Os pepinos em conserva são considerados mais saborosos quando em conserva ou marinados, por isso todo jardineiro que se preze tenta plantar pelo menos alguns desses pepinos em seu jardim. Graças aos melhoristas, foi desenvolvida uma variedade de mini pepinos, cada um com seu próprio período de colheita e aparência distintos. Cultivados em campo aberto e em estufas, eles ostentam um sabor excelente e uma apresentação superior.
O que são pepinos em conserva?
A conhecida palavra "cornichon" tem origem francesa. É comumente usada para se referir a qualquer pepino pequeno, com no máximo 8 a 9 cm de comprimento. Isso é parcialmente verdade, mas, no melhoramento genético, o nome se refere a um grupo de variedades e híbridos com crescimento limitado dos frutos.
Essa característica é geneticamente determinada: os frutos crescem até no máximo 9-10 cm de comprimento (para picles, no máximo 5-6 cm) e não crescem mais do que isso. Os frutos atingem a plena maturidade biológica e se parecem com pepinos finamente tuberculados e espinhosos. A polpa é firme, sem cavidades e não é amarga.
As variedades comuns produzem frutos de comprimentos variados, e estes também podem ser colhidos ainda pequenos. No entanto, serão considerados não totalmente maduros, embora ainda sejam adequados para marinadas, picles e conservas.
Você também pode se interessar por:Os seguintes tipos de variedades e híbridos de pepino em conserva foram desenvolvidos:
- picles (até 4-5 cm);
- mini pepinos – até 7 cm;
- Pepinos em conserva padrão – até 9 cm.
A divisão é arbitrária, pois em condições normais os frutos podem crescer ligeiramente mais do que o normal, mas geralmente não ultrapassam o comprimento especificado nas descrições. Os melhoristas desenvolveram formas híbridas de pepinos do tipo buquê, pepinos partenocárpicos e pepinos polinizados por abelhas, com espinhos brancos e pretos (ver foto).
O melhoramento genético estrangeiro está em pleno desenvolvimento, com novas variedades sendo introduzidas frequentemente no mercado russo. Empresas agrícolas nacionais oferecem uma ampla gama de cultivos do tipo pepino, sendo possível encontrar sementes de Gavrish, Russkiy Ogorod e Manul.
Os pepinos tipo gherkin foram desenvolvidos para estufas, canteiros aquecidos e cultivo a céu aberto. Além da alta produtividade, os gherkins são conhecidos por suas elevadas necessidades nutricionais e pela necessidade de tutoramento. No geral, são de baixa manutenção e, em condições favoráveis, recompensam o cultivador com excelentes colheitas de pepinos.
Vantagens e desvantagens dos pepinos em conserva
Graças às suas excelentes características, esses pepinos são populares entre os jardineiros. Eles são valorizados pelas seguintes qualidades:
- Sabor excelente;
- crocância que se mantém nos produtos durante o processo de enlatamento e conserva;
- tamanho pequeno;
- Excelente apresentação;
- altas taxas de colheita de pepino;
- variedade de variedades por tempo de maturação;
- a capacidade de selecionar variedades e híbridos adaptados a diferentes condições de cultivo.
São versáteis e, embora sejam destinadas principalmente ao enlatamento, à conserva e à marinada, também são adequadas para saladas, fatias e para o preparo de diversos canapés. Segundo chefs, esses pepinos exigem menos sal e temperos no processo de enlatamento e conserva, mas ainda assim produzem um produto de alta qualidade. A maioria das variedades é resistente a doenças e pragas e tolera bem condições climáticas adversas.
Uma desvantagem observada é a impossibilidade de coletar sementes. A maioria dos pepinos em conserva são híbridos rotulados como F1 (primeira geração). Os plantios subsequentes não retêm as características dos pais, portanto, as sementes não são coletadas; novas mudas são compradas a cada ano.
Os jardineiros também observam que esses pepinos (especialmente os do tipo buquê) são exigentes em termos de nutrição. A formação de múltiplos ovários nos nós é uma vantagem, mas para garantir que cada fruto amadureça, é necessária uma fertilização regular e equilibrada. Para obter uma alta produção, é preciso prestar atenção às regras de condução da planta e considerar as sutilezas da poda apical dos arbustos do tipo buquê para garantir a formação dos ovários.
Variedades populares de pepinos em conserva
A lista inclui pepinos que receberam avaliações positivas de jardineiros de todo o país. Os pepinos tipo "gherkin" são populares em muitas regiões, mas também existem alguns favoritos. Entre eles:
- Mel's é um híbrido F1 de primeira geração, flexível e resistente ao estresse. Produz pepinos elegantes e finos, com até 8 cm de comprimento. O sabor é bom, sem amargor ou textura oca. Possui uma estrutura densa;
- Gerda F1 é um pepino da SeDek, com maturação precoce a média (45-47 dias). Os ovários estão dispostos em cachos e a floração é predominantemente feminina. Cada axila contém até 5 ovários. Os frutos são curtos, tuberculados com espinhos esbranquiçados, pesando até 70 g.
- Kai é um produto híbrido da SeDek. Ao contrário da Gerda F1, requer polinização por abelhas. Cultivada ao ar livre, produz até 8-10 kg de frutos por metro quadrado. Os frutos formam-se em cachos de até três. Os pepinos têm espinhos brancos, polpa sem amargor e até 8 cm de comprimento. Não crescem demais e são deliciosos em conserva ou marinados. É necessária a colheita regular durante o período de frutificação.
- O pepino Parisian Gherkin é um dos favoritos entre os jardineiros de todo o país e é ideal para cultivo em campo aberto. É apreciado por seu excelente sabor, produção consistente e duradoura de pepinos e bela aparência do fruto. Sua produtividade é comparável à de variedades híbridas, mas requer polinização. Registrado no Cadastro Estadual desde 2006, caracteriza-se por sua flexibilidade e resistência a ondas de frio e outras condições climáticas adversas. Os pepinos são finamente tuberculados e possuem espinhos pretos. Adequado para todos os tipos de processamento (picles, conservas, marinadas).
- O pepino Moravian F1 é uma variedade de maturação precoce cultivada em canteiros. Os pepinos atingem até 10 cm de comprimento, são crocantes e têm polpa suculenta e levemente adocicada. A casca apresenta pequenas protuberâncias de tamanho médio. O Moravian é tolerante ao oídio e resistente ao vírus do mosaico do pepino.
- Junior Lieutenant é um híbrido de primeira geração muito apreciado pelos jardineiros. Proporciona pepinos deliciosos e densos, com ovários agrupados. Os frutos atingem até 8-9 cm de diâmetro, com uma cor verde brilhante e intensa e uma espessa pubescência esbranquiçada. Pode ser cultivado em canteiros abertos ou em estufas. É possível colher até 15 kg de pepinos por metro quadrado.
- Kolibri é uma variedade de maturação rápida (35-37 dias). Os arbustos são vigorosos, com forte ramificação e necessitam de boa luminosidade. Pertence ao grupo de pepinos indeterminados, formando cachos. Os frutos são firmes, com casca rugosa e polpa suculenta. O sabor é agradável.
- O híbrido "Friendly Family" é conhecido há muito tempo pelos jardineiros; desde 2003, está incluído no Registro Estadual da Federação Russa. É recomendado para todas as regiões do país, principalmente para cultivo ao ar livre. O arbusto possui um caule central extenso e um longo período de frutificação. As folhas são levemente enrugadas e de cor verde-esmeralda. Encontram-se até quatro ovários nas axilas do caule principal e até oito nos ramos laterais. Os pepinos são densos, com pequenos tubérculos. Recomenda-se a colheita no estágio de conserva (até 5 cm). A produção chega a 11-12 kg por metro quadrado.
O mais frutífero
As novas variedades se destacam pela alta produtividade. Graças ao trabalho dos melhoristas, jardineiros comuns estão colhendo pepinos em abundância em seus canteiros e estufas, estabelecendo verdadeiros recordes.
Dentre as espécies produtivas, destacam-se as seguintes:
- O pepino Samobranka Tablecloth é um híbrido partenocárpico que se destaca pela colheita precoce e pelo excelente sabor dos frutos. Os pepinos são curtos, cilíndricos e têm casca rugosa. A polpa é firme e suculenta, sem amargor. É possível colher até 12 kg de pepinos por metro quadrado.
- A variedade Sweet Crunch F1 produz pepinos de uma cor branca incomum. Apreciados por sua aparência distinta, sabor excelente e alta comercialização. Os arbustos são semideterminados, com folhagem média. Os frutos são firmes, com até 8 cm de comprimento, brancos com espinhos pretos. Possuem uma textura crocante, especialmente apreciada pelos amantes de picles. Origem: Russian Garden.
- Domovaya é um híbrido bouquet de primeira geração (designado F1). É saboroso, produtivo e apresenta intenso crescimento de caules laterais. Produz frutos sem polinização (tipo partenocárpico), com até 5 ovários por axila. As primeiras colheitas ocorrem após 45-47 dias, com o pico de produção no 55º dia. Requer boa nutrição. Os pepinos têm aparência clássica, com superfície tuberculada e espinhos brancos.
- A variedade Champion é originária da SeDek. De ciclo médio, não requer polinização. A primeira colheita começa em 45-47 dias. No auge da frutificação, podem ser produzidos até 30 pepinos simultaneamente. Os frutos são grandes, tuberculados, uniformes e verdes. A casca apresenta pequenas listras esbranquiçadas. Comprimento: até 10 cm, polpa crocante. Rendimento: 28 kg/m².
- A variedade Avance, desenvolvida pelos criadores da Gavrish, é muito conhecida por sua alta produtividade. Cultivada tanto por amadores quanto por agricultores, é apreciada por seu sabor e excelente apresentação. É possível colher até 14-15 kg de pepinos por metro quadrado. Os frutos são geralmente tuberculados, com espinhos brancos e uniformes. Ela se desenvolve bem tanto em ambientes internos quanto em canteiros externos.
Patti F1 é um híbrido popular e produtivo cultivado em estufas (em treliças) e em campo aberto (espalhado). Criador: SeDek. Os arbustos são de porte médio, com brotos laterais bem ramificados. Os ovários se formam em cachos (até 7 por axila) e os pepinos amadurecem gradualmente. A variedade é resistente à maioria das infecções comuns e possui forte imunidade ao mosaico do pepino. Os frutos são pequenos, de formato regular, com casca fina e brilhante. A textura é macia e suculenta, e as cápsulas são desprovidas de sementes. O amargor está geneticamente ausente.
- A própria perfeição – este pepino F1 é uma variedade de buquê, com os primeiros frutos colhidos em 35-38 dias. Altamente produtivo, rendendo até 27-30 kg/m² quando cultivado em local protegido. É exigente em termos de nutrição e requer poda adequada.
- O pepino Marinade é uma variedade F1 de primeira geração, desenvolvida especificamente para conservas. Mantém a cor e o sabor em picles e enlatados. Os pepinos são bonitos, com uma "camisa alemã" e espinhos brancos. Este pepino foi desenvolvido pela empresa agrícola Russkiy Ogorod. Amadurece em 35 a 40 dias. Recomendado para estufas, é uma variedade partenocárpica.
- Madame F1 é uma variedade híbrida de ciclo médio (48-50 dias). Apresenta arbustos vigorosos e ramificação abundante. A produção é consistente. Os pepinos atingem de 8 a 10 cm, não crescem demais e são resistentes ao amarelecimento.
- O pepino Harmonist é um pepino de cultivo em maço. As plantas são de porte médio e apresentam pouca ramificação nos ramos laterais. Os pepinos são cilíndricos, lisos e curtos. A casca é fina e branca. São utilizados para todos os tipos de conservas. Não necessitam de polinização; a produtividade chega a 14 kg/m².
- A variedade Son Polka F1 é um arbusto muito vigoroso com frutos pequenos, de até 7-8 cm. Os pepinos são bonitos, lisos e suculentos, com uma textura adocicada. São sem sementes e não amargos. Este pepino requer polinização, por isso recomenda-se o plantio em canteiros abertos. Com adubação adequada, produz de 11 a 12 kg/m² por canteiro.
Você também pode se interessar por:As melhores variedades de mini pepinos em conserva
Essas espécies produzem frutos em cachos, razão pela qual são chamadas com razão de "migalhas". São deliciosas em marinadas e frescas (saladas, fatias de comida, canapés).
Pepinos de fruto curto:
- A variedade Sugar Baby está inscrita no Cadastro Estadual desde 2010. Produtora: SeDek agrofirm. Este híbrido é reconhecido pelo seu excelente sabor, fazendo jus ao seu nome. Os arbustos são vigorosos, com formação de ovários em cachos. Podem apresentar até 5 ovários por axila. Os pepinos são tuberculados, com 5 a 7 cm de comprimento, e cobertos por uma pubescência acastanhada. O amadurecimento ocorre em 39 a 42 dias.
- Karapuz é mais um representante do grupo de minifrutas. Até 3-5 ovários se formam nas axilas dos arbustos. Esta variedade, do tipo buquê, requer fertilização regular para obter o máximo rendimento. Os pepinos têm polpa densa e crocante e podem atingir até 7 cm de comprimento. Esta variedade híbrida é resistente às principais doenças da cultura.
- Filipok – que se destaca pelos seus mini pepinos doces e incomuns. Criado pela empresa agrícola "Russian Garden". As plantas têm caules longos e vigorosos e requerem boa nutrição. Os pepinos crescem no máximo 8 cm. A colheita regular é necessária durante os períodos de pico, pois os frutos tendem a engrossar.
- O pepino Mikron é um dos melhores mini pepinos em conserva para picles e marinadas. É cultivado ao ar livre em canteiros, pois necessita de polinização por abelhas. Ao plantar em ambiente protegido, atraia insetos durante a floração ou adicione híbridos polinizadores (Gladiator, Nectar, Casanova). Os pepinos crescem até 7 cm de comprimento e têm um sabor excelente.
- Motylek é uma variedade partenocárpica de meia estação (em algumas regiões, é plantada como de estação tardia). Produz até 8 kg/m² e cresce bem tanto em estufas quanto em canteiros elevados. É tolerante à podridão radicular, ao vírus do mosaico e a vários tipos de manchas. Os frutos são firmes, pesando até 70 g, com pubescência branca. Usos: conservas, marinadas;
- O salmão-vermelho é um híbrido de primeira geração, um dos mais saborosos para conservas e marinadas. Amadurece cedo, atingindo a maturidade em 42-44 dias. Produz cachos de pepinos pequenos e de pescoço curto. A casca é escura, com numerosos tubérculos brancos e espinhosos. Cada nó contém até 10 ovários. A produtividade chega a 13 kg/m².
Características do cultivo
Os pepinos tipo gherkin são cultivados em ambientes protegidos (estufas, túneis, sob arcos em canteiros), bem como em campo aberto. As práticas agrícolas são padrão, mas como muitas formas híbridas e variedades são de crescimento em touceira, é necessário fornecer às plantas uma boa nutrição. cuidados adequados.
Semear e cuidar das mudas
Na maioria das regiões do país, os pepinos são cultivados a partir de mudas. As sementes híbridas são frequentemente vendidas pré-tratadas e prontas para o plantio, sendo semeadas diretamente em recipientes com terra. Recomenda-se o uso de pastilhas de turfa, vasos ou copos de plástico para as mudas de pepino.
Quando plantadas em copos de plástico, as mudas de pepino são transplantadas para o local definitivo utilizando o método de transbordo. As datas de semeadura são determinadas com base no clima local, nas condições meteorológicas e no local de plantio (ao ar livre ou em estufa). As mudas de pepino devem ter entre 22 e 25 dias e apresentar de 2 a 3 folhas verdadeiras. Na região de Moscou, a semeadura para mudas ocorre em abril; nos Urais, na Sibéria e nas regiões noroeste, no final de abril ou início de maio; no sul, a semeadura é feita diretamente no solo com a chegada do clima quente, a partir do final de março.
Cuidados adicionais com a plantação
As plantas devem ser plantadas quando o clima esquenta e o solo atinge 15ºC. É aconselhável cobrir os arbustos plantados nos canteiros com plástico ou tecido não tecido para protegê-los de possíveis ondas de frio e da luz solar intensa. Ao plantar, mantenha o espaçamento entre as covas, seguindo as recomendações para cada variedade. Normalmente, os híbridos de crescimento em touceira são plantados com 2 a 4 arbustos por metro quadrado.
Se este método de cultivo for pretendido, deve-se instalar previamente uma treliça com suportes. Caso se planeje o cultivo de pepinos em sistema de plantio espaçado, é necessário proteger as plantas do excesso de água e da seca.
Regue a cada 2-3 dias, levando em consideração as condições climáticas e o estado das plantas. A planta consome mais água durante as fases de floração e frutificação, portanto, regue regularmente nessas semanas. A quantidade recomendada para uma planta adulta em fase de frutificação é de até 4 litros. Em estufas, regue com mais frequência, monitorando os níveis de umidade e garantindo que não haja condensação nas coberturas. Evite a irrigação por aspersão em dias quentes, pois isso pode causar queimaduras nas folhas.
Os pepinos em conserva exigem muitos nutrientes; precisam ser fertilizados aproximadamente 18 a 20 dias após o plantio. Fertilize a cada 10 dias, com 5 a 6 aplicações por temporada. Durante a frutificação intensa, os pepinos em conserva absorvem rapidamente os nutrientes do solo, portanto, considere adicionar nitrogênio, seguido de potássio e fósforo.
Antes da floração, aplique fertilizantes nitrogenados — fertilizantes orgânicos (verbasco, excrementos de pássaros) ou fertilizantes minerais (ureia). O verbasco deve ser diluído em água na proporção de 1:10 e os excrementos de pássaros na proporção de 1:20. A fertilização deve ser combinada com a rega, alternando pulverização foliar e adubação radicular.
Desde a floração até a formação dos pepinos, os fertilizantes devem conter predominantemente potássio e fósforo. Fertilizantes complexos (nitrofósforo, azofósforo) são benéficos, assim como fertilizantes prontos (Agricola, Kemira), além de fertilizantes quelatados. A cultura responde positivamente à adição de infusões verdes feitas com ervas (dente-de-leão, urtiga) e à pulverização com soluções de ácido bórico, levedura e infusão de cinzas de madeira.
Formação de acordo com o esquema:
- Até cerca de meio metro de altura, remova os pontos de crescimento, deixando as folhas;
- Até uma altura de 1 metro, corte os brotos laterais, deixando uma folha e um ovário em cada um.
- Ainda mais alto - até um metro e meio - eles beliscam, deixando 2-3 folhas nas laterais e o mesmo número de ovários.
Durante o período de frutificação e produção em massa, os pepinos são colhidos diariamente. Embora os híbridos não sejam propensos ao crescimento excessivo, atrasos na colheita levam ao atraso na formação de novos pepinos. A produção total cai drasticamente e os novos ovários secam.
O ideal é processar os pepinos em conserva no mesmo dia, mas, caso isso não seja possível, guarde-os em local fresco por no máximo 3 a 4 dias. Essas "delícias" mantêm sua aparência e sabor durante o transporte.
Para quem gosta de conservas e marinadas, recomenda-se plantar várias mudas de pepino-em-picles híbridas ou de diferentes variedades no jardim. Esses pequenos pepinos produzem frutos em abundância e são resistentes a doenças comuns. Com os cuidados adequados, uma colheita farta de pepinos deliciosos e crocantes é garantida.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas