Instruções passo a passo para o cultivo de mudas de pepino – do A ao Z

pepinos

Oferecemos a você as épocas exatas de plantio de sementes de pepino para o cultivo de mudas em diferentes regiões, de acordo com o calendário lunar de 2024. E o mais importante: explicaremos passo a passo como fazer tudo corretamente. Leia até o final para garantir que você faça tudo certo.

Cultive pepinos todos os anos:
Sim
52,63%
Não, depende.
5,26%
Será a minha primeira vez.
42,11%
Votou: 19

Dias favoráveis ​​e desfavoráveis

Ao realizar qualquer trabalho no jardim, é importante consultar o calendário lunar. Isso porque as fases da lua influenciam diversos processos no solo. Por exemplo, durante a lua minguante, a energia é direcionada para as raízes das plantas, tornando esse o momento ideal para o plantio de hortaliças de raiz. O período favorável para plantas cujas partes aéreas desempenham um papel significativo é a lua crescente. Este é exatamente o nosso caso. Portanto, os melhores dias para semear são:

Mês

Dias favoráveis

Fevereiro

12-22

Marchar

12-23

abril

10-22

Poderia

10-21

O plantio na Lua Nova e na Lua Cheia, bem como nos dias anteriores e posteriores a elas, é proibido, pois há um alto risco de as sementes não germinarem ou de se esticarem demais, o que significa que não germinarão. Portanto, os dias desfavoráveis ​​incluem:

  • 9 a 11 e 23 a 25 de fevereiro;
  • 9 a 11 de março e 24 a 26 de março;
  • 7 a 9 de abril e 23 a 25 de abril;
  • 7 a 9 de maio e 22 a 24 de maio.

Durante esses dias, é melhor evitar qualquer tipo de trabalho com plantas.

As datas restantes são neutras. Use seu próprio critério.

Prazos por região

O momento certo também depende das condições climáticas. Estas variam de região para região e devem ser rigorosamente observadas, caso contrário, você não obterá um resultado satisfatório. Geralmente, lembre-se de que o transplante das mudas para o local definitivo ocorre por volta das 4 semanas de idade. Use isso como um guia.

Região de Moscou e Bielorrússia

Na região de Moscou e em muitas regiões da parte central do país, assim como na Bielorrússia, o trabalho pode começar já em meados de março. Portanto, a partir de 20 de abril, os pepinos podem ser plantados em estufas de vidro, filme plástico ou policarbonato.

Se o ambiente for aquecido, você pode até mesmo iniciar o negócio no começo da primavera.

No entanto, o plantio no jardim sem o uso de cobertura especial deve ser adiado para meados de maio ou mesmo início de junho, dependendo das condições climáticas. A semeadura deve começar por volta de 10 a 15 de abril, respectivamente.

Urais, Sibéria, Extremo Oriente

Obter uma boa colheita nestas regiões do país não é fácil, mas é possível, mesmo para um iniciante, especialmente se seguir os nossos conselhos. Se plantar em ambiente interno em maio, o início do cultivo será em abril.

Os pepinos só podem ser transplantados para o solo em meados ou no final de junho, portanto, a semeadura deve ocorrer por volta de 15 de maio. Esta é a única maneira de se obter um bom resultado final.

A região de Leningrado e o norte ocidental como um todo.

Na região de Leningrado, a semeadura pode começar por volta de 5 de abril, e as mudas podem ser transplantadas para uma estufa não aquecida no início de maio.

Para o cultivo final em campo aberto (quando o transplante está previsto para os dias 10 a 20 de junho), planejamos iniciar os trabalhos nos primeiros dez dias de maio.

Sul da Rússia e Ucrânia

Na maioria das regiões do Sul, assim como na Ucrânia, o clima é mais favorável do que na Rússia continental. Portanto, o trabalho pode começar um pouco mais cedo.

As mudas podem ser transferidas para um local coberto com plástico já no início de abril, o que significa que a semeadura pode começar já no final de fevereiro. As plantas podem ser transplantadas para o solo a partir de 10 de maio, com a semeadura ocorrendo então no início de abril.

Observação!
Independentemente da sua região, fique atento ao clima. Quando for transplantar as plantas para o exterior, a temperatura do ar deve estar entre 20 e 22 graus Celsius, e a do solo entre 12 e 14 graus Celsius.

Dependência da variedade

Na Rússia central, as variedades de maior sucesso são aquelas que amadurecem em até 4 semanas. Entre elas, podemos citar:

  • Masha;
  • "Amur";
  • "Hermann";
  • "Concorrente".

Todas elas são consideradas de ciclo precoce ou de meia estação. Não é recomendável escolher variedades de maturação tardia, pois esse tipo de cultivo é muito quente e exige muita luz solar. Se as plantas não tiverem tempo de frutificar antes da chegada do frio, a colheita máxima será perdida.

Semeadura

A forma mais comum de cultivar pepinos é a partir de sementes. Em um mês, as plantas estarão maduras o suficiente para serem transplantadas para uma estufa ou canteiros a céu aberto. Nas regiões mais ao sul, o plantio começa no final de fevereiro, e em outras regiões, de março a maio. O processo consiste em várias etapas.

Preparação do material de plantio

Antes do plantio, desinfete as sementes para remover quaisquer micróbios que possam estar presentes em sua superfície. Isso também ajuda a prevenir a contaminação das mudas. Para isso, dilua uma solução fraca de permanganato de potássio e deixe as sementes de molho por 30 a 35 minutos.

Em seguida, transfira-as para um saco de pano úmido e coloque-as em um vaso com água morna por 10 horas. Esse procedimento é necessário para melhorar a germinação. Após 10 horas, retire-as e deixe-as secar.

Preparo do solo

Para obter uma boa colheita, é preciso preparar o solo adequadamente. Compre uma mistura de solo específica para pepinos em uma loja de jardinagem.

Você também pode preparar o seu próprio substrato misturando-o com húmus, cinzas e uma pequena quantidade de potássio. Se o substrato foi coletado do seu jardim, desinfete-o com uma solução fraca de permanganato de potássio. Esta etapa não é necessária para substrato comprado em lojas.

Semeadura

As mudas dessa cultura possuem um sistema radicular frágil, que pode ser danificado durante o transplante. Para evitar isso, semear em recipientes separados — vasos de turfa ou copos de plástico, com capacidade de 0,3 a 0,5 litros.

Processo passo a passo:

  1. Trate cada recipiente com uma solução quente de permanganato de potássio para desinfetar. Seque-os, removendo o excesso de umidade.
  2. Coloque uma camada de drenagem no fundo, por exemplo, argila expandida triturada, para remover o excesso de umidade.
  3. Encha os recipientes com terra até que ela ocupe 2/3 da altura do recipiente.
  4. Plante a uma profundidade máxima de 1 cm e cubra com terra. Duas a três sementes podem ser plantadas por recipiente. Se semear em uma bandeja ou recipiente compartilhado, deixe um espaçamento de pelo menos 7 a 8 cm entre as sementes.
  5. Umedeça levemente a camada superficial do solo com um borrifador.

Para melhorar a germinação até que as sementes brotem, você pode cobrir o recipiente com um filme plástico grosso. Verifique periodicamente para evitar condensação. Coloque o recipiente em uma janela em um ambiente com temperatura entre 20 e 28 graus Celsius.

Cuidado

Mesmo que o calendário de plantio esteja definido para datas favoráveis ​​e o clima da região seja adequado, nem sempre é possível cultivar mudas saudáveis.

Isso se deve à falta de cuidados adequados, que se resumem ao seguinte:

  • Remova a película plástica imediatamente após o aparecimento do primeiro broto;
  • Regue as mudas com água morna, conforme o solo for secando, aplicando-a sob as raízes, sem molhar a parte verde da planta;
  • Se os dias forem curtos, instale lâmpadas fluorescentes artificiais e ligue-as para trabalhar de manhã, à noite e em dias nublados;
  • Se várias sementes germinarem em um mesmo recipiente, selecione as mais fortes e remova cuidadosamente as demais com uma tesoura;
  • Quando surgirem duas folhas verdadeiras, fertilize a planta com uma solução fertilizante especial composta por 20 g de superfosfato, a mesma quantidade de nitrato de cálcio e 15 g de sulfeto de potássio.

Antes de plantar, leve as mudas para fora ou para a varanda para que se aclimatem melhor. Comece com alguns minutos por dia, aumentando gradualmente o intervalo para várias horas. Para melhorar o crescimento das mudas, fertilize a cova com composto ou esterco, cobrindo-a com uma fina camada de terra.

Erros comuns

Ao cultivar pepinos, mesmo observando rigorosamente os dias favoráveis, os jardineiros frequentemente experimentam o fracasso. Isso pode ser devido a vários motivos:

  1. Usar sementes de baixa qualidade. Compre-as apenas de um fornecedor confiável. Caso contrário, a planta crescerá fraca ou não crescerá. Coloque-as na água e mantenha apenas as que afundarem; certifique-se de secá-las bem.
  2. O solo não contém nutrientes suficientes para o crescimento da muda. Ele precisa conter turfa, húmus e relva. Se não for possível misturar todos os ingredientes, compre terra já preparada em uma loja de jardinagem.
  3. Luz insuficiente. Se não houver iluminação artificial, a planta pode começar a amarelar, murchando e com crescimento atrofiado. O mesmo pode acontecer se as mudas em crescimento começarem a fazer sombra umas às outras.
  4. Pragas. A falta de desinfecção dos recipientes, do solo e das sementes resultará no aparecimento de pragas no solo, que devorarão as plantas.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates