Como plantar árvores frutíferas no outono: épocas de plantio

Árvores

Residentes de verão, quando as árvores são plantadas na primavera ou no outono Diversos fatores são levados em consideração. As condições climáticas e do solo podem mudar de ano para ano. Além disso, a qualidade das mudas também varia.

Ambas as épocas do ano têm vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração para garantir que as mudas criem raízes melhores.

Prós e contras do plantio de outono

Condições climáticas como neve, gelo e ventos fortes e rajadas afetam negativamente a saúde das árvores jovens. Como resultado, as mudas são danificadas e o dinheiro investido nelas é desperdiçado.

Principais desvantagens

  1. Pragas que estão famintas nesta época podem se alimentar da casca de árvores e arbustos plantados.
  2. Após o plantio, as mudas ainda frágeis ficarão expostas a geadas severas, chuvas fortes e vento. O sistema radicular ainda não está maduro o suficiente para suportar tais desafios.
  3. Por mais estranho que pareça, plantas de jardim são frequentemente roubadas quando alguém está ausente do canteiro.

Benefícios de plantar árvores frutíferas no outono

  1. Há uma enorme variedade de mudas em feiras e lojas especializadas. Ao comprar plantas após o término da temporada de frutificação do verão, os jardineiros podem observar não apenas a qualidade das mudas em si, mas também o tamanho, a forma e o sabor dos frutos.
  2. No outono, o solo fica úmido e solto, o que minimiza o trabalho humano necessário para a rega.
  3. Se as mudas forem plantadas na época certa e corretamente, na primavera elas já terão um sistema radicular bem desenvolvido, o que não se pode dizer das árvores plantadas na primavera.

Que tipos de árvores são plantadas no outono?

Ao plantar árvores e arbustos em suas casas de campo no outono, os jardineiros evitam usar mudas e plantas trazidas de regiões mais ao sul. Mesmo com pouca neve, elas morrem. A lista de plantas permitidas inclui dois tipos de vegetação.

resistência ao inverno
Alto Média Reduzido
Cereja Pêssego Amêndoa
Maçã Cerejas

 

 

 

 

 

 

Ameixa Damasco
Noz Salgueiro
Groselha Groselha
Árvores coníferas

 

 

Arônia
Observação!
Antes de comprar sementes, leia a descrição da variedade. Ela deve indicar se a planta é resistente ao frio.

O tempo é essencial

Um jardineiro pode plantar árvores frutíferas com sucesso no outono se seguir o cronograma. Na região central do país, as árvores de jardim são plantadas no início do outono. A lista é a seguinte:

  • ameixa-cereja;
  • cereja;
  • sorveira;
  • maçã;
  • Variedade de ameixa "Siberiana".

Na região central do país, não planto damascos ou pêssegos antes da primavera. Nas regiões do sul, o plantio só pode ser adiado para o outono. Se o terreno estiver localizado na região norte, o plantio de árvores frutíferas no outono é permitido do início de setembro até 15 de outubro. Os moradores das regiões do sul plantam de meados de setembro a meados de novembro.

Se os prazos já tiverem expirado

Nem sempre é fácil para os jardineiros cumprirem os prazos para o plantio de árvores frutíferas no outono. O procedimento nessas situações é o seguinte:

  • Um buraco é cavado na parte mais alta do jardim;
  • Uma planta é colocada dentro dele;
  • O local do buraco não deve estar rodeado de água parada;
  • Eles cavam uma suave parede sul da vala;
  • A altura da parede norte é de 0,5 m;
  • a parede norte é feita na vertical;
  • As raízes das mudas são polvilhadas com terra;
  • As raízes das mudas são regadas abundantemente;
  • As raízes não devem estar entrelaçadas;
  • As mudas são cobertas com terra, de modo que apenas as pontas dos ramos permaneçam visíveis;
  • Os espaços verdes são cobertos com ramos de abeto para proteção contra pragas;
  • Assim que uma camada completa de neve se forma, ela se compacta ao redor do tronco da árvore.

Assim que a primavera chegar com toda a sua força, transplante as mudas dos seus locais temporários para os locais definitivos na sua casa de campo. Isto deve ser feito antes do aparecimento dos primeiros rebentos.

Observação!
O plantio de árvores frutíferas é proibido se um inverno rigoroso estiver se aproximando. As mudas jovens não sobreviverão. A segunda regra — a presença de um número significativo de pragas na área — é outro motivo para adiar o plantio temporariamente.

Etapas do plantio de árvores

O ponto de partida é o plantio de uma árvore frutífera em um desenho no papel, utilizando um diagrama. A densidade é determinada com base no sistema radicular da árvore e nos fatores listados abaixo:

  • Está previsto o plantio de árvores em um padrão quadriculado?
  • altura máxima de cada árvore frutífera;
  • tipo de porta-enxerto utilizado.

Após analisar os parâmetros listados, é criada a marcação.

Tipo de porta-enxerto Distância entre fileiras (m) Distância entre plantas (m)
Médio baixo Das 5 às 7 De 3 a 4
Curto 4,5-5 1,5-2

Alto

 

6-8 (peras) 4-5
4,5-5 (cereja e ameixa) 3

Ao elaborar um diagrama, leve em consideração a área que o sistema radicular da planta necessitará.

Espaço verde Área (m2)
Maçã 72
Pera 45
Ameixa 30
Cereja 24
Cerejas 20

A segunda regra ao criar um plano de jardim é plantar árvores compatíveis próximas umas das outras. Os iniciantes devem se fazer duas perguntas. A primeira é: quais árvores frutíferas são recomendadas para plantar no outono em minha propriedade? A segunda é: como elas devem ser dispostas?

 

O que eles planejam plantar?

 

O que cresce no local?

damasco ameixa-cereja cereja pera viburno noz pêssego ameixa cerejas maçã
Damasco + +/- +/- +/- +/- +/-
ameixa-cereja +/- + +/- +/- +/- +/- +/- +/-
Cereja +/- + +/- +/- +/- +/- +
Pera +/- +/- + +/- +/- +/- +/- +
Viburno +/- +/- +/- + +/- +/- +/- +/-
Noz +/- +/- +/- +/- +/- + +/- +/- +/- +/-
Pêssego +/- +/- +/- + +/- +/-
Ameixa +/- +/- +/- +/- +/- +/-
Cerejas +/- +/- + +/- +/- +/- +/- + +
Maçã +/- + +/- +/- + +

O sinal “+” indica 100% de compatibilidade, “-” indica que o plantio conjunto é proibido e “+/-” indica que existe uma pequena possibilidade de desenvolvimento de hostilidade mútua.

Escolhendo uma página de destino

A etapa prática do plantio de árvores frutíferas no outono na região de Moscou começa com a seleção do local. Isso requer uma superfície plana. Variedades altas e baixas devem ser posicionadas de forma a não bloquear a luz. Em áreas com espaço limitado, as mudas são plantadas à sombra da vegetação mais alta. A terceira regra é evitar locais com lençol freático elevado.

Observação!
O local de aterrissagem está situado a 4,5 m da fonte de abastecimento de água.

Preparo do solo

O plantio correto de mudas de árvores frutíferas no outono começa com a escolha do diâmetro da cova. O diâmetro padrão é de 40 cm (diâmetro) e 60 cm (profundidade). Se você pretende plantar pomóideas, o tamanho da cova deve ser de 80 x 80 cm. O ideal é plantar as árvores frutíferas você mesmo, seguindo as recomendações abaixo:

  • Se a muda não couber no buraco, é preciso alargá-lo, e não cortar as raízes;
  • O fundo da vala é coberto com uma camada de pedra britada, seixos e cascalho fino de 40 mm;
  • Ao remover a camada superior, tenha cuidado;
  • Fertilizantes orgânicos ou minerais são adicionados à camada superior.

Após o plantio, a muda precisa de tempo. Nos próximos 24 meses, sua fonte de nutrição virá dos nutrientes que ela absorve do solo.

Preparando mudas

Para plantio de mudas no outono Selecione plantas com um sistema radicular bem desenvolvido. Se houver pequenos danos nas raízes ou ramos, não as utilize. Em casos extremos, pode a muda até uma área saudável. Se o jardineiro optar por plantar mudas com raízes podadas, a colheita poderá ser reduzida. O comprimento mínimo da raiz principal é de 35 cm ou mais. Uma raiz mais curta é inaceitável, caso contrário, a colheita não será possível. O segundo requisito é a presença de um grande número de ramos a partir da raiz principal.

Pousar

Uma estaca é colocada no fundo da cova. Isso é necessário para criar um guia. O próximo passo é espalhar as raízes dos arbustos ou árvores. Em seguida, elas são preenchidas com uma porção da mistura nutritiva.

  • 1 kg de esterco curtido;
  • 1 kg de solo fértil;
  • Eu uso até 30 kg de mistura por buraco.

O ideal é plantar árvores frutíferas no outono, sem usar esterco fresco. Jardineiros que planejam plantar árvores em solo argiloso podem melhorar suas características. O replantio não será necessário na primavera se uma mistura de três baldes de turfa e três baldes de composto for adicionada à cova. Essa mistura em camadas é então coberta com dois baldes de areia de rio.

cuidados adequados

As mudas transplantadas para o local definitivo devem ser tratadas adequadamente. O colo da raiz deve ser posicionado de forma que, após o plantio, fique acima do nível do solo. A terra não deve tocá-lo. A segunda regra é que cada plantio de muda requer uma profundidade específica. Por exemplo, macieiras e pereiras podem ser plantadas no outono, desde que o colo da raiz fique a 6 cm acima do solo.

Observação!
Uma estaca com marcações ajudará a manter a altura da planta. Ela é inserida temporariamente no buraco.

Rega regular

Jardineiros cometem erros. Enquanto alguns economizam água, outros são generosos. Depois de descobrir quais árvores seus vizinhos plantam no outono, é uma boa ideia esclarecer as recomendações deles sobre a rega. Moradores de regiões mais ao norte aplicam um balde de água, os do centro dois e os do sul três baldes após o plantio. A frequência da rega depende do clima da região. Em condições de umidade moderada durante o outono, regue uma vez a cada 20 dias. Se a previsão do tempo indicar uma estação chuvosa, a Mãe Natureza se encarregará de regar.

Não se pode apressar o processo de branqueamento.

Os botânicos recomendam escolher árvores com casca lisa, que devem ser plantadas no outono. Elas podem ser pintadas de branco independentemente das condições climáticas. A situação é mais complexa com variedades de casca perfeitamente lisa. Estas não devem ser pintadas de branco. Essa proibição se aplica aos galhos e ao tronco.

Conselhos de pessoas experientes

Jardineiros que desejam plantar frutas corretamente em seus terrenos escolhem sementes de variedades dos Urais ou da Sibéria. Elas têm garantia de sobreviver ao inverno. Moradores de regiões mais ao sul selecionam sementes para o cultivo de frutas de caroço com base em sua tolerância a altas temperaturas. O plantio programado é realizado no final de outubro. Após o plantio, regue abundantemente. O composto orgânico ajudará a proteger as plantas das intempéries. Ele é colocado ao redor dos troncos das árvores e compactado.

Lista de erros

A lista de erros comuns na jardinagem começa com o momento errado do plantio. Árvores frutíferas podem ser plantadas no jardim antes da chegada do frio. O inverno deve estar a pelo menos 45 dias de distância. O segundo erro comum é fazer buracos muito profundos. Quanto mais fundo o colo da raiz, maior o risco de apodrecimento. A lista de outros erros é a seguinte:

  • abuso orgânico;
  • aplicação excessiva de fertilizantes minerais;
  • Adicionar esterco de galinha não diluído ao buraco;
  • Introdução de um grande volume de salitre.

A lista de erros termina com a poda excessiva das coroas das mudas.

Os botânicos lembram que não existe uma lista universal de árvores frutíferas e arbustos adequados ou não para o plantio no outono. De setembro ao final de outubro, selecione as variedades mais adequadas ao clima da região. A segunda regra é plantar as árvores um mês antes da chegada das geadas. Caso esse prazo não seja respeitado, os botânicos recomendam o seguinte: plante as mudas das árvores frutíferas selecionadas em covas temporárias. Na primavera, quando as temperaturas se estabilizarem, elas devem ser transplantadas para seus locais definitivos.

plantar uma árvore
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates