Outrora controverso Procedimento para remoção das folhas do tomateiroA eficácia do desbaste foliar, comprovada há muito tempo, é um método eficaz. Cientistas agrícolas confirmam que ele ajuda a atingir vários objetivos simultaneamente: reduzir o risco de doenças, aumentar a produtividade e encurtar o período de maturação.
Efeito da remoção
Plantas de tomate bem cuidadas tendem a se expandir rapidamente à medida que crescem. Isso se aplica a subespécies altas e variedades de crescimento determinado. Uma grande massa vegetativa é responsável pelo importante processo químico da fotossíntese. Mas o objetivo dos produtores de hortaliças não são arbustos exuberantes, e sim plantas compactas. colheita abundantePortanto, é importante intervir prontamente no processo natural para remover o excesso de vegetação. Este procedimento é necessário tanto para tomates cultivados em estufa quanto para tomates cultivados ao ar livre.
Como resultado de um procedimento realizado corretamente, vários aspectos positivos são alcançados simultaneamente:
- Melhorar a circulação de ar. As plantas de tomate adultas têm caules bastante grandes. Portanto, mesmo seguindo um programa de ventilação adequado, o fornecimento de oxigênio fica comprometido. A má circulação de ar leva ao aumento da umidade do ar. Isso é especialmente perigoso em uma estufa. Um microclima úmido é ideal para o desenvolvimento e a disseminação de bactérias patogênicas. A falta de ar fresco permite que as bactérias penetrem na planta e causem doenças.
- Retenção de umidade e nutrientes. As folhas de uma planta madura são bastante grandes. Muita umidade evapora de sua grande superfície. Além disso, as lâminas foliares absorvem nutrientes e energia vital dos tomates. Uma vez removida, toda essa energia é direcionada para a formação e amadurecimento dos frutos.
- O contato com o solo é evitado. À medida que os arbustos crescem, as folhas atingem 20-25 cm de comprimento e pendem flácidas até o chão. O solo abriga não apenas microrganismos benéficos, mas também bactérias patogênicas. Essas bactérias migram facilmente através da folhagem para plantas saudáveis e as infectam;
- Fornecer luz suficiente. Os tomates são muito sensíveis à pouca luz. A luz solar é necessária para a produção de açúcares durante a fotossíntese. Quanto mais açúcares forem produzidos, maior será a capacidade das plantas de formar frutos. Quanto menos sombra as plantas fizerem umas às outras, mais açúcares serão produzidos.
Quais folhas devem ser removidas?
Às vezes, a primeira vez que você precisa arrancar as folhas é justamente quando transplanta as mudas para o local definitivo. Ao plantar mudas finas e alongadas, os especialistas agrícolas recomendam enterrar os caules profundamente no solo. Nesse caso, as poucas folhas da base são inúteis para a planta de tomate. Elas apenas apodrecerão no solo e se tornarão uma fonte de doenças.
Para mudas robustas plantadas da maneira usual, a folhagem inferior pode ser removida 2 a 3 semanas após o transplante. Nesse período, os arbustos já terão se aclimatado às novas condições, portanto o procedimento não lhes causará estresse. A aparência das lâminas foliares geralmente indica perda de funcionalidade. Brotos flácidos, murchos, frequentemente amarelados e que tocam o solo são os primeiros a serem podados.
Você pode saber quando é hora de desbastar seus arbustos pela aparência deles. As folhas que devem ser podadas incluem:
- Criando sombra para os frutos da planta e dos arbustos vizinhos;
- crescendo sobrepondo-se à folhagem de arbustos próximos;
- localizada sob o cacho de frutos onde todos os frutos já se formaram;
- localizada na parte subterrânea da planta;
- Galhos que engordam (sem formar frutos).
Além disso, é imprescindível remover imediatamente as folhas que apresentem sinais de doença, os brotos com danos mecânicos e as partes secas da planta.
Regras do evento
Para remover as folhas corretamente, você precisa preparar o seguinte:
- tesouras ou tesouras de poda (bem afiadas);
- um saco ou balde para resíduos vegetais;
- luvas;
- solução aquosa de permanganato de potássio.
Você também pode se interessar por:Embora a remoção de folhas seja benéfica, também é estressante para as plantas. Portanto, é importante realizar o procedimento com o máximo cuidado e sem causar dor às plantas. Jardineiros recomendam o uso de uma ferramenta em vez de arrancar as folhas com as mãos. Isso garante cortes precisos e melhor cicatrização. Após cada aplicação, a ferramenta deve ser desinfetada. Isso evita a propagação da infecção de uma planta para outra. Comece pela parte inferior da planta e, em seguida, passe para os brotos do lado norte. É importante lembrar de não remover mais de três folhas por vez.
Não negligencie a poda das folhas. Não exige muito tempo nem esforço. Essa técnica agrícola simples ajudará você a cultivar uma colheita abundante de tomates. O principal é seguir todas as regras e recomendações e evitar danificar a planta.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto
Olá, sou jardineiro há 30 anos. Mas não consigo cultivar tomates. Eu os fertilizo e podo, mas só tenho alguns. Plantei-os em uma estufa, junto com pepinos, pimentões e berinjelas. Algumas pessoas dizem que não podem ser plantados juntos. Por favor, me aconselhe.