Pepinos na janela no inverno – como cultivar uma boa colheita em um apartamento?

pepinos

Um canteiro de pepinos verdes em casa durante o inverno não só decora o ambiente e adiciona um charme especial, como também fornece vitaminas durante a estação fria. Apesar da dificuldade inicial, as plantas em um parapeito de janela crescem bastante rápido, tornando esse método fácil de manejar até mesmo para jardineiros iniciantes.

Os principais fatores para o cultivo de hortaliças são a escolha das variedades certas, a criação de condições ideais para as plantas e os cuidados adequados. Se desejar, você pode plantar a hortaliça de forma que esteja disponível o ano todo, sem a necessidade de uma estufa especialmente equipada.

Cultivar pepinos em um parapeito de janela em um apartamento no inverno.

Vegetais frescos estão disponíveis nas prateleiras dos supermercados durante todo o ano, facilitando a compra e o consumo. No entanto, muitas pessoas se perguntam como os pepinos são cultivados e quantos agrotóxicos eles contêm. Com um espaço livre na janela, qualquer pessoa pode cultivar pepinos em casa neste inverno e desfrutar de saladas saudáveis.

Quando posso plantar pepinos?

Ao plantar pepinos em uma varanda ou alpendre, considere criar condições de cultivo confortáveis, incluindo temperatura e iluminação ideais. Você também deve considerar um sistema de suporte para as plantas em crescimento para garantir uma colheita abundante.

Você pode plantar as sementes a qualquer momento, com base na época prevista para a primeira colheita e ajustando-a às suas necessidades. Normalmente, os vegetais precisam de 2 a 2,5 meses para crescer e amadurecer, mas esse tempo pode aumentar se você não seguir os cuidados adequados com as plantas.

Que variedades de pepino podem ser cultivadas?

Ao escolher uma planta para cultivo em ambientes internos, lembre-se de que os pepinos não se polinizam da mesma forma que em seu habitat natural, ao ar livre. Variedades híbridas foram especialmente desenvolvidas para evitar o contato com insetos durante a frutificação, e essas são as mais recomendadas. Algumas variedades populares incluem:

  • Shchedrik – amadurece em cerca de 45 dias, produz vegetais de tamanho pequeno que crescem em cachos de várias unidades;

    Shchedryk
    Shchedryk
  • Khutorok é uma variedade de maturação rápida, a colheita começará em apenas um mês, os vegetais têm até 10 cm de comprimento e possuem espinhos pretos;
  • Khrustik – tem um período de maturação padrão de até 50 dias, mas produz uma colheita abundante com os devidos cuidados;

    Khrustik
    Khrustik
  • Masha é um híbrido de pepino tipo pepino-cereja que produz de 6 a 7 frutos por nó e amadurece rapidamente;
  • Bianca – possui frutos alongados com espinhos verde-escuros, é resistente a diversas doenças e não tem sabor amargo quando madura.

Ao escolher uma variedade para plantio, você deve se concentrar em sua capacidade de adaptação a condições de pouca luz e também na abundância de folhagem, que desempenha um papel secundário em plantas de interior.

Importante lembrar!
Para uma colheita bem-sucedida na janela, os principais fatores serão a seleção correta das variedades e os cuidados organizados para elas.

Dicas para iniciantes sobre como obter uma grande colheita de pepinos em casa no inverno.

Cultivar este vegetal em casa envolve alguns passos simples, que até mesmo um jardineiro ou florista iniciante pode seguir para garantir que vegetais frescos estejam disponíveis em sua mesa em um tempo relativamente curto e sem despesas desnecessárias.

Seleção do local e da iluminação

O primeiro passo é escolher o local certo para as mudas. Varandas isoladas e voltadas para o sul são ideais. Elas devem ter espaço suficiente para a planta se desenvolver, além de boa iluminação.

pepinos
Uma janela virada para sudeste também seria um bom lugar para o vegetal.

Como a planta necessita de pelo menos 12 horas de luz solar para o seu pleno desenvolvimento e formação de ovários e, posteriormente, de frutos, será necessário iluminá-la com lâmpadas infravermelhas no inverno; as lâmpadas elétricas comuns não fornecerão a quantidade de luz necessária.

Como as raízes das plantas são mais suscetíveis ao frio do que outras partes, é importante isolar a área onde o recipiente com as mudas está localizado. Um parapeito de janela com um radiador embaixo é uma boa opção. Ao posicionar os vasos de pepino, certifique-se de evitar correntes de ar, pois isso pode ser prejudicial às plantas jovens.

Solo

Você pode preparar o solo você mesmo, misturando turfa e húmus em partes iguais e adicionando areia e cinzas em pequenas doses.

Pousar
É importante que o substrato resultante seja solto e nutritivo ao mesmo tempo.

Uma camada de drenagem de alguns centímetros deve ser colocada no fundo do recipiente. O substrato pronto pode ser adquirido em lojas de jardinagem.

Preparação das sementes

Após comprar sementes, você deve verificar a qualidade delas para determinar o nível de similaridade. Para isso, você pode colocar o conteúdo do pacote em uma solução de água salgada. Isso fará com que as sementes boas afundem e as ruins flutuem.

Preparando as sementes para o plantio.
Preparando as sementes para o plantio.

É aceitável plantar as sementes embebidas dessa maneira diretamente em um recipiente com terra preparada, mas você também pode colocá-las entre duas almofadas de algodão umedecidas ou sobre uma folha de papel por 2 a 3 dias até que as sementes germinem. Isso fará com que as plantas brotem mais rapidamente após serem colocadas no solo.

Pousar

Você pode semear as sementes primeiro em recipientes pequenos e depois transplantá-las para recipientes maiores quando as primeiras folhas aparecerem, ou pode colocar as sementes diretamente em um vaso grande, seguindo este procedimento:

  1. Encha o vaso com terra e material de drenagem até 2/3 da sua altura.
  2. Regue o substrato preparado abundantemente.
  3. Plante as sementes germinadas a uma profundidade de 1 a 2 cm.
  4. Espalhe cuidadosamente o restante da terra por cima e regue com um regador.
  5. Cubra o recipiente com filme plástico ou vidro e crie uma temperatura de +23-25 ​​graus para uma germinação bem-sucedida da cultura.
pepinos
É importante que o local escolhido seja bem iluminado.

Após o surgimento dos brotos, a película é removida.

O momento ideal para a germinação das sementes e a colheita de pepinos cultivados em casa.

O tempo necessário para cultivar uma única safra de pepinos em casa dependerá diretamente das condições criadas. A escolha da variedade também é importante, sendo melhor optar por híbridos de maturação rápida, desenvolvidos especificamente para essas necessidades.

Em média, as sementes levam de 2 a 7 dias para germinar, embora esse tempo varie dependendo dos diferentes métodos de germinação e tratamento das sementes. A própria planta leva mais 30 a 40 dias para crescer e produzir seus primeiros frutos.

Bom saber!
O tamanho médio de um pepino maduro é de 8 a 10 cm, e se você esperar até que ele esteja completamente maduro, todo o processo, do plantio à colheita de um pepino verde, levará até 60 dias ou mais.

Os cuidados adequados e um local bem escolhido para o cultivo de pepinos em ambientes internos podem fornecer vegetais frescos durante todo o ano.

Rega e umidade

Como essa cultura prefere alta umidade, é necessário pulverizar regularmente os brotos jovens e os arbustos maduros, de preferência pela manhã, usando água em temperatura ambiente.

Rega
Se a umidade no ambiente onde o pepino está sendo cultivado for normal, basta realizar o procedimento uma vez por semana, mas se o ar estiver seco, então com mais frequência.

Os pepinos precisam de rega constante e abundante, portanto, certifique-se de manter o solo úmido. Regue a planta quando o solo secar; geralmente, regar a cada 5-6 dias é suficiente. Recomenda-se usar água decantada à temperatura ambiente para a rega.

cobertura

À medida que os vegetais amadurecem, os nutrientes são rapidamente lixiviados do solo, exigindo fertilização constante para garantir a frutificação. Os fertilizantes devem ser alternados dependendo do estágio de desenvolvimento da cultura:

  • nitrogênio - antes da floração;
  • nitrogênio-potássio-fósforo - durante o período de floração e desenvolvimento dos ovários;
  • Potássio-fósforo – durante a fase de frutificação.

Fertilizantes vendidos em lojas especializadas podem ser usados; aplique-os de acordo com as instruções. Fertilizantes orgânicos, como composto ou esterco de galinha, podem ser usados ​​para a adubação de pepinos, aplicados a cada 10 dias.

Modelagem e liga

Especialistas recomendam beliscar a ponta de crescimento do arbusto a cada cinco folhas. Isso estimula a planta a desenvolver brotos laterais que florescerão no futuro. Também é importante remover as flores murchas imediatamente para evitar que o caule fique sem água.

pepinos
É importante amarrar as estacas para que o pepino tenha onde se apoiar durante o período de crescimento e amadurecimento do fruto.

Para isso, geralmente se utiliza barbante ou uma escada especial.

Problemas que surgem ao cultivar pepinos em um parapeito de janela no inverno.

Embora seja uma planta relativamente fácil de cultivar, esta cultura pode sofrer com cuidados inadequados em um apartamento:

  • Folhas murchas podem indicar correntes de ar, que a planta não tolera bem;
  • Mudas alongadas indicam falta de luz; o recipiente deve ser movido ou a iluminação deve ser complementada com lâmpadas de cultivo para solucionar o problema;
  • O ressecamento das folhas inferiores do arbusto ocorre devido à falta de umidade e à temperatura do ar muito alta;
  • A folhagem amarelada indica falta de fertilizante;
  • O amargor dos frutos ocorre devido ao cuidado inadequado da planta;
  • O ressecamento do caule após a primeira colheita pode ser causado pelo desenvolvimento incipiente do sistema radicular. Recomenda-se cortar o primeiro ovário e aguardar a colheita a partir da segunda floração.

Pepinos cultivados em ambientes fechados também podem ser suscetíveis a pragas de insetos. Se forem detectados pulgões, ácaros ou tripes, trate as plantas com produtos químicos específicos (Aktara, Actellic).

Perguntas frequentes sobre cultivo

Como ocorre a polinização dos pepinos cultivados em ambientes internos?
Muitas variedades não necessitam de polinização, pois são cultivadas especificamente para estufas. No entanto, você também pode polinizar os arbustos manualmente usando um cotonete ou um pincel. Para isso, incline delicadamente o estame da flor masculina em direção à flor feminina.
Que rendimento pode ser colhido de um arbusto em um apartamento?
Essa quantidade dependerá diretamente da variedade e do tamanho do arbusto, mas, em média, a produção é de até 12 pepinos por arbusto.
Por que as folhas dos pepinos cultivados em ambientes fechados ficam amarelas e secam?
A razão pode ser a falta de fertilizante ou correntes de ar constantes.
As mudas precisam de iluminação adicional no inverno?
Para um desenvolvimento intensivo, as mudas precisam de um período de luz diurna de 12 horas, portanto, as plantas devem ser suplementadas com lâmpadas fluorescentes compactas posicionadas a uma distância de 15 a 20 cm.

Desde que as condições sejam ideais — iluminação adequada, umidade e fertilização regular — você pode cultivar pepinos em parapeitos de janelas e varandas durante o inverno, escolhendo variedades apropriadas para esse fim. Os cuidados, a poda e a colheita adequados são cruciais; isso determinará a longevidade das plantas e a produção.

https://www.youtube.com/watch?v=NRB3_idZe0Q

pepinos
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates