As macieiras estão entre as árvores frutíferas que prosperam com luz natural abundante e não toleram ar estagnado na copa. A poda ajuda os jardineiros a atingirem esses dois objetivos com sucesso. Podar uma macieira é um processo importante, e todo jardineiro deve saber quando e como fazê-lo corretamente. Esse procedimento cria condições favoráveis para o rejuvenescimento da árvore, proporciona as melhores condições para o seu pleno desenvolvimento, livra a árvore de insetos nocivos e melhora a aparência da copa.
Quando e como?
Jardineiros iniciantes frequentemente perguntam quando podar macieiras e como fazê-lo corretamente. Qualquer época do ano é adequada para esse procedimento, dependendo dos objetivos do jardineiro. A poda de primavera, por exemplo, ajuda a remover galhos que não sobreviveram às flutuações de temperatura do inverno. A poda de verão ajuda a retardar a floração até a próxima estação. As macieiras também são podadas no outono, para se prepararem para o inverno que se aproxima, e novamente no inverno. Vamos analisar os detalhes desse procedimento em cada estação.
poda de primavera
Ao podar na primavera, os jardineiros devem estar cientes de que a seiva começou a circular na árvore. Ações descuidadas podem resultar na morte da árvore. A poda é realizada por diversos motivos:
Organização da Coroa
O procedimento começa com a identificação e, claro, a remoção dos galhos danificados pelas geadas de inverno. Em seguida, vem a poda propriamente dita. Os especialistas acreditam que uma copa em formato de arbusto é a melhor opção para as macieiras. Isso dará estabilidade à árvore, evitando deformações sob o peso dos frutos maduros e em processo de amadurecimento, além de facilitar a colheita.
Recuperação
Se o inverno for rigoroso, com frequentes oscilações de temperatura, um grande número de galhos mortos se forma nas árvores quando chega a primavera. Juntamente com os galhos velhos e em excesso, esses galhos mortos sobrecarregam a árvore e impedem que ela se prepare rapidamente para a frutificação.
[sc name="info-dashed" text="Importante – as áreas cortadas devem ser cobertas com mástique para jardim, o que eliminará a possibilidade de vazamento de seiva da árvore."]
Ao podar uma macieira na primavera, é importante decidir não apenas quando fazê-lo, mas também como fazê-lo corretamente em árvores com três anos de idade ou mais.
As mudas jovens devem passar por uma poda básica de formação da copa na primavera. Ignorar essa regra dificultará a obtenção da forma e altura ideais para a frutificação. A copa não deve ser densa. A poda é realizada anualmente durante quatro anos e, posteriormente, a cada dois anos. A base é formada por cinco a seis ramos (os maiores). A altura do tronco varia de 40 a 50 cm. O ramo central é sempre encurtado.
Em árvores mais velhas, a poda começa com a remoção dos brotos que crescem para dentro. O peso total das partes removidas não deve exceder um terço do volume dos galhos. A remoção não é feita de uma só vez, mas sim ao longo de três anos.
Poda de verão
A poda de verão é recomendada em regiões onde geadas tardias são comuns. Isso ajudará a proteger os botões do congelamento.
Ao responder à pergunta sobre quando podar macieiras no verão e como fazê-lo corretamente, os especialistas levam em consideração a idade da árvore. Considerar esse fator permite selecionar o padrão de poda adequado.
Por exemplo, as árvores que ainda não produziram frutos são podadas utilizando um esquema de poda mínima. Os ramos esqueléticos são plantados rente ao solo para facilitar a colheita após alguns anos. Quaisquer brotos que interfiram na frutificação futura são removidos em um ângulo agudo. No entanto, isso deve ser feito com parcimônia, em pequenos incrementos. A taxa de remoção de brotos só pode ser acelerada após dois ou três anos de frutificação. Esse período é contado a partir do ano da primeira poda. Essas medidas ajudarão a produzir frutos grandes e de alta qualidade. A remoção de ramos mortos e doentes também serve a esse propósito.
Em relação às árvores mais velhas, um jardineiro saberá que a poda é necessária quando o volume de crescimento diminui para menos de 30 cm, além de haver uma redução na produção. Os galhos que formam um ângulo reto com o tronco devem ser removidos.
poda de outono
Jardineiros experientes sabem que as macieiras devem ser podadas no outono, quando as folhas caem, e como fazê-lo sem prejudicar a árvore.
A laminação de outono é realizada de acordo com um dos três esquemas:
- fraco;
- média;
- forte.
O primeiro método é ideal para macieiras jovens. Apenas os ramos que cresceram ao longo do ano são podados. Na primavera, novos ramos jovens surgirão em seu lugar, formando a base da futura copa com os devidos cuidados.
A poda média é adequada para árvores com idade entre cinco e sete anos. É realizada exclusivamente em ramos maduros, o que cria a base para o surgimento de mais ramos frutíferos. Os ramos mortos são sempre removidos. Os ramos são podados até o primeiro broto, a área podada é lixada em ângulo reto e tratada com uma solução especial para jardinagem que forma uma película protetora. Em clima úmido, esse procedimento é repetido duas ou três vezes.
[sc name="info-hand" text="A poda longa reduz o comprimento dos ramos pela metade. Isso ajuda a desbastar os ramos para aumentar o amadurecimento dos frutos."]
Poda no inverno
Ao discutir quando podar macieiras e como fazê-lo corretamente, muitos jardineiros, mesmo os mais experientes, questionam a conveniência da poda no inverno. Tecnicamente, o procedimento pode ser realizado a qualquer momento em que não haja sinais evidentes de fluxo ativo de seiva.
A laminação durante geadas severas, quando a temperatura ambiente cai para -15°C, é estritamente contraindicada. Tais condições tornam a casca quebradiça, facilitando danos.
Para este procedimento, o ideal é escolher as variedades mais resistentes ao inverno, como Aromatnoye, Antonovka e outras. Árvores com resistência média ao inverno também podem ser podadas, mas somente se o solo tiver sido tratado, fertilizado e a macieira bem regada no outono.
Se as condições acima forem atendidas, a poda no inverno apresenta diversas vantagens:
- Remover galhos exige menos esforço físico;
- o risco de um fenômeno como o desgaste da casca é reduzido a quase zero;
- A ausência de folhagem facilita a escolha do padrão de poda.
Especialistas consideram o risco de congelamento no local da incisão um risco associado a procedimentos realizados no inverno.
Ao podar no inverno, leve em consideração a zona climática. Árvores que crescem no sul podem ser podadas nos últimos dias do primeiro mês do ano. Climas temperados exigem um período diferente — a terceira dezena de fevereiro ou, no máximo, os primeiros dias de março.
Árvores jovens com menos de três anos de idade que ainda não produziram frutos devem ser podadas dentro dos prazos especificados para a zona temperada. Recomenda-se apenas a poda sanitária, especialmente se não tiver sido realizada no outono. Outros tipos de poda só devem ser feitos durante invernos consistentemente quentes. O objetivo principal deve ser a remoção de brotos que crescem para dentro.
Um dia quente e ensolarado é ideal para este procedimento. A temperatura ideal é de -8°C. Use tesouras de poda para remover galhos finos. Galhos mais grossos exigirão uma serra de arco.
A poda de inverno das macieiras ajuda a combater os parasitas que se escondem sob a casca durante o inverno.

Poda de macieiras na primavera
O que são essas manchas nas maçãs?
10 variedades de maçã mais populares
Cuidados básicos com a macieira no outono