Jardineiros usam uma solução de leite e iodo para tratar pepinos. Essa mistura restaura a planta após danos e permite uma colheita abundante. Esse fertilizante pode ser usado por um longo período sem prejudicar a plantação. Uma mistura de iodo e leite é inofensiva, mas ainda assim precisa ser aplicada com cuidado, seguindo o conselho de agricultores experientes.
Quais são as consequências da deficiência de iodo nas plantas?
Os produtores de hortaliças fertilizam suas plantações com iodo devido à sua capacidade de absorver nitrogênio. Se o elemento for mal absorvido, os pepinos ficarão fracos e suscetíveis a doenças.
Um antisséptico é um componente proteico. Ele fornece oxigênio à planta, o que ajuda a fortalecer seu sistema imunológico. A fotossíntese também ocorre muito mais rapidamente se o iodo estiver presente na biomassa verde. Portanto, é importante manter seu nível nas plantas.
A deficiência desse elemento pode ser notada nos seguintes tipos de solo:
- Solos arenosos e franco-arenosos - microelementos úteis penetram rapidamente nas camadas inferiores do solo;
- turfeiras – caracterizadas por níveis elevados de acidez;
- podzólico;
- Pobre em componentes orgânicos - o nível de acidez também é baixo.
As soluções lácteas com iodo devem ser aplicadas no outono e na primavera.
Por que o iodo deve ser diluído no leite?
Borrifar pepinos com leite e iodo é um método popular. No entanto, usar o antisséptico puro pode queimar as plantas, por isso ele deve ser diluído em leite. Essa bebida suaviza a ação do iodo e possui as seguintes propriedades:
- Contém uma grande quantidade de microelementos benéficos para os vegetais;
- O leite contém lactose, que mata microrganismos patogênicos e fungos devido à intolerância a esses animais;
- As gorduras presentes nas folhas formam uma película protetora que impede a penetração de micróbios.
Pode ser usado para regar e pulverizar.
A eficácia de uma mistura de leite e iodo para pepinos
A aplicação de uma solução de leite e iodo ajuda a combater doenças e a revitalizar os brotos de pepino. Relatos confirmam a eficácia desse remédio, mas ainda é preciso tomar algumas precauções. Por exemplo, é importante aplicar o fertilizante nas proporções corretas. Não seguir essa regra pode danificar os pepinos.
As propriedades benéficas do leite
Usar leite para regar os pepinos ajuda a nutrir a planta:
- potássio;
- cálcio;
- magnésio;
- ferro;
- cinza;
- fósforo.
A bebida melhora o desenvolvimento da planta e a formação de flores. O leite é um produto orgânico que tem um efeito benéfico no desenvolvimento das raízes e prolonga a vida útil dos pepinos. O kefir e o iogurte podem ser usados como fertilizante para pepinos.
Propriedades benéficas do iodo
O iodo é um antisséptico que pode ajudar a combater a requeima, a mosca-cobre e a podridão. Também pode ajudar a desinfetar as sementes antes do plantio.
A adubação de pepinos com iodo apresenta vantagens:
- restauração de brotos danificados;
- O crescimento do pepino acelera;
- aumento da frutificação;
- O sabor do produto melhora;
- Novos ovários são formados;
- nutrição das raízes.
É necessário tratar os pepinos com leite e iodo, pois isso ajuda a eliminar os fungos e a nutrir a planta.
Tratamento de doenças com pepinos
Para proteger os vegetais de doenças, os jardineiros os regam e pulverizam. As infecções fúngicas são mais comuns no auge do verão, por isso precisam ser tratadas durante esse período.
Rega
Os pepinos costumam sofrer com a podridão radicular, portanto, evite aplicar fertilizante nas raízes. Cave um sulco raso de 10 a 15 centímetros do caule para regar os pepinos com leite e iodo. Borrifar o solo ao redor da planta também é aceitável.
Receitas para adubação radicular:
- Misture um litro de leite desnatado em um balde de água. Regue a planta na proporção de 500 ml por arbusto. Você também pode regar as folhas usando um regador.
- Você pode aumentar a produção alimentando os pepinos com uma solução ácida contendo urtiga. Para preparar, misture 500 g de urtiga fresca picada, 5 litros de água e 3 litros de kefir ou leite azedo, e deixe fermentar por 2 semanas. Dilua a mistura concentrada com o líquido na proporção de 1:10 e use para regar.
- Durante a época de crescimento, regue a plantação com uma infusão de mel: misture 2 litros de leite, 5 colheres de sopa de mel, um copo de cinzas de madeira e 10 gotas de iodo. Deixe a mistura repousar por 48 horas antes de usar.
Fertilize durante a fase de frutificação para garantir uma colheita abundante. Para isso, misture uma xícara de açúcar com três litros de kefir.
Pulverização
Jardineiros costumam usar a adubação foliar como medida preventiva. Para isso:
- Misture 20 a 30 gotas de antisséptico em um balde de água;
- Adicione 1 litro de leite com baixo teor de gordura ou 500 ml de soro de leite;
- Ausência por 24 horas.
Pulverize na proporção de 1 litro por metro quadrado.
Essa mistura pode eliminar doenças e controlar infestações de pulgões. Seu uso protegerá as plantações e lhes fornecerá micronutrientes essenciais.
Para combater doenças infecciosas perigosas, é necessário pulverizar 2 vezes por semana até que os sinais de danos sejam completamente eliminados.
Adubação de pepinos
A adubação radicular de pepinos com leite e iodo difere da adubação foliar, pois a primeira utiliza um fertilizante natural. Ela melhora o sabor do vegetal e o enriquece com vitamina C. Para prepará-la, dissolva 4 xícaras de leite desnatado em um balde de água e adicione 15 gotas de iodo. Essa solução pode ser usada para prevenir fungos e fortalecer as plantas.
Regue os pepinos com a mistura de leite. ao plantar culturas em campo aberto e repita o procedimento no início da frutificação. Depois disso, você pode continuar a fertilizar dessa forma, mas não mais do que uma vez a cada 3-4 dias.
Você também pode se interessar por:Receitas para preparar a solução
A adubação deve ser regular para garantir o crescimento saudável das plantas e prevenir doenças. Os antissépticos não devem ser usados isoladamente, sendo necessário preparar soluções com eles. Para obter os resultados desejados, as proporções devem ser mantidas e o fertilizante deve ser aplicado ao solo de acordo com as orientações adequadas.
Com leite, iodo e sabão.
Não se deve alimentar os pepinos apenas com leite. Para aumentar a eficácia, deve-se adicionar iodo e sabão. Este método nutrirá a plantação com nutrientes essenciais.
Para preparar a solução, dissolva 3 gotas de iodo e sabão de lavar roupa ralado em um litro de leite. Misture bem antes de usar.
Com leite azedo
Produtos lácteos fermentados também podem ser usados para fertilizar pepinos. Esse tipo de fertilizante é adequado apenas para plantas maduras durante a fase de frutificação. Ele fornece nutrientes às raízes, elimina pragas, normaliza o pH do solo e retém a umidade.
Para preparar a solução, você precisará de iogurte (5 litros) e iodo (15 gotas). Misture bem os ingredientes e regue o vegetal pela raiz. Aplique a mistura 2 a 3 vezes por semana.
Você também pode se interessar por:Com soro de leite
Para combater os pulgões, os jardineiros costumam usar um fertilizante feito com iodo (2 gotas) e soro de leite (1000 ml). A pulverização com essa mistura deve ser feita a cada 5 dias. Se não houver antisséptico disponível, pode-se adicionar verde brilhante ou amônia à mistura.
Após a pulverização, uma camada branca pode aparecer nas folhas durante os primeiros dias. Não há motivo para preocupação. Ela sairá com a rega.
Regras para pulverizar pepinos com leite e iodo
Para obter o resultado desejado, o tratamento dos pepinos com iodo e leite deve ser realizado estritamente de acordo com as instruções e as seguintes regras:
- processar brotos de culturas e plantas de ambos os lados;
- Umedeça o solo antes de fertilizar;
- Caso ocorra precipitação ou orvalho na manhã seguinte ao procedimento, repita o procedimento;
- Alimente os pepinos com um antisséptico e um produto lácteo em um dia nublado, pela manhã ou à noite;
- Não se deve misturar fertilizante de iodo e leite com outros tipos de fertilizante;
- A solução pode ser usada semanalmente;
- Siga rigorosamente a dosagem, pois o excesso de iodo pode queimar as folhas;
- A mistura preparada não pode ser armazenada.
Seguindo essas regras, a probabilidade de danos às plantações diminui.
Ao processar pepinos em estufa, você também pode usar essas regras.
Tempos de processamento
Os produtores de hortaliças utilizam fertilizante de leite com iodo em todas as fases de desenvolvimento do pepino por ser um produto natural. A seguir, as melhores épocas para aplicar o fertilizante:
- A solução pode ser usada para prevenir parasitas e doenças assim que as mudas desenvolverem 4 folhas verdadeiras. Repita o tratamento a cada 14 dias.
- Para garantir o pleno desenvolvimento do vegetal, fertilize-o 10 dias após o plantio das mudas ou após o surgimento dos primeiros brotos. Uma mistura de leite e iodo pode ser usada no início da estação de crescimento e durante a formação dos frutos;
- Na fase de frutificação ativa, o tratamento é necessário para uma colheita abundante.
Na primavera, você pode regar o solo com o líquido antes do plantio. Os pepinos de estufa podem começar a ser tratados após o surgimento de duas folhas verdadeiras.
Medidas de precaução
O leite não é tóxico, mas o antisséptico pode causar queimaduras graves se entrar em contato com a pele exposta. Portanto, é importante:
- Realizar o procedimento utilizando vestuário de proteção;
- Mantenha as proporções corretas e dilua os produtos estritamente de acordo com as instruções;
- Use um borrifador para pulverizar;
- Fertilizar em tempo nublado e sem vento;
- Não guarde a mistura por muito tempo.
Caso a solução entre em contato com o corpo, é necessário beber bastante água e procurar ajuda médica.
Prevenção
Opiniões de jardineiros confirmam que uma solução de leite com iodo é um preventivo eficaz contra doenças. O tratamento oportuno pode prevenir o apodrecimento e o aparecimento de fungos.
Para isso, misture 50 g de ureia e 20 g de iodo em dois litros de soro de leite. Regue a plantação com essa mistura pelo menos duas e no máximo três vezes por safra. O tratamento preventivo deve ser realizado após o surgimento de cinco folhas. Repita o procedimento após 14 dias. Isso evitará o surgimento de doenças.
A fertilização não representa perigo para as plantas, desde que todas as proporções sejam rigorosamente observadas.
Avaliações
Vladimir, região de Moscou
Meus parentes usam uma solução de iodo e leite para tratar os pepinos há anos, na esperança de obter uma colheita farta. Eu sempre achei que era perda de tempo, mas decidi experimentar. Já faz cinco anos que uso essa mistura de leite e iodo para fertilizar os pepinos. Aplicamos várias vezes por semana, e os frutos crescem não só deliciosos, como também livres de nitratos.
Constantino, Omsk
Experimentei essa mistura pela primeira vez para me livrar rapidamente dos pulgões. Estava muito cético quanto à sua eficácia, mas não há mais pragas no meu jardim.
Para garantir que a aplicação do fertilizante de leite com iodo seja eficaz e não prejudique os pepinos, é necessário seguir rigorosamente as instruções, manter a dosagem correta e respeitar as recomendações do agrônomo.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas