As sementes de pepino são as melhores variedades autopolinizáveis ​​para terrenos abertos na Sibéria.

pepinos

O pepino comum, uma hortaliça cultivada em jardins, é uma planta anual que aprecia o calor. Este vegetal verde cresce não só em climas temperados, mas também em climas mais rigorosos, como na Sibéria e no Extremo Oriente. O ar frio e os verões curtos da Sibéria impactam negativamente esta planta que gosta de calor. Portanto, os produtores locais têm se concentrado no cultivo de híbridos, criados pelo cruzamento de duas variedades.

As propriedades mais importantes das sementes de variedades de pepino adequadas para cultivo em campo abertoEm condições siberianas, essas plantas são resistentes ao frio, a doenças e à baixa luminosidade. Uma grande vantagem é a sua autopolinização, que proporciona melhores resultados do que as plantas polinizadas por abelhas.

Clima e cultivo de pepinos ao ar livre na Sibéria

É possível cultivar pepinos em solo siberiano sem proteção, mas apenas com a tecnologia adequada. O sistema de cultivo inclui os seguintes fatores:

  1. Seleção criteriosa das espécies, levando em consideração a adaptação às condições climáticas e aos períodos de maturação.
  2. O plantio das sementes começa quando a temperatura do ar atinge 15°C e a temperatura do solo a uma profundidade de 100 mm deve ser de pelo menos 10°C. A semeadura é normalmente feita na segunda ou terceira quinzena de maio, se as condições climáticas forem favoráveis.

    Semeadura
    Caso as condições climáticas sejam desfavoráveis, o plantio é adiado até os primeiros dez dias de junho para permitir que as sementes germinem.
  3. As sementes de pepino são pré-preparadas, o que facilita a germinação e torna os frutos menos suscetíveis a doenças.
  4. Uma pequena estufa pode melhorar a germinação se o ar não tiver atingido a temperatura desejada. Uma pequena estufa é construída com arcos de metal cobertos com tecido não tecido branco. Filme de celulose transparente ou estruturas de vidro também podem ser usados.
  5. Plantar pepinos no mesmo local por dois anos consecutivos não produzirá bons resultados. A planta não deve ser replantada em seu local original antes da quarta temporada, no mínimo.
  6. Se as temperaturas noturnas caírem abaixo de 15°C, cubra as plantas com filme plástico. Durante períodos de frio intenso, recomenda-se o uso de filme de celulose.

    Pepinos sob película
    Pepinos sob película
  7. Uma temperatura de pelo menos +22°C ajudará na formação do ovário; portanto, se o ar esfriar um pouco, o polietileno deve ser mantido durante o dia.
  8. A irrigação adequada também é um componente das boas práticas agrícolas. Os pepinos não gostam nem de excesso de água nem de solo seco.

Uma determinada área exigirá o plantio de tipos específicos de pepinos adequados para o cultivo naquela zona.

As melhores variedades de sementes de pepino para cultivo em campo aberto na Sibéria.

As melhores variedades para plantio na Sibéria são os pepinos resistentes ao clima frio e rigoroso. Eles podem ser divididos em dois grupos: autopolinizáveis ​​e polinizáveis ​​por abelhas.

Autopolinização

Uma determinada categoria de variedades híbridas apresenta partenocarpia, que é a capacidade de produzir frutos de pepino sem polinização.

As seguintes espécies autopolinizadoras são consideradas as melhores para a região da Sibéria:

  1. Miranda F1. Esta variedade é resistente à geada e ao oídio, uma doença fúngica. As sementes para as mudas são semeadas na segunda ou terceira semana de abril, e as mudas são transplantadas para áreas descobertas no final de maio. Este híbrido precoce adapta-se a qualquer tipo de solo, mas quanto mais fértil for o solo, mais rápido a planta crescerá e produzirá frutos. Produz um arbusto grande e espalhado com frutos verde-brilhantes cobertos por discretas listras amareladas e pequenas protuberâncias.

    Miranda F1
    Miranda F1
  2. F1 Claudia. Um híbrido de maturação precoce. Destinados ao consumo e ao enlatamento, os pepinos são cilíndricos, finamente tuberculados e atingem até 10 cm de comprimento. As principais vantagens desta variedade partenocárpica são o alto rendimento, a resistência a doenças e o excelente sabor. As sementes são semeadas diretamente no solo e as mudas, com quatro a seis semanas de idade, surgem nos últimos dez dias de maio.

    F1 Claudia
    F1 Claudia
  3. F1 Alemão. Considerado um pepino muito precoce, frutifica de 6 a 7 semanas após o plantio, apresentando rendimentos excepcionais e resistência a doenças. Com o cultivo adequado, formam-se até 7 a 8 frutos em cada nó do caule. Os pepinos, sem sabor amargo, crescem até 10 cm, amadurecendo cedo e em grande quantidade. Esta variedade de pepino é adequada tanto para consumo fresco quanto em conserva.

    F1 Herman
    F1 Herman
  4. A variedade F1 Zozulya tolera bem baixas temperaturas e doenças fúngicas e bacterianas das plantas. Para melhorar a germinação, as sementes são plantadas na segunda quinzena de maio sob filme plástico. Assim que a frutificação começa, a maturação precoce permite a colheita dos pepinos praticamente a cada dois dias.

    Zozulya F1
    Zozulya F1

Polinizado por abelhas

Este tipo de pepino requer polinização por abelhas ou insetos. Um único broto contém flores masculinas e femininas, produzindo pepinos de ambos os sexos. As seguintes variedades são consideradas as mais adequadas ao clima siberiano:

  1. Altai. Esta variedade de pepino é bem conhecida pelos jardineiros da Sibéria. Caracteriza-se por ser pouco exigente em termos climáticos e resistente a baixas temperaturas. É uma planta de maturação precoce, que amadurece em 35 a 40 dias. Os arbustos atingem quase um metro de altura, são compactos e têm um porte trepador médio.

    Altai
    Altai
  2. Svetlyachok. Esta variedade apresenta alta produtividade e excelentes qualidades para conserva, mas é suscetível a doenças bacterianas e fúngicas. O período da germinação à frutificação é de 45 dias. O arbusto trepador atinge uma altura superior a dois metros, com pepinos que medem 12 cm de comprimento e pesam 90 gramas, respectivamente.

    Vaga-lume
    Vaga-lume
  3. Brigantina F1. Produz altos rendimentos na região da Sibéria Ocidental. Este híbrido de maturação precoce é utilizado para consumo in natura, enlatamento e picles. De formato elíptico, cor verde brilhante, resistente ao amarelamento, a casca é coberta por grandes tubérculos e listras verde-claras.

    Brigantina F1
    Brigantina F1
  4. Smak. Uma variedade de maturação precoce e porte médio. O formato oval caracteriza-se pela cor verde intensa, ausência de amargor e não amarela durante o armazenamento. Este pepino tem usos versáteis.

    Smak F1
    Smak F1
  5. Serpentina. Esta planta é resistente ao frio e à seca, e possui excelentes qualidades para conserva. Esta variedade precoce e produtiva amadurece em 37-38 dias. Seu formato é ovoide-alongado, com grandes tubérculos, levemente estriado e coberto por listras difusas. O pepino cresce até mais de 9 cm de comprimento e pesa até 85 g.

    Serpentina
    Serpentina
  6. F1 Apogee. Esta variedade de porte médio, maturação precoce e alta produtividade é utilizada principalmente para saladas. Começa a frutificar em até 50 dias após o plantio. Os pepinos são ovais, tuberculados e resistentes ao míldio.
Observe!
Os híbridos e variedades listados requerem polinização por abelhas.

Segredos e regras para o cultivo de pepinos em campo aberto na Sibéria.

Os verões curtos e frescos da região impedem que os pepinos fiquem expostos ao sol. Portanto, práticas agrícolas adequadas são essenciais para o seu amadurecimento completo.

Condições necessárias

Criar as condições adequadas é um dos fatores para aumentar a produtividade das plantas. Para isso, siga estas orientações:

  • O plantio deve começar quando a temperatura for de pelo menos 15 graus Celsius e a profundidade do solo de 10 cm estiver aquecida a 10 graus;
  • A acidez do solo deve ser igual a 5,6 pH.

Antes de plantar as mudas, adiciona-se uma mistura de húmus e palha em partes iguais ao buraco preparado e cobre-se com terra.

Plantando mudas de pepino em campo aberto.
Plantando mudas de pepino em campo aberto.

Como escolher um local de plantio levando em consideração as condições climáticas

O local onde o canteiro será criado é determinado com o mesmo cuidado que as condições de plantio. A seleção deve ser baseada nos seguintes critérios:

  • O melhor lugar seria uma pequena colina voltada para o sul;
  • No lado norte deveriam existir edifícios ou plantações florestais;
  • O solo é estruturado e bem aquecido pelo sol.
Conselho!
A germinação será melhorada se leguminosas tiverem sido cultivadas previamente no terreno. As leguminosas enriquecem o solo com nitrogênio, o que leva ao desenvolvimento de arbustos rasteiros.

Não é aconselhável plantar em terrenos baixos ou depressões. Áreas baixas acumulam água do degelo e podem existir estradas subterrâneas nas proximidades.

Regras de aterrissagem

Ao plantar pepinos, é importante respeitar o momento ideal. O calendário lunar pode ajudar os jardineiros nesse sentido. A segunda quinzena de maio é considerada o período mais favorável, sendo meados de junho o limite máximo.

A utilização da tecnologia agrícola implica a seguinte ordem de plantio:

  • Ao plantar em uma mesma fileira, a distância entre os arbustos deve ser de pelo menos meio metro; em arbustos com ramificação baixa, o espaçamento deve ser reduzido em 10 cm; entre fileiras, o espaçamento permanece inalterado, ou seja, 1 metro.

    Regras para o plantio de pepinos
    Regras para o plantio de pepinos
  • O plantio em duas fileiras deixa 60 cm entre os arbustos, 50 cm entre as fileiras e 100 cm entre os canteiros.

Em solos soltos, as mudas devem ser plantadas a uma profundidade de 4 cm; em solos pesados, não será necessário mais do que 2 cm.

Cuidado

Os cuidados adequados com as plantas garantirão uma colheita abundante mesmo na ausência de climas quentes. A seguir, um guia para cuidar de plantas da família das abóboras:

  • O afrouxamento sistemático do solo impedirá a formação de uma crosta terrestre;
  • À medida que crescem, remova as plantas silvestres que sufocam os pepinos;
  • Arbustos rasteiros e espécies trepadeiras devem ser amarrados a uma treliça;
  • Na ausência de precipitação natural, utilize irrigação artificial com frequência.
Processamento de pepinos
Processamento de pepinos

A adubação de cobertura antes do início da floração é feita misturando 20 g de nitrogênio e potássio, e 30 g de fósforo em um balde de água.

Como estimular o crescimento

O bom manejo dos arbustos garantirá uma boa colheita. Para melhorar o crescimento e a frutificação, recomenda-se os seguintes métodos:

  1. A poda apical consiste na remoção do broto apical ou do terço superior da planta. Essa ação aumenta o número de botões femininos.

    Beliscando
    Beliscando
  2. A técnica de "pinching out stepsons" consiste na remoção dos brotos axilares que engrossam a planta.
  3. O cegamento é causado pela remoção de todos os brotos e botões nos três nós inferiores e pela remoção de toda a cor nos três nós seguintes.

Este último procedimento favorece a formação da colheita mais precoce.

Perguntas frequentes

Qual o material de cobertura mais adequado para variedades rasteiras?
Filmes de polietileno ou acrílico são comumente usados ​​para cobertura. Outras coberturas feitas de fibra de polipropileno não tecida também estão disponíveis, incluindo Lutrasil, Spantex, Agrospan e outras. Para as variedades de pepino listadas acima, fibras com densidade de 17 a 30 g/m² são adequadas. O tecido oferece boa proteção contra quedas de temperatura de curta duração e é permeável ao ar, à umidade e à luz.
O que significa "F1" na embalagem das sementes?
O símbolo F1 na embalagem indica sementes híbridas que não necessitam de polinização por abelhas. Elas são produzidas pelo cruzamento de duas variedades de plantas diferentes, resultando em híbridos de primeira geração. Possuem as melhores qualidades de ambas as variedades: são mais resistentes, menos suscetíveis a doenças e produzem rendimentos mais elevados.
É possível coletar e replantar sementes de pepinos maduros?
Isso só é possível se forem variedades naturais, cujas propriedades se reforçam a cada plantio. Sementes híbridas, que oferecem alta produtividade, resistência à geada e maior tolerância à seca, não são adequadas para esse fim. Para plantar esses pepinos na próxima temporada, é necessário comprar sementes.

Segredos do plantio e cultivando pepinos A escolha correta reside nas condições climáticas da Sibéria. variedades Para uma região específica, o preparo das sementes para o plantio, a cobertura dos canteiros durante as quedas de temperatura noturnas e a aplicação de fertilizantes são igualmente importantes. O cumprimento de todas essas condições resultará em uma alta produção de pepinos.

pepinos
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates