Limpeza de outono de um poço em uma dacha

Notícias

Durante a operação, chuva, neve e folhas introduzem patógenos no poço. Além disso, contaminantes se formam naturalmente no fundo da estrutura na forma de lodo e também passam pelas juntas entre os anéis de concreto. Para manter a água potável, a limpeza é necessária periodicamente ou conforme a necessidade.

Limpeza obrigatória e medidas preventivas

A frequência das limpezas preventivas e obrigatórias depende do tipo e uso da estrutura. Um poço deve ser limpo completamente a cada 3 a 5 anos. A frequência das limpezas programadas depende da taxa de decantação de substâncias insolúveis. Se a taxa for rápida, a limpeza deve ser mais frequente. Com o tempo, a taxa de decantação aumenta. Há também sinais que exigem limpeza imediata:

  • baixar o nível;
  • turbidez;
  • película oleosa iridescente na superfície;
  • ferrugem;
  • verde;
  • enegrecimento, apodrecimento;
  • Cheiro e gosto desagradáveis.

O nível da água na mina diminui devido ao assoreamento e às flutuações sazonais. Se muita areia se acumula no fundo e argila nas paredes, ocorre turbidez. A presença de derivados de petróleo leva à formação de uma película.

Atenção!
Se entrar esgoto, surgirá um cheiro e um gosto desagradáveis.

A ferrugem nos anéis de concreto indica a presença de impurezas de ferro na água. Uma coloração verde indica a presença de algas protozoárias no poço. O escurecimento e a deterioração ocorrem se uma proteção de álamo for instalada no fundo do poço, a qual, com o tempo ou quando exposta à umidade, apodrece e reduz o abastecimento de água.

Princípios de limpeza de poços artesianos e tubulares

O processo envolve manutenção preventiva e limpeza manual. Isso é feito pelo menos uma vez por ano, na primavera ou no outono. Consiste em um tratamento antibacteriano com permanganato de potássio. Para isso, dissolve-se uma colher de sopa de permanganato de potássio seco em um balde com líquido. A solução resultante é despejada no poço. Após quatro horas, a água contendo a solução é bombeada para fora, permitindo que uma nova quantidade de água subterrânea entre no poço. A água bombeada pode ser usada para regar as plantas.

Antes de limpar manualmente a estrutura, recomenda-se estudar as normas de segurança:

  • Trabalhar em equipe de três (com a participação de pelo menos 3 pessoas);
  • utilização de cordas de segurança;
  • Verificar a presença de gases nocivos na mina.

Trabalhar com três pessoas é essencial para a segurança e para evitar acidentes. Os gases podem ser detectados baixando-se uma chama até o fundo do poço. Uma chama indica a presença de gás. Nesse caso, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual. Deve-se utilizar uma escada robusta equipada com plataforma de apoio. Se for uma escada de corda, é preciso verificar se a fixação está segura.

Um poço tubular é uma estrutura feita de tubos de plástico denso de pequeno diâmetro. Eles são inseridos em um furo. Essa estrutura não tem fundo, pois os poços são perfurados a grandes profundidades, onde não há contaminantes metálicos ou outras substâncias nocivas. Isso facilita muito a limpeza. Nesse caso, são utilizadas várias estações de bombeamento e filtragem. Os filtros são substituídos regularmente.

Limpeza manual de um poço de mina

Na limpeza de paredes, não é recomendável o uso de produtos químicos. A limpeza manual consiste nas seguintes etapas:

  • Preparação (preparar os materiais e equipamentos necessários);
  • bombeamento (saneamento);
  • Inspeção do fundo e das paredes;
  • limpeza de paredes;
  • limpeza do fundo;
  • limpeza e/ou substituição do filtro;
  • Selagem de rachaduras e juntas.

É mais fácil bombear a água usando uma bomba hidráulica. A limpeza das paredes com uma espátula ou escova de metal só é feita se não houver defeitos. Utiliza-se alta pressão de água. As paredes podem ser tratadas com um antisséptico para matar germes. Um filtro é feito de areia, cascalho ou pedra britada. Após a substituição, aguarda-se a entrada da primeira leva de água, que é então bombeada para fora. A segunda leva é deixada em repouso por um ou dois dias. Se a água resultante estiver turva ou com odor desagradável, ela é bombeada novamente. O processo de bombeamento, repouso e lavagem continua até que a água esteja potável. Isso pode ser verificado provando e cheirando a água.

Após a limpeza, as paredes são desinfetadas. Para isso, adicione 200 gramas de cloreto de cálcio e 1 litro de água a um recipiente esmaltado. Misture bem e tampe o recipiente firmemente. Deixe descansar até formar um sedimento. Em seguida, descarte a água. Esfregue as paredes com a mistura resultante. Depois que o poço se encher com a primeira água, bombeie-a para fora. Continue bombeando até que o cheiro de cloro desapareça.

A contaminação de um poço artesiano ou tubular é um processo natural. Somente com limpeza e desinfecção preventivas ou completas é possível garantir água potável limpa. Para limpar um poço artesiano, o filtro é trocado. Seguindo as normas de segurança e trabalhando em equipe de três pessoas, a limpeza manual da estrutura do poço será possível.

limpeza de poços
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates