Sentyabrinki – ásteres perenes As variedades Virginia ou New Belgium exigem poucos cuidados e florescem até o início de outubro. A planta é resistente ao frio, tolerando geadas de até -5°C e neve de curta duração. Se os lírios de setembro não florescerem no seu jardim, é importante investigar as possíveis causas e tomar medidas corretivas.
Razões pelas quais os lírios de setembro não florescem no outono
As plantas perenes começam a florescer no segundo ano após o plantio. Normalmente, as plantas do segundo ano produzem flores exuberantes e densas do final do verão ao início de setembro. Possíveis razões para a ausência de floração incluem:
- deterioração das condições climáticas – nevascas, geadas severas, início precoce do inverno;
- Falta de cuidado – a planta perene cresce em áreas sombreadas;
- descumprimento das normas de tecnologia agrícola - o arbusto não foi replantado ou desbastado durante 4 a 5 anos;
- características da variedade;
- Solos pesados - Os cogumelos de setembro crescem em solos ácidos onde a água fica estagnada.
Você também pode se interessar por:Outra possível causa da falta de cor são infecções fúngicas ou infestações de pragas. As ásteres perenes são suscetíveis a doenças como oídio, canela-preta e fusariose. Arbustos atrofiados atraem insetos nocivos como pulgões, percevejos e ácaros. Para prevenir doenças fúngicas, as plantas perenes são tratadas com calda bordalesa a 1%.
Como evitar o problema
O período de floração depende da variedade da áster, das horas de luz do dia e da temperatura média diária. Para evitar a falta de flores, siga estas recomendações:
- Escolha a variedade perene adequada. Ao escolher, considere o período de floração e o tamanho da planta. Para garantir que a planta tenha tempo de florescer na Rússia central, escolha variedades precoces de ásteres perenes: Arbustivo, Italiano e Novo Belga Curto.
- Considere o local de plantio e o tipo de solo. Ásteres plantados em áreas baixas florescerão mais lentamente. O local ideal para o cultivo de ásteres de setembro é um local quente e sem vento. Se o solo for ácido, as plantas precisam ser fertilizadas com farinha de dolomita ou infusão de cinzas de madeira.
- Siga as orientações de cuidado para plantas perenes. Gire o local de plantio das ásteres a cada 5 anos e faça o desbaste dos arbustos. Ao plantar um canteiro, lembre-se de que plantas mais altas podem sombrear as ásteres de setembro, impedindo sua floração. Ao plantar mudas, mantenha uma distância de 20 a 25 cm entre as plantas.
- Para combater doenças fúngicas, utilize os fungicidas Topaz, Vectra e Skor. Para infestações de pulgões, recomenda-se o uso dos inseticidas Iskra, Aktara e Inta-Vir. Acaricidas como a cipermetrina e o Shkval são utilizados contra ácaros.
Para acelerar a floração, os arbustos são adubados com fertilizantes minerais e orgânicos. Para melhorar a aeração do solo e o fornecimento de oxigênio ao sistema radicular, é necessário capinar e afofar a terra no outono. Durante outonos secos, a planta precisa ser regada no máximo uma vez por semana. Para garantir que a planta floresça na próxima estação, os ramos são podados no final do outono, deixando pequenos tocos.
As flores de setembro são um complemento harmonioso para qualquer canteiro. Com os devidos cuidados, adaptam-se rapidamente e proporcionam um espetáculo colorido até a chegada da primeira geada. Essas flores vibrantes alegram caminhos e canteiros, sendo um maravilhoso acréscimo a qualquer projeto paisagístico.

Flores de setembro (Ásteres belgas): plantio, propagação e cuidados
Como cultivar ásteres a partir de sementes em casa
Áster: crescimento a partir de sementes
Como plantar e cuidar do áster alpino