Benefícios das cascas de cebola para pepinos: receitas e orientações de uso

pepinos

O uso generalizado de cascas de cebola como fertilizante para pepinos se explica por sua rica composição e segurança ambiental. Elas são usadas para fazer infusões e adicionadas ao solo, frescas ou secas. Este remédio caseiro é valorizado por suas propriedades antissépticas e estimulantes, fortalecendo a imunidade e estimulando a fotossíntese. Este fertilizante gratuito protege as delicadas plantações da horta contra doenças e pragas, ajudando a produzir uma colheita abundante.

Vantagens e desvantagens do uso de cascas de cebola

A casca da cebola possui uma rica composição química. Contém ácido ascórbico, tocoferol, biotina, niacina e vitaminas do complexo B — B1, B2, B5, B6 e B9. Os oligoelementos mais abundantes são potássio, enxofre, fósforo e cloro. Também contém zinco, ferro, alumínio, rubídio e boro. Possui 11 aminoácidos essenciais e 8 não essenciais.

  • O caroteno é responsável pelas propriedades imunoestimulantes e prolonga a época de crescimento;
  • O ácido nicotínico converte ativamente o oxigênio em uma forma acessível às plantas, facilitando o fornecimento de nitrogênio a todas as partes da planta;
  • Vitaminas do complexo B - estimulam o desenvolvimento do sistema radicular e a formação dos ovários;
  • Niacina - facilita o desenvolvimento em solos pesados.

Além disso, a composição contém fitoncidas, que possuem efeito antimicrobiano, particularmente contra fungos e bactérias. A adição de cascas de cebola ao solo aumenta a resistência das mudas a fatores externos agressivos e melhora sua taxa de sobrevivência.

Ao utilizar compostos químicos, procure concluir a fertilização e a pulverização dos pepinos antes da frutificação, do crescimento e da colheita, para evitar o acúmulo de substâncias nocivas nos frutos. No entanto, a planta ainda pode adoecer ou ser atacada por pragas durante esse período. O tratamento com infusão de cebola restaura as defesas da planta, inibe a clorose, aumenta o volume da folhagem verde e prolonga o período de cultivo. Infusões à base de ingredientes naturais podem ser utilizadas em pepinos cultivados tanto ao ar livre quanto em estufas.

Atenção!
O uso de cascas de cebola é mais vantajoso em áreas com pouca luz ou solo pesado.

Uma das substâncias encontradas na casca é a quercetina. Trata-se de um poderoso antioxidante que normaliza os processos oxidativos, restaura a fotossíntese e aumenta a turgidez da parte verde. No entanto, a aplicação em excesso pode afetar negativamente o sabor dos pepinos, tornando-os amargos. Portanto, é preciso escolher uma opção: regar com uma infusão ou decocção, ou aplicá-la no momento do plantio.

Métodos e frequência de utilização

As cascas de cebola são usadas frescas ou secas, em forma de decocções e infusões. Não são necessárias condições especiais, como garantir ventilação adequada na estufa ou usar roupas de proteção e máscara. No entanto, o uso de luvas continua sendo imprescindível, pois, caso contrário, será difícil lavar as mãos.

Se estiver ensolarado, aplique a solução no início da manhã ou no final da tarde, após o pôr do sol. Isso não ocorre porque as propriedades da solução se alteram após a exposição à luz ultravioleta. É simplesmente porque os respingos nas folhas — mesmo regando com cuidado, é impossível evitar que algumas gotas atinjam as partes verdes — refratam a luz como uma lente. A exposição direta à luz solar causa manchas acinzentadas e queimadas.

A pulverização é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  • Primeiro, o jato de água é direcionado de baixo para cima, ao longo da parte inferior das folhas;
  • Em seguida, descem, processando a parte frontal das lâminas foliares.

É aconselhável esperar por um tempo seco, caso contrário a solução será lavada rapidamente.

Ao plantar, adicione um punhado de cascas de cebola em cada cova. Fertilize as plantas a cada 30-45 dias durante a estação de crescimento. Regue as raízes a cada 5-7 dias. Isso é muito conveniente para jardineiros que só visitam seus canteiros nos fins de semana. A pulverização preventiva deve ser feita a cada 3-4 dias e a pulverização terapêutica a cada 48-72 horas. Antes de usar decocções ou infusões de cebola para umedecer os canteiros, deixe-os de molho em água decantada.

Tratamento de pepinos contra pragas e doenças

Para proteger as plantações de doenças e pragas e aumentar a produtividade, preparam-se soluções e decocções. Um concentrado de licor-mãe tem um efeito universal:

  1. Ao coletar as cascas, elas devem ser secas. Você precisa de 1/3 a 1/4 de um balde, e se essa quantidade for armazenada em um saco plástico, a matéria-prima biológica começará a apodrecer. Se as cascas estragarem, suas propriedades benéficas se perdem.
  2. Despeje água aquecida a 80°C sobre as cascas de cebola picadas e deixe descansar por 24 horas com a panela tampada, mexendo ocasionalmente.
  3. O líquido é filtrado através de uma peneira fina ou gaze. Em seguida, é diluído até a concentração desejada e usado para irrigação e pulverização. A polpa é adicionada ao solo no plantio de mudas e durante a estação de crescimento como fertilizante orgânico, ou usada como cobertura morta.
Atenção!
O produto é tão seguro que a qualidade da solução em spray pode ser testada pelo paladar após a diluição. Se estiver muito amargo, basta diluir.

O concentrado pode ser armazenado na geladeira, mas por no máximo 3 dias. No entanto, lembre-se de que a infusão fresca é mais eficaz.

Infusões para pulverização contra pragas

Utilizar imediatamente após o preparo:

  1. Despeje 8 litros de água quente sobre 200 g de cascas frescas e deixe em infusão à temperatura ambiente por 4 dias, agitando ocasionalmente. Coe antes de processar.
  2. Despeje 6 litros de água fervente sobre meio balde de cascas, feche imediatamente e coloque em um local aquecido. Deixe em infusão por 48 horas, agitando o recipiente em vez de abri-lo para mexer. Dilua na proporção de 1:2 antes de usar.

Uma infusão contra pragas pode ser feita com cebolas sem descascá-las. Adicione meia cebola média a 1 litro de água quente (80-85°C). Dilua com água decantada nas mesmas proporções dos outros remédios.

Decocções para regar canteiros

Para desinfetar o solo, utilize as seguintes receitas:

  1. Ao preparar o plantio das mudas, adicione 200 g de cascas a 5 litros de água fervente, deixe ferver e desligue o fogo imediatamente. Deixe em infusão, tampado, por 2 horas e depois coe. Ao preparar a solução de trabalho, dilua-a na proporção de 1:5.
  2. Para desinfetar um canteiro em estufa ou ao ar livre, ferva 100 g de cascas de cebola em 5 litros de água por 5 minutos, coe e adicione mais 2 litros de água. Coar é opcional.

Controle de pragas e doenças

Para conservar pepinos, use uma solução-mãe diluída na proporção de 1:4 ou 1:5. Mas você também pode usar outras receitas:

  1. Para eliminar o oídio, despeje 2 a 3 xícaras de cascas de frutas em 2 litros de água quente e deixe em infusão por 24 horas, mantendo aquecido. Coe antes de usar. Borrife uma vez a cada 5 dias; pode ser usado durante a colheita para prolongar a temporada de cultivo.
  2. Para eliminar tripes, basta deixar um punhado de cascas de cebola de molho em 2 litros de água decantada por 2 dias. Verifique a qualidade pelo sabor.
  3. Para matar ácaros, deixe 200 litros de cascas de frutas em infusão em 5 litros de água fervente. Use após 5 dias.
  4. Para prevenir infestações de pulgões, coloque 100 gramas de casca de cebola em um frasco de 3 litros e complete com água quente. Coe pela manhã e borrife as trepadeiras de pepino a cada 5-7 dias. Para controlar pragas, o ideal é usar um concentrado de licor-mãe.
  5. Para prevenir vários tipos de podridão e tratar a canela-preta, use um concentrado de licor-mãe, diluído na proporção de 1:3.

A durabilidade das soluções de trabalho aumenta com a adição de sabão. Sabão verde, sabão de alcatrão e sabão de lavar roupa são os mais indicados. Esfregue as barras de sabão até que as lascas se dissolvam completamente. De 80 a 100 g de sabão por balde de água são suficientes. Sabão líquido também pode ser usado, desde que não contenha fragrâncias aromáticas.

Usando cascas de cebola Não suprime a atividade das bactérias benéficas na camada do solo que decompõem os nutrientes. O uso de fertilizantes orgânicos naturais pode ser combinado com fertilizantes químicos.

Alimentando pepinos com decocção de casca de cebola
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates