Quando colher a erva-de-fogo para fazer chá

Verduras e ervas

Antes de começar a colher a erva-de-fogo, você precisa saber qual a melhor época para colhê-la para fazer chá, bem como a maneira correta de colher as ervas e quando fazê-lo.

Épocas de colheita em diferentes regiões da Rússia

Poucas pessoas sabem quando colher as folhas para preparar essa bebida saudável, mas quem vive no sul e no centro da Rússia, bem como na região de Moscou, pode notar que o período de floração da planta geralmente começa no final de junho e se estende por mais um mês. As folhas são consideradas as mais adequadas para o chá, mas alguns também preferem colher as flores.

Recomenda-se colher as folhas no final de junho, justamente quando a erva-de-fogo começa a florescer. Para garantir uma bebida ecologicamente correta, encontre uma clareira o mais longe possível de estradas e fábricas.

O ideal é encontrar uma clareira na floresta ou perto da área plantada. A erva-de-fogo prospera em locais bem iluminados, então preste atenção às bordas ensolaradas da floresta.

Observação!
A época de colheita do chá Ivan varia de acordo com as diferentes regiões da Rússia. Nas regiões sul e central, ocorre mais cedo, em meados de junho, enquanto nas regiões do norte é comum começar a colheita da erva medicinal para chá em meados de julho, às vezes já no início de agosto. Portanto, a resposta para a pergunta sobre quando colher a erva é ambígua — é importante considerar a sua localização.

As folhas do chá Ivan adquirem suas propriedades curativas somente durante a floração. Nos Montes Urais, esse período começa por volta de meados de julho e se estende até meados de agosto ou início de setembro. É importante prestar muita atenção às condições climáticas para determinar o momento certo de colher as folhas para este chá benéfico.

Quando coletar

A erva-de-fogo cresce em clareiras ensolaradas, matagais, bordas de florestas, campos e pântanos drenados — todas áreas com bastante luz. A erva-de-fogo é uma planta relativamente alta, atingindo até 1,5 metros de altura. Se um herbalista encontrar um exemplar rasteiro em uma floresta escura, ele o descartará, pois não possui componentes benéficos.

Quase todas as partes da epilóbio — o caule, as folhas e as flores — são medicinais. As folhas e os botões da epilóbio são colhidos durante a floração, geralmente em junho e julho (na região de Leningrado, esse período se estende ligeiramente até o início de agosto). Após o desabrochar das flores, surge uma penugem sem valor medicinal, portanto, é melhor não atrasar a colheita das folhas para o preparo do chá.

Observação!
O clima mais adequado para a colheita de plantas medicinais é seco e ensolarado. Muitos fitoterapeutas preparam o chá com base nas datas e regiões do calendário lunar, acreditando que essa seja a previsão mais precisa.

Recomenda-se escolher um habitat longe de instalações industriais e áreas de tráfego. Embora os biólogos afirmem que a epilóbio não absorve substâncias tóxicas, as folhas perto de estradas acumulam muita poeira, que é difícil de remover.

A matéria-prima deve ser colhida no início da manhã, após o orvalho secar. No preparo da matéria-prima para fins medicinais, utilizam-se as flores, os caules e as folhas externas. A colheita de folhas ou flores individuais é igualmente benéfica.

As peças resultantes, após o corte, devem ser colocadas na sombra e, em seguida, transportadas com cuidado para a área de secagem.

Como preparar

As folhas de epilóbio são cuidadosamente dispostas no sótão, em um cômodo ventilado ou ao ar livre sob um toldo. Para preservar as propriedades benéficas do chá, forre-o com papel ou pano de algodão e espalhe as flores e folhas em uma camada fina.

Observação!
Para acelerar o processo de secagem, recomenda-se mexer as matérias-primas. O local deve ser escuro, pois a luz solar destrói a clorofila e outros elementos benéficos da planta.

Um forno ou fogão também podem ser usados ​​para secagem, mas a temperatura não deve ultrapassar 50°C. Portanto, é necessário manter a porta aberta, caso contrário a matéria-prima irá estragar.

Se as folhas da epilóbio estiverem bem secas, elas se esfarelam facilmente. Um sinal de que os caules estão prontos é o som de estalo ao serem quebrados. As flores secas têm um agradável aroma de mel e uma atraente tonalidade lilás.

O procedimento para a colheita da matéria-prima para o chá.

O "chá de koporye", feito com epilóbio, era muito popular na Rússia e em outros lugares. Incrivelmente, a receita sobreviveu até os dias de hoje.

Os métodos de preparo da erva-de-fogo para chá diferem dos métodos de preparo para fins medicinais:

  • O processo de colheita de folhas envolve segurar delicadamente o topo da planta com uma das mãos, enquanto os dedos da outra mão, firmemente presos ao redor do caule, movem-se para baixo. O material coletado permanece na palma da mão, enquanto o restante do caule pode continuar a crescer e produzir novas folhas.
  • O material resultante é colocado em sacos grandes e transportado para o local de processamento. Alguns acreditam que a matéria-prima também precisa ser lavada para evitar contaminação. No entanto, as bactérias benéficas que ajudam a preservar os elementos curativos também se perdem com a água. Para evitar procedimentos adicionais, o ideal é colher a epilóbio em um local ecologicamente correto.
  • As folhas da epilóbio devem ser ligeiramente secas ao ar, depois colocadas em um saco plástico e amassadas, como repolho fresco, para liberar o suco. Os galhos e folhas da epilóbio também começam a liberar líquido quando a estrutura celular original se rompe.
  • O próximo passo é enrolar as folhas em formato de salsicha. O ideal é fazer isso em uma tábua de vidro. O processo de enrolar libera parte do suco.
  • As linguiças resultantes são colocadas em uma panela ou barril feito de material não oxidante. As folhas são então prensadas com um peso e deixadas em um local aquecido por cerca de um dia. O calor é necessário para que as bactérias interajam com o oxigênio. Essa reação química causa a fermentação.
  • Os especialistas reconhecem o fim do processo de fermentação pelo cheiro. Inicialmente, as folhas exalam um aroma herbáceo característico, mas à medida que a fermentação avança, surge um aroma frutado com um ligeiro toque ácido.
  • As linguiças preparadas com as folhas da planta são cortadas em tiras. A matéria-prima resultante deve ser espalhada em uma assadeira ou em uma assadeira forrada com papel manteiga. As assadeiras são colocadas no forno e secas a 50°C com a porta ligeiramente entreaberta. Outra maneira de secar a erva-de-fogo é ao ar livre, mas evite a luz solar direta.
  • Para garantir que o chá seque bem, é necessário mexê-lo periodicamente.
  • Quando a maioria das folhas estiver seca, elas são retiradas do forno e deixadas para secar ao ar livre.

Como armazenar

Se o chá de Ivan for preparado para fins medicinais, deve ser armazenado em sacos de papel ou algodão. A erva-de-fogo fermentada deve ser armazenada em frascos de vidro com tampa de rosca.

Observação!
O prazo máximo de validade da epilóbio seca é de 2 anos. Após esse período, as folhas perdem todas as suas propriedades benéficas e ficam completamente desprovidas de nutrientes.

A época ideal para colher o chá Ivan Chai, rico em vitaminas e saudável, varia de acordo com a região do país. No sul, a colheita ocorre entre junho e julho, enquanto em Nizhny Novgorod e outras regiões do norte, a temporada se estende até meados de agosto. Essas regiões possuem um clima mais frio, com noites frias e temperaturas diurnas mais baixas do que no centro e sul da Rússia.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates