Os melhores híbridos de pepino poloneses: vantagens e desvantagens

pepinos

As variedades de pepino polonesas são raras, mas os jardineiros as adoram por sua alta qualidade. Híbridos como Titus, Andrus, Krak, Soplika e Sremsky têm características semelhantes e oferecem os mesmos benefícios. Além disso, a tecnologia agrícola para todas as opções é semelhante, o que é muito conveniente - você pode entendê-la uma vez e obter altas produtividades ao cultivar qualquer uma das opções listadas.

Características gerais

Diversas das variedades discutidas compartilham uma série de características comuns que distinguem as sementes polonesas. Elas são amplamente distribuídas em nosso país porque são bem adaptadas a climas temperados e apresentam taxas de germinação quase perfeitas graças ao preparo adequado. Suas principais características são:

  1. Todas as variedades são híbridas polinizadas por abelhas. Durante o cultivo, é necessário garantir o acesso dos insetos, por isso as estufas devem ser abertas. Sem abelhas, as plantas não produzem frutos. Se o número de arbustos for pequeno, a polinização pode ser feita manualmente, mas para grandes plantações, isso se torna problemático.
  2. As videiras cultivadas em treliças produzem mais de 10 kg por metro quadrado. Isso vale para todas as variedades. Se as videiras forem plantadas no solo, a produção é reduzida pela metade, aproximadamente. Além disso, as plantas precisam de rega, adubação e condução regulares. Sem esses cuidados, a produção cai pela metade, no mínimo.
  3. Seu principal objetivo é o cultivo em campo aberto. Os híbridos se adaptam bem a condições adversas, tolerando flutuações de temperatura e baixa umidade muito melhor do que as variedades comuns. Também crescem bem sob coberturas plásticas. São recomendados para uso em jardins domésticos e pequenas propriedades rurais.
  4. As plantas produzem predominantemente flores femininas. Não é necessário ter uma variedade polinizadora por perto, embora jardineiros experientes recomendem plantar duas ou três variedades próximas umas das outras. Você pode simplesmente plantar diferentes variedades da seleção polonesa; elas se adaptam perfeitamente umas às outras.
  5. Todas as variedades são de ciclo médio-precoce. Em média, leva de 45 a 55 dias da germinação até a colheita dos primeiros pepinos. A frutificação dura bastante tempo, pelo menos até setembro, mas geralmente cessa com a chegada do frio. Em anos favoráveis, os pepinos podem ser colhidos quase até a primeira geada.pepinos em uma estufa
  6. A resistência ao vírus do mosaico do pepino é determinada geneticamente. As plantas também são imunes ao oídio e à piosporose. Outra característica é que os frutos nunca têm sabor amargo, o que também é determinado geneticamente; portanto, mesmo em condições de falta de umidade, os pepinos não apresentarão o amargor característico.
  7. Os pepinos são do tipo pepino-do-conde. Raramente crescem mais de 10-12 cm, têm um diâmetro pequeno e não crescem demais. Mesmo quando colhidos tardiamente, não tendem a inchar ou amarelar.
  8. O prazo de validade também é praticamente o mesmo para todas as variedades. Na geladeira, as frutas permanecem frescas e firmes por até uma semana. Elas também são fáceis de transportar.
  9. Estão disponíveis na forma revestida ou incrustada. Isso simplifica significativamente o plantio: não é necessário preparar as sementes e a germinação é praticamente de 100%. O revestimento garante nutrição adequada durante a germinação e proteção contra pragas e doenças. As sementes são vendidas em embalagens herméticas, garantindo longa vida útil; um pacote geralmente contém 50 sementes.
Importante!
As variedades polonesas são fáceis de colher porque seus espinhos não são afiados e não ferem os dedos.

É muito importante adquirir sementes de alta qualidadeExistem muitas falsificações de baixa qualidade no mercado, por isso é melhor escolher produtos de empresas conceituadas. Melhor ainda, compre sacos fabricados na Polônia — eles são o material de plantio da mais alta qualidade.

Descrição das variedades

Embora as variedades tenham muito em comum, cada uma possui características próprias. Para escolher a opção mais adequada, é importante estudar cuidadosamente as diferenças e considerar as especificidades de uso e frutificação. Jardineiros experientes costumam recomendar o plantio de uma pequena quantidade de cada variedade para depois determinar quais se adaptam melhor ao campo.

Titus F1

Indicada para plantio em canteiros abertos, tolera bem as flutuações de temperatura e umidade. Quem já cultivou essa variedade observa que ela quase nunca é suscetível a doenças. Suas características principais são as seguintes:

  1. A frutificação começa 45 dias após a germinação. As plantas continuam a produzir frutos quase até a geada, e os pepinos podem ser colhidos por três meses ou mais.
  2. Os frutos são curtos e cilíndricos, com até 8 cm de comprimento, 2 a 2,5 cm de diâmetro e pesando de 70 a 90 g.
  3. A casca é bastante grossa, a polpa é crocante e mantém a firmeza mesmo depois de conservada. São mais frequentemente usadas para enlatar, mas também são deliciosas frescas.
  4. Calor e umidade suficiente são necessários para o crescimento normal. As plantas respondem muito bem a cobertura Na segunda metade da estação de crescimento, se o solo estiver esgotado, elas param de dar frutos muito mais cedo.
  5. As sementes devem ser plantadas em solo com temperatura mínima de 12 graus Celsius (55 graus Fahrenheit). Uma temperatura alguns graus mais alta é ideal, pois isso estimulará o desenvolvimento mais rápido das mudas.

Essa variedade é mais frequentemente usada para conservação no inverno. Os pepinos, curtos e compactos, são fáceis de armazenar em potes. Eles não crescem muito rápido e podem ser colhidos duas vezes por semana, embora as plantas respondam bem à colheita diária.

Andrus F1

Esta variedade é cultivada em campo aberto e sob cobertura plástica. Distingue-se principalmente pela cor clara dos seus pepinos e pelas distintas listras brancas que percorrem todo o seu comprimento. Com os devidos cuidados, produz uma colheita abundante em três meses. Principais características:

  1. Começa a frutificar 45 a 50 dias após a germinação. Os ovários se formam até meados ou final de setembro.
  2. Os pepinos podem atingir até 12 cm de comprimento e 3,5 cm de diâmetro. O peso médio raramente ultrapassa 120 g. Eles não crescem demais nem amarelam por muito tempo.
  3. O sabor é bom. A polpa é suculenta e firme, com uma crocância característica. A casca é grossa, mas quase imperceptível ao comer. As protuberâncias são grandes, cobrindo quase toda a superfície.
  4. Durante o período de frutificação, as plantas necessitam de umidade e nutrientes. A falta desses elementos reduz a produção. Elas respondem bem à adubação foliar.
  5. O ideal é plantar em solo com temperatura de pelo menos 15 graus Celsius (59 graus Fahrenheit). Tanto a semeadura direta quanto o transplante de mudas são possíveis.

Na Polônia, seu país de origem, esse híbrido é considerado uma variedade para conservas, usada principalmente para fazer geleias. No entanto, também é adequado para saladas e outros pratos. Muitos cozinheiros amadores relatam um sabor excelente quando em conserva.

Ranho F1

A variedade também é conhecida como Soplica. É popular em sua Polônia natal e em toda a Europa. As sementes são mais caras do que as de outras variedades semelhantes, mas muitos jardineiros escolhem esta variedade pela facilidade de cultivo e resistência a condições adversas. Principais vantagens:

  1. Os primeiros frutos são colhidos aproximadamente 50 dias após a germinação. Os arbustos normalmente produzem frutos até o final de setembro, ou até mais tarde se o clima for favorável.
  2. Os pepinos geralmente crescem até 7-8 cm, com alguns exemplares atingindo até 12 cm. Eles têm uma aparência atraente e comercial, que se mantém após o transporte, sendo por isso frequentemente cultivados para venda.
  3. Os pepinos são verde-claros, com listras brancas que percorrem todo o seu comprimento. A superfície é rugosa. O sabor é bom, a polpa é suculenta, crocante e bastante firme.
  4. As plantas toleram bem as baixas temperaturas noturnas. No entanto, é melhor cobri-las com agrotêxtil à noite para prolongar o período de frutificação.
  5. Ela cresce bem em canteiros e sob coberturas plásticas. Uma combinação desses métodos é frequentemente usada: inicialmente, as plantas são mantidas sob plástico e, quando o clima esquenta, são cultivadas ao ar livre.
Importante!
O ideal é colher os pepinos Soplika diariamente. Isso estimulará as plantas a produzirem mais ovários e aumentará a produção.

Essa variedade requer pouca água, mas tolera bem a deficiência de nutrientes. Cuidar das plantas é fácil; o segredo é conduzir os brotos corretamente desde o início para maximizar seu potencial.

Krak F1

Esta variedade conquistou inúmeros prêmios em exposições agrícolas por sua aparência atraente e sabor excelente. O híbrido foi criado através do cruzamento das melhores variedades polonesas e incorpora todas as suas vantagens, incluindo resistência a doenças e facilidade de cultivo. Características:

  1. Os primeiros pepinos amadurecem de 40 a 45 dias após a germinação. Eles produzem frutos por um longo período, pois toleram bem as baixas temperaturas noturnas.
  2. Os pepinos crescem até 8-12 cm, com um peso médio de cerca de 115 g. Os frutos têm aproximadamente o mesmo tamanho, por isso são frequentemente cultivados para venda.
  3. A pele é de um verde intenso, delicada, porém firme, coberta por pequenas protuberâncias. Listras claras percorrem dois terços do seu comprimento e são levemente visíveis.
  4. O sabor é excelente. A polpa é crocante, com uma textura agradável, um sabor levemente adocicado e um aroma intenso de pepino.
  5. O ideal é plantar em solo aquecido, com temperatura de pelo menos 15 graus Celsius (59 graus Fahrenheit). É recomendável cobrir as plantas com filme plástico inicialmente, mas remova-o quando as temperaturas noturnas atingirem cerca de 20 graus Celsius (68 graus Fahrenheit).

Os pepinos Krak são excelentes frescos; são uma das variedades polacas mais saborosas. Mas também conservam o seu sabor quando em conserva; os pepinos salgados e em conserva são excelentes, mantendo-se firmes e crocantes.

Sremsky F1

Cultivadas preferencialmente ao ar livre, essas plantas são vigorosas e toleram bem condições adversas. O ideal é cultivá-las em treliças, o que aumenta a produção e simplifica os cuidados. Devido à sua extensa ramificação, é preciso ter atenção especial ao podar os caules. Características principais incluem:

  1. Esta é uma variedade precoce, com 42 dias desde a germinação até a colheita dos primeiros pepinos. Os frutos se formam até o final de setembro, desde que não haja geadas noturnas.
  2. Os pepinos variam em comprimento de 9 a 11 cm, com um diâmetro geralmente não superior a 3 cm. O peso médio é de 115 g. Os frutos são compactos e uniformes.
  3. A fruta tem uma cor verde intensa, mais clara na parte superior. Pequenas protuberâncias cobrem toda a superfície.
  4. O sabor excelente e o aroma típico do pepino tornam esta variedade perfeita para saladas. Também são ótimos para fazer conservas, pois mantêm a sua firmeza.
  5. O ideal é plantar sementes ou mudas sob filme plástico e removê-lo somente quando o clima estiver consistentemente quente. No outono, você pode cobrir os arbustos com agrotecido à noite; isso prolonga o período de frutificação em 1 a 2 semanas.

As sementes dessa variedade permanecem viáveis ​​por um longo período. Você pode comprar pacotes e usá-las por 2 a 3 anos. O segredo é armazená-las em um recipiente hermeticamente fechado, em temperatura ambiente e com umidade normal.

Características do cultivo

Os pepinos requerem cuidados especiais durante o período inicial após a germinação. Para garantir uma boa colheita, eles precisam de tudo o que necessitam para o seu crescimento e desenvolvimento. Em primeiro lugar, escolha um local bem iluminado, pois os pepinos crescem mal na sombra e a produção é significativamente menor.

Preparando mudas

Essa opção vale a pena se você precisar de uma colheita mais cedo. Ao plantar as mudas diretamente no solo, em vez de usar sementes, elas se desenvolvem mais rápido e começam a frutificar de 2 a 3 semanas antes. As plantas devem ser plantadas apenas em solo aquecido a 17 graus Celsius ou mais; essa é a única maneira de se desenvolverem adequadamente e se adaptarem rapidamente às novas condições. Para cultivar mudas, siga estes passos:

  1. Prepare uma mistura nutritiva. Misture 2 partes de composto bem curtido, 2 partes de terra preta e 1 parte de areia. Você pode adicionar um pouco de cinzas de madeira para enriquecer o solo com minerais. Misture bem os ingredientes.
  2. Encha os recipientes para mudas com terra. É melhor plantar as plantas primeiro em copos individuais, pois elas não toleram bem o transplante. Preencha os recipientes com terra até uma profundidade de 3 a 4 cm e regue a superfície até que esteja úmida, mas não encharcada.
  3. Plante as sementes. Como elas são peletizadas, não é necessário prepará-las. Coloque uma pastilha em cada copo. Cubra com uma camada de terra de até 1,5 centímetros de espessura. Cubra os recipientes com filme plástico para reter a umidade e coloque-os em um local escuro com temperatura em torno de 25 graus Celsius. Deixe lá até que os brotos apareçam.mudas de pepino no parapeito da janela
  4. Transfira para um parapeito de janela. Coloque os vasos com as mudas em um local bem iluminado, com temperatura em torno de 20 graus Celsius, e remova o plástico filme. Forneça pelo menos 10 horas de luz por dia. Se a luz natural for insuficiente, complemente com lâmpadas especiais para plantas.
  5. Regue de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do quão seco estiver o solo. Borrife as folhas diariamente com água morna para evitar que sequem devido à baixa umidade. Fertilize a cada duas semanas com um fertilizante completo para mudas.
  6. Plante quando a planta tiver 2 a 3 folhas verdadeiras. Não semeie em excesso em ambientes internos. O ideal é semear as sementes de 30 a 35 dias antes da data prevista para o plantio. Prepare o solo conforme descrito na próxima seção.
Importante!
Se as mudas jovens começarem a se esticar para cima, é necessário reduzir a temperatura para 15 graus e mantê-la até que o crescimento dos caules retorne ao normal.

A melhor época para plantar mudas ao ar livre é no final de maio e, sob cobertura plástica, duas semanas antes. Portanto, as sementes devem ser semeadas em meados ou no final de abril. Se estiver frio e você precisar adiar o plantio, o ideal é transferir as mudas para um local mais fresco para retardar o crescimento.

Semear sementes na terra

As variedades polonesas são ideais para este método de plantio, pois são revestidas com uma mistura nutritiva e germinam muito bem. O segredo é preparar bem o solo e proteger as mudas do frio inicialmente. O plantio deve ser feito quando a temperatura do solo a 5 cm de profundidade for de 15 graus Celsius ou superior. Descrição do processo:

  1. Fertilize o solo. Esterco bem curtido ou composto orgânico são as melhores opções, aplicando cerca de um balde por metro quadrado. Espalhe uniformemente e, em seguida, incorpore ao solo até a profundidade de uma pá. Você também pode aplicar um fertilizante mineral pronto para pepinos, seguindo as instruções de aplicação na embalagem. Espalhe os grânulos uniformemente sobre a área antes de arar.
  2. Prepare o canteiro. Primeiro, quebre os torrões grandes de terra e nivele a superfície; um ancinho de metal é a ferramenta mais fácil para isso. Faça buracos ou sulcos com aproximadamente 15 cm de profundidade. O padrão de plantio depende da variedade; normalmente, deixa-se um espaço de 80 a 100 cm, com 20 a 30 cm entre as plantas.
  3. Plante as sementes. Regue bem os locais de plantio, permitindo que a umidade penetre no solo. Distribua as pastilhas de 20 a 30 cm de distância umas das outras e cubra com uma camada de terra solta de no máximo 2 cm de espessura. Cubra com filme plástico ou coloque garrafas cortadas dentro. Não remova o filme plástico até que os brotos surjam. Após a germinação, remova a cobertura durante o dia e recoloque-a à noite.
  4. Monitore a umidade do solo e regue conforme necessário. Afofe a terra após cada rega para reduzir a evaporação da umidade. Remova as coberturas quando o clima quente e estável se estabelecer.

Para aquecer melhor o solo, você pode cobri-lo com um tecido agrícola escuro de 7 a 10 dias antes do plantio. Isso ajudará as sementes a germinarem mais rápido e a se desenvolverem melhor, já que os pepinos preferem solo aquecido. Essa técnica pode ser usada tanto sob coberturas plásticas quanto em canteiros.

Cuidados com as plantas

Se as variedades híbridas polonesas não receberem os cuidados adequados, não produzirão uma boa colheita. Isso não leva muito tempo, mas é importante fazer o cuidado de forma consistente para garantir que as plantas tenham tudo o que precisam. O cuidado deve começar após a germinação das mudas para assegurar um crescimento rápido. Recomendações para o processo:

  1. Regue regularmente. Até a formação dos frutos, regue duas vezes por semana; assim que as folhas começarem a crescer, regue em dias alternados ou diariamente se o tempo estiver quente e seco. Use apenas água morna e decantada. O melhor horário é no final da tarde, após o pôr do sol, quando a umidade evapora mais lentamente e as raízes a absorvem melhor.
  2. Fertilize a cada 3 semanas. Antes da floração, aplique fertilizantes nitrogenados; após a frutificação, use fertilizantes fosfatados e potássicos. O ideal é alternar fertilizantes orgânicos e minerais. Fertilizantes orgânicos adequados incluem uma solução de verbasco e esterco, infusão de ervas e cinzas de madeira. Para fertilizantes minerais, prefira os já prontos para uso.
  3. Amarre treliçasAs plantas no solo são mais suscetíveis a doenças. Cultivá-las em um local elevado aumentará a produção, pois as abelhas polinizam melhor as flores, os caules ficam expostos ao vento e a umidade não se acumula neles. Comece o trabalho quando as plantas tiverem de 4 a 5 folhas; se você perder essa fase, as trepadeiras crescerão muito mais e serão muito mais difíceis de amarrar sem danificá-las.
  4. Moldando plantasRemova todos os botões e brotos nas quatro axilas inferiores para estimular um crescimento vigoroso. Em seguida, remova apenas os brotos laterais, deixando os botões. Conduza a parte superior da planta até o topo da treliça e, então, deixe-a crescer horizontalmente ou faça a poda apical. Deixe 3 a 4 brotos laterais no topo, conduza-os horizontalmente e faça a poda apical após a segunda ou terceira folha.
  5. Colha os pepinos com a maior frequência possível. O ideal é fazer isso diariamente, para que a planta possa dedicar seus recursos aos novos ovários e ao crescimento dos pepinos jovens, em vez de aos frutos já formados. Isso pode aumentar a colheita em cerca de um terço. Você também pode colher os pepinos em conserva sem esperar que atinjam a maturidade técnica.

https://youtu.be/tdVR8Wx-wP4

Importante!
Para prevenir doenças, trate as plantas e o solo abaixo delas com uma solução de calda bordalesa 2 a 3 semanas antes da floração. Isso eliminará quaisquer bactérias patogênicas presentes.

Se suas plantas estiverem com falta de micronutrientes e suas folhas estiverem amarelando ou murchando, você deve aplicar imediatamente um fertilizante foliar. Compre um fertilizante solúvel em água, prepare-o de acordo com as instruções e pulverize-o sobre as folhas, certificando-se de tratar também a parte inferior. Aplique somente à noite.

Opiniões de jardineiros

Olga, Brest

Costumo viajar para a Polônia e trazer sementes de pepino de lá. Gosto delas porque são revestidas por uma casca rica em nutrientes e não precisam de cozimento — basta plantá-las na terra e todas germinam. Crescem uniformemente e, se não forem negligenciadas na rega e na adubação, produzem uma colheita abundante e por um longo período; geralmente, em agosto, já não se sabe o que fazer com tantos pepinos.

Irina, Petrozavodsk

Eu adoro a variedade polonesa Titus por seu sabor delicioso e pepinos perfeitos. Minha família adora tanto frescos quanto em conserva. Geralmente planto-os sob plástico para proteger os brotos jovens do frio noturno. Conduzo-os ao longo de uma treliça, permitindo que cresçam livremente, mas removo os brotos laterais, deixando alguns.

As variedades de pepino polonesas produzem bons rendimentos e são fáceis de plantar, pois as sementes são revestidas ou incrustadas. Cultivadas em canteiros ou sob plástico, com boa irrigação e adubação oportuna, podem ser colhidas até o final do outono. Possuem características semelhantes, portanto os cuidados são sempre os mesmos.

Híbridos de pepino de seleção polonesa
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates