Torta de mirtilo congelada assada no forno
Frutas vermelhas congeladas são uma ótima maneira de conservá-las. Elas podem ser usadas em bolos, compotas diversas, recheios... E conservar framboesas, mirtilos, groselhas e outras frutas vermelhas pequenas é prático: não é preciso picá-las nem processá-las de nenhuma outra forma. Mas quando chega a hora de tirar os mirtilos congelados do freezer, começa um verdadeiro banquete gastronômico! Você pode assar uma torta de mirtilo congelada no forno rapidinho. Ela vai te encantar com seu delicioso sabor de mirtilo e massa fofinha, e esta receita passo a passo com fotos vai te ajudar a prepará-la.
Ingredientes:
- manteiga – 200 g;
- ovos de galinha – 4 unidades;
- açúcar – 1 colher de sopa;
- farinha – 1 xícara;
- fermento em pó – 1 colher de chá cheia;
- mirtilos congelados – 1 xícara;
- sal – 1 pitada
Você também vai precisar de manteiga e farinha para untar a forma.
Como fazer torta de mirtilo
Antes de preparar a massa, prepare a manteiga: retire-a da geladeira e deixe-a em um local aquecido por pelo menos meia hora. Isso amolecerá a manteiga, tornando-a mais macia e maleável — exatamente o que você precisa para uma massa deliciosa. Transfira a manteiga amolecida para uma tigela grande (a mesma que você usará para misturar a massa), adicione o açúcar e misture com um garfo ou batedor de arame até obter uma mistura homogênea.
Não troque o garfo pela colher ainda; você precisará dela mais tarde, quando adicionar os ovos. Então, quebre um ovo na mistura de manteiga e use um garfo para misturá-lo até obter uma mistura homogênea.
Adicione os ovos restantes um a um e misture com um garfo até obter uma massa homogênea.
Tempere a mistura com sal e adicione farinha.
Misture imediatamente o fermento em pó na farinha ainda não incorporada e adicione os mirtilos congelados. Não descongele os mirtilos antes, pois eles amolecerão e se desfarão ao serem misturados.
Portanto, adicione as frutas vermelhas congeladas à massa e amasse-a imediatamente com uma colher. Um truque inteligente para usar nesta etapa é adicionar as frutas diretamente à farinha, polvilhando-as com farinha enquanto amassa. Isso evitará que as frutas afundem no fundo da torta durante o cozimento, garantindo que fiquem distribuídas uniformemente por toda a massa.
Unte uma forma de borda alta com uma noz de manteiga, cobrindo o fundo e as laterais. Em seguida, polvilhe a forma com um pouco de farinha, sacudindo o excesso.
Transfira a massa preparada com os mirtilos congelados para uma assadeira e alise com uma colher. Quando crua, essa massa é espessa, mas não líquida.
No forno, o calor primeiro liquefará a massa (a manteiga derreterá completamente) e depois a solidificará. Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius (350 graus Fahrenheit) e coloque a forma com a massa dentro. Asse a torta por meia hora. Se a cobertura estiver dourada e com uma bela cor bronzeada, a torta está pronta!
Você com certeza vai adorar esta torta congelada de mirtilo! É deliciosa, saborosa e fácil de fazer com ingredientes simples. Bom apetite!

Salada em um minuto - uma salada incrível em apenas alguns minutos
Pãezinhos de repolho - eu os preparo todo fim de semana
A abóbora desidratada tem exatamente o mesmo gosto que a manga.