O enrolamento das folhas é um problema particularmente grave para as mudas. As causas incluem desenvolvimento foliar irregular, deficiências ou excessos de nutrientes, cuidados inadequados, pragas e doenças. Os problemas iniciais são fáceis de resolver. As pragas podem ser facilmente identificadas e tratadas. As doenças são muito mais difíceis de detectar, e muito menos de curar, se a planta for afetada por infecções bacterianas ou fúngicas.
Doenças infecciosas do tomateiro
DoençasProblemas de enrolamento das folhas raramente ocorrem em áreas ajardinadas onde o jardineiro mantém cuidadosamente os canteiros e as condições do solo. O controle de ervas daninhas, o cultivo do solo, a fertilização e o plantio apenas de mudas saudáveis proporcionarão proteção eficaz contra pragas e doenças.
Murcha de Fusarium
É difícil de detectar. Os fungos bacterianos permanecem em restos de plantas não colhidas, penetrando e obstruindo o tecido vegetal. Só se torna perceptível quando o caule começa a apodrecer, surge uma camada rosada e as folhas inferiores ficam amarelas e se enrolam.
As seguintes atividades devem ser realizadas:
- remoção de organismos infectados juntamente com a superfície do solo;
- Pulverizar plantas saudáveis com permanganato de potássio;
- Espalhar cinzas pelo canteiro.
A infecção pode ser prevenida com o preparo adequado do solo e o tratamento das sementes com um fungicida biológico. Uma solução de permanganato de potássio com adição de ácido bórico é adequada para a proteção contra a fusariose. Essa solução deve ser aplicada nas plantas uma vez, na raiz.
oídio
A infecção é de natureza fúngica, espalhando-se pelo ar e sendo transmitida por utensílios domésticos usados no cultivo da área. Manchas de mofo aparecem como uma camada branca avermelhada que retarda a absorção da luz solar. As pessoas podem limpá-la, pensando que se livraram do mofo, espalhando-o. As folhas das plantas afetadas começam a:
- Enrole-se;
- ficar amarelo;
- cair.
Como medida preventiva, é necessário usar um fungicida; as plantas devem ser pulverizadas na primavera.
O oídio é uma doença perigosa que causa danos significativos e pode levar à morte. Prevenção:
- água moderadamente;
- manter distância entre as mudas;
- Fertilize com fósforo e potássio.
https://youtu.be/bA3RLAGgYcI
Murcha de Verticillium
Doença fúngica que causa murchamento e perda de elasticidade. As folhas inferiores se enrolam e amarelam, seguidas pelas superiores.
Os sintomas aparecem mesmo durante a floração. O fungo se acumula gradualmente por toda a planta:
- raiz;
- elenco;
- tronco.
As bactérias penetram primeiro pelas raízes finas e depois pelas grandes. As plantas jovens são as mais afetadas. Proteção contra a murcha de Verticillium:
- Não regue o solo em excesso;
- Utilize fertilizantes nitrogenados com cuidado para evitar danos às raízes durante o cultivo do solo.
Mosaico de tabaco
Origem viral. A doença do mosaico afeta as células em nível celular e ocorre durante o contato com mudas doentes. Pulgões, percevejos e ácaros são pragas que facilitam a disseminação do vírus. Ele penetra no tecido danificado, infectando as sementes.
O vírus retarda o desenvolvimento, surgindo manchas de diferentes tamanhos, formas e cores, variando do verde ao branco, nas folhas retorcidas.
Bacteriose
Doenças causadas por bactérias provocam a morte lenta de partes individuais, afetando gradualmente primeiro a raiz, depois o sistema vascular e, por fim, todos os outros tecidos.
Você também pode se interessar por:Podem surgir manchas acima e abaixo do solo e, com o tempo, ocorrerá apodrecimento e morte da planta. A recuperação pode ser feita cortando as partes apodrecidas, tratando-as e replantando-as em solo seco e preparado.
Medidas de prevenção e controle
Como medida preventiva, trate as mudas com uma solução de calda bordalesa a 1% a cada dez dias. Caso sejam detectadas áreas afetadas, repita o tratamento com o dobro da frequência, utilizando uma solução de calda bordalesa a 2%.
Você também pode preparar uma infusão de alho e cebola:
- 2 cabeças de cebola esmagadas;
- 4-5 dentes de alho.
Adicione água à temperatura ambiente, utilizando a proporção destes ingredientes para cada 5 litros. Deixe em infusão por 24 horas e continue o tratamento até a recuperação completa.
Utilize uma solução de salitre: 150 g de ingrediente ativo para cada 10 litros de água. Pulverize ao ar livre a cada 5 dias até que os sinais de infecção desapareçam.
Ao transplantar mudas, adicione:
- pó de tabaco;
- cal hidratada;
- zona arborizada.
Todos os 5 g por 1 kg de solo.
Você pode usar soro de leite. Para infestações menores, pulverize os arbustos com ele.
Para reduzir a taxa de desenvolvimento de doenças fúngicas, as plantas devem ser tratadas com giz e farinha de dolomita. As infecções não sobrevivem em solo neutro e rico em cálcio.
Você também pode se interessar por:Siga estas regras simples para uma colheita farta:
- Use sementes saudáveis para o plantio;
- Escolha variedades que sejam resistentes a doenças;
- Antes do plantio, deixe de molho em uma solução fungicida por 30 minutos;
- Ao remover uma planta infectada, remova-a juntamente com a terra ao redor das raízes;
- Queimar as plantas removidas para evitar a propagação da infecção;
- Lave as ferramentas de jardinagem após o uso e trate-as com álcool técnico;
- Lave os utensílios de jardinagem e trate-os com água sanitária;
- Desinfetar o solo antes do plantio ou após a remoção do organismo infectado;
- fertilizar o solo.
As doenças das plantas são sempre desagradáveis. Mas podem e devem ser combatidas. E a prevenção adequada garantirá mudas saudáveis.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto