A variedade híbrida de pepino "Estafeta" foi desenvolvida por experientes melhoristas soviéticos na Estação de Hortaliças de Edelstein. A planta foi adicionada ao registro estatal russo em 1983. Recomenda-se o cultivo nas regiões Sul, Noroeste, Central e Central da Terra Negra, no Extremo Oriente e na Sibéria Ocidental e Oriental. Os autores desenvolveram a variedade para cultivo industrial, mas a cultura também é amplamente utilizada em hortas domésticas.
Características e descrição
A variedade híbrida de pepino "Estafeta" é ideal para saladas. Pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. Os primeiros frutos amadurecem de 53 a 66 dias após a germinação. Os arbustos possuem ramificação média. A floração é feminina. Abelhas ou outros insetos nectarívoros são necessários para a polinização. As folhas são grandes, em formato de coração arredondado e de cor verde-esmeralda. A frutificação é prolongada, com os frutos amadurecendo até a primeira geada.
Os pepinos crescem lisos, em formato de fuso, com um pescoço alongado próximo à sua ligação com o caule. Atingem de 15 a 22 cm de comprimento e pesam de 180 a 220 g. Sua superfície é coberta por grandes tubérculos com espinhos brancos quase imperceptíveis. O fruto é verde-escuro na metade, tornando-se verde-claro com listras brancas em direção à ponta. A polpa é verde-clara com um leve tom amarelado. Ao ser mordida, apresenta uma textura doce e crocante e um aroma persistente de pepino. A produção em estufa varia de 25 a 44 kg por metro quadrado. Em hortas, a produção diminui para 15 a 20 kg. Esses vegetais são destinados ao consumo fresco.
Vantagens e desvantagens da variedade
Apesar de ser uma variedade antiga, a planta continua popular entre os jardineiros. Vantagens da variedade Estafeta:
- curto período de amadurecimento dos frutos;
- Alto rendimento, tanto em campo aberto quanto fechado;
- As qualidades comerciais são preservadas por até 1 semana de armazenamento;
- Os vegetais toleram bem o transporte por longas distâncias;
- Excelente sabor de pepino;
- a planta é tolerante a podridão radicular e o vírus do mosaico do pepino;
- cultura tolerante à sombra;
- A frutificação das plantas cultivadas em canteiros abertos na primavera dura até o final do outono.
Imperfeições:
- Com o aumento da temperatura média externa, as flores masculinas começam a se formar nos arbustos. Isso leva a uma diminuição na produção;
- Se a rega for insuficiente e durante períodos prolongados de calor, os frutos começam a ficar amargos.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido é resistente à maioria das doenças, mas é frequentemente atacado pelas larvas do besouro de maio e por ácaros.
- Combater ácaros Em pepinos. Para controlá-los, use Actofit ou uma decocção feita com talos de tomate. Para usar o Actofit, dissolva 4 ml em 1 litro de água. A dosagem recomendada é de 1 a 2 litros por 10 m², dependendo da infestação de ácaros.
Um remédio caseiro para o controle de pragas é uma decocção de talos de tomate verde. Recolha 2 kg de talos, pique-os, coloque-os num balde e cubra com água morna. Em seguida, despeje o conteúdo numa panela, leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Depois de esfriar, adicione 8 litros de água e 50 g de sabão líquido para roupas.
- Controle de larvas de besouro-do-maçãA praga rói o sistema radicular, fazendo com que a planta primeiro murche e depois seque completamente. Para garantir a segurança da horta e do meio ambiente, utilize o produto biológico Nemabakt. As instruções de uso e a dosagem estão indicadas na embalagem.
Dentre os remédios populares no combate às larvas, destacam-se os seguintes: solução à base de amôniaMisture 10 litros de água com 10 ml de amônia. Regue os canteiros com a mistura resultante até que o líquido penetre no solo a uma profundidade de pelo menos 10 cm.
Tecnologia e cuidados agrícolas
Plante as sementes a uma profundidade de 2 a 3 cm. O solo e a temperatura ideais para o cultivo são de 18 a 20 °C. Você pode semear pepinos em estufa no final de fevereiro ou início de março, para colher a primeira safra no final de abril ou início de maio. Antes da semeadura, recomenda-se deixar as sementes de molho por 1 hora em uma solução fraca de permanganato de potássio.
Regue as plantas diretamente na raiz com água morna. Em estufa, regue os pepinos a cada dois dias. Evite regar em excesso, mas também não deixe as plantas sem água, pois isso fará com que os frutos fiquem amargos. Alimente os pepinos Duas vezes. A primeira vez, quando surgirem as duas primeiras folhas. Use um fertilizante de uso geral. A segunda vez, durante a frutificação, fertilize com uma mistura nutritiva à base de uma colher de chá de sulfato, meio litro de infusão líquida de verbasco e 10 litros de água. Despeje 1 litro por arbusto.
Avaliações
Vasilisa Petrovna, 52 anos, região de Penza
Cultivo a variedade Estafeta em um complexo de estufas para venda. O híbrido produz altas colheitas. Sou grato aos criadores por uma variedade tão produtiva e com sabor excelente. As plantas exigem cuidados mínimos. Fertilizo e rego duas vezes ao dia. Assim que uma crosta se forma, afofo a terra. Evite regar em excesso, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes. A frutificação é abundante e duradoura. Antes mesmo que os pepinos amadureçam, outra leva já está se formando por perto. Recomendo a variedade Estafeta a todos os horticultores.
Roman Grigorievich, 40 anos, região de Arkhangelsk
Plantei o híbrido de pepino Estafeta em uma estufa. Não é uma cultura exigente. As sementes germinaram rapidamente e quase completamente. Tivemos uma boa colheita. Desfrutamos de saladas de pepino fresco durante toda a primavera e até conseguimos fazer picles em um barril de 50 litros. Para estimular o crescimento e aumentar a produção, usei um fertilizante à base de levedura. É fácil de preparar. Pegue um litro de água morna e adicione 100 gramas de fermento biológico seco. Mexa até que o fermento esteja completamente dissolvido. Em seguida, dilua a mistura com 9 litros de água em temperatura ambiente. Um litro é usado por planta.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas