
A pimenta é uma das hortaliças mais comuns e apreciadas, valorizada não só pelo seu sabor, mas também pelo seu elevado teor de vitaminas e microelementos. Contém: magnésio, zinco, potássio, cálcio, fósforo, iodo, ferro, vitaminas A, P, K e E, e em termos de teor de vitamina C, este vegetal não fica atrás do limão.
As propriedades benéficas do pimentão doce
- Melhora a imunidade;
- reduz o risco de câncer;
- normaliza o funcionamento do trato gastrointestinal;
- Tem um efeito positivo na visão;
- fortalece o sistema cardiovascular;
- Ajuda a lidar com a fadiga crônica;
- Indicado para diabetes mellitus.
Mancha brilhante
A variedade de cores e formatos dos pimentões encantará até o esteta mais exigente, e a variedade "Klyaksa", com sua cor roxa incomum, se destaca entre todas elas.
Interessante! Sua coloração incomum se deve ao alto teor de antocianinas. Esse pigmento permite que a planta resista bem ao frio e absorva o máximo de luz solar, possibilitando que os frutos amadureçam mesmo em condições desfavoráveis. A produção média é de 10 a 12 pimentas por planta.
Descrição da variedade
Klyaksa é uma variedade de pimentão de meia estação, com frutos grandes e alta produtividade. É adequada tanto para cultivo em campo aberto quanto em estufa. Seu sucesso foi comprovado na Rússia central. Leva de 125 a 135 dias da germinação à maturação completa. A planta tem porte semi-rasteiro e pode atingir 1 metro de altura. Para manter o formato desejado, recomenda-se a poda apical quando as pontas atingirem 25-30 cm.
Características da fruta
A variedade "Klyaksa" é altamente produtiva, com frutos que pesam entre 130 e 200 gramas. O fruto é perfumado e tem um sabor agradável. Em formato de cone, pendente e brilhante, quando maduro, apresenta uma coloração roxa, tornando-se vermelho-dourado quando completamente maduro. Essas pimentas versáteis são ótimas para consumo in natura, enlatamento e congelamento. O fruto é muito suculento, com paredes de 5 a 6 mm de espessura.
Durante o período de crescimento, a planta é adubada pelo menos 3 a 4 vezes.
Atenção! Apesar de sua versatilidade, é melhor usar essa variedade sem tratamento térmico, caso contrário, sua bela cor perderá o seu encanto.
Tecnologia agrícola
A pimenta é uma cultura bastante delicada, por isso só é cultivada a partir de mudas. As mudas são semeadas em fevereiro. É uma boa ideia pré-tratar as sementes com uma solução roxa escura de permanganato de potássio; se desejar, elas podem ser mergulhadas em um estimulante de crescimento. A adubação começa quando o primeiro par de folhas surge.
Após o tratamento, as sementes são levemente secas e então plantadas em solo previamente umedecido. Após a germinação, as pimentas são cobertas com turfa ou uma mistura de solo e húmus.
Pelo menos 50 dias após a germinação, as mudas podem ser plantadas em solo aberto. O espaçamento recomendado é de 60 x 40 cm. Pimentão doce Ela responde bem à rega, mas não tolera excesso de umidade, portanto, deve ser regada com frequência, e não em excesso.
Importante! A poda oportuna dos arbustos ajuda a aumentar significativamente a produção!
https://youtu.be/nu7X-zjGamI
Avaliações
Alexandra, Krai de Stavropol
Sou jardineira experiente e adoro pimentas. Cultivo-as há muito tempo e já experimentei muitas variedades diferentes. Experimentei a Klyaksa pela primeira vez há dois anos. Gostei muito da facilidade de cultivo. E minha família adora a cor incomum. Saladas com ela ficam muito elegantes.
Gennady, Voronezh
Cultivo mudas para venda. Esta variedade é um gosto adquirido. A germinação é boa e as mudas são fortes. Algumas pessoas não gostam da cor dos frutos que surgirão, mas quem conhece a variedade compra sem hesitar. É uma das favoritas entre os jardineiros que não têm tempo para cuidar meticulosamente das plantas.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?