Nomes das doenças da macieira e como combatê-las

Maçã


Doenças da macieira e seu controle - fotos, que tipo de doença é essa?Ao plantar macieiras no jardim, todos querem não só apreciar a beleza da árvore, com sua copa exuberante e a sombra fresca e aconchegante que ela proporciona, mas também o sabor das maçãs naturais cultivadas em casa.

Infelizmente, uma boa colheita de maçãs não será possível se a árvore for atacada por doenças, que devem ser tratadas ao primeiro sinal. As doenças das macieiras e seus tratamentos se tornarão mais fáceis se você observar fotos e aprender sobre a doença. As macieiras podem ser atacadas por doenças fúngicas e bacterianas, cada uma com seus próprios sintomas característicos. Vejamos as mais comuns. doenças características da macieira e métodos para combatê-la, além de fotos da própria doença. Afinal, para derrotar o inimigo, é preciso conhecê-lo!

Que doenças podem atacar as macieiras?

As doenças deste grupo desenvolvem-se devido à proliferação de vários tipos de fungos na planta. Estas são as doenças mais comuns encontradas em macieiras.

Mancha marrom

Uma doença que surge no final do verão. É fácil de reconhecer visualmente: manchas marrom-escuras ou cor de vinho com bordas irregulares aparecem nas folhas da árvore. O fungo que causa essa doença sobrevive ao inverno nas folhas caídas e, no final do verão, quando a umidade aumenta, migra para a folhagem.

Mancha marrom da macieira

Brilho leitoso

Outra doença que se manifesta visualmente nas folhas da macieira. As folhas da árvore ficam cobertas por uma coloração leitosa, ligeiramente brilhante. É o fungo que causa esse efeito brilhante. Essa doença é perigosa porque impossibilita a colheita: os frutos ou não se formam ou não permanecem na árvore por muito tempo.

Macieira Milky Shine

oídio

Uma das doenças fúngicas mais comuns que afetam as macieiras em pomares, manifesta-se como uma camada acinzentada nas folhas, ramos e flores da planta. Os esporos do fungo podem penetrar na planta, impedindo seu desenvolvimento completo. Se a árvore for afetada por essa doença, os frutos recém-formados murcham e secam, ou não se formam, deixando a árvore sem frutos durante toda a estação.

Oídio em macieira

O oídio pode ser combatido desta forma: compre enxofre líquido coloidal e use uma solução a dois por cento. são pulverizados Os botões florais e os ovários são tratados com uma solução a 1%. O tratamento deve ser repetido após algumas semanas, utilizando calda bordalesa ou sulfato de cobre. Além disso, o fungo causador do oídio é eliminado por temperaturas de -27 graus Celsius ou inferiores.

lagostim comum

Essa doença aparece na casca da árvore, em cortes de poda, em rachaduras causadas por geadas ou em mordidas de roedores. Uma árvore danificada pode ser infectada se a temperatura externa oscilar entre 2 e 30 graus Celsius, como na primavera, verão e início do outono. Devido à doença, a planta fica privada de nutrição adequada, sua casca e galhos começam a secar e eventualmente morrem, e o tronco fica coberto de crescimentos anormais.

Câncer comum da maçã

Para curar a árvore, corte todas as áreas afetadas e trate os cortes com sulfato de cobre para evitar que a afta ataque a árvore novamente. Aplique piche de jardim ou tinta a óleo sobre o sulfato de cobre. Para evitar que coelhos danifiquem a casca durante o inverno, envolva-a em palha de milho.

Citosporose

Assim como o cancro da macieira, esta doença afeta a casca e o tronco da árvore. No entanto, as duas doenças são visualmente distintas: a citosporose manifesta-se como manchas marrom-ferrugem. As áreas afetadas da casca assemelham-se a uma esponja. A doença pode ser curada com a aplicação de uma camada de cal e sulfato de cobre no tronco e nos ramos. Essa aplicação também pode ser usada como medida preventiva.

Citosporose da maçã

lagostim preto

A doença afeta a casca e se assemelha à citosporose na aparência. No entanto, no caso do cancro negro, a casca afetada começa a descamar, deixando o tronco da árvore exposto a fatores externos. Primeiro aparecem manchas pretas no tronco, seguidas de cavidades. As maçãs começam a escurecer e a apodrecer.

câncer de maçã preta

Crosta

A podridão da macieira é a doença mais comum que afeta as macieiras. Embora não mate a planta, causa danos incalculáveis ​​à colheita. A doença aparece primeiro na parte inferior das folhas como manchas marrons com um tom esverdeado. As manchas aparecem então nos frutos, eventualmente desenvolvendo uma crosta dura e preta. O fungo permanece latente nas folhas caídas durante o inverno e é ativado em verões úmidos e moderadamente quentes.

Sarna da maçã

Portanto, é necessário remover os galhos em excesso e as maçãs caídas e, no outono, queimá-los juntamente com as folhas caídas. No outono, a casca da árvore deve ser pulverizada com sulfato de cobre e, na primavera, antes que os botões comecem a abrir, com calda bordalesa. No outono, a árvore também pode ser tratada com uma solução de salitre e ureia. padrões de plantio de macieiras no outono.

Moniliose

A doença aparece em frutos quase maduros como manchas marrons que aumentam de tamanho com o tempo. A polpa fica macia, quebradiça e escura, além de os frutos afetados apresentarem um sabor muito característico. Alguns frutos caem rapidamente, enquanto outros endurecem. O fungo se multiplica durante o armazenamento e sobrevive ao inverno nos frutos caídos. Portanto, a principal medida preventiva, neste caso, é coletar e reciclar todos os frutos caídos no outono.

moniliose da macieira

câncer de raiz

Esta é a doença mais perigosa para as macieiras, levando inevitavelmente à morte da planta inteira. Infelizmente, o cancro radicular só pode ser detectado quando a árvore para de crescer ou apresenta desenvolvimento deficiente. Nesses casos, as plantas devem ser desenterradas. Ao desenterrar as plantas, pode-se examinar as raízes: no caso de cancro radicular, serão visíveis crescimentos onde as bactérias se acumulam. As bactérias só conseguem atacar a árvore se as raízes estiverem danificadas, pois os próprios patógenos vivem no solo. Na maioria das vezes, as bactérias são introduzidas no solo juntamente com o material de plantio.

câncer de raiz da maçã

Conhecendo as doenças das macieiras e como combatê-las, e estudando fotos de como elas se manifestam, você pode salvar seu jardim e garantir que a árvore cresça saudável e produza uma colheita abundante no futuro.

Medidas preventivas

Independentemente dos sintomas da doença, assim que começarem a se manifestar externamente, é necessário iniciar imediatamente o tratamento e a prevenção. Para diversas doenças, existem medicamentos como:

  • O Nitrofen é eficaz contra oídio e sarna. A árvore deve ser tratada três vezes, incluindo preventivamente: antes da floração, após a floração e 18 dias após o último tratamento.
  • "Sulfarid" ajuda a combater qualquer doença, sendo especialmente eficaz no caso do oídio.
  • "Hom" será útil e ajudará a curar a árvore da citosporose.
  • “Abiga-Pik” e “Alirin-B” são usados ​​quando a árvore é atacada pela sarna.

Se você cuidar das suas macieiras na primavera, poderá evitar muitas doenças no futuro. Embora não seja necessário comprar todos os tratamentos para doenças da macieira, é uma boa ideia ter alguns à mão. O mais econômico é comprar produtos que sejam adequados não apenas para tratar doenças da macieira, mas também para fins preventivos.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates