Os melhores remédios e preparações para o besouro da batata do Colorado e suas larvas.

Fertilizantes e preparações

O besouro-da-batata-do-colorado é uma praga perigosa. Ele pode destruir rapidamente batatas e outras culturas da família das solanáceas. O controle deve começar no início da primavera, durante o plantio. Recomenda-se iniciar o controle no outono. Isso ajudará a reduzir o número de besouros adultos capazes de se reproduzir.

Características do besouro da batata do Colorado

Controlar o besouro da batata do Colorado é difícil por muitos motivos.

  1. No outono, as fêmeas adultas cavam tocas profundas no solo e, na primavera, começam a pôr larvas.
  2. As primeiras larvas aparecem no verso da folha, o que dificulta sua detecção.
  3. Ele adora comer não só batatas, mas também petúnias, berinjelas e outras plantas da família das solanáceas.
  4. Uma fêmea pode pôr até 80 ovos por dia e de 800 a 1000 por temporada.
  5. As larvas e os próprios besouros têm um apetite voraz. Uma única larva pode consumir até 1 grama, e um besouro até 4 gramas.
  6. Os adultos são capazes de hibernar por até 3 anos, mesmo quando estão com fome.
  7. O inseto se acostuma rapidamente aos inseticidas, por isso os produtos devem ser trocados regularmente.

Na natureza, existem poucos predadores naturais para o besouro. Pássaros e outros insetos são incapazes de controlar as colônias dessa praga, pois o besouro-da-batata-do-colorado se reproduz rapidamente.

Observação!
A presença do besouro-da-batata-do-colorado em seus diversos estágios pode ser observada até mesmo em uma única planta. Alimentando-se de folhas verdes, ele causa danos enormes, deixando caules nus em seu rastro.

O ciclo de vida do inseto consiste em vários estágios. Primeiro, a fêmea põe ovos, que são amarelo-vivo ou laranja. Após 10 a 14 dias, as larvas emergem como adultos marrom-avermelhados. Depois de mais 20 dias, sua coloração muda, tornando-se laranja. Em seguida, elas se enterram no solo para pupar. Em uma única estação, o inseto produz quatro gerações de besouros-da-batata-do-colorado; uma foto de cada estágio de desenvolvimento ajudará a identificar com precisão a presença da praga.

estágios de desenvolvimento do zhuka

Como se livrar do besouro da batata do Colorado

O controle dessa praga listrada é um processo trabalhoso que envolve o uso de vários métodos e técnicas (prevenção, tratamentos biológicos e químicos e remédios caseiros). A utilização simultânea de diversas opções é mais eficaz.

Medidas preventivas ajudam a reduzir o número de pragas no local.

  1. Durante o cultivo, todo o trabalho agrícola é realizado corretamente e em tempo hábil. As plantas que se alimentam da praga listrada são plantadas no mesmo local em intervalos de cinco anos.
  2. Na horta, seguem-se as regras de rotação de culturas. As plantas são cultivadas de forma que alho, feijão e outras leguminosas cresçam junto com batatas e solanáceas.
  3. Plantas do mesmo gênero (batatas, berinjelas, tomates) não podem ser plantadas várias vezes seguidas no mesmo local.
  4. Após a colheita, a área é tratada para controlar ervas daninhas da família das solanáceas. Assim que as mudas emergem, são aplicados fertilizantes minerais e orgânicos, e o solo é arado a uma profundidade de 20 cm.
  5. Durante todo o período de crescimento, os canteiros devem ser mantidos limpos. As ervas daninhas devem ser removidas pela raiz.
  6. Durante a amontoa de terra, as folhas inferiores ficam cobertas com solo.
  7. A remoção regular de ervas daninhas e o afofamento do solo entre as fileiras reduzem o número de insetos.
  8. No outono, antes de cavar, você pode espalhar cascas de cebola ou alho sobre a superfície da área.
livrar-se de Colorado zhuka

É claro que essas medidas não ajudarão a eliminar completamente a praga, mas é possível reduzir seu número.

Métodos de descarte ambientalmente seguros

Existem muitas maneiras de combater pragas. Muitas pessoas preferem métodos que não utilizam produtos químicos. Embora nem sempre resultem na eliminação completa das pragas, eles reduzem a sua população.

  1. Utilize cobertura morta. Após a germinação das mudas, espalhe a grama cortada entre as fileiras. Isso evitará a proliferação de insetos. Casca de árvore, feno, palha e serragem grossa são boas opções para cobertura morta.
  2. O percevejo-do-perillus é um inimigo natural do besouro-da-batata-do-colorado. Se ele aparecer em uma plantação junto com a praga listrada, as colheitas podem ser salvas sem o uso de produtos químicos.
  3. Armadilhas para pragas. Recipientes simples preenchidos com o material inseticida são colocados ao redor do perímetro da propriedade. Os besouros são destruídos periodicamente e o material inseticida é renovado.
  4. Infusões de ervas para pulverização. Soluções à base de plantas (losna, calêndula, mostarda) podem ser usadas como agentes de controle.

Esses métodos são eficazes em pequenos canteiros. No entanto, para áreas maiores, os inseticidas químicos são essenciais.

Meios químicos de controle

As batatas podem ser tratadas com produtos químicos mesmo durante a fase de preparação das sementes. Vários produtos são utilizados para esse fim. Eles ajudam a proteger as batatas do besouro-da-batata-do-colorado antes da germinação. Outro grupo de produtos é usado para pulverizar a parte aérea da planta durante o período de crescimento. Dentre todos os inseticidas, existem produtos comprovadamente eficazes.

https://youtu.be/Aw1PgikakAQ

Aktara

Um produto eficaz para o controle do besouro-da-batata-do-colorado, a escolha preferida dos horticultores. Possui ação intestinal e por contato. Após a aplicação, os ingredientes ativos penetram em todas as partes aéreas da planta em 1 a 3 dias. Ao serem ingeridas, as substâncias tóxicas chegam ao estômago, causando intoxicação.

Para garantir uma solução homogênea, dilua primeiro 1,2 ml de Aktara em 200 ml de água. Em seguida, adicione a mistura resultante a 10 litros de água e agite bem. Pulverize a solução uniformemente sobre as folhas. 5 litros do produto são suficientes para 100 metros quadrados.

A solução Aktara é resistente a altas temperaturas e à luz solar direta. Quando aplicada na folhagem, a proteção dura de 2 a 3 semanas, e quando aplicada no solo, dura 1,5 meses. É altamente compatível com outros inseticidas e estimulantes de crescimento. Não utilize com soluções alcalinas.

Faísca Dourada

Um dos melhores venenos para o besouro da batata do Colorado, possui efeito sistêmico e demonstra excelentes propriedades no controle de pragas. O principal ingrediente ativo é o imidaclopride. Disponível em ampolas de 5 ml, frascos de 10 ml e embalagens de 40 g.

faísca de ouro

Após o tratamento, os ingredientes ativos penetram nas partes verdes da planta. A proteção dura aproximadamente 25 dias e não é removida pela chuva ou irrigação artificial. Larvas e besouros morrem em 1 a 2 dias após a pulverização.

Comandante

Inseticida Commander altamente eficaz Está disponível como concentrado solúvel. É eficaz contra o besouro da batata do Colorado, mesmo em casos de infestação severa. O principal ingrediente ativo é o imidaclopride.

Primeiro, dilua uma ampola (1 ml) em 1 a 2 litros de água e, em seguida, complete com água até atingir 5 litros. Aplique a solução com um pulverizador, distribuindo-a uniformemente sobre a folhagem. Cinco litros do produto são suficientes para tratar 100 metros quadrados.

O controle do besouro-da-batata-do-colorado pode ser feito em batatas em qualquer clima. Komandor não causa dependência e não representa perigo para humanos, animais ou plantas. Os tratamentos são permitidos em qualquer fase do plantio de batatas.

Observação!
Um tratamento por temporada é suficiente. Deve ser realizado no máximo três semanas antes da colheita.

Corado

Outro produto à base de imidaclopride com ação sistêmica. Em 1 a 1,5 horas após a ingestão, impede que o inseto se alimente. As pragas morrem em poucos dias.

korado

Possui baixa tolerância à umidade, por isso recomenda-se a aplicação do produto em tempo calmo e seco. O ideal é aplicá-lo no início da manhã ou à noite. Aguarde pelo menos quatro horas após a aplicação antes que comece a chover.

Disponível em frascos de 10 ml e ampolas de 1 ou 5 ml. 1 ml droga Corado Dilua em 10 litros de água. Este volume é suficiente para pulverizar 100 metros quadrados. O Corado mantém-se eficaz durante um mês.

Prestígio

Um dos melhores remédios sistêmicos para o besouro-da-batata-do-colorado. Os principais ingredientes ativos são o imidaclopride (protege contra vários insetos) e o pencycuron (previne doenças fúngicas, particularmente rizocória e requeima). A proteção dura 1,5 meses.

É utilizado para o tratamento pré-plantio de tubérculos de batata (1 ml por quilograma de batatas). A solução é rosa e forma uma película fina após a secagem. As batatas são colocadas sobre uma lona, ​​pulverizadas, viradas e tratadas do outro lado.

Como o produto penetra no caule e nas folhas à medida que a planta cresce, os insetos o consomem juntamente com a massa verde e morrem. Eles não têm tempo de pôr ovos. É classificado como um pesticida de classe de risco 3.

Além disso, o tratamento com Prestige estimula o crescimento das culturas e aumenta a tolerância ao estresse. Após o período de eficácia, o produto se decompõe em componentes que não representam perigo para o meio ambiente ou para os seres humanos.

Tabu

Um tratamento sistêmico eficaz para diversas pragas de jardim, usado para tratar tubérculos antes do plantio. O principal ingrediente ativo é o imidaclopride.

Os surfactantes adesivos presentes na composição formam uma película na superfície dos tubérculos quando estes secam.

A segunda maneira de usar inseticida Tabu O método consiste em cultivar o solo em fileiras e covas com batatas já plantadas. Para pulverização pré-plantio, dilua 8 ml do produto em 1 litro de água. Para pulverização da folhagem verde, dilua 4 ml do produto em 10 litros de água. A eficácia do inseticida dura aproximadamente 1,5 m.

Observação!
Se os tubérculos apresentarem brotos, eles se danificam facilmente. Portanto, pulverize o material de plantio diretamente nos buracos.

Tanrek

Um excelente veneno para o besouro-da-batata-do-colorado. O ingrediente ativo (imidaclopride) causa paralisia e consequente morte do inseto. Após a aplicação, o inseticida penetra em todas as partes verdes da planta e permanece lá por um mês.

tanrek

O produto não representa perigo para humanos, insetos benéficos ou animais quando usado corretamente. Sua eficácia é a mesma em diversas temperaturas.

Regente

Um remédio moderno e eficaz contra o besouro-da-batata-do-colorado que os mata instantaneamente. Possui efeito rápido e prolongado. Seu principal ingrediente ativo é o fipronil, um fenilpirazol. Atua eficazmente em diversas temperaturas, eliminando a praga em vários estágios de desenvolvimento, mesmo que ela tenha desenvolvido resistência a outros pesticidas.

Regente Vendido em sachês de 0,5 g, o conteúdo deve ser diluído em 20 litros de água e distribuído sobre a folhagem com um pulverizador. 20 litros do produto são suficientes para tratar 200 metros quadrados de plantação. Podem ser necessárias duas aplicações por temporada. O período de proteção é de 2 a 3 semanas após a pulverização.

Medicamentos biológicos

Os inseticidas biológicos, menos seguros, são amplamente utilizados por jardineiros. Após a aplicação, a colheita pode ser feita em 7 a 10 dias, pois não se acumulam no tecido vegetal.

bitoxibacilina

A desvantagem dos pesticidas biológicos é que eles matam larvas de várias idades e insetos adultos, mas não têm efeito sobre os ovos. Portanto, os tratamentos são realizados até três vezes por temporada.

Entre os inseticidas biológicos que podem ser usados ​​para combater o besouro-da-batata-do-colorado em batatas, estão:

  • Bitoxibacilina;
  • Fitoverm;
  • Nemabacto;
  • Akarin;
  • Entonem-F.

Cada produto vem em uma forma diferente e tem uma duração de ação diferente. As instruções de cada produto especificam quando pulverizar as batatas contra o besouro da batata do Colorado e como diluí-lo.

Remédios populares para combater

Alguns jardineiros acreditam que os produtos químicos são a única maneira de controlar a praga. Outros combatem o besouro-da-batata-do-colorado à moda antiga, usando remédios caseiros que continuam eficazes.

Controlar o besouro-da-batata-do-colorado é um processo longo. A praga se adapta facilmente a novas condições. Vários métodos de controle são recomendados. Apesar da abundância de produtos químicos disponíveis, muitas pessoas utilizam remédios caseiros para controlar o besouro-da-batata-do-colorado em plantações de batata.

Colheita manual de besouros da batata do Colorado

Se a área for pequena e você tiver bastante tempo, pode usar o método antigo de colheita manual. Muitas pessoas evitam esse método por considerá-lo ineficaz e demorado demais.

Existem vários truques e segredos que ajudarão a acelerar o processo e a livrar suas plantas da praga por alguns dias.

  1. Para evitar que os insetos voem, pegue um balde cheio de água com sabão ou solução salina.
  2. Não esmague besouros e larvas no chão entre as fileiras, pois eles podem sobreviver e retornar aos arbustos.
  3. Em climas quentes, os insetos são especialmente ativos no topo das plantas, mas não se esqueça de inspecionar as fileiras inferiores.
  4. As posturas de ovos são removidas juntamente com pedaços de folhas.

O querosene pode ser despejado no balde de coleta, mas a inalação prolongada do odor pode causar sintomas de intoxicação. É melhor usar sal ou sabão.
Coleção Colorado Zhuka

Infusões e decocções de ervas

Você pode preparar decocções e infusões para o tratamento contra o besouro-da-batata-do-colorado usando plantas e ingredientes domésticos.

  1. Tintura de absinto. Pique as folhas e os caules e encha um balde até um terço da sua capacidade. Despeje água fervente sobre a mistura e deixe em infusão por vários dias. A mistura resultante pode então ser pulverizada nas plantas.
  2. Solução de alcatrão de bétula. Dissolva 100 gramas de alcatrão em 10 litros de água. Pulverize à noite.
  3. Alho e cebola também podem repelir esses insetos. Adicione 200 gramas de cascas de cebola e dentes de alho amassados ​​a 10 litros de água e cozinhe em fogo baixo. Você pode adicionar 200 gramas de tabaco de mascar. Coe a mistura e complete o volume para 10 litros. Para garantir que a mistura adira e permaneça na folhagem, adicione 40 gramas de sabão moído fino.
  4. Infusão de zimbro. Vários brotos são imersos em 10 litros de água por 3 a 4 horas. A solução coada é então pulverizada sobre as plantas.
  5. Celidônia. Pode ser usada como cobertura morta ou em decocção. Encha um balde com os talos da planta, adicione água e ferva por 15 minutos. Coe a decocção resultante. Para pulverização, use 0,5 litro da decocção preparada por balde de água.

Medidas sem o uso de produtos químicos para controlar o besouro-da-batata-do-colorado ajudam a eliminar esse inseto das batatas sem a utilização de substâncias químicas.

Isca para besouro da batata do Colorado

Um método eficaz de controle é a instalação de armadilhas. Elas atraem as pragas, economizando tempo na colheita manual. Coloque várias fatias de batata picada em um frasco de um litro. Cubra a borda do frasco com suco de batata. Enterre as armadilhas entre as fileiras, mantendo as bordas acima da superfície do solo.

Após algum tempo, as armadilhas ficarão cheias de pragas. Elas são removidas e os besouros destruídos. Uma armadilha desse tipo é suficiente para 5 metros quadrados. Em vez de potes, você pode usar uma opção mais simples: espalhe batatas cortadas pela área e, em seguida, remova as pragas.

Observação!
A época mais eficaz para usar essas armadilhas é no outono, antes que os animais se enterrem no solo para o inverno.

Plantas contra o besouro da batata do Colorado

Para um controle eficaz, considere os princípios da rotação de culturas. É impossível eliminar completamente a praga, mas você pode reduzir sua população em sua propriedade.

Este inseto não gosta do aroma de algumas plantas com flores, por isso, coloque-as perto do plantio. Isso iluminará a área e desencorajará o inimigo listrado de invadir os canteiros de solanáceas.

Ervas do Colorado

O besouro-da-batata-do-colorado teme o aroma das seguintes plantas:

  • chagas;
  • cânhamo;
  • calêndula;
  • calêndula;
  • coentro;
  • violeta noturna.

Canteiros próximos de alho, feijão e outras leguminosas repelem os besouros.

Será possível erradicar o besouro da batata do Colorado para sempre?

Há muito tempo que os humanos vêm desenvolvendo novos métodos para combater essa praga resistente. Mas o besouro-da-batata-do-colorado se adapta a quaisquer condições, sobrevivendo até mesmo em situações extremas. A cada temporada, os jardineiros utilizam diversos métodos e compostos, mas erradicar o besouro para sempre é impossível. Muitos fatores contribuem para isso.

  1. Alta fertilidade. Uma fêmea pode pôr mais de 1.000 ovos em uma única temporada.
  2. O inseto não tem inimigos reais, exceto os humanos.
  3. No inverno, o besouro se esconde bem fundo no subsolo, o que o protege dos pesticidas que os jardineiros usam para tratar seus terrenos.
  4. São insetos muito resistentes. Eles conseguem fazer voos longos.
  5. Amplamente disseminada. Esta praga infesta vastos territórios. É impossível erradicá-la completamente de uma só vez. Portanto, ela migra de jardim em jardim, mudando de local.
destruirá o zhuka do Colorado

Um controle de pragas cuidadoso e criterioso só ajudará a reduzir a população de pragas em seu jardim e a preservar a colheita.

Recomendações e dicas para pulverização

Dicas e recomendações simples de jardineiros experientes tornarão o combate mais eficaz.

  1. As batatas devem ser tratadas contra o besouro-da-batata-do-colorado em clima seco e sem vento. As folhas da planta devem estar secas.
  2. O melhor horário para eliminar as pragas é à noite.
  3. Para que a solução adira às folhas (para um efeito mais duradouro), adicione um pouco de sabão em pó ou sabão líquido à mistura.
  4. Uma vez preparada, a solução deve ser utilizada dentro de algumas horas. Com o tempo, ela perde sua eficácia.
  5. Após cada tratamento, certifique-se de lavar as mãos e as roupas.
Observação!
 A peculiaridade dessa praga é que ela se adapta facilmente a novas condições estressantes, por isso os métodos e preparações utilizados são alterados regularmente.

Precauções de segurança ao trabalhar com drogas

Os inseticidas usados ​​para controlar o besouro-da-batata-do-colorado podem ser prejudiciais aos seres humanos se usados ​​de forma inadequada. Antes de tratar as batatas contra o besouro-da-batata-do-colorado, é importante seguir as precauções de segurança. Essas precauções protegerão você e outras pessoas.

proteção contra tratamento químico

O seguinte deve ser preenchido:

  1. Use roupas grossas que cubram todas as partes do corpo.
  2. Use máscara e óculos de proteção.
  3. Os medicamentos são diluídos de acordo com as instruções, após verificação da data de validade do medicamento.
  4. As partes superiores são tratadas por pulverização.
  5. Não é possível misturar diferentes preparações em um mesmo tratamento.
  6. Para evitar que a solução se deposite, agite o recipiente com a solução periodicamente.
  7. Após terminar o trabalho com as plantas, lave bem as mãos e o rosto, e lave suas roupas.

Naturalmente, ao utilizar produtos químicos ou biológicos, não coma, beba ou fume. Nenhum outro trabalho deve ser realizado na área durante vários dias após a pulverização.

Avaliações

Tatiana, Smolensk

Não posso usar produtos químicos fortes porque há sempre crianças pequenas perto dos canteiros. No início, tentei catar os besouros manualmente, mas era simplesmente impossível eliminá-los todos, então comecei a usar inseticidas biológicos para combater o besouro-da-batata-do-colorado nas minhas batatas.

Vladimir, Volgogrado

Não costumo pensar muito em como tratar minhas batatas contra o besouro-da-batata-do-colorado. Começo a usar produtos químicos imediatamente. Nunca aplico o mesmo produto duas vezes na parte aérea das plantas. Vou alternando os produtos regularmente. Esta é a primeira vez que estou tratando as sementes.

Svetlana, Minsk

Eu luto contra essa doença todos os anos. Meu terreno é pequeno, então começo coletando as pragas manualmente. Não compro produtos químicos; uso veneno caseiro para o besouro da batata do Colorado. Alterno entre remédios caseiros, alternando entre infusões de absinto e alcatrão de bétula.

A proteção da batata e de outras culturas da família das solanáceas contra pragas deve ser feita durante todo o ano. Se você precisar proteger uma pequena área, métodos simples podem ser usados, como a coleta e remoção manual de folhas que contenham larvas do besouro-da-batata-do-colorado. Para áreas maiores, os inseticidas são a melhor opção. Escolher o produto de controle de pragas mais eficaz é difícil, pois a praga pode desenvolver resistência a esses produtos, o que exige o desenvolvimento constante de novos métodos de controle.

combatendo o besouro do Colorado
Comentários sobre o artigo: 1
  1. Anatoly Prusakov

    CUIDADO! PERIGO!
    Tenho usado o Prestige há dois anos (umedecendo os tubérculos). Percebi uma aversão às batatas, das quais sempre gostei muito. Os besouros comem as folhas e caem imediatamente (foi isso que me alertou).
    Foi assim que percebi o motivo do meu desgosto.
    Mas batatas cozidas em sopa ainda são deliciosas. Agora eu coleto os besouros e esmago as larvas. Também uso outros métodos.
    Os besouros não se aproximam dos pedaços de batata colocados na terra. Mas atacam imediatamente as batatas novas.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates