
A pimenta Bugai é uma das favoritas entre os jardineiros que preferem vegetais de maturação precoce. As qualidades atraentes e vantajosas da variedade incluem sua maturação precoce, bela cor amarela e porte arbustivo (atingindo 60 cm com irrigação adequada). Sua descrição invariavelmente menciona pimentas carnudas e de paredes grossas, mas as opiniões divergem um pouco quanto ao sabor.
Alguns consideram seu sabor especial e único, capaz de rivalizar com as variedades mais populares, enquanto outros o acham comum. As avaliações de quem cultivou essa variedade são quase sempre positivas. A relativa facilidade de cultivo e a alta produtividade da pimenta não lhe garantiram um lugar entre as cinco variedades mais populares, embora aqueles que a cultivaram destaquem suas qualidades positivas.
A alta produtividade compensa amplamente os custos com mudas, fertilizantes minerais e irrigação. A descrição da variedade e as avaliações de apreciadores de pimentão nos permitem recomendar o pimentão Bugai como um excelente exemplo de seleção nacional.
Características da variedade e etiologia do nome
A pimenta Bugai recebe seu nome devido ao tamanho de seus frutos, que podem atingir 500 g em condições ideais. Essa variedade é destinada principalmente ao consumo in natura. Os apreciadores de hortaliças precoces gostam de cultivar essa variedade de pimenta por seu sabor característico e inconfundível, semelhante ao de um pimentão de salada, e por suas paredes grossas (até 1 cm de espessura), tão suculentas que parecem literalmente recheadas de suco.
Às vezes, em climas temperados, a colheita não tem tempo de amadurecer, mesmo que o arbusto esteja carregado de frutos. A primeira geada no solo faz com que as pimentas parem de produzir frutos. Para a maioria das variedades destinadas ao enlatamento de inverno, a melhor época para conservá-las é no final do verão, início do outono e durante todo o mês de outubro.
As características distintivas da variedade incluem a excelente germinação de sementes colhidas no momento certo e a necessidade de cultivá-la a partir de mudas em estufa. Na primavera, após o período de geadas noturnas e quando o solo estiver ligeiramente aquecido, ela pode ser plantada ao ar livre.
Argumentos a favor da escolha de uma variedade
Bugai é uma variedade relativamente nova de pimenta para salada, que já recebeu muitos elogios de quem a experimentou. Comentários de quem cultivou a planta pela primeira vez indicam que compraram as sementes para testá-la devido à sua maturação precoce, e o tamanho maior dos frutos também os motivou a comprá-las. Poucos resistiriam a uma pimenta que chega a pesar meio quilo, capaz de quebrar a planta em que cresce.
No entanto, a experiência inicial provou ser bem-sucedida e, ao discutir variedades populares e comprovadas, especialistas em jardinagem que publicam regularmente avaliações de variedades de plantas incluem a variedade testada e aprovada em seus rankings, listando as vantagens inegáveis da pimenta Bugai:
- uma das primeiras a amadurecer;
- resistente a tipos comuns de doenças de culturas de frutas e hortaliças;
- requer suplementação mineral mínima;
- frutas grandes;
- As paredes da fruta são suculentas, grossas (até 1 cm), literalmente cheias de suco e podem ser perfeitamente utilizadas no preparo de pratos de qualquer categoria;
- Adequado para ser conservado durante o inverno em forma de saladas de legumes, pudim e preparações para primeiros e segundos pratos;
- rendimento bastante elevado (rendimento da pimenta Bugai: 4,3-5,5 kg/m²);
- As mudas podem ser plantadas no solo de acordo com o padrão 50x50;
- Uma variedade universal, que cresce bem em estufa, tolera bem as condições de estufa e produz bons frutos em campo aberto;
- Possui um arbusto enorme que pode crescer até 60 cm (às vezes até mais alto);
- Conserva sua aparência e sabor por muito tempo.
Essa variedade de pimentão de maturação precoce possui muitos aspectos positivos, o que a torna uma das favoritas entre os amantes de vegetais.
Desvantagens ou argumentos contra
Os entusiastas da jardinagem consideram certas qualidades desta variedade como vantagens inegáveis, que são vistas como desvantagens por aqueles que preferem outras variedades. Dependendo das suas preferências, essas vantagens podem, de fato, tornar-se desvantagens.
Vantagens e desvantagens da cultura:
- Os frutos são grandes e podem quebrar o arbusto;
- O arbusto é alto e requer uma liga bem apertada;
- É necessário regar e adicionar fertilizantes minerais;
- Nas regiões do norte, precisa ser cultivado por meio de mudas;
- O sabor é comum, nada de especial se destaca;
- Os pimentões são muito grandes (até 500 g) e não podem ser enrolados inteiros;
- Só crescem flores amarelas;
- Há suco em excesso nas paredes da fruta, o que prejudica a polpa;
- Começa a dar frutos muito cedo e termina com as primeiras geadas (não é adequado para a época de conservas e não tem tempo para amadurecer toda a colheita);
- é expulso em 100-110 (segundo algumas fontes, em 95-100) dias;
- Adequado apenas para consumo fresco, mas também pode ser usado como uma excelente opção para preparações com múltiplos componentes;
- As mudas devem ser plantadas no início ou meados de fevereiro;
- O método de plantio de mudas é de 50x50 cm (ocupa muito espaço).
Para referência: Em algumas avaliações profissionais de variedades de vegetais, compiladas por especialistas para amadores, a variedade Bugai é considerada a melhor para o preparo de conservas com múltiplos componentes e é reconhecida como uma das mais populares atualmente.
Condições de cultivo
Segundo quem já cultivou essa variedade, os pés de hortaliças, com o fertilizante mineral adequado, atingiram 1,5 metro de altura, e a colheita foi possível sem precisar se curvar, desde que os pés estivessem bem amarrados. Um fertilizante combinado padrão foi adquirido em uma loja especializada. Alguns frutos chegaram a 30 cm de comprimento e pesaram até 0,5 kg. A produtividade da variedade superou todas as expectativas.
Isso não é surpreendente, já que Bugai é um híbrido robusto, resistente e de fácil cultivo, desenvolvido por melhoristas profissionais, adequado tanto para cultivo em campo aberto quanto em estufa. Uma das vantagens dessa variedade é sua resistência a diversas doenças dos frutos.
As mudas são plantadas de 60 a 70 dias antes do plantio definitivo no jardim. A temperatura ideal para a germinação das sementes situa-se entre 26 e 280 °C. Quem cultivou com sementes compradas em lojas utilizou estimulantes de crescimento vegetal comuns, fáceis de encontrar e relativamente baratos, e observou que a variedade responde bem à adubação mineral. Alguns produtores plantaram de 5 a 6 plantas por metro quadrado, mas a maioria plantou 4.
https://youtu.be/WEXX1l7qGUU
A variedade de pimentão Bugai é cultivada até mesmo na Sibéria, utilizando um método de propagação em estufa. Em regiões mais quentes, pode ser plantada diretamente no solo, mas a propagação em estufa acelera o amadurecimento e aumenta as chances de uma colheita precoce. Para quem cultiva hortaliças para fins comerciais, essa é a melhor opção.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?