Alguns jardineiros acreditam que o melhor período para plantar rosas é no outono, enquanto outros preferem a primavera. O clima e as condições meteorológicas de uma determinada região desempenham um papel significativo. O plantio na primavera é adequado para roseiras de haste longa em áreas com geadas precoces. Nas zonas climáticas 4, 5 e 6, o plantio no outono (setembro-outubro) é comum.
Nos últimos anos, o clima tem estado excepcionalmente quente. Primaveras amenas são praticamente inexistentes. Em maio, as temperaturas sobem para níveis de verão. Isso é prejudicial para plantas jovens recém-plantadas. Sob a luz solar direta, as mudas jovens podem sofrer queimaduras.
O plantio no outono é importante. Isso deve ser feito algumas semanas antes da chegada da geada. Isso dará à planta tempo suficiente para criar raízes e se preparar para o inverno. Um jardineiro cuidadoso sempre isolará suas roseiras e criará abrigos de terra e artificiais para suas plantas favoritas.
Escolhendo um local para rosas
Com o plantio correto, cada roseira terá luz, umidade e nutrientes suficientes para uma floração exuberante.
As rosas são plantas que adoram sol. A exposição ao sol do meio-dia durante períodos quentes pode afetar negativamente a folhagem (queimaduras solares) e a vivacidade dos botões (desbotamento da cor). Escolha locais que recebam sol da manhã, enquanto a sombra parcial à tarde protegerá as rosas do calor.
Ao marcar os buracos para o plantio de rosas trepadeiras, mantenha uma distância de 50 cm da parede dos edifícios.
Plante rosas miniatura e rasteiras ao longo dos caminhos e na borda do canteiro, deixando um espaço de 30 a 40 cm. Reserve o fundo do roseiral para rosas híbridas de chá. variedades e rosas Tipo floribunda. Coloque arbustos e trepadeiras grandes ao fundo da composição. As roseiras floridas ficam lindas emoldurando arcos e cercas trepadeiras.
A distância entre roseiras de jardim deve ser de pelo menos 30-40 cm, e entre roseiras trepadeiras e roseiras de haste, de 100-120 cm. As variedades miniatura devem ser plantadas com intervalos de 20-25 cm.
Preparando o solo e as covas de plantio.
Os buracos para o plantio das mudas devem ser preparados com antecedência. Não é recomendável plantar rosas em solo recém-escavado, pois a terra irá compactar. As rosas podem ser cultivadas em qualquer tipo de solo. É importante aplicar os fertilizantes orgânicos necessários de forma adequada e imediata. substâncias e fertilizantes.
O processo de plantio começa com a escavação e o preenchimento dos buracos. Faça buracos de 50x50 cm de largura e até 0,5 m de profundidade, separando a camada superficial do solo da camada subsuperficial.
Aditivos orgânicos e minerais necessários são adicionados a solos com diferentes porosidades e acidez.
- Adicione húmus ou composto ao solo preto (o melhor solo para rosas de jardim) (2-3 kg por arbusto) e acrescente 50 g de fertilizante mineral complexo (nitroammofoscina).
- Ao plantar rosas em solos argilosos pesados, adicione um balde de areia de rio e turfa, juntamente com 3 a 5 kg de composto, à cova. Adicione 25 a 35 g de fertilizante fosfatado ou 50 a 80 g de fertilizante complexo.
- Se o seu solo for arenoso e leve, adicione um balde de composto, húmus, alguns baldes de terra para relva e 50 g de fertilizante mineral, como nitroammofoscina, aos buracos de plantio.
- Antes de plantar um jardim de rosas, desacidifique solos ácidos adicionando cinzas de madeira, giz e terra preta aos buracos.
Misture todos os ingredientes na cova de plantio com a camada superior do solo. Espalhe o solo da camada inferior da cova (solo menos fértil) ao redor da planta.
Adicione de 1 a 2 baldes de água aos buracos preparados. Cubra com plástico ou galhos para reduzir a evaporação. Deixe descansar por 1 a 3 semanas, ou de 1 a 2 meses, se possível. Regue os buracos periodicamente para permitir que a terra assente.
Preparando mudas
As mudas selecionadas devem apresentar de 3 a 5 brotos saudáveis e raízes firmes com um corte branco. O local da enxertia, junto ao colo da raiz, deve ser liso, bem fundido e livre de danos causados por insetos.
- Raízes em aparar as mudas (Renovar) Com uma faca afiada ou tesoura de poda, remova as raízes danificadas e doentes em 5-7 cm.
- Deixe o material de plantio de molho em água por 24 horas antes de plantá-lo em seu local definitivo. Para isso, utilize soluções de produtos como Humato de Potássio, Kornevin e Epin. Misture todos os estimulantes de acordo com as instruções do fabricante.
- Para proteger o sistema radicular de infecções E pragas Prepare uma solução cremosa de argila (pasta de argila). Mergulhe as raízes da planta nessa solução por duas horas antes do plantio.
- Na muda, selecione de 3 a 5 brotos fortes e corte-os, deixando de 2 a 4 gemas saudáveis. Use tesouras de poda afiadas para cortar quaisquer galhos secos, finos ou danificados e remova todas as folhas.
Plantio correto de rosas no outono
Os métodos para plantar rosas no outono e na primavera são praticamente os mesmos. O segredo é manter o solo moderadamente úmido.
- No dia anterior ao plantio, regue cada cova preparada com uma solução aquosa de Kornevin ou permanganato de potássio rosa.
- Coloque um monte de terra fértil no centro da cova. Espalhe as raízes da muda e coloque-a sobre o monte.
- Calcule a profundidade de plantio da muda para que o local da enxertia da rosa fique a 5-7 cm de profundidade (para que a enxertia não congele no inverno).
- Compacte a terra ao redor do arbusto plantado, regue e deixe a água infiltrar.
- Preencha o buraco com a terra restante e cubra com cobertura morta, se possível. Se o sol de outono ainda estiver forte, proteja a planta com tecido ou outro material disponível.
- Com a chegada do frio, amontoe terra ao redor dos arbustos até uma altura de 30 a 40 cm com uma mistura de terra de jardim, turfa e húmus.
- Novos plantios de rosas cobertura para o invernoInstale arcos sobre os arbustos e coloque uma camada de tecido não tecido com filme plástico ou um pedaço de feltro para telhado por cima. Galhos de árvores frutíferas e coníferas podem ser usados para cobri-los.
Não é necessário fertilizar os arbustos jovens no primeiro ano após o plantio. Você adicionou todos os nutrientes necessários no plantio, no outono. As rosas desabrocham na primavera. cuidados adicionais e regue as plantas juntamente com os arbustos adultos.

Rosas: Variedades e Tipos, Fotos com Nomes e Descrições
Como regar rosas para que floresçam abundantemente
Como cuidar de uma roseira em vaso em casa após a compra.
Mistura de rosas Cordana: cuidados em casa após a compra e pode ser plantada ao ar livre?
Valeri Mishnov
Então talvez seja melhor PLANTAR, e não plantar?