A liatris cativa os transeuntes com suas inflorescências fofas, semelhantes a velas. As flores se abrem gradualmente, proporcionando um espetáculo duradouro de cores vibrantes. Esta planta ornamental vale muito a pena ser plantada em seu jardim. É muito fácil de cuidar, sua beleza é encantadora e requer cuidados mínimos.
Descrição da planta
Rizoma perene Com caules retos que atingem uma altura de 2 metros. A intensidade da ramificação varia conforme a espécie. Os caules são densamente cobertos por folhas alternadas ou cuspidadas. As raízes são tuberosas, mas assemelham-se a pequenos bulbos. A floração, na qual as inflorescências, agrupadas em espiguetas, se abrem para baixo, ocorre no verão. A gama de cores varia do vermelho ao branco. A altura da inflorescência é de cerca de meio metro.
As vantagens de uma flor
Cada planta tem suas vantagens. Para algumas, a principal vantagem é a fragrância, para outras, as propriedades medicinais, para outras, o alto valor ornamental e para outras, a facilidade de cultivo. Mas existem flores que combinam todas essas qualidades. As vantagens da liatris:
- Pode crescer no mesmo local sem necessidade de replantio por até 7 anos;
- despretensioso;
- resistente à seca;
- Floresce abundantemente mesmo em locais com sombra parcial;
- resistente ao inverno – -30 ᵒC;
- pouco exigente quanto à composição do solo.
Diversidade de espécies
A liatris cresce na América do Sul e do Norte. Todas as espécies, sem exceção, exalam um aroma distinto de baunilha com notas sutis de feno. Os brotos da planta contêm altos níveis de cumarina, substância utilizada em perfumaria. Infusões à base de liatris tonificam a pele e cataplasmas ajudam na cicatrização de feridas. Além disso, todas as variedades da flor são úteis para doenças renais, como remédio contra a malária e até mesmo para doenças sexualmente transmissíveis. Três variedades típicas de liatris podem ser cultivadas no jardim: a liatris espiciforme, a liatris rugosa e a liatris membranosa.
Características do cultivo
Esta bela planta florida é cultivada a partir de sementes ou pelo plantio de um tubérculo. Se o local for escolhido corretamente e todos os requisitos de plantio forem atendidos, os cuidados subsequentes não exigirão muito tempo ou esforço. As técnicas de cultivo incluem rega oportuna, afofamento do solo e fertilização. Para manter a aparência ornamental da flor, é melhor monitorar regularmente suas condições fitossanitárias, remover prontamente os caracóis e pulverizar as plantas com um fungicida.
nuances de plantio
https://youtu.be/3GyvpxlDz4U
Plante a cultura em locais ensolarados ou com sombra parcial proporcionada por copas de árvores esparsas. O solo deve ser solto, com uma camada superficial profunda e leve. O composto orgânico é adicionado como agente afrouxador durante o preparo do solo, enriquecendo-o também com nutrientes. A primavera e o início do outono são adequados para o plantio dos tubérculos. A primavera é a única época para a semeadura.
Se a liatris já estiver presente na área, ela pode ser propagada vegetativamente dividindo os tubérculos e plantando-os em um local definitivo. Caso isso não seja possível, o processo será mais demorado:
- Semeie as sementes em estufa fria ou em campo aberto no final de março ou início de abril.
- As mudas são cultivadas até meados do outono.
- Quando a vegetação seca, os tubérculos são desenterrados e armazenados com um torrão de terra até meados da primavera.
- Quando chegar a hora, plante-as a uma profundidade de 3 cm e com uma distância de 20 cm entre elas.
Segredos do cuidado
Para garantir que a liatris floresça abundantemente e regularmente, seguem-se práticas agrícolas simples. Principais tarefas na parcela:
| Nome | Descrição |
| Rega | A flor tolera melhor a seca do que o excesso de água. Regue a planta apenas quando a camada superficial do solo estiver seca, desde que não haja precipitação. Se chover semanalmente, a liatris não precisa de rega adicional. Em caso de chuva excessiva, é necessário aumentar a drenagem do solo para evitar o acúmulo de água nas raízes. Isso pode levar ao desenvolvimento de mofo cinzento e à morte da planta. |
| Tratamento do solo | Após a rega, os troncos das árvores são afrouxados para permitir que o ar chegue às raízes. As ervas daninhas que inibem o crescimento da liatris são removidas ao mesmo tempo. Para inibir o crescimento de ervas daninhas e manter o solo solto, o solo é coberto com turfa. |
| cobertura | Para garantir propriedades decorativas e floração exuberante, a liatris requer adubação regular. Na primavera, utilizam-se fertilizantes nitrogenados para estimular o crescimento da folhagem. No verão e outono, adicionam-se potássio e fósforo. Esses macronutrientes são responsáveis por normalizar o metabolismo, promover a formação ativa de botões e prolongar a floração. Com alto teor de potássio, a planta tolera bem o frio. |
| Ligar-se a um suporte | Hastes altas são amarradas a estacas próximas. Para plantios em grupo, utilizam-se treliças. Caso contrário, os brotos finos quebrarão sob o peso das inflorescências. |
| Preparando-se para o inverno | Os rebentos são cortados quase ao nível do solo e cobertos com uma espessa camada de húmus. |
A liatris é uma flor fácil de cultivar que alegra qualquer jardim. Combina lindamente com uma variedade de plantas. O segredo é escolher o arranjo certo.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso