O método mais simples para propagar plantas anuais é a produção de sementes. Coletar e armazenar sementes de flores anuais não é difícil. Até mesmo um jardineiro iniciante consegue fazer isso. Mas não basta apenas coletar as sementes; é preciso guardá-las para o plantio após um período de dormência de 5 a 9 meses.
De que você precisa para coletar sementes?
É necessário preparar bandejas e potes para armazenar as sementes. É importante lembrar que elas nunca devem ser misturadas. Os recipientes devem ser fáceis de abrir para retirar o material de plantio ou para arejá-lo durante o armazenamento.
Coloque uma etiqueta na bandeja com o nome da planta cujas sementes estão armazenadas ali. Dessa forma, na primavera, não haverá confusão sobre qual planta ornamental elas irão gerar.
Os frascos usados devem ser lavados e secos. Quaisquer odores estranhos devem ser removidos. Os frascos devem ser escurecidos para bloquear a luz solar.
Você também pode se interessar por:Onde se formam as sementes das flores?
https://youtu.be/tJpGF1yA38U
Dependendo do tipo de inflorescência, o local de maturação das sementes também varia. As cápsulas de sementes estão presentes nas flores das seguintes culturas:
- Tremoço.
- Ervilha-de-cheiro.
- Viola (amor-perfeito).
O ideal é colher as vagens no início da manhã ou em clima úmido. Em clima seco e sob o sol, há o risco de esmagar a cápsula, fazendo com que as folhas se espalhem.
A melhor época para colher as ásteres é em tempo seco, quando os cotilédones já mudaram de cor e murcharam. Se chover constantemente e for necessário conservar os bulbos, eles devem ser colhidos verdes e amadurecidos em casa.
Você também pode se interessar por:As dálias são colhidas propositalmente verdes, pois as sementes que chegam em casa conservam melhor seus nutrientes (endosperma) durante o inverno. As centáureas são talvez as mais incomuns em termos de colheita. As sementes são removidas juntamente com as pétalas secas.
A glória-da-manhã está pronta para a colheita em agosto, logo quando floresce. As cápsulas de sementes pretas são retiradas da flor e secas em local fechado. As calêndulas, os cravos-de-jardim e as lobélias produzem pequenas flores em forma de "helicóptero" quando suas pétalas murcham, mas ainda não caíram.
Para preservar suas flores favoritas e replantá-las no ano seguinte, colete os bulbos a tempo, guarde-os durante o inverno e plante-os na primavera. Monitore periodicamente o ambiente em que os gametas da planta estão em repouso. Se a umidade estiver alta, deixe a cápsula de sementes secar. Se algum exemplar apresentar sinais de deterioração ou mofo, examine toda a cápsula e descarte os itens indesejados.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso