.
- Preparando a mistura de solo. As sementes germinam bem apenas em solo solto e fértil. Terra pronta para pimentas está disponível comercialmente. Peneire-a e adicione areia lavada. Como alternativa, prepare a mistura você mesmo: uma parte de areia lavada, duas partes de turfa e composto orgânico curtido. Cinzas podem ser usadas no lugar da areia. Misture bem todos os ingredientes e adicione fertilizante.
Alguns especialistas recomendam desinfetar o solo com compostos especiais ou remédios caseiros antes do plantio. No entanto, isso é discutível, pois destrói não apenas microrganismos nocivos, mas também benéficos. Portanto, a desinfecção deve ser feita apenas no recipiente das mudas. E a semeadura deve ser realizada somente 24 horas após a desinfecção.
O solo de áreas onde se cultivavam hortaliças, principalmente solanáceas ou plantas ornamentais, não é adequado para pimentas.
A relva é retirada do terreno onde existiam plantas perenes.
Como semear?
As pimentas têm raízes frágeis que se quebram facilmente e não se desenvolvem completamente. Consequentemente, as mudas não toleram bem o transplante. Portanto, o ideal é plantar as sementes diretamente no recipiente onde irão crescer, antes de levá-las para o canteiro ou estufa. O recipiente deve ter pelo menos 0,5 litro de volume e 11 cm de altura.
Ao plantar, certifique-se de que o broto esteja voltado para cima. As sementes devem ser cobertas com pelo menos 3 mm de terra para evitar que as raízes se formem muito perto da superfície.
A temperatura do solo não deve cair abaixo de 25°C nem subir acima de 30°C. As sementes devem ser regadas com água morna (de preferência descongelada), cobertas com filme plástico transparente e colocadas em um local quente e bem iluminado. As pimentas só produzem frutos em um clima específico. Elas precisam de calor em todas as fases de desenvolvimento, desde a formação das mudas. Se a temperatura do solo estiver entre 25°C e 30°C, as mudas aparecerão em uma semana; se a temperatura do solo for de 20°C, em duas semanas; se a temperatura do solo for de 18°C, em três semanas; se a temperatura do solo for de 14°C, em quatro semanas. Em solos mais frios, as sementes param de germinar.
Assim que as sementes germinarem, é melhor baixar a temperatura do solo para 16°C (62°F) para fortalecer as raízes. Quando surgirem duas folhas, recomenda-se aumentar a temperatura para 22°C (72°F) e, após o transplante, para 25°C (77°F).
As pimentas também precisam de luz para crescer. Se houver luz suficiente, uma flor se formará no ponto de ramificação após a nona folha. Se houver luz insuficiente, outra folha se formará nesse ponto. Isso atrasa a época da colheita, o que é inaceitável na Sibéria, onde os verões são muito curtos. Se a planta precisar de luz adicional, uma lâmpada fluorescente é colocada a 6 cm acima das mudas e ligada por até 15 horas por dia.
procedimento de plantio de sementes
O recipiente deve ser tratado com permanganato de potássio. Forre o fundo com material de drenagem e cubra com solução nutritiva de pimenta. Em seguida, adicione terra, deixando pelo menos 4 cm de espaço na parte superior do recipiente.
Antes de plantar, regue a terra. Se for colocar várias sementes em um mesmo recipiente, espalhe-as sobre a superfície do solo, com 1 cm de distância entre elas e 3 cm entre as fileiras. Deixe a mesma distância entre as bordas do recipiente e as sementes.
Para maior praticidade, pratos de papel são fixados aos vasos, onde são escritas a data do plantio e o nome da variedade.
As plantações precisam de ventilação para evitar o aparecimento de mofo.
Ao regar, certifique-se de que não haja água parada nos pratinhos. Para evitar que as plantas jovens, ao buscarem a luz, se inclinem para um lado, gire os vasos regularmente.
A adubação das mudas de pimenta só deve começar quando surgirem as primeiras folhas, caso contrário toda a energia da planta será gasta na folhagem. Você pode usar fertilizante líquido para flores na proporção de 2 colheres de chá para 5 litros de água.
Dez dias antes do plantio definitivo das pimentas, é necessário aclimatá-las. Para isso, leve-as para um local sem vento. Uma hora ao ar livre é suficiente no início, mas depois será necessário mais tempo. Esse processo ajuda as pimentas a se adaptarem melhor ao solo e evita que contraiam doenças perigosas.
Pastilhas de turfa: para que servem?
Para garantir que as mudas recebam os nutrientes necessários, as sementes germinadas ou secas são colocadas em um recipiente com pastilhas cobertas com água fervida. A umidade faz com que elas inchem, aumentando cinco vezes de tamanho e adquirindo um formato cilíndrico. O excesso de água é drenado.
Faça um furo de 1,5 cm na parte superior do tablete, coloque a semente germinada dentro e cubra com terra. Em seguida, proceda como se estivesse plantando em substrato para vasos. Se as pimentas forem cultivadas em tabletes de turfa, a adubação não é necessária.
As mudas precisam de umidade adicional à medida que os comprimidos encolhem. A água é despejada no fundo do recipiente para garantir que seja absorvida rapidamente e não fique estagnada.
O transplante de hortaliças de recipientes para vasos ocorre depois que as raízes crescem através da malha da bandeja. Portanto, os vasos são preenchidos com terra até uma profundidade de 4 cm, e a bandeja é colocada no centro, distribuindo cuidadosamente as raízes. Em seguida, adiciona-se mais terra e nivela-se. Por fim, rega-se as mudas pela borda do vaso.
Plantar no solo
Os pimentões devem ser cultivados em local ensolarado, sem correntes de ar, em solo com acidez moderada e livre de ervas daninhas.
O vegetal é plantado ao ar livre após o surgimento dos primeiros brotos. A temperatura do solo não deve ser inferior a 14°C. O espaçamento ideal entre as plantas é de 0,5 m.
O transplante é feito por transbordo. Antes disso, faça buracos com a mesma profundidade que o vegetal tinha no recipiente. Uma colher de sopa de uma mistura contendo nitrogênio, potássio e fósforo pode ser adicionada ao buraco. Não se deve adicionar cloro.
Coloque a pimenteira no buraco, cubra 2/3 do sistema radicular com terra e regue com 3 litros de água morna. Em seguida, complete o vaso com terra e coloque uma etiqueta. Também é possível fazer a cobertura morta com materiais como palha, turfa, serragem ou composto do ano anterior. Se necessário, amarre a planta.
O suporte é instalado no solo antes do plantio da pimenta para que o sistema radicular frágil não seja danificado.
Não regue a hortaliça até que ela esteja estabelecida. Se o clima não for quente, regue a planta uma vez por dia, logo abaixo das raízes. Tenha cuidado para não exagerar na rega, caso contrário, a umidade ficará estagnada no solo.
O solo é afofado duas vezes por estação. A primeira vez é depois que as raízes se fixam.
Quando as flores se formam, a plantação é amontoada para obter uma colheita melhor.
Não plante variedades diferentes de pimenta muito próximas umas das outras para evitar a polinização cruzada.
Variedades de pimenta adequadas para as condições da Sibéria.
Nem todas as variedades de plantas que gostam de calor conseguem crescer em climas rigorosos. Portanto, antes de plantar pimentas, é importante selecionar uma variedade de baixa manutenção. Algumas opções incluem:
- Presa, Príncipe Siberiano - início;
- Valenok Siberiano, Formato Siberiano, Bônus Siberiano, Bazar Oriental - meio da temporada;
- Cardinal, Orange Miracle, Gift of Moldova – para áreas abertas
Ao comprar mudas na loja, preste atenção à data de validade. Normalmente, as sementes expiram após quatro anos. No entanto, é melhor comprá-las frescas; dessa forma, mais sementes germinarão.
Avaliações
Jardineiros siberianos compartilham suas opiniões e conselhos em fóruns:
"Já faz alguns anos que planto pimentões e pimentas, e tenho observado as mudas crescerem. Cheguei à conclusão de que as sementes precisam ser germinadas, plantadas em solo aquecido e cobertas com plástico. Assim, elas brotam rapidamente e os pimentões ficam lindos." (Verônica)
"Tínhamos mudas de pimenta na janela, mas elas estavam crescendo muito mal. Mesmo tendo semeado em janeiro e acompanhado de perto o crescimento. Isso até instalarmos janelas de PVC. Assim que as pimentas receberam o calor necessário, começaram a crescer e, em poucos meses, as plantas já tinham atingido um tamanho normal. Agora plantamos as sementes no final do inverno e as mudas estão indo bem." (Nikolay)
Então, faz sentido cultivar pimentas na Sibéria? Sim, se a variedade certa for escolhida, a época de plantio for respeitada e as plantas receberem os cuidados adequados.


Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?