Plantar uvas no outono

Uva

Plantar uvas no outono

Muitos jardineiros consideram o outono a época ideal para plantar diversas culturas, principalmente uvas. Isso se deve ao fato de que as uvas plantadas ao ar livre no outono se desenvolvem melhor e começam a frutificar no segundo ano. As uvas podem ser plantadas no outono tanto por estacas quanto por mudas. Cada método de propagação tem suas particularidades, mas segui-los resultará em um vinhedo de alta produção.

Benefícios do plantio no outono

É comum acreditar que, se você plantar uvas no outono, as mudas ou estacas não terão tempo de criar raízes antes da chegada da geada e poderão morrer. Sim, esse é certamente um risco. No entanto, se você plantar as mudas na época certa e cobrir adequadamente as videiras jovens durante o inverno, esses problemas podem ser evitados. Ao mesmo tempo, especialistas afirmam que plantar uvas no outono oferece diversas vantagens claras, incluindo:

  1. Ao plantar no outono, não é preciso se preocupar com o armazenamento de mudas ou estacas até a primavera. É sabido que, sem condições adequadas de armazenamento, o material de plantio pode apodrecer ou ser danificado por pragas, tornando-se ineficaz.
  2. No outono, os preços das mudas de jardim caem significativamente, permitindo comprar uma quantidade maior de mudas do que na primavera.
  3. Com o plantio adequado, as videiras tornam-se mais resistentes, tolerantes ao estresse e à geada na primavera. Sua imunidade a doenças aumenta.
  4. As videiras entram na época de crescimento mais cedo na primavera. Isso é facilitado por uma distribuição equilibrada de nutrientes no solo.
  5. O solo está bem umedecido graças ao derretimento da neve, o que significa que o sistema radicular não sofrerá com a falta de água.

Além das vantagens do plantio de uvas no outono, existem também algumas desvantagens que os jardineiros precisam conhecer e para as quais devem estar preparados para possíveis problemas.

Então:

  • O material de plantio deve ser de alta qualidade. Mudas e estacas de má qualidade têm pouca probabilidade de enraizar bem;
  • Só será possível saber se a planta criou raízes na primavera;
  • risco de congelamento, especialmente nas regiões do norte.

Datas de plantio

Época de plantio das uvas

O mais importante ao realizar os trabalhos de outono é definir corretamente as datas de plantio para as diferentes culturas. Se as videiras forem plantadas após a data prevista, simplesmente não terão tempo de se adaptar às novas condições e provavelmente não sobreviverão até a primavera. As datas de plantio são determinadas com base no clima regional. Na região central do país, assim como no norte, o plantio de videiras de outono deve ser feito de meados de agosto ao final de setembro; caso contrário, as videiras não terão tempo de criar raízes antes da chegada do frio. Nas regiões do sul, é aceitável plantar as mudas até a terceira dezena de outubro, pois o frio normalmente não chega a essas áreas antes de dezembro.

Observe!

Estas recomendações são para arbustos jovens. A divisão e a alporquia podem ser plantadas algumas semanas depois.

Características do plantio de outono

Para garantir um bom enraizamento, selecione apenas mudas e estacas saudáveis ​​e fortes. Ao escolher, preste atenção ao sistema radicular — ele deve ser fechado. Um broto jovem, com um ano de idade, com crescimento lenhoso e maduro e um rizoma desenvolvido, enraizará melhor.

Conselho!

Para experiências de outono, escolha variedades descomplicadas.

No outono, a maior parte da terra no terreno da horta está pronta para descansar: toda a colheita foi recolhida e os restos da horta foram removidos. Se as uvas forem plantadas no outono, elas serão plantadas principalmente em solo descansado. Isso significa que nada é plantado na área onde a vinha ficará durante o verão, permitindo que o solo absorva os fertilizantes aplicados durante o verão e se enriqueça com microrganismos benéficos.

Características do plantio de uvas no outono

E mais um detalhe: os buracos para o plantio devem ser preparados com antecedência para que todos os nutrientes adicionados ao solo tenham tempo de se distribuir uniformemente pelas camadas do solo e comecem a chegar à planta imediatamente após o plantio.

As melhores variedades para plantio no outono

O ideal é escolher variedades locais adaptadas ao clima da região. Variedades resistentes à geada e de maturação precoce toleram bem o plantio no outono. Variedades de meia estação são adequadas para as regiões central e sul. Uvas de maturação tardia devem ser plantadas no início da primavera.

As variedades de uva mais populares:

  • cedo: White early, Fantasy, Julia, Muscat Azos;
  • meia temporada: Pobeditel, Ellada, Romantika, Marinka.

Regras para o plantio de uvas

Regras para o plantio de uvas

As videiras precisam de solo fértil, um local bem escolhido no jardim e abrigo adequado. Se todos esses fatores necessários não forem levados em consideração, a muda não se estabelecerá antes do inverno e morrerá antes da chegada da neve. O plantio de uvas no outono requer planejamento cuidadoso.

Escolher um local adequado

A vinha é plantada numa área ensolarada e plana, no lado sul de uma casa ou cerca. Ali, as plantas ficarão protegidas dos ventos frios e os raios solares promoverão um crescimento harmonioso.

Por falar nisso!

As vantagens de plantar uvas perto de casa são que o sistema radicular e as próprias videiras recebem calor da parede aquecida pelo sol ao redor da casa.

Requisitos do solo

solo para uvas

O solo para esta cultura do sul deve ser fértil. As uvas prosperam em solos franco-argilosos leves e não toleram solos muito alcalinos. Se o solo for denso e argiloso, deve-se colocar uma camada de drenagem de vários centímetros de espessura, composta por tijolos quebrados ou cascalho. Solos excessivamente ácidos devem ser calcados previamente, reduzindo o pH para 5-6. Se o solo contiver muita turfa, adicione areia de rio à mistura.

Por falar nisso!

A mistura para plantio é preparada a partir da camada superficial fértil do solo, que é removida ao cavar o buraco.

É importante também garantir que o nível do lençol freático seja profundo, com pelo menos 1,5 metros. Essa exigência se deve às extensas raízes da planta, que podem crescer até dois metros de comprimento. Se ficarem constantemente submersas em água, apodrecerão rapidamente e a planta morrerá.

Preparando a cova de plantio

 

 

Preparando a cova de plantio

As videiras são plantadas em buracos profundos ou valas longas e largas. O buraco deve ter pelo menos 80 centímetros de profundidade e 70-80 centímetros de largura. Os buracos são cavados com pelo menos um metro de distância entre si. Esse espaçamento amplo é necessário porque o sistema radicular da videira é muito desenvolvido e requer bastante espaço para se nutrir. O fundo do buraco é forrado com material de drenagem. Em seguida, a brita (ou outro material de drenagem) é coberta com 2 a 3 baldes de composto orgânico, juntamente com uma quantidade generosa de fertilizante mineral (sal de potássio, superfosfato, cinzas).

A matéria orgânica e os minerais são misturados e cobertos com uma espessa camada de solo fértil. Isso é necessário para evitar que as raízes entrem em contato direto com o fertilizante.

Atenção!

O plantio em covas preparadas só deve ocorrer após 2 a 3 semanas. Durante esse período, o solo irá assentar e o fertilizante se transformará em nutrientes.

Plantar uvas no outono com mudas.

Preparando a cova para o plantio de uvas

As mudas de uva são plantadas utilizando o mesmo método que todas as outras árvores frutíferas e de frutos silvestres. Todo o processo leva apenas alguns minutos, mas o plantio correto pode determinar se as mudas sobreviverão ou morrerão. Portanto, Como plantar uvas:

  1. Um monte de terra fértil é despejado no centro da cova preparada. É importante que a terra esteja bem aquecida e ligeiramente úmida.
  2. Se as raízes das mudas estiverem secas, elas são podadas ligeiramente. Para promover um melhor enraizamento, as raízes são mergulhadas em uma pasta de argila e esterco.
  3. As mudas são plantadas estritamente na vertical sobre o monte. As raízes são cuidadosamente endireitadas e guiadas ao longo das encostas do monte para que suas extremidades não se curvem para cima.
  4. Atenção! Plante as mudas a uma profundidade tal que 2 a 3 gemas maduras fiquem a 5 centímetros abaixo da superfície do solo.
  5. Os olhos das plantas devem estar voltados para a treliça.
  6. A planta está coberta de terra. O arbusto é suavemente sacudido para permitir que a terra se acomode em camadas mais densas.
  7. Não preencha o buraco completamente com terra. Deixe 10 a 15 centímetros de espaço até a borda. Compacte a superfície e regue com água morna, utilizando 20 litros de água por muda.
  8. Após o plantio, as mudas são cobertas com filme plástico, criando um efeito estufa. São feitos cortes no filme para permitir a circulação de ar fresco. Depois de alguns dias, o filme pode ser removido.

Como instalar um suporte

suporte de uva

As mudas de uva devem ser amarradas a um suporte. Isso deve ser feito imediatamente após o plantio. Dependendo da taxa de crescimento dos brotos e da altura total da videira, instale estacas de metal resistentes, com comprimento entre um metro e meio e três metros. As estacas são firmemente fincadas no solo ao longo da borda da cova. Se o vinhedo for composto por várias videiras, é preferível construir uma treliça e amarrar as videiras a ela. As estacas são instaladas a cada dois metros ao longo da fileira de videiras, com arame esticado entre elas a distâncias iguais, paralelo ao solo. A primeira camada de arame é esticada a 40 centímetros do solo. A fileira seguinte é espaçada a outros 40 centímetros. A treliça pode ser vertical ou horizontal. Esta última é usada quando se cultivam variedades altas. Nesse caso, o arame é esticado sobre tubos instalados a intervalos iguais para servirem de suporte. As fileiras de arame são feitas em forma de grade, sobre a qual são dispostos os ramos longos e flexíveis. À medida que as uvas amadurecem, os cachos ficam pendurados na treliça, facilitando a colheita.

Como plantar uvas com estacas (mudas) no outono

Nas regiões do sul, os jardineiros plantam mudas de uva no outono, colhidas durante a poda de arbustos frutíferos. O plantio ocorre em meados de outubro.

Observe!

Um canteiro separado é construído para as mudas.

As estacas devem ser brotos fortes, totalmente maduros, com um ano de idade, com madeira lisa e suculenta, de 1 a 1,5 centímetros de diâmetro. Cada ramo deve ter de 3 a 4 gemas. As estacas devem ser desprovidas de folhas e brotos laterais, e as gavinhas devem ser aparadas.

Plantar uvas com estacas (mudas)

São feitos cortes longitudinais superficiais na parte inferior das estacas. Essas áreas são tratadas com um estimulante de enraizamento (Kornevin).

As estacas são plantadas em uma vala longa e estreita com 20 centímetros de profundidade. A distância entre as estacas é de 15 a 20 centímetros. O solo para propagação das estacas deve ser rico em minerais. O solo solto e úmido é suplementado com fertilizantes potássicos e fosfatados e matéria orgânica. As estacas são colocadas na vala em um ângulo leve, com as extremidades voltadas para o sul. As estacas são cobertas com terra e o canteiro é coberto com filme plástico.

As estacas cultivadas dessa forma terão um sistema radicular bem desenvolvido na primavera. Assim que o clima ficar consistentemente quente, elas poderão ser transplantadas para o local definitivo. No outono seguinte, as estacas serão um arbusto de um metro de altura com dois ou três brotos fortes.

As mudas precisam ser cobertas durante o inverno?

cobertura das uvas para o inverno

As mudas plantadas no outono precisam de proteção, independentemente da região em que você mora. Quando o frio chegar, cubra o solo sob as plantas jovens com cobertura morta para evitar danos causados ​​pela geada às raízes frágeis. A cobertura morta pode ser feita de grama seca, serragem, feno, palha, composto ou turfa.

Existem muitas opções para proteger as videiras no inverno. Por exemplo, você pode envolver uma pequena videira (já amarrada a um suporte) em material respirável. Ou pode construir uma pequena estrutura de madeira e cobri-la com agrofibra. Galhos de pinheiro, cobertos com um material grosso e quente, também podem servir como uma estrutura improvisada.

Se você não quiser se preocupar em construir uma estrutura, pode cobrir a vinha com feltro para telhados. A fibra rígida e impermeável pode ser dobrada em uma estrutura semelhante a uma tenda e colocada sobre a planta. Essa cobertura garante que a planta não será danificada e proporcionará proteção confiável contra o frio do inverno.

Observe!

As videiras precisam ser cobertas durante os primeiros 2 a 3 anos após o plantio, pois o sistema radicular leva bastante tempo para se desenvolver. A imunidade também se desenvolve gradualmente.

Conselhos de profissionais

plantações de uvas

A vasta experiência dos viticultores lhe dirá, Como plantar uvas no outono com mudas e quais nuances merecem atenção.

Conselho:

  1. Ao plantar, concentre-se na gema de onde a trepadeira cresce. Essa é a gema que deve ficar debaixo da terra.
  2. Em regiões com invernos longos e rigorosos, onde o solo aquece lentamente, as mudas de uva não devem ser plantadas muito fundo. Nesses casos, os buracos de plantio não devem ter mais de 40 centímetros de profundidade.
  3. É importante descobrir a videira a tempo, na primavera, antes que ela comece a se reproduzir sob a espessa camada de cobertura. Descubra a videira gradualmente, expondo primeiro a base e depois o resto.
  4. A primeira geada, mesmo que leve, pode matar as mudas plantadas no outono. Portanto, recomenda-se cobri-las com uma camada espessa de serragem ou palha.
  5. É importante monitorar cuidadosamente a videira para garantir que ela não entre em período de crescimento durante o inverno. Se as folhas começarem a aparecer, suspenda a rega e pulverize a planta com uma solução de potássio.

Conclusão

A época e a forma de plantar uvas são decisões pessoais de cada jardineiro. No entanto, é importante lembrar que as uvas são uma cultura delicada e seu cultivo exige conhecimento específico e técnicas agrícolas adequadas. O plantio no outono requer o cumprimento de algumas regras que promovem o enraizamento rápido e o desenvolvimento de videiras fortes e saudáveis, que em breve produzirão uma colheita abundante.

Plantar uvas no outono
Comentários sobre o artigo: 1
  1. José

    Discordo fundamentalmente da afirmação de que as uvas devem ser plantadas no outono para que tenham tempo de criar raízes.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates