Jardineiros experientes sabem quando desenterrar as tulipas e armazená-las até o plantio no outono. No entanto, iniciantes costumam cometer erros ao realizar esse procedimento. Portanto, é importante ouvir especialistas que aconselham sobre o momento certo para a colheita dos bulbos e as regras de armazenamento, não apenas em 2020.
É preciso desenterrar as tulipas?
Jardineiros iniciantes no cultivo de tulipas frequentemente questionam a sabedoria de desenterrar os bulbos após a estação de crescimento. A maioria acredita que esse procedimento é desnecessário. No entanto, deixar as plantas na terra fará com que elas se enterrem cada vez mais fundo a cada ano. Isso dificultará o surgimento dos brotos. Como resultado, os bulbos apodrecerão, não deixando bulbilhos.
Há outro motivo pelo qual as tulipas precisam ser desenterradas. Assim que o período de dormência terminar, uma nova haste floral deve se formar. O principal requisito é que a temperatura dos bulbos não caia abaixo de 25°C.
As seguintes vantagens justificam a escavação:
- O bulbo contém mais nutrientes se não tiver nenhum bebê;
- Se o material da semente não for desenterrado, ele se esmaga, degenera e fica enterrado profundamente, de modo que os brotos não conseguem romper;
- Sem cavar, as plantações ficarão mais densas, haverá falta de nutrientes e, portanto, as qualidades decorativas diminuirão;
- As características da variedade são preservadas, a floração torna-se melhor;
- É possível se livrar de lâmpadas de baixa qualidade;
- Se você deixar o rizoma na terra, ele se tornará alvo de ataques de parasitas e doenças infecciosas;
- Você pode transplantá-lo para outro lugar.
Portanto, para desfrutar de um belo canteiro de flores todos os anos, você deve desenterrar os bulbos regularmente.
Época da colheita dos tubérculos
A data exata em que é necessário desenterrar tulipas Em 2020 e nos anos seguintes, não. Mas há uma regra: isso deve ser feito após a floração. Também é importante considerar a região onde a cultura é cultivada. Por exemplo, no sul do país, o procedimento pode ser realizado já em junho, enquanto na região central, pode ser feito em meados do verão.
O principal a observar é o estado das flores e a cor das folhas após o período de crescimento. Ou seja, se as folhas estiverem amareladas e murchas, o bulbo já se formou. Portanto, é hora de desenterrá-lo.
Outro aspecto importante é a cor das escamas externas do rizoma. Se o rizoma estiver maduro, as escamas externas são marrons.
Se a semente for retirada prematuramente, não terá tempo de acumular os nutrientes necessários, o que afetará o desenvolvimento da própria planta. Se o jardineiro perder esse momento, os caules e as folhas secarão e cairão, dificultando a localização do bulbo. Além disso, desenterrá-lo dessa forma pode danificá-lo.
O procedimento deve ser realizado com cuidado. O ideal é usar um forcado, pois uma pá pode danificar o rizoma. A escavação deve ser feita em um dia seco e fresco.
Como preparar bulbos para armazenamento
Após a extração, os rizomas devem ser secos ao ar livre, mas à sombra. O tempo de secagem depende diretamente do tipo de solo de onde foram retirados. Se o solo estiver seco, de 2 a 5 dias serão suficientes, enquanto que, se estiver úmido, podem ser necessárias 2 semanas.
Depois que os bulbos secarem, eles precisam:
- livre de solo;
- Remova as escamas que as revestem, que se separam facilmente - se o fizer à força, o tecido pode ser danificado e pode ocorrer uma infecção;
- Arranque as raízes velhas e secas;
- Classifique os rizomas por tamanho - este procedimento é importante, pois a profundidade de plantio depende dessa característica do material.
Esses eventos ajudarão guarde os bulbos de tulipa até o outono, quando precisam ser plantadas em solo aberto para o inverno.
Métodos de armazenamento
Os rizomas preparados e selecionados devem ser armazenados em recipientes que permitam a livre circulação de ar. Recipientes adequados incluem caixas de madeira, recipientes de plástico, caixas de ovos e caixas de papelão resistentes com furos pré-perfurados.
As lâmpadas devem ser dispostas em uma única camada, garantindo que não se toquem. Para prevenir o desenvolvimento de doenças infecciosas, as caixas devem ser arejadas semanalmente. Se surgirem os primeiros sinais de doença, a área afetada, desde que não seja grande, deve ser cortada com uma faca afiada e, em seguida, polvilhada com cinzas ou tratada com água oxigenada. Se a área afetada for grande, a lâmpada deve ser removida.
Se não for possível plantar rizomas de flores antes do outono, existem várias maneiras de armazená-los. A chave para o armazenamento no inverno é a estratificação. Se você negligenciar esse processo, as flores não aparecerão após o plantio.
Os métodos mais populares para conservar bulbos:
- Germinação em ambiente úmido. Este método consiste em colocar serragem úmida ou turfa de turfa em um recipiente de plástico. Coloque o material de plantio por cima e polvilhe levemente com substrato. Armazene em uma adega. Se os bulbos de tulipa forem germinados desta forma, florescerão na época habitual.
- Armazenamento em local seco. Se você tiver poucos rizomas, pode armazená-los na gaveta de legumes da geladeira antes do plantio. Envolva cada um em papel. Um porão também oferece condições ideais de armazenamento. No entanto, é importante cobrir os bulbos com areia ou serragem seca. Bulbos plantados na primavera começam a florescer mais tarde.
- Forçar o florescimento precocemente. Este método é adequado se houver risco de a tulipa não sobreviver ao método convencional. Consiste em plantar os bolbos em recipientes com terra de jardim. Podem ser guardados numa varanda ou alpendre até à primeira geada, sendo depois cobertos com plástico e levados para a cave. Ventile os bolbos a cada 14 dias e regue-os à medida que a terra seca. Assim que os primeiros rebentos surgirem, exponha os recipientes à luz.
Mas mesmo garantindo o cultivo e os cuidados adequados, ainda existe um alto risco de que o material de plantio não sobreviva até o próximo plantio. Portanto, é importante respeitar os prazos e não cometer erros. bulbos para armazenamento de inverno.
Locais de armazenamento
Os rizomas selecionados e limpos devem ser colocados em um local seco, quente e bem ventilado. Pode ser um sótão, um galpão ou uma casa de verão. Eles serão armazenados ali a uma temperatura de 25 a 28 °C até o plantio no outono.
Em áreas urbanas, os bulbos podem ser armazenados na varanda. No entanto, deve-se evitar a exposição direta à luz solar. Manter os vasos em um parapeito de janela é aceitável. Em casas de campo, as tulipas são frequentemente armazenadas no sótão. Contudo, devem ser colocadas em um local que impeça o acesso de roedores.
Condições para tulipas
Se as tulipas se destinarem ao plantio no outono, a temperatura de armazenamento deve ser de 23 a 25 °C acima de zero no início do armazenamento e, antes do plantio dos bulbos, esse valor deve ser reduzido para 15 °C acima de zero.
Os níveis de umidade devem ser ideais, entre 60% e 70%. Se forem inferiores a isso, as cascas carnudas dos rizomas irão murchar, portanto, a ventilação e a proteção contra a luz solar direta são essenciais.
Se houver em excesso, isso causará germinação prematura e proliferação de microrganismos de putrefação. A área de armazenamento deve ser bem ventilada.
Possíveis dificuldades
Mesmo que tudo seja feito corretamente, podem surgir problemas durante a colheita e o armazenamento dos bulbos de tulipa. Tanto jardineiros iniciantes quanto experientes enfrentam esses problemas. Para evitá-los, é importante entender as causas desses problemas.
- Ao desenterrar tubérculos, manuseie-os com cuidado. Se danificados, ficarão frágeis e aumentarão o risco de crescimento de fungos.
- Ao usar uma caixa de papelão, pode surgir mofo, que se espalhará para os rizomas.
- Se os bulbos forem dispostos em uma única camada, começarão a apodrecer e desaparecerão.
- A incapacidade de manter a temperatura correta resultará na morte do material plantado. A temperatura ideal não deve ultrapassar os 25°C.
Se você evitar esses erros, os bulbos de tulipa se conservarão bem e o encantarão com belas flores após o plantio.
Ao cultivar tulipas, os jardineiros precisam saber quando desenterrar os tubérculos e como armazená-los. Seguindo essas orientações, o jardim ficará repleto de cores vibrantes na primavera, e o perfume das tulipas não deixará ninguém indiferente.

Peculiaridades do cultivo forçado de tulipas no inverno
É possível comer tulipas? Um prato inusitado feito com tulipas.
Como e onde armazenar bulbos de tulipa no inverno.
Como plantar tulipas corretamente no inverno