As pimentas pertencem à família das solanáceas, o que torna seus sistemas radiculares particularmente delicados e sensíveis. Por isso, o cultivo de pimentas exige não apenas rega adequada e fertilização oportuna, mas também uma composição de solo apropriada.
Requisitos gerais
Mais da metade do sucesso no cultivo de mudas saudáveis e fortes depende da escolha do solo adequado para as sementes. Entre os principais requisitos do solo para o cultivo de mudas de pimenta estão:
- Leveza, elasticidade e porosidade, garantindo o fornecimento de oxigênio ao sistema radicular;
- a capacidade do solo de deixar passar a umidade sem formar crostas na superfície;
- a presença de fertilizantes orgânicos no solo (excrementos de pássaros, esterco de vaca, composto);
- Em termos químicos, o solo deve ser rico em fósforo, nitrogênio, ferro e potássio;
- O nível ideal de acidez do solo situa-se entre 5 e 7 pH (a alta acidez cria um ambiente favorável ao crescimento de fungos e bactérias e à propagação de doenças infecciosas).
No entanto, existem diversas contraindicações para o uso desse solo no cultivo de mudas de pimenta. Entre elas, a presença de argila, bem como a contaminação por larvas, fungos e micróbios que causam doenças e a consequente morte das plantas. Solos à base de turfa também são inadequados para esse fim.
Misturas de mudas
Um requisito importante para preparar seu próprio substrato para mudas é que todos os componentes devem ser preparados no outono. Normalmente, os componentes individuais são colocados em baldes, sacos ou recipientes com fecho hermético e deixados para congelar durante o inverno. Jardineiros experientes têm cinco receitas testadas e aprovadas para preparar substrato para mudas de pimenta:
- Húmus, areia, turfa e solo em proporções iguais.
- Húmus com turfa de terras baixas e adição de superfosfatos.
- Areia, turfa, húmus e terra em partes iguais, com a adição de 1 copo de cinzas de madeira para cada 10 kg da mistura.
- Areia e turfa, uma parte de cada, com a adição de duas partes de relva.
- Folhas, solo, relva e húmus em partes iguais.
Em todas as opções acima, a areia pode ser substituída por um agente afrouxante. É melhor evitar o uso de grama não tratada ou composto fresco ao cultivar o solo. Esses materiais podem causar rápido crescimento bacteriano e a disseminação de infecções que podem afetar as mudas.
Preparando o solo para as mudas de pimenta.
A melhor época para semear pimenta é do final de fevereiro ao início de março. O preparo do solo deve começar de 7 a 10 dias antes da semeadura planejada. Inicialmente, os componentes do solo são descongelados e desinfetados. Se o descongelamento não for um problema, a desinfecção do solo pode ser feita de diversas maneiras:
- Tratamento do solo com fungicidas e inseticidas. Esta opção só é adequada em casos onde existam preocupações reais quanto à qualidade do solo, como por exemplo, solo proveniente de floresta. Todas as dosagens recomendadas devem ser respeitadas e os equipamentos de proteção individual devem ser utilizados.
- Vaporização. Esta opção é mais adequada por ser menos perigosa. O processo em si dura de 30 minutos a várias horas. Depois, os resíduos devem ser armazenados em recipientes ou sacos limpos e herméticos.
- Aquecimento em forno a 50 graus Celsius. Temperaturas mais elevadas não são recomendadas para este tipo de tratamento do solo, pois destroem microrganismos benéficos, além de bactérias e fungos.
- Tratamento com uma solução rosa claro de permanganato de potássio. Isso pode ser feito regando com uma solução morna comum ou com uma solução fervente. Neste último caso, todo o recipiente deve ser coberto para garantir uma melhor vaporização do solo.
Após esses tratamentos, o uso de fertilizantes é obrigatório, mas com moderação. O excesso de composto e complexos minerais no solo pode provocar doenças e, em última instância, a morte das mudas.
A lista de componentes para um solo adequado é bem elaborada e equilibrada, com cada elemento desempenhando suas funções específicas.
Húmus
É um equívoco pensar que húmus e composto são a mesma coisa. Enquanto o húmus resulta da decomposição de esterco e só pode ser utilizado após dois anos de sua aplicação, o composto é uma mistura de diversos resíduos orgânicos com a adição de fosfato de rocha, turfa e terra de jardim.
O período ideal para preparar o composto para uso posterior é entre 2 e 5 anos. Nesse ponto, a substância perde completamente o odor de esterco; seu aroma lembra mais o de terra fresca ou serapilheira. Em termos de eficácia, o composto bem curtido é o melhor fertilizante para solos que serão usados posteriormente para o cultivo de mudas.
Fermento em pó
Este material é utilizado para aumentar a porosidade do solo. Areia grossa de rio ou aparas de madeira podem ser usadas como agente afrouxador, tornando o solo mais leve e fornecendo ao sistema radicular das mudas o oxigênio necessário.
Você também pode usar os seguintes produtos como agentes afrouxadores do solo:
- A perlita reduz significativamente o risco de infecções fúngicas e sua contaminação das plantas;
- esfagno, que protege o sistema radicular dos arbustos de pimenta da podridão;
- A vermiculita retém a umidade e impede que o solo seque completamente sem rega.
A areia de rio com grãos grandes é a mais adequada para a tarefa de soltar o solo.
Turfa
A turfa é benéfica porque permite que o solo transmita melhor oxigênio para as raízes das plantas e também atua como uma substância rica em nitrogênio. Existem três tipos de turfa, mas nem todos são adequados para o cultivo de pimentas.
Se você tiver acesso a turfa de planície (a mais nutritiva), de transição e superficial (a mais ácida), deve escolher as duas primeiras. Se apenas a turfa superficial estiver disponível, ela deve ser tratada primeiro com cinzas de madeira peneiradas ou cal, o que normalizará a acidez.
Solo foliar
Isso se refere à composição do solo que se forma sob as árvores e inclui folhas caídas em decomposição. Esse tipo de solo é rico em nutrientes, por isso é chamado de húmus de folhas.
Você pode obter esse solo visitando uma floresta decídua ou preparando-o você mesmo. Neste último caso, você precisa coletar folhas caídas e empilhá-las em camadas sobre terra de jardim comum. A mistura resultante deve ser regada periodicamente. Para acelerar o processo, você pode adicionar ureia, esterco ou cal à mistura. Esse solo só poderá ser usado para o cultivo de mudas de pimenta depois que a serapilheira estiver completamente decomposta, o que ocorre após 1,5 a 2 anos.
Grama
Grama é o nome dado à camada superficial do solo e apresenta-se em três tipos:
- Pesado se contiver argila;
- médio, se além da argila também houver areia;
- leve se o componente principal for areia.
Para o cultivo de mudas de pimenta, você pode usar turfa de textura média ou leve. A colheita deve ser feita com bastante antecedência, no verão ou outono. Recolha a camada superficial do solo junto com a grama, como se estivesse cortando-a. Caixas de madeira são ideais para armazenar a turfa durante o inverno.
É possível adicionar terra às mudas de pimenta?
O cultivo de mudas de pimenta geralmente não exige a adição de terra ao recipiente ou a colocação de adubo ao redor da base do caule. No entanto, se isso for necessário, deve ser feito com extremo cuidado, evitando tocar ou cobrir as primeiras folhas dos brotos. Esse processo pode ser realizado em várias etapas, mas deve ser interrompido assim que a parte inferior do caule começar a endurecer (lengirizar), pois isso pode retardar o desenvolvimento das raízes, o que, por sua vez, pode levar ao apodrecimento de toda a planta.
Avaliações
Valentina Vasilievna, 49 anos
O uso de fungicidas para tratar o solo é bastante perigoso e tóxico. Esse procedimento deve ser realizado pelo menos 1,5 a 2 semanas antes da semeadura. Um método mais suave é vaporizar o solo com uma solução fervente de permanganato de potássio. Como tratamento adicional, pode-se usar uma solução de soda cáustica na proporção de 100 g para 4 a 5 litros de água.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?