O momento da queda das folhas em macieiras pode variar entre diferentes grupos de cultivares. As variedades de maturação tardia têm brotos que permanecem verdes por mais tempo, pois dedicam nutrientes aos frutos até quase meados do outono. No entanto, antes da chegada do frio, as folhas devem amarelar e cair, devido à fisiologia das plantas decíduas. Perder essa fase é perigoso para a colheita. Isso indica que a planta não está pronta para o inverno.
Razões para a falta de queda de folhas
No inverno, uma árvore frutífera, quando exposta às intempéries, entra em um período de dormência. Isso se deve a processos fisiológicos. Se as folhas não caíram, significa que os processos químicos ainda estão ocorrendo dentro da planta. Quando a geada chega, a árvore está apenas começando a se preparar para o inverno, o que pode afetar negativamente a frutificação futura.
Por vezes, este fenómeno está associado a condições meteorológicas anormais, em que um verão e outono quentes são subitamente seguidos por um frio intenso. No entanto, mais frequentemente, as causas estão relacionadas com práticas agrícolas inadequadas no cultivo de árvores de fruto:
- Aplique fertilizante rico em nitrogênio ou matéria orgânica no solo no outono. Posteriormente, a árvore continua a crescer, acumulando massa verde, e não perde as folhas a tempo.
- A chegada do clima chuvoso de outono substitui o verão seco. A macieira está apenas começando a absorver umidade ativamente.
- Seleção incorreta de uma variedade que não está adaptada às condições agroclimáticas da região.
- Desenvolvimento de organismos patogênicos que interrompem a fotossíntese.
- Com a chegada do outono ameno após um verão chuvoso, a árvore utiliza suas folhas para evaporar o excesso de umidade.
Qual é o perigo?
As macieiras perdem suas folhas entre meados de setembro e o final de outubro. É assim que as plantas decíduas evoluíram para se adaptar aos invernos rigorosos e longos. As mudanças na duração do dia e nas temperaturas diárias sinalizam para a planta que é hora de começar a se preparar para o frio.
Você também pode se interessar por:Em condições naturais, as árvores saudáveis perdem suas folhas no momento certo. Esse processo permite ao jardineiro saber com certeza que a estação de crescimento foi concluída com sucesso e que a macieira entrou em dormência, adquirindo alta resistência à geada. A queda da folhagem amarelada também indica o desenvolvimento adequado da casca nos brotos jovens, que os protegerá das intempéries. Qualquer desvio desse padrão indica uma doença na árvore frutífera, e simplesmente podar as folhas não resolverá o problema.
O que fazer se a planta não perdeu as folhas?
Existem várias dicas para ajudar a evitar problemas com o início da queda das folhas. Uma delas é evitar o plantio de variedades de clima mais ameno, conhecidas por seu temperamento mais exigente. As macieiras crescem bem em solos moderadamente férteis. Evite o excesso de fertilizante nitrogenado. No outono, ao preparar a planta para o inverno, o ideal é adicionar fósforo e potássio, que fortalecem ainda mais o sistema imunológico. Se o jardineiro perceber que uma árvore frutífera jovem não está pronta para o inverno, providencie proteção adicional: instale uma estrutura ao redor dela e cubra-a com material protetor. O tronco de uma árvore adulta deve ser envolto em juta para protegê-lo da geada e do vento frio. A área ao redor do tronco deve ser coberta com serragem (uma camada de 10 a 20 cm).
Você também pode se interessar por:Erros comuns
Jardineiros nem sempre percebem a tempo o envelhecimento lento da folhagem. Após a chegada do inverno, se você vir uma copa verde, não tente arrancá-la ou cortá-la com tesouras de poda. As consequências serão negativas, pois a ausência de queda de folhas é apenas um sinal de que a árvore ainda não está pronta. Se possível, simplesmente ofereça abrigo. Altas concentrações de pesticidas também devem ser evitadas. A árvore sofrerá queimaduras graves.
Produtos para queda de folhas
Quando o outono não traz sinais de desaceleração do crescimento (o jardineiro não observa amarelecimento da folhagem, lignificação dos brotos jovens ou diferenciação das gemas), utilizam-se estimulantes de crescimento. Inibidores sintéticos ajudam a planta a sintetizar etileno, responsável pela queda da massa verde. Quando pulverizados, penetram no tecido e estimulam a senescência, destruindo a clorofila na folhagem e causando a queda artificial das folhas. No entanto, é importante respeitar o período de aplicação, que coincida com a morte natural da massa verde. A aplicação prematura reduzirá a eficácia.
Se a sua macieira não perdeu as folhas a tempo, vale a pena rever as práticas agrícolas realizadas durante o seu crescimento. Cuidados regulares e cuidados adequados garantirá a boa saúde da árvore e uma colheita abundante todos os anos.

Poda de macieiras na primavera
O que são essas manchas nas maçãs?
10 variedades de maçã mais populares
Cuidados básicos com a macieira no outono